Home › Fórum › Comunidade Brasil-Québec › Apresente-se!!! › Apresentação – Aline
- Este tópico contém 11 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 14 anos, 5 meses atrás por
alinerlm.
-
AutorPosts
-
-
9 de abril de 2011 às 15:11 #7330
alinerlm
ParticipanteOlá, gente.
me chamo Aline, tenho 21 anos e estou quase me formando em Enfermagem (ainda falta um ano, mas o ”quase” me ajuda a fazer com que passe mais rápido).
Me interessei por Quebéc depois que recebi o seguinte e-mail da faculdade onde estudo:
”O Ministério da Saúde do Canadá vem ao Brasil para recrutar enfermeiros interessados em trabalhar na província do Québec. A previsão é que nos próximos anos sejam abertas mais de 110 mil vagas na área, com remuneração anual de US$ 41 mil a US$ 73 mil.
Entre os dias 12 e 19 de abril os representantes do governo canadense irão fazer um tour pelo Brasil para explicar os critérios de seleção, os processos de inscrição e seleção, bem como as características das cidades quebequenses. As apresentações serão realizadas na capital paulista (12 de abril), em Recife (14 de abril) e em Salvador (18 e 19 de abril).
Para participar das palestras é preciso se inscrever no site http://www.imigrarparaquebec.ca. As informações sobre o local do evento serão enviadas por e-mail para os candidatos inscritos.”Recebi esse e-mail no dia 06 de abril, e ele também foi postado no blog de assuntos internacionais da universidade.
quero saber tantas coisas que nem sei por onde começar. como ainda falta um ano pra formatura, terei esse tempo pra saber tudo que eu preciso saber e fazer todas as aulas mínimas de francês.
vocês ouviram falar alguma coisa sobre isso?
-
9 de abril de 2011 às 16:56 #44022
Carlos_Santos
ParticipanteOla Aline,
seja bem vinda à CBQ!
Quanto à
@alinerlm wrote:
”O Ministério da Saúde do Canadá vem ao Brasil para recrutar enfermeiros interessados em trabalhar na província do Québec.
é a primeira vez que escuto que o MICC vem ao Brasil para RECRUTAR!
Normalmente eles vêem aqui para fazer publicidade para que os interessados facam o processo normal. Se quiser saber mais sobre ele veja aqui:
http://www.brasilquebec.com/noticias-cbq/destaques-cbq/item/58-como-imigrar-qc-passo-a-passo.html
@alinerlm wrote:
A previsão é que nos próximos anos sejam abertas mais de 110 mil vagas na área, com remuneração anual de US$ 41 mil a US$ 73 mil.
veja melhor estas informacoes no topico “L’outil Travailler au Canada” em
http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/10/4203.html
@alinerlm wrote:
Recebi esse e-mail no dia 06 de abril, e ele também foi postado no blog de assuntos internacionais da universidade.
vc poderia dizer QUEM mandou o email, por favor?
@alinerlm wrote:
quero saber tantas coisas que nem sei por onde começar. como ainda falta um ano pra formatura, terei esse tempo pra saber tudo que eu preciso saber e fazer todas as aulas mínimas de francês.
aqui tem muita informacao… comece lendo os diversos topicos!
Boa leitura!
-
9 de abril de 2011 às 17:20 #44024
Filipevsm
ParticipanteBem vinda Aline!
Bom, as dicas do Carlos são sempre muito bacanas! Indico ainda que se inscreva em uma palestra de imigração para Qubec realizada pelo próprio escritório de imigração (http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/sao-paulo/palestras/index.php). Lá eles te dão uma visão geral do Québec e do processo. No fim você pode perguntar tudo que deseja ao palestrante, e até mesmo saber mais a partir de perguntas de quem está um pouco mais à frente no processo e que também geralmente vai às palestras.
É normal ver o mesmo pessoal comparecendo a estas palestras, e até quem está prestes a receber o visto. Sempre tem algum detalhe ou informação que não temos, e que saímos de lá com respostas.
Aproveite o fórum também, pois ele é riquíssimo em informações.
Abraços!
-
9 de abril de 2011 às 19:23 #44028
alinerlm
ParticipanteObrigada, meninos..
eu também achei estranho esse ”recrutamento” aí. recebi o e-mail da coordenação do curso de enfermagem, não tinha endereço de rementente anterior, mas o blog que eu falei que foi postada a mesma notícia é http://unipe.br/blog/assuntosinternacionais
inclusive há outra notícia de oportunidades no Canadá um pouco mais pra trás.vou tentar ir na palestra sim, o problema é que Recife é um pouco longe (e é o local mais perto), mas é importante saber exatamente do que se trata. pelo que eu conversei com a coorenadora do curso, ela me falou que o governo não dá dando empregos.. eles estão facilitando os meios pra que os enfermeiros imigrem pra Quebéc.
obrigada pelo acolhimento :)
-
9 de abril de 2011 às 20:12 #44029
Filipevsm
Participante@alinerlm wrote:
…eles estão facilitando os meios pra que os enfermeiros imigrem pra Quebéc.
Sendo assim, a notícia está correta sim. Enfermeiros são praticamente pré-aprovados para ir para Québec, claro que com as exigências necessárias.
O que pode ocorrer também, e que é raro, é empresas canadenses virem ao Brasil para recrutar os profissionais. E neste caso, o visto é também bem mais rápido. Isto geralmente ocorre em países que falam francês como primeira língua ou que são fluentes em francês.
Abraços!
-
9 de abril de 2011 às 22:13 #44032
Carlos_Santos
Participanteo problema quando um enfermeiro chega aqui é validar a profissao e se integrar no mercado de trabalho ;-)
Um colega postou como isso pode ser feito aqui no forum.
Obrigado Aline pela informacao.
Boa sorte na sua decisao!
-
10 de abril de 2011 às 03:39 #44035
erikabcoelho
ParticipanteBem vinda Aline!
Vi anúncios semelhantes e mesmo entrevistas em programas de TV falando de penúria de mao de obra em diversas profissoes. Dá impressao que é chegar, pegar o emprego e ganhar um salario super interessante.
Felizmente ao longo do processo de imigraçao o candidato tem a chance de descobrir, através das muitas experiencias relatadas aqui neste forum, diversos blogs e grupos em redes sociais que “nao é bem assim”.
Mesmo assim, para aqueles que se dispuserem a investir tempo e dinheiro para superar os obstáculos e entrar no mercado de trabalho, como bem mencionou o Carlos, pode valer muito a pena.Abraços
-
10 de abril de 2011 às 16:29 #44040
alinerlm
ParticipanteCarlos, o site do governo que você indicou é muito bom. vi lá que se o enfermeiro ganhar um salário excelente, ele consegue os 73 mil /ano. dificil é uma recém graduada/estrangeira/sem especialização ganhar, ein.
vou ler o post desse seu outro colega e tentar colocar a cabeça em ordem…
-
13 de setembro de 2011 às 20:23 #47200
alinerlm
Participanteolá.. desculpa desenterrar o tópico, mas todo dia eu procuro algo parecido e nunca encontro alguém que tenha a mesma dúvida…
como eu deixei claro no tópico, estou pretendendo imigrar pro Quebéc assim que me formar, em cerca de 10 meses.. mas eu preciso do meu diploma pra dar entrada no processo, que dura em média um ano, então eu teria que esperar pelo menos dois anos pra viajar!
mas eu não quero esperar tanto. então eu pensei em dar entrada no processo já no Canadá. Inicialmente eu iria estudar e aperfeiçoar meu francês e inglês com um curso intensivo em Montreal. Depois, se der certo, um Work Experience enquanto o processo rola.
é possível? eu viria ao Brasil somente quando necessário e já começaria fazendo contatos de emprego no país, aprendendo sobre a rotina e conhecendo o sistema, que ao meu ver, me destacaria quando chegasse a hora de realmente trabalhar como enfermeira.
entrei em contato com uma agencia de intercambios que me indicou uma escola de idiomas, eu e meu namorado alugariamos um apartamento em vez do intercambio tradicional e viveriamos no país por um ano, antes de imigrar.
alguém já fez isso? será que dá certo? tenho que entrar em contato com a empresa que vai realizar o processo para o visto e ver como vai ser, pq como estudante eu só terei um visto pequeno, e depois? volto e tiro outro visto?
abraço
-
13 de setembro de 2011 às 20:52 #47202
mrodolfo
ParticipanteAline,
Para dar entrada no processo estando no Canada, você precisa ter um visto de residente no país, nem que seja de residente temporário (que nao seja turista).
Peço que você leia o Guide des procédures d’immigration e veja o que ele diz a respeito. A maioria das pessoas da CBQ acabam imigrando pelas vias tradicionais, ou seja, fazendo a DCS no Brasil.
De qualquer maneira, enquanto estudante sem residência permanente, você não terá acesso à saúde pública, seguro-medicamentos e outros benefícios. Os valores que você pagará nas universidades e CÉGEPS serão os de estudantes estrangeiros, muito mais caros.
Como estudante, você poderá trabalhar até 20 horas semanais, desde que o seu visto permita isso. Não sei se a permissão de trabalho é apenas para aqueles que possuem um CAQ ou não, pesquise a respeito e depois nos conte.
Para ter o visto de trabalho (work permit), você precisa, primeiro, encontrar o tal trabalho. Às vezes, estando aqui e tendo um perfil fora da curva, algumas pessoas consigam fazer uma rede de contatos que acabe levando a isso.
Boa sorte nas suas pesquisas.
-
14 de setembro de 2011 às 17:19 #47225
Carlos_Santos
ParticipanteOla Aline,
eu no seu lugar procuraria um intercambio pela sua universidade com outra aqui e viria para estudar o seu curso e aperfeicoando o francês aqui (faca um basico ai antes, claro!).
Existe um orgao que é o CREPUQ, veja mais sobre estes acordos e as universidades aqui:
http://www.brasmontreal.net/forum/viewtopic.php?f=21&t=490
Boa sorte!
-
14 de setembro de 2011 às 20:17 #47234
alinerlm
ParticipanteObrigada, meninos…
Carlos, minha universidade tem o CRUB, amanhã vou no setor internacional e ver se esse intercâmbio é possível na pós-graduação também, pois eu me formo daqui uns meses. virei aqui dizer se é possível ou não.
de qualquer forma, não daria certo só como estudante de um curso de idiomas? tem uns cursos que chegam até 6 horas por dia…
quanto esse visto de residente, então se eu for estudar, passar (por exemplo) 6 meses num curso intensivo de idioma, alugar apartamento, aí sim eu poderei dar entrada no DCS estando no Quebec?
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.