Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Cotidiano › Aposentadoria no Canada: uma reportagem interessante
- Este tópico contém 10 respostas, 8 vozes e foi atualizado pela última vez 14 anos atrás por FCelso.
-
AutorPosts
-
-
7 de setembro de 2008 às 18:32 #6223Carlos_SantosParticipante
Caros colegas,
uma coisa é alguém dizer que é necessário fazer um plano de aposentadoria e dizer que é importante mais tarde (sem ofensas), outra bem diferente é ver o resultado de nao se ter uma quando mais se precisa.
Vejam estas duas reportagens que acabo de ver do Telejornal da Radio Canada (de 04 setembro de 2008):
(4 septembre 2008) –
Les retraités n’ont pas tous une situation financière idéale et, pour améliorer leur sort, beaucoup doivent continuer à travailler. Mais les conditions salariales de ces travailleurs, qui ont souvent une grande expérience derrière eux, ne sont pas toujours à la hauteur de leurs attentes. Plusieurs d’entre eux considèrent que la solution, c’est le travail au noir.- Le reportage de Georges Roy, journaliste d’un jour
Le portrait de Georges Royfonte: http://www.radio-canada.ca/actualite/v2/tj22h/# ou
http://www.radio-canada.ca/actualite/v2/tj22h/archive113_200809.shtml#os dois links sao para os vídeos, mas vc tem que ir para a pagina indicada e clicar la na página nos referidos links ;)
-
8 de setembro de 2008 às 14:55 #31287julianomgaParticipante
oii Carlos, tudo bem??
obrigado por nos manter informados.
nao entendi direito a expressao Travail au noir??? é um mercado negro do trabalho????abraços
Juliano
-
8 de setembro de 2008 às 16:25 #31290lfantoniosiParticipante
Eu vi essa reportagem na televisao, tambem me deixou pensativo. Ta na hora de fazer o REER! rs!
Juliano, travail au noir eh o equivalente ao trabalho sem carteira assinada brasileiro. Trabalho informal ou mesmo “bico”.
-
8 de setembro de 2008 às 22:11 #31296Carlos_SantosParticipante
pior que Bico, é que é um trabalho aonde a pessoa nao paga impostos (por isso é tido como “noir”).
Eles simplesmente não declaram os rendimentos destes trabalhos.
Nao achava que seria tao complicado sem uma aposentadoria privada (REER). 8O
-
9 de setembro de 2008 às 15:09 #31315PessoaParticipante
Na minha opinião a pessoa deve poupar sempre durante a vida ativa para depois quando não estiver mais em condições de trabalhar ou já estiver cansado de trabalhar ter dinheiro para viver confortavelmente.
Independente do país, acreditar que o Estado vai garantir a aposentadoria é furada.
Moral da história, previdência privada e investimentos próprios sempre.
-
10 de setembro de 2008 às 13:44 #31336canonmarquesParticipante
Galera,
Estou tentando assistir a reportagem, mas tanto no trabalho quanto em casa o site da radio-canada.ca é MUITO lento….
Lento mesmo, do tipo que nem dá pra entender as palavras faladas de tanto que pausa…
Alguém sabe de algum software legal para fazer o download do stream e salvar em um arquivo local pra poder ver somente depois de baixar tudo?
Eles usam o tal de SilverLight… Instalei e atualizei, mas não fica mais rápido de forma alguma!!! -
10 de setembro de 2008 às 17:01 #31338Carlos_SantosParticipante
acho que nao é o site que é lento ….pois eu assiti sem problemas…. nao seria a sua conexao ? :roll:
de qualquer forma, eu nunca consegui fazer o download deste tipo de arquivo para depois ver localemente :oops:
-
11 de setembro de 2008 às 09:57 #31360RedCzar777Participante
Acabei de assistir à reportagem (não tive problemas de lentidão). Achei muito interessante, pois mostra que não por estar em um pais de “primeiro mundo” que os aposentados terão uma vida digna e poderão viver com suas aposentadorias sem maiores problemas.
No Mundo de hoje quem não tiver um plano de aposentadoria privada realmente passará por algumas dificuldades quando chegar a hora de se aposentar.
-
17 de setembro de 2008 às 17:55 #31455Carlos_SantosParticipante
Um site à visitar sobre o assunto: Aposentadoria
http://www.rrq.gouv.qc.ca/fr/services/depeches/expertise_retraite/
bonne lecture!
-
25 de novembro de 2010 às 21:11 #26184rod_ssParticipante
Boa tarde a todos !!
Alguém sabe informar se o acordo previdenciário Brasil-Québec já foi assinado ? Se já está valendo ?
http://www.mpas.gov.br/vejaNoticia.php?id=36417
Obrigado,
Rodrigo.
-
8 de dezembro de 2010 às 09:52 #42399FCelsoParticipante
@Carlos_Santos wrote:
pior que Bico, é que é um trabalho aonde a pessoa nao paga impostos (por isso é tido como “noir”).
Eles simplesmente não declaram os rendimentos destes trabalhos.
Nao achava que seria tao complicado sem uma aposentadoria privada (REER). 8O
Boas Carlos,
O senhor dono da residência onde fiquei hospedado, dava aulas de matemática para reforçar o orçamento. Além disso, ele aluga os quartos da casa, também para complementar a aposentadoria regular. E acredito que ele não paga imposto pelas aulas nem pelo aluguel.
Abraço,
Fabrício
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.