Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Cotidiano › Aposentadoria Brasil-Québec
- Este tópico contém 18 respostas, 9 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos atrás por kalib.
-
AutorPosts
-
-
10 de agosto de 2009 às 18:51 #6697Dri_TorresParticipante
Olá a todos,
Acabei de receber um email do meu amigo David indicando o blog Les Lapins.
Abaixo o link para a notícia sobre o acordo entre o Brasil e o Canada para validarem o nosso tempo de trabalho no Brasil visando a aposentadoria aqui:
Les Lapins – Aposentadoria Brasil-Québec
Abraços e obrigada pela postagem
-
11 de agosto de 2009 às 01:26 #36448borboletinhaParticipante
Que noticia legal Dri… saber que nosso tempo de trabalho podera contar para nossa aposentadoria sem nenhum prejuizo… é realmente Super.
-
12 de agosto de 2009 às 03:09 #36489AnonymousParticipante
Obrigada pelo comentario!!
Só lembrando que por enquanto, o acordo não engloba a província do Québec.
Mas já é um passo na direção.Abraços
Erika -
12 de agosto de 2009 às 11:22 #36493AnonymousParticipante
Quando saiu a notícia que o Brasil ia fazer o acordo com o Canadá, estava dito também que o Québec precisaria de um acordo em separado, mas que ia ser negociado logo após a finalização do acordo com o governo federal. (Desculpem, não lembro a fonte para postar aqui, mas foi notícia de jornal).
Portanto, creio que logo logo sai alguma coisa para o Québec. -
15 de janeiro de 2010 às 00:12 #22545AnonymousParticipante
Obaaaaaaaaaaa!!
Tem atualizaçao na informaçao :)
A coisa tá andando!!!! :clap: :up:http://leslapins.wordpress.com/2010/01/14/acordo-entre-brasil-e-canada-sobre-aposentadoria-2/
http://www.mpas.gov.br/vejaNoticia.php?id=36417
abraços
Erika -
9 de fevereiro de 2010 às 03:20 #37348AnonymousParticipante
Galera!!!
Comecou hoje mais uma rodada de negociaçao do governo brasileiro com o Québec para aposentadoria!!
Tem reuniao até semana que vem, quando espera-se concluir o acordo!!
Agora é cruzar os dedos!!abraços
Erika -
9 de fevereiro de 2010 às 09:03 #37349AnonymousParticipante
Bom dia !!!
Segue o endereço (do Ministerio da Previdência Social do Brasil) com a noticia Também, é fresquinha !!!! :D :D :D
http://www.previdencia.gov.br/vejaNoticia.php?id=37036
Abraço a todos
-
13 de fevereiro de 2010 às 01:53 #37400AnonymousParticipante
Et voila que hoje os governos do QC e BR terminaram de “costurar” o acordo.
Mas ainda temos que esperar conclusoes de questoes administrativas e aprovaçao dos legislativos do QC e BR.e
http://www.mps.gov.br/vejaNoticia.php?id=37093#
abraços
Erika -
4 de março de 2010 às 14:13 #37609septentrional51Participante
Estou curioso para saber dos termos, nao consigo ver como vai funcionar, pois aqui a aposentadoira gira em torno da idade e das contribuiçoes feitas ao longo da vida, o tempo de fato trabalhado nao conta para nada a nao ser que tendo trabalhado se contribuiu. No federal a aposendadoria por idade exie ter vivido 40 anos no canada para ter direito a 100 p.100 o que hoje é 400 dolares, porem essa todos tem direito mesmo nao tendo contribuido, ela vai diminuindo se a pessoa tem outras fontes de renda. A pessoa tem direito a esse valor se viver no Canada se for embora nao recebe mais. Vamos esperar que esse acordo nao seja simplesmente uma remesa do dinheiro feito a partir de um calculo pelo tempo de serviço, se for assim é melhor quando faltar 15 anos para ter 65 anos começar a recolher o INSS no Brasil (nao esquecendo de que tem que acumular 35 anos de contribuiçao)
Ta chei de brasileiro que pensa que vai ficar rico aqui, alguns vao “pular da ponte” quando se derem conta da realidade.
Sept
-
6 de março de 2010 às 00:52 #37650AnonymousParticipante
Só em haver a possibilidade de ter algum acordo para aproveitar os mais de 20 anos que eu já contribui no Brasil já me deixam feliz. Pq. sem o acordo, já era certo que esse dinheiro iria para o ralo.
Sei que em qq dos sistemas, sempre se sai perdendo. Tanto no Canada como no Brasil, aquele que nao cuidar desde cedo de ter uma aposentadoria complementar “estará na roça” ou “pulará da ponte”.
Rico, vivendo de exclusivamente de aposentadoria, nunca conheci ninguém, infelizmente, nem aqui nem lá. -
6 de março de 2010 às 17:34 #37656AnonymousParticipante
Esse assunto realmente é suuuper importante!! Nada melhor que algo garantido, do que ver todo o seu esforço e trabalho ao longo da vida aqui no Brasil indo pelo ralo.
Esse acordo dá uma motivação extra… que bom que o governo fez alguma coisa boa!
-
10 de maio de 2010 às 13:48 #38667AnonymousParticipante
Reabrindo este tópico:
Alguém aqui da comun resolveu continuar contribuindo para a previdência, pagando aquele carnê mensal??
Sei que agora a lei vai juntar os tempos de contribuição nos dois países, mas mesmo estando fora do Brasil e eu quiser continuar contribuindo para poder me aposentar “mais cedo” supondo, alguém já pensou nisso??
-
9 de agosto de 2011 às 13:29 #46351Carlos_SantosParticipante
atualizando a informacao com a contribuicao da Mariana do Brasmontreal, a quem agradeco a contribuicao:
http://www.brasmontreal.net/forum/viewtopic.php?f=5&t=1641
Boa leitura!
-
5 de novembro de 2012 às 18:17 #58528Helen HartungParticipante
Amigos,
Sei que esse tópico está meio parado, mas tenho a mesmo dúvida que o amigo Visitante acima.
Se eu quiser continuar contribuindo pagando o carnê de previdência brasileiro estando no Québec, isso é possível?
Estou tentando achar algo sobre isso aqui no fórum e no site da receita mas até agora nada.
Fiquei pensando se o fato de fazer a declaração definitiva do país não impossibilita que continuemos a contribuir.
Quero fazer uma previdência privada no Quebec, mas se puder contar futuramente com os 20 anos que contribui aqui no Brasil, não seria nada mal. :bigups:Outra questão, alguém sabe se já entrou em vigor o acordo Brasil-Québec?
A última notícia aqui no fórum que eu achei é de 2011http://www.previdencia.gov.br/vejaNoticia.php?id=44350
Merci d’avance!
-
5 de novembro de 2012 às 23:36 #58541Helen HartungParticipante
Amigos,
Consegui respostas de uma amiga minha que trabalha no INSS.
Explicando o meu caso específico, meu marido é funicionário do governo. Ele vai pedir licença não remunerada que durará 2 anos.
A indicação da minha amiga é que continuemos a pagar como facultativo o carnê da previdência do Quebec mesmo tendo feito a comunicação e declaração de saída definitiva do país.
Depois de dois anos, o meu marido pedirá exoneração e aí ela disse que temos que pedir uma declaração para o departamento que ele trabalhou informando o tempo que ele contribuiu como funcionário público.
Esse documento nós teremos que apresentar no INSS para comprovar que ele trabalhou como funcionário público quando ele for aposentar por idade.
Um abraço à todos,
Helen. -
11 de outubro de 2013 às 18:51 #63790ErikambessaParticipante
Mais recente atualizaçao sobre o assunto:
Sds
Erika
http://www.leslapins.wordpress.com -
14 de outubro de 2013 às 14:42 #63800kalibParticipante
A notícia é animadora.
Fico feliz em saber desta possibilidade. Espero que tudo tenha se resolvido até a data de minha ida. ;]
-
26 de novembro de 2013 às 23:08 #64393VitorVGParticipante
Aprovado no Senado:
“21/11/2013 – 18h00 Plenário – Votações – Atualizado em 21/11/2013 – 19h21”
“Os cerca de 30 mil brasileiros que moram e trabalham no Canadá poderão usufruir da proteção da Previdência Social daquele país. O mesmo valerá para os canadenses que vivem no Brasil. O Senado aprovou nesta quinta-feira (21) um acordo (PDS 213/2013) para permitir que os trabalhadores que contribuíram aos dois sistemas somem os períodos de contribuição e, assim, possam atingir o tempo mínimo necessário para a obtenção da aposentadoria e de demais benefícios previdenciários.”Abs
VG
Abertura Provincial: 06/06/2013
CSQ: 11/09/2014
Envio docs Federal: 15/09/2014
Abertura federal: 23/01/2015
Pedido de exames médicos: 18/02/2015
Pedido de passaportes: 27/02/2015
Vistos recebidos: 30/03/2015 -
28 de novembro de 2013 às 12:11 #64415kalibParticipante
Ótima notícia.. obrigado por compartilhar conosco. ;]
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.