apresentação e aproveito pra tirar algumas dúvidas =)

Home Fórum Comunidade Brasil-Québec Apresente-se!!! apresentação e aproveito pra tirar algumas dúvidas =)

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7354
      lucyejeff
      Participante

      Oi pessoal, tudo bem? Meu nome é Lucimara e quero muito imigrar para québec, sempre pesquiso a respeito, mas minha dúvida é a seguinte, sou professora de inglês aqui em sp, então me ocorreu a grande questão, será que consigo passar na entrevista, tendo essa profissão??
      Bom, mesmo assim, já cursei as 150 horas na aliança francesa, e atualmente faço o curso intermediário em outra escola.
      Sou casada, mas meu marido tem inglês intermediário e francês bem básico, a profissão dele sim, me parece bem mais em alta, ele é designer gráfico, porém muito inseguro em relação as linguas, então, ele acha melhor eu mesma fazer a entrevista.
      Outro fator é a idade, ele já vai completar 35 e até cursar as 150 h do curso francês, já passaria da idade recomendada.
      Então, por favor, me ajudem, será que seu disser que posso trabalhar com alguma area da educação, mesmo sem lecionar, e só de ter experiencia lecionando eu consigo?
      Ah, outro probleminha, é que tanto meu marido como eu recebemos por fora da folha de pagamento, ou seja, recebo somente uns 300 reais na folha, e o restante fora, pois a empresa obviamente nao quer pagar impostos, seria esse outro empecilho??
      muito obrigada!!

    • #44272
      erikabcoelho
      Participante

      Oi Lucimara, bem vinda!
      Há como conseguir emprego se vc. tem ótimo nivel ingles, para lecionar em escolas é um pouco mais complicado pois o mercado normalmente exige formaçao especifica aqui. Mas sempre há a possibilidade de dar aulas particulares e em cursinhos de linguas. Mas tb. há oportunidades na área administrativa, ja que administraçao nao é regulamentada, mas no começo seriam vagas de nível auxiliar. 150 horas de francês é o mínimo exigido, entao vc. já está supostamente ok nesse quesito. Se a profissao dele está em alta, como casal vcs. podem conseguir uma boa pontuaçao. Vcs ja fizeram o teste on line para ter uma ideia? Se ele tiver frances basico ou intermediario ajuda tb., até pq. tem a francisaçao aqui, o importante é demonstrar que está aprendendo, já que vc. já está estudando e tem o nivel intermediário. O limite de 35 anos é na data de entrada do processo. Mesmo que depois demore 3 anos para virem para cá, nao interferirá mais. Sobre os recebimentos fora da folha, vc. declara o PF no IR? Eu tb. tinha salario mínimo registrado como renda mas os ganhos por fora eram “divisao de lucros”, entao no IR eu tinha essa renda declarada, nao tive problemas. De qualquer forma o mais importante é vcs demonstrarem o trabalho que exercem para comprovar a experiência, a questao financeira é importante para comprovar que vcs tem capacidade de trazer o $$ necessário para viverem aqui enquanto nao estiverem trabalhando. Entao se vc tiver outros meios de demonstrar essa capacidade financeira pode ser válido.
      Boa sorte
      Erika
      http://www.leslapins.wordpress.com

    • #44273
      Carlos_Santos
      Participante

      Seja bemvinda ao nosso forum Lucimara!

      Nao vejo porque nao conseguiria emprego aqui….

      veja as ofertas com uma simples pesquisa no “Outil Travailler au Canada”

      http://www.travailleraucanada.gc.ca/rapport-fra.do?region=25154&lang=fr&cnp=4131&province=24&action=final&terme=enseignant

      Quanto ao seu salario, so como a Érika disse… ter provas de uma condicao financeira para se sustentar aqui!

      Atenciosamente

    • #44275
      pulmonaryarchery
      Participante

      Olá,

      Meu perfil é um pouco parecido com o seu e eu passei na entrevista de imigração sem grandes problemas. Sou professor de francês língua estrangeira e, atualmente, trabalho sem carteira assinada. Na verdade, a minha carteira foi assinada só no primeiro ano de trabalho na escola onde ainda leciono. Eu comprovei minha experiência, salário, etc. através de uma carta redigida por esta escola e através dos recibos dos meus pagamentos (enviei o primeiro e os três últimos). Isto pareceu bastar pro oficial de imigração. Apesar de professor não ser uma profissão tão requisitada no processo de imigração, as perspectivas de trabalho não são assim tão desesperadoras. O oficial de imigração chegou mesmo a falar de uma relativamente importante “pénurie d’enseignants” no Québec.

      Inclusive, uma amiga minha que emigrou pra Montréal em 2010 e que era professora de inglês aqui está dando aulas de inglês por lá. E pelo jeito ela tem bastante trabalho (com exceção do verão que já promete ser uma época difícil para os professores de língua estrangeira).

      Boa sorte no seu processo,
      L.

    • #44279
      lucyejeff
      Participante

      Ai gente, nossa como estou alíviada, hj vi uma pessoa que não entendia muito do assunto, mas que achava que não ia ter a minima chance como aplicante principal. Então disse pro meu marido que talvez ia ser com ele mesmo, mas é horrível colocar pressão assim, né? A gente ficou estudando inglês juntos e ele demorava uma eternidade pra responder minhas questões, comecei a achar que pra ele estudar o francês e o inglês com essa pressão, não ia dar certo nem com um nem com o outro.
      Eu sou mais nova que ele, que já vai completar 35 em outubro e eu estou pensando seriamente em fazer um curso de 1 mês em dezembro em Québec, pois estarei em férias, e aí já seria outro problema pois nao poderia incluir essa informação no processo.
      Vou estudar francês na école québec e vou me dedicar ao máximo pra aumentar minha fluência, tenho muita facilidade com línguas, acho que consigo aumentar bem o meu nível até o fim do ano.
      Obrigada a todos por me fazerem acreditar que eu posso =)

      Com relação ao IR, sempre declarei normal, pois até o ano retrasado tinha registro em outra escola também, e esta pagava sempre certinho. Porém neste ano passado fiquei só nessa que paga por fora, fiquei meio insegura, e achei melhor não declarar, afinal, não sabia como justificar minhas aquisições com um sálario tão baixo. Agora, carta da escola com recibos dos sálarios, vai ser difícil, pois eles são tão espertos, que não deixam nenhum vínculo, pra não serem rastreados por não pagar impostos, eles não entregam os recibos do pagamento, tampouco fazem depósitos, com certeza não vão querer se entregar em uma carta dizendo que me pagam por fora.
      Alguém tem alguma idéia do que eu possa fazer, além de sair de lá, pois já estou cogitando isso?
      Obrigada novamente

    • #44292
      Cabeda
      Participante

      Então, deixa eu tentar compartilhar um pouco sobre isso pois também vivenciei uma experiência de ter que apresentar comprovantes “não-ortodoxos” de experiência profissional.

      Se você já tem uma boa experiência profissional comprovada através do imposto de renda, relaxa, isso já resolve tudo, mesmo que tu tenha ficado 1 ano “sem nada”; a verdade é que eles são BEM chatinhos com isso… eles aceitam sim toda forma de experiência profissional, mas TEM que ser através de documentos oficiais ( imposto de renda, holerite da empresa, carteira de trabalho, contrato social, etc etc ) todas as cartas que eu levei de lugares que diziam que eu tinha trabalhado lá mas que não eram documentos oficiais foram “solenemente ignorados”

      até mesmo minha experiência internacional foi ignorada, MESMO eu tendo levado o visto de trabalho e o carimbo de entrada e saida do país, pois eu não possuia nada que comprovasse REALMENTE que eu tinha trabalhado.

      Então é uma boa e uma má noticia :) se você já tem uns 3 anos que tu possa comprovar nos ultimos 5 através de algum dos documentos que eu citei acima, ta tudo bem relaxa que eles vão aceitar, agora se você não tem nenhum vínculo formal com a escola onde você está agora vai ser BEM dificil…. se você REALMENTE acha que precisas dessa experiência não formal para completar os pontos necessários, minha recomendação seria entrar com uma reclamatória trabalhista pedindo integração profissional, pois desse modo passaria a ser uma experiencia formal.

      Espero ter ajudado

    • #44311
      lucyejeff
      Participante

      Ah, mas eu tenho vínculo com a escola sim, tenho registro em carteira, mas o problema é que como recebo por hora, eles colocam no holerite que trabalhei pouquissimas horas, só para pagar pouco e assim, não pagarem mto imposto.
      E minha preocupação é essa, será que eles podem implicar com os holerites? Posso dizer a eles que recebo por fora?
      obrigada a todos

    • #44314
      SANDROMS
      Participante

      Lucy,

      A carteira de trabalho basta. O imposto de renda pode ajudar tb. Ninguém nem vai olhar o valor do seu salário, se por acaso alguém perguntar vc só ganha isso? Vc emenda: é por isso que eu quero ir para o Quebec, um lugar onde eu serei valorizada como profissional. :lol: :lol: :lol: :lol:

      Mas atenção num ponto: o profissional mais qualificado deve ser o aplicante principal. Um casal que estudava comigo teve um problema sério com isso e quase não passaram na entrevista. É possível que o BIQ troque o requerente principal leia o trecho abaixo:

      – Est désignée, à titre de requérant principal, la personne dont la situation est la plus avantageuse au regard de l’attribution des points prévus au Règlement sur la pondération, lors de l’appréciation d’une demande présentée par un couple. Ainsi, lorsqu’un candidat accompagné d’un époux ou conjoint de fait ne se qualifie pas à l’examen préliminaire, il y lieu de vérifier si l’époux ou conjoint de fait pourrait éventuellement satisfaire aux seuils de passage. Le conseiller à l’immigration examine les chances du conjoint de se qualifier comme requérant principal et transmet, au besoin, la lettre PERM 115 (document manquant) afin de compléter l’évaluation. Si l’examen est concluant, le conseiller ouvre un nouveau dossier dans le système informatique et poursuit l’évaluation selon la procédure habituelle. Si le conjoint ne peut se qualifier comme requérant principal, le conseiller indique sur la FEVAL que cette option a été envisagée mais que le conjoint ne répond pas aux exigences pour être sélectionné à titre de requérant principal.

      Fonte:
      http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=7&file=GPI-3-1.pdf

    • #44325
      lucyejeff
      Participante

      Olá Sandro, pois é esta a grande questão, como disse anteriormente, seria melhor que meu marido fosse o aplicante principal, porém, como eu tenho inglês fluente e francês intermediário, e ele não, fico com receio de colocá-lo como principal.
      Sei também que obviamente minha profissão não está na lista de demanda, mas preciso convencer o entrevistador que estando lá, posso trabalhar com qualquer área dentro da educação…

      Pessoal, vcs já ouviram falar desses escritórios que prestam analise de perfil pra saber se vc tem chance de passar no processo? Vi uma entrevista em um blog com a Maria João que era do consulado, parece que ela tem um escritório, porém achei tão caro (R$300,00) só pra analisar meu curriculo e me dizer se tenho chance, vcs acham q vale a pena? Afinal ela era do consulado e deve saber com mais exatidão, né?

      Obrigada a todos

    • #44330
      janeneves
      Participante

      @lucyejeff wrote:

      Pessoal, vcs já ouviram falar desses escritórios que prestam analise de perfil pra saber se vc tem chance de passar no processo? Vi uma entrevista em um blog com a Maria João que era do consulado, parece que ela tem um escritório, porém achei tão caro (R$300,00) só pra analisar meu curriculo e me dizer se tenho chance, vcs acham q vale a pena? Afinal ela era do consulado e deve saber com mais exatidão, né?

      Eu acho que a melhor forma de avaliar é fazer a avaliação on line no site do governo do Quebec. É de graça, e é a avaliação mais precisa.

      Teste as possibilidades considerando você como aplicante principal e aumentando o nível de idioma até que o resultado seja positivo. Depois faz a mesma coisa considerando seu esposo como aplicante principal. Assim vocês vão saber exatamente que nível de francês vocês dois precisam atingir para conseguir aprovação nos dois casos. Aí é escolher o cenário mais vantajoso e ir à luta! rs

      Avalia também com cuidado a questão do curso no Quebec… se apenas 1 pode ir talvez seja mais proveitoso para o dossiê de vocês que seu esposo vá e dê uma melhorada no francês pois tanto a estadia quanto o curso são pontinhos importantes para a avaliação que podem fazer toda a diferença. Portanto, se for possível fazer o curso antes de mandar a demande, melhor pra vocês… (testa isso na simulação também, para ver a diferença)

      Abraços e boa sorte!

      Jane.

    • #44345
      erikabcoelho
      Participante

      Concordo com a Jane: a melhor “suposiçao” e analise é da ferramenta oficial!

      Erika
      http://www.leslapins.wordpress.com

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.