ANTES DE PENSAR EM IMIGRAR PARA O CANADA, LEIA ISSO

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano ANTES DE PENSAR EM IMIGRAR PARA O CANADA, LEIA ISSO

Visualizando 39 respostas da discussão
  • Autor
      NOTCANADA
      Participante

Como desejo respeitar e, portanto, nao infringir o regulamento e a politica desse forum (Canada Immigration), a evitar polemicas, apenas prestarei um servico social de informacao que estimule a pesquisa e o pensamento critico e analitico dos usuarios.

Aos futuros e promitentes imigrantes do Canada, antes de, “sequer”, pensar em imigrar para as terras glaciais e congeladas do extremo norte, acesse o blog http://www.imigracaocanadense.blogspot.com e leia detalhadamente todo conteudo, ali, disposto (publicado).

Isso podera salvar a sua vida, bem como tempo, dinheiro e possiveis arrependiementos e frustracoes.

Boa sorte a todos!

Sem mais,

NOTCANADA.

*Consulte tambem (e participe do forum) os mundialmente famosos websites http://www.notcanada.com, http://www.notcanada.net e http://www.immigrationcanadascam.com, os quais possuem imigrantes do Canada de todas as partes do mundo. Converse com eles… escute seus relatos… e peca suas opnioes!

Garanto que voce nao ira se arrepender!

Pode apostar!

Riba
      Participante

1 – Aponta a quantidade de pessoas que foram e voltaram pelos motivos citados no seu blog
      2 – Mostra então relatos de pessoas insatisfeitas

Pra mim já é suficiente….

Att,
      Riba

curty
      Participante

Assunto velho e o camarada faz um monte de tópicos…

:down:

Anonymous
      Participante

Caros,
      O assunto aqui postado é sério, porém, mais serio do que qualquer assunto é expor sua vida e de seu familiares em uma imigração furada ! Por isso existe o CBQ, para ajudar a coletar o maximo de informações possiveis, para isso, existe a internet que facilita e muito as pesquisas, por isso, existem os outros canais de informação.

O assunto é velho, mas não deixa de ser importante.

Pois aos futuros imigrantes serve o aviso e o exemplo: FAZER UM PLANEJAMENTO SOLIDO, É EXTREMAMENTE ESSENCIAL, caso contrario, a chance de decepção será maior e aí o retorno amargo de um projeto furado o direciona a dar depoimentos como os que lá estão.
      ” Fracassos na vida, acontecem em qualquer lugar no mundo e desilusões também. Imigração não é pra que m sonha com o paraiso, é pra quem busca mudar, seja esta mudança, para pior ou para melhor, aí, é vc quem decide ! “

Aurevoir

MarcosAlvim
      Participante

Não muda em nada meu pensamento.
      Ficar dando murro na ponta de faca aqui no BR que não vou.
      Se tenho chance de ir com cidadania, não farei igual uns primos meus que tão no US. com grana mas antes eram ilegais.
      Sou jovem tenho 25 anos não tenho um pinto para dar milho, se der errado volto mas acho difícil, tô me planejando.

Sds

petula
      Participante

carloslopes,

se fosse simplesmente “o outro lado da moeda” o tom dos sites seria bem diferente.

se você reparar, nos blogs, nos sites sérios e aqui na CQB, é possível ler os prós e contras, é possível sempre fazer reavaliações com base na experiência dos que já foram (e alguns voltaram!!). se você reparar mais ainda, verá que a maioria das pessoas que participa daqui e deixa o brasil não estava completamente sem perspectiva na terra natal e também não ficou milionário nem com vida fácil lá, no canadá.

por favor, evite os sensacionalismos e não publique vários tópicos-spam. colabore ativamente com informações mais pessoais, impressões suas ou de amigos que vivem lá e que podem falar do dia-a-dia. jornal é uma mídia bastante parcial. se dependesse das notícias nos jornais os brasileiros morariam completamente na selva, comendo bananas e montando em onças. eventualmente, também seria apenas uma metrópole cheia de mulatas e drogas. nós sabemos bem na pele que o noticiário escracha e enfoca só o que quer. os problemas do canadá são visíveis. nós sabemos e topamos ir mesmo assim.

fique em paz no brasil. nós ficaremos em paz no canadá!

petula
      Participante

só pra registrar: a “bronca” do spam de noticiário foi pro NOTCANADA, não pro carloslopes.

larocque
      Participante

Caros,

Não vemos diferença com relação ao que ocorre no Brasil. Quantas pessoas conhecemos que passam por situações terríveis… Cansamos de falar com muitos colegas brasileiros e eles quando se fala em melhorar de qualidade de vida, ganhando mais e tendo um melhor posicionamento no mercado de trabalho, eles ficam todos animados procurando correr contra o tempo, na expectativa de recuperar o tempo… Mas quando se fala o preço a ser pago, por meio do estudo, eles logo desistem…

Com certeza seja pra onde se for, e o que for ser feito, devemos estar preparados para ingressar no mercado de trabalho.

Vejo que a maioria dos brasileiros não são de ficar parados e ver as coisas acontecerem, levantar a poeira e dar a volta por cima esse deveria ser nosso lema…

Um grande abraço a todos,

La Rocque e Silvia.

SANDROMS
      Participante

Vamos supor que todos nessa comunidade tivessemos como objetivo escalar o Everest. É óbvio que todos estariam correndo riscos, pois lá é frio, o ar é rarefeito, o projeto custa caro e você pode morrer tentando.

Mesmo assim existem pessoas cujo o sonho é escalar o pico mais alto do mundo. Mas há gente que jure que é o K2.

Então como fica? Você pode morrer, talvez seja um engano achar que lá é o pico mais alto do mundo, lá é frio pra caramba, e etc… Mas eu nunca vi um site ou blog ou um usuário com o nome NOTEVEREST. Porque? Porque é problema de cada um se arriscar se dar bem ou se dar mal! É verdade que aqui no Canadá não é o paraíso, mas eu tô gostando e pronto.

Claro que é certo mostrar o outro lado da moeda, pois muitos vem com expectativas muito altas, e então se frustram, se deprimem, gastam as economias e voltam sem ter sequer crescido como pessoa; mas felizmente é a minoria.

NOTCANADA, existem formas melhores de se contar o lado ruim da coisa.

P.S. eu li o site notcanada.com antes de vir para cá, lá tinha a história um paquistanês com PHD dirigindo taxi. Ó coitadinho! volta pro paquistão para ganhar um salário de milhões de …. como é o nome mesmo da moeda do Paquistão? nunca ouvi falar!

Jhon
      Participante

Não é errado falar dos problemas do Canadá (pelo SEU ponto de vista), principalmente se você foi não deu certo e voltou, porém não dessa forma. Ao ler o site ou ver a quantidade de tópicos com o mesmo assunto é claro que tudo passou de simples informação e entrou no terreno do ódio puro e simples.

Talvez esse mesmo comportamento extremista foi uma das causas do NOTCANADA não ter dado certo por lá…

Enfim, como bem disseram antes de mim, é óbvio e lógico que façamos pesquisas antes de tentar imigrar, e é igualmente lógico sabermos que o Canadá não será a panacéia, porém cada um decide por si não é mesmo?

E tinha decidido ignorar esse tópico pois quando vi acreditei que o intuito era simplesmente polemizar. Porém resolvi voltar atrás, pois talvez seja alguém que passou por algo traumatizante: o Canadá não é uma maravilha. O Brasil também não é a maravilha que você tanto escreve no seu Blog. Os dois tem os prós e contras, e é preciso colocar tudo na balança, mas o mais importante é que o paraíso a gente que contrói, sem ódio ou revolta, ok?
      Espero que você consiga ficar em paz.

maurorepacci
      Participante

Eu perdi 10 minutos do meu tempo lendo o seu Blog e achei que voce gastou muito do seu tempo tentando justificar para si mesmo porque sua “aventura” no Canadá foi um fracasso e encontrou no site notcanada.com centenas de pessoas que compartilham suas histórias. Sao pessoas que quando estão no Brasil, querem morar no Canadá, quando estão no Canadá querem morar no Brasil. Sempre culpam fatores externos para seus próprios problemas.

Uau. Voce tem PHD na Universidade de Bangalore. Entao voce vai vir para o Canadá e vai virar diretor da Hydro Quebec mesmo que voce nao fale frances e ninguém entenda seu ingles!

Eu acho que voce tem o direito de expressar sua opiniao mas por favor uma boa mídia é imparcial. Alguns comentários às besteiras que voce escreveu:

“Tudo é muito caro no Canadá (gasolina, diversão, transporte público, comida, aluguel, vestuário, eletrodomésticos, passagem aérea, etc.).”
      – Gasolina, vestuário e eletrodoméstico são mais caros no Brasil do que no Canadá. Passagem aérea é o mesmo preço no mundo todo.

“O trabalhador, quando graças a Deus encontra algum emprego no Canadá, chega a deixar até 50% do salário para o governo.”
      – A maioria das pessoas competentes que eu conheço estão empregadas. A carga tributária varia conforme a renda mas voce recebe serviços do governo.

“Violência e insegurança também existem muito lá!
      – Voce sabe ler dados? Veja o numero de homícios em Montreal vs. Rio de Janeiro? Falar que existe máfia no Canada e drogas, aonde que nao existe?

“O sistema de saúde pública do Canadá é uma vergonha. Com muita gente inapta e despreparada atuando. “
      – Leia os dados da OMS e compare saúde no Canadá vs. Estados Unidos (nem vou comparar com o Brasil)

“Discriminação e racismo. O Canadá é um país extremamente preconceituoso.”
      – O Canadá é um país de imigrantes. No Brasil não existe preconceito?

“O incentivo do governo à prática de esportes no Canadá e tão pífio que basta observar o quadro de medalhas da última Olimpíada para observar isso.”
      – Quadro de medalha = incentivo ao esporte? Desde quando?

Temos que separar opinião de fato.

Mauro Repacci

Carlos_Santos
      Participante

topico movido para o forum cotidiano, aonde esta escrito:

Outra coisa:

– nada contra um colega postar algo no forum, mas NAO TRES VEZES a mesma mensagem! leias as regras de uso do forum.

Mais uma coisa:

@NOTCANADA wrote:

Como desejo respeitar e, portanto, nao infringir o regulamento e a politica desse forum (Canada Immigration),

Aqui nao é a CBQ e nao o Canada Immigration

Nao se esquecam que =existe também o site http://www.quitterlequebec.com/

O forum é um otimo lugar para discutir idéias e pontos de vista em completa harmonia.

Espero que assim continue ;-)

Anonymous
      Participante

Ola a todos,

VOu ser bem sincero, nao perdi meu tempo lendo todo o texto proposto pelo colega em seu blog, dei uma passada apenas para ver do que se tratava.

Acredito que muitos ja falaram as palavras que eu queria falar. Mas eu queria apenas enfatizar alguns pontos:

O processo de imigração não é um processo apenas de uma mudança de uma casa para outra. Isso não é para qualquer um não.
      Eu estou com minha familia aqui em Montreal a 6 meses e acredito que ainda é cedo para falar sobre o que acho da minha vida hoje com a minha vida que tinha no Brasil, mas mesmo antes que eu iniciasse meu trabalho, eu ja tinha mais conquistas realizadas aqui do que eu tive em meus 34 anos no Brasil.

Outra coisa, cada pessoa antes de ir para qualquer outro país, deve se assegurar de todas as informações possiveis. Mercado de trabalho, salario, tx de desemprego, escola entre outras coisas. Eu nao aceito uma pessoa por exemplo um dentista (apenas um exemplo), chegar aqui e ficar reclamando do processo de validação de diploma para os dentistas. É sabido que o processo de validação de diploma para dentista é bem complicado. Ja vi pessoas tb reclamando do frio (isso eu acho ate graça), pois como vc vem para um país que tem praticamente pelo menos 4 meses bem frio e fica reclamando????

Olha eu conheço esse processo de imigração desde 2003 quando comecei a pesquisar para vir para ca. Conheço poucos que voltaram, (para falar a verdade apenas uma pessoa mais afastada). A maioria que conheço, mesmo que ainda nao trabalhando na sua area (profissão), estao trabalhando ou estudando para poder fazer a sua vida.

A minha experiencia é um caso a parte, o tempo entre o envio do meu primeiro Curriculum aqui em Montreal (digo primeiro que eu mandei por vontade propria, pois recebi alguns emails com oferta de emprego que enviei meu CV ainda nao alterado por um profissional daqui) e minha contratação foi em um prazo de uma semana (isso mesmo 7 dias). Mandei o meu CV dia 18 de novembro de 2009 e em 24 de novembro comecei a trabalhar na minha área de trabalho e com o mesmo serviço. Passei por duas entrevistam e as duas me chamaram e tive que escolher entre duas, nada facil, mas hoje eu tenho a certeza de ter escolhido a empresa correta para mim.

ANtes de postar uma informação como essa, olhe quantos que vem e quantos que nao deram certos e/ou voltaram. É interessante sim saber que aqui não é um paraiso, (mas quem é o inocente nos dias de hoje que pensa que existe um paraiso? Olha o que posso dizer é que eu estou muito feliz com a minha decisão de ter vindo para ca. Minha esposa me disse antes de viajar, estamos indo para ficar ate 7 anos e depois iremos voltar. Depois de um mes e meio mais ou menos, ela me disse que nao voltaria para morar no Brasil mais.

Quais os pontos negativos que vi aqui: saudade da familia, imposto (eu pagava muito mais no Brasil e nao tinha direito a um serviço publico descente (tive duas experiencias com o sistema de saude aqui e nao tenho nada a reclamar. Em caso de emergencia as coisas funcionam bem. Mas se nao é emergencia, pode se esperar um pouco mais o que acho justo. Não que o sistema de saude daqui seja um exemplo, muito longe disso, mas algumas experiencias que tive por aqui e experiencias de amigos, me mostraram que precisamos melhorar por aqui, mas, …), Frio (para que nao gosta deve incomodar) mas como ja tinha dito, quem vem para o Canadá nao pode pensar que nao passará pelo inverno rigoroso daqui, mas nada que nao possamos passar e suportar. (ja pegamos -21, realmente bem frio e olhe que ja me disseram que nao foi tao ruim assim, mas saimos bem agasalhados e nao passamos aperto.

Eu nao concorde que o preço das coisas por aqui sao muitttoo mais cara nao. Se vc comparar Dolar com Real possivelmente iremos pensar que sao caras sim, mas depois aqui, quando vc começa a ganhar em dolar a coisa muda de figura. Eu troquei os 4 pneus do meu carro (pneu de inverno) por $ 150.00 ja balanceado! Uma TV 42″ LCD 120, 1080 pmi por 900.00. E brinquedo entao, uma boneca que dei para minha filha no Brail por 400,00 aqui a mesma eu vi por menos de 70.00 $. Video game entao, Nint Wii 209.00, Playstation 3: 300,00 (se nao estou enganado). Na alimentação, nos comemos muito legumes, verduras, fruitas e temos uma vida mais saudavel, nao tivemos um dia sem comer carne ou ovo mesmo que as vezes um pouco caro, alguns sao bem caros sim, tipo um pequeno abacate por 1 dolar, mas da para comprar em promoção (agora nao pense que tudo que fala que esta em promocão seja realmente promoção,vale a pena pesquisar…

Olha eu acredito que imigrar nao é para qualquer um nao. Nao podemos ser infantis ao ponto de nos basear como total e correta verdades das coisas nas experiencias dos outro. Temos sim que viver nossa vida e fazer a nossa historia. Toda experiencia lida de outros são validas, mas nem sempre elas se encaixam 100% em nosso perfil. Temos que fazer o nosso dever de casa, chegar aqui sem um bom nivel de frances (para quem vem para o Quebec) (por favor, nao pense que o frances que vc se preparou para a entrevista seja suficiente para procurar emprego nao, ok?? Por mais que vc esteja bem, o mesmo nao é nossa lingua materna) ou ingles (em alguns outros casos) e depois ficar reclamando da lingua parece ate piada, como vc quer crescer vir para um outro pais que nao fala a sua lingua materna e nao estudar e apreender a lingua local (mas digo aprender mesmo e nao apenas se virar)????

Eu fiz o nivel 3 da francisação e comecei o frances escrito (ambos oferecido pelo governo do Quebec em tempo pleno). Gostei dos dois. Gostei mais do projeto do frances escrito, mas esse nós nao temos acesso sem fazer o nivel 3 da francisation (pelo menos foi informado pelo diretor do Cegep onde fiz o nivel 3 da francisaton).

Bom acho que falei demais, eu sempre vi relatos e informaçao de amigos, mas estou escrevendo a minha historia. Leia as experiencias de outros que imigraram sim, mas nao faça da sua história baseada na historia de outros. tenha identidade propria…

Quem quiser depois saber um pouco mais, no blog tem mais informações e quem quiser outras informações pode me escrever no meu email, se nao responder rapido, nao preocupe, eu respondo e nunca o demoro a fazer. Ambos estao abaixo na assinatura.

Um abraço,

Jean

maurorepacci
      Participante

Jean! Muito bom post.

Gostaria que “NOTCANAD” comentasse o post e esse estudo abaixo baseado em dados oficiais:

“O estudo foi promovido pelo Unicef e coordenado pela cientista social Silvia Ramos, coordenadora do Centro de Estudos de Criminalidade e Cidadania (Cesec), da Universidade Candido Mendes.

“Silvia Ramos -Morrem 50 mil pessoas aproximadamente por ano no Brasil vítimas de homicídio. Nossa taxa de homicídios é a sexta maior do mundo, com 26 por 100 mil. Nossa taxa de homicídio de jovens de 15 a 24 anos é a quinta maior, chegando a 50 por 100 mil. No Rio de Janeiro, tomando apenas os jovens, a taxa ultrapassa os 100 por 100 mil. Quando olhamos apenas para os jovens do sexo masculino negros e pardos aos 23 ou 24 anos, a taxa de homicídios do Rio chega a 400 por 100 mil. No Rio, a morte violenta tem cara, cor e endereço: é um rapaz negro morador de uma favela, ou de um bairro da Zona Oeste, usando bermuda e boné. Os autores desses homicídios – ainda que não existam estatísticas para comprovar – são predominantemente jovens envolvidos em dinâmicas de grupos armados, em geral traficantes de drogas, que vivem nas favelas. Mas não só: no Rio, a polícia mata mais de 1000 pessoas a cada ano. Sempre nas favelas e bairros pobres. Por isso o foco do estudo foram as favelas e bairros da Zona Oeste do Rio.”

Fonte:
      http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/12/21/ult5772u6722.jhtm

“Saskatoon has the highest murder rate in Canada at 3.6 per 100,000 people”

Fonte:
      ^ “Statistics Canada Daily”. http://www.statcan.ca/Daily/English/081023/d081023a.htm. Retrieved 2008-10-23.

Not Canada: como vc explica isso? média do brasil 26 por mil, cidade mais violenta do Canadá tem 3.6 por mil?

Aguardo respota.

Sem mais,
      Mauro Repacci

marsonfamily
      Participante

NOTCANADA,

muito obrigado por consolidar minha opinião!!! Vou para o Canada e PONTO

Tenham um bom dia!

VictorDSoBom
      Participante

Desculpe dizer, mas… Eu ri com esse blog :lol:
      É só um frustado q não deve ter dado certo lá e botou a culpa no Canadá, coitado…

Anonymous
      Participante

Ai gente… nem perdi meu tempo indo ver esse blog. Eu já tinha visto o notcanada.com e vi que muita coisa ali era surreal…

Achar que o Canadá ou qualquer outro lugar é o paraíso, só mesmo uma pessoa muito ingênua… Mas se existe paraíso, estejam certos que o paraíso é vc quem faz: a felicidade é vc quem faz, da melhor maneira possível.

Uma pena que a pessoa tenha se iludido tanto a ponto de ‘viajar na maionese’ e esquecer de botar os pés no chão para planejar as coisas…

gustavobk
      Participante

“Not Canada” detected! :bangwall:

hummm…

http://www.communiques.gouv.qc.ca/gouvqc/communiques/GPQF/Janvier2010/18/c9521.html

E aí, amigo?

FCelso
      Participante

Existe duas comunidades no Orkut chamadas “o Québec na vida real” e “Brasileiros em Québec”

Sugiro aos interessados que vejam as mensagens lá postadas, pois refletem a experiência real de brasileiros que estão morando em Québec, mencionando dificuldades, adversidades e perspectivas.

Brasileiros em Québec
      http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=234035

O Québec na vida real
      http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=72251717

Boa leitura!

FCelso
      Participante

Pessoal,

Atualizando a situação, a comunidade O Québec na Vida Real está desativada, bem como o site NotCanada e outros correlatos (que tratam o que não é dito no discurso do Ministério da Imigração do Canadá) . Não sei o motivo para que isso tenha acontecido e, mesmo não concordando com muitos dos pontos exaltados em tais comunidades, considero no mínimo estranha essa situação de repressão à liberdade de expressão.

Chum
      Participante

FCelso,

Fiquei sabendo também que tiraram do ar o notcanada.com, mas que a comunidade do Orkut tinha sido fechada foi novidade pra mim. Que raios está acontecendo?

Anonymous
      Participante

Acredito que ambos foram tirados do ar devido a comentarios preconceituosos.
      Uns dias antes, vi que haviam alguns comentarios e que estes tinham dado origem a uma serie de relatos (pedidos de desculpas, explicações e tudo mas…), porém, alguém deve ter relatado (reclamado)mesmo assim.
      Acontece que algumas pessoas confundem o nome liberdade de expressão, pois, como a democracia não existe, “isto é uma utopia anarquista”, liberdade de expressão então… , o que quero dizer é que algumas pessoas esquecem que “seus” direitos terminam quando começa o direito alheio :alright: e até onde sei existia lá relatos rascista (depende da visão de quem as lê, OK).
      Ficou feio, pois, alguns topicos estavam pesados, criticas inconstrutivas a outras comunidades, etc…
      Eu era novo na comunidade e estava lendo tudo, sinceramente nada de anormal na minha opinião, ou digamos, o que nãoi era normal, era facilmente ignorado, mas pelo jeito, não foi esta a visão do pessoal do orkut.
      Paciência :bigups:

R.E.Taguahy
      Participante

Eu acho que o colega está com a razão ao criar o not canada. Também vou criar um blog: o NOT TRUCO! Trabalho há 3 anos em BH e até hoje não sei jogar truco. Que absurdo! Meus alunos atrapalham minha aula com esse jogo (quando não é aquelas figurinhas de Pokemón) e eu fico com vontade de aprender…mas ninguém me ensina. Lógico, na hora do recreio. Também nunca comi suã, frango com ora-pro-nóbis e nem caçarola. Acho que vou embora de Minas Gerais só por causa disso! :bangwall:

lfantoniosi
      Participante

Eu vi o blogo do cidadao que criou este topico. Que piada, o processo de imigracao dele fracassou dai ele voltou para o Brasil para virar petista! LOL

Quanta falacia. Vomita um monte de coisa e nao comprova nada. Parece discurso religioso contra a selecao natural. Hahahahah

No minimo ele arranjou um empregao publico para defender e mentir tanto sobre o Brasil.

Belinassi
      Participante

Informações sobre a violência em São Paulo. Tirem suas próprias conclusões…A minha já está feita…Canadá aí vamos nós….

http://www.ssp.sp.gov.br/estatistica/downloads/apresentacao2008.pdf

abraço
      Bibi

FCelso
      Participante

Belinassi,

Algumas conclusões que tenho tirado analisando números brasucas e canadianos…

No Canadá é preciso sempre agendar um encontro com alguém (o famoso “rendez vous”) pois corre-se o risco de não se encontrar ninguém (mesmo no caminho) caso não haja acordo prévio.

No Brasil, a proximidade entre as pessoas traz consigo o que há de bom e de ruim.

Canadá 2o maior país em território, população de 33 milhões.

Brasil 5o maior país em território, população de 180 milhões.

Em ambos os países, existem lugares (províncias inclusive), com melhores ou piores índices (econômicos, sociais, etc)

Cabe a cada um notar o que é melhor para si :bigups:

Chum
      Participante

Acho que uma das principais vantagens do Canadá chama-se Statistics Canada. Pode ser por deformação profissional, mas eu acho obrigatório gastar um bom tempo lá pesquisando os dados sobre emprego, crescimento econômico, qualidade de vida, aspectos demográficos, etc. para avaliar se vale a pena ou não imigrar, além do site da OCDE. Leia, analise e decida se vale a pena ou não. Cada um tem suas necessidades e critérios, e pode usá-los em dados concretos, e não em suposições de como é ou deixa de ser.

Pena que a comparação fica difícil, porque nosso pobre IBGE não chega nem perto…

Gus_23
      Participante

Entao, pra maioria que acessa essa comunidade, ávidos por informação, a fase é de muita pesquisa. Nesse aspecto, encontrar pessoas bem e mal sucedidas no Canadá é fundamental. O tal NOTCANADA é mesmo uma piada, mas ele pelo menos levanta a questão sobre se o Canadá é realmente melhor.

Batendo na mesma tecla de inúmeras pessoas que estão no canadá a mais tempo que eu, o grande lance é que os dois paises são diferentes. Você tem que analisar muito bem essa diferença pra saber o que melhor se encaixa com o que você quer pra sua vida.

Quando alguem argumenta alguma coisa sobre qual pais é melhor, ele está levando junto seu ponto de vista. Usem os dados levantados, mas muito cuidado com as opiniões pessoais.
      No nosso caso escolhemos o Canadá e estamos aqui agora testando nossa escolha. So far so good! :-)

Abraços a todos!

FCelso
      Participante

Chum,

O que tenho sugerido ao pessoal interessado em imigrar, além do levantamento estatístico com dados oficiais, é fazer um levantamento “in loco”, ou seja, ficar um tempo no Canadá antes de realmente imigrar. Esse tempo, no meu ponto de vista, incluiria um ciclo climático completo, ou seja, pelo menos 1 ano. Sempre menciono isso porque foi um dos fatores (dentre outros tantos) que me auxiliou na decisão de desistir de imigrar.

Anonymous
      Participante

Olas,

Sei que ando muito sumido por aqui, mas agora ja com 4 para 5 meses de trabalho, vou começar a dar mais as caras por aqui.

Olha, imigrar nao é para qualquer um não. Sempre disse isso. Existem muitos fatores a serem considerados. No meu caso, eu estou em Montreal e muito feliz com minha escolha e conquistas.

Mas o que para uns é bom para outros pode ser ruim…

É um pouco dificil para a maioria (e me encaixava tb no Brasil) vir para ficar aqui por um tempo, tenho dois filhos, so de passagem foi R$ 9.000,00, mais o processo de imigracao, + curso de frances e outros custos. Lógico se ha condição financeira e tempo livre, pois para ficar um tempo por aqui terá que deixar emprego (seria excelente se todos podessem é claro), mas com certeza não é a realidade da maioria infelizmente.

Em menos de 1 ano aqui ja conquistei mais que tinha conquistado no Brasil, e olha que eu trabalhava la das 08 as 22 (1 hora de almoco), fora serviços extras no fim de semana e madrugada.

Náo podemos nos basear no sucesso ou no fracasso de outros para nos decidir. Tipo, eu vou pois fulando ta la e deu certo, ou nao vou porque ciclano nao deu certo. No caso de voce FCelso, que veio ficou um tempo e desistiu de vir, sim, foi uma situações coerente, mas as suas avaliaçoes servem para o seu caso e como a minha serve para o meu caso. Vou repetir, podemos ler relatos de pessoas que vieram e gostaram e nao gostaram, mas nossas decisoes devem partir do principio dos nossos objetivos e nao no sucesso ou fracasso de outros. (pensem nisso).

Ler como esta sendo a vida de alguem e se basear nela como a base para uma tomada de decição é uma atitude muito irresponsavel, vc precisa tomar a decisão sabendo avaliar os riscos e beneficios tomando a decisao pensada e corerente com a sua realidade.

Antes de vir para ca, eu sempre lia os relatos positivos e alguns negativos (raros que saem). Mas eu decidi vir pois acreditei que nao existia um pais exemplo e sem problemas (isso nao existe), mas com certeza justiça seja feita, estou muito feliz com a minha escolha e tenho certeza que se tivesse condiçao de voltar eu fazia tudo denovo. O Canadá me da condiçao de ter uma vida mais digna da que eu tive no Brasil.

Entao, leiam, mas nao leiam somente os relatos de quem esta aqui, procure ler jornais e ver reportagem (tem varios na internet de graça), vc consegue se informar mais sobre o país do qual vc ta querendo fazer parte.

FCelso, sucesso para vc ai no Brasil, e aos que pensam em vir, se informem bem. :)

Um abraço,

Jean

Chum
      Participante

@FCelso wrote:

O que tenho sugerido ao pessoal interessado em imigrar, além do levantamento estatístico com dados oficiais, é fazer um levantamento “in loco”, ou seja, ficar um tempo no Canadá antes de realmente imigrar. Esse tempo, no meu ponto de vista, incluiria um ciclo climático completo, ou seja, pelo menos 1 ano. Sempre menciono isso porque foi um dos fatores (dentre outros tantos) que me auxiliou na decisão de desistir de imigrar.

FCelso, não tenho dúvida de que isso seria mesmo o ideal. Mas nem sempre a gente tem como fazer isso.

Sempre há riscos nos processo que não dá para controlar. Não se adaptar ao clima é um dos riscos que eu estou assumindo, entre muitos outros. Sugeri que as pessoas analisem os dados do Statistics Canada para que elas possam decidir se os possíveis ganhos compensam esses riscos. No meu caso, acho que a perspectiva é favorárvel, e por isso resolvi correr os riscos, mas pode não ser vantajoso para todo mundo.

RickSimon
      Participante

Gente,

De fato esse é um assunto já bem antigo e que nós bem sabemos, vem de gente que não se preparou para a imigração, vem de gente frustrada nos seus ideais e que com o not canada arrumou uma forma de poder expressar sua frustração com baixo nível e sem embasamento.

Que ótimo não é mesmo, o Brasil ter tantas conquistas mas no fim das contas o povo não sentir no seu dia-a-dia nenhum reflexo positivo, a desigualdade social estar cada vez maior, a dificuldade de se conseguir um trabalho digno e ver a criminalidade cada vez mais tornar-se um Estado paralelo, não é mesmo?

Passar frio??? Frio eu passava cada vez que parava meu carro num semáforo e via elementos se aproximarem para tentar levar algo. Frio eu passava quando havia um comando policial e mesmo estando em ordem e sem nenhuma pendência, ainda assim ser obrigado a ouvir insultos de policiais corruptos no intuíto de talvez conseguirem alguma propina para o “cafézinho”.

Frio eu passava cada vez que abria meu holerite e verificava que os rendimentos eram inferiores às contas que tinha para pagar.

Frio eu passava cada vez que participava de uma entrevista de trabalho aonde mesmo eu tendo nível superior completo, inglês fluente, especialização nos Estados Unidos e outras “coisitas mais”, recebia a magnifíca oferta de um salário de R$ 1.500,00 e muitas vezes até menos, ai sim eu tinha muito frio.
      Aqui graças a Deus a coisa está bem quente, mesmo quando a temperatura está em -40º. Tenho dito!

RickSimon
      Participante

Amigos de jornada,

Um detalhe importante, esse cidadão o qual se faz passar por educado postando aqui sua “opinião” e divulgando seu blog fez um comentário de tão baixo calão no nosso blog(Ri e Ro – Agora em Laval), tão mal educado, com palavras muito baixas e extremamente ofensivas.

Ou seja, entra numa comunidade com propósito totalmente contrário ao que a mesma propõe, faz propaganda de seu blog fraco e contraditório, uma vez que diz ser tão brasileiro mas posta informações em inglês.

E o mais importante de tudo, se o sujeito é tão patriota, tão amante do Brasil do jeito que diz, por que cargas d’água foi imigrar para o Canadá???? Por que perdeu seu tempo e dinhero???

A resposta é uma só, trata-se de pessoa sem competência para se estabelecer, não pesquisou, não se preparou, não correu atrás, achou que ia chegar aqui com banda tocando no aeroporto e limosine pra levar até o novo emprego de $ 10.000,00 por mês mais benefícios.

Pela resposta esdruxula que deixou no nosso blog, aliás respondeu também em inglês (diga-se de passagem um inglês de pré-escola), nota-se o baixissímo nível intelectual e falta de competência para aceitar opiniões adversas, então não é de se estranhar que não conseguiu nada aqui no Canadá.

Tenho visto muitas pessoas com pouca fluência no francês e também no inglês mas que mesmo com toda a dificuldade estão indo atrás, estão trabalhando, estão estudando e dessa forma plantando sementes que trarão frutos positivos, com certeza.

Aqui não é o paraíso do mundo, não é terra prometida, mas é muito melhor do que anteriormente eu e minha família estavamos vivendo, não nos arrependemos em nada, nem um centavo gasto no processo.

Mas cada um tem seus objetivos e ideais, entretanto senhor notcanada, você veio até esta comunidade, divulgou seu blog e quando recebe um comentário sem ofença, mas expressando uma opinião, o senhor responde com grosserias e ofensas! Ja mostrou que não tem competência mesmo! Situe-se cidadão!

Desculpem o desabafo amigos!

Ricardo

FCelso
      Participante

É como bem diz o Jean!

@Jean wrote:

Náo podemos nos basear no sucesso ou no fracasso de outros para nos decidir. Tipo, eu vou pois fulando ta la e deu certo, ou nao vou porque ciclano nao deu certo. No caso de voce FCelso, que veio ficou um tempo e desistiu de vir, sim, foi uma situações coerente, mas as suas avaliaçoes servem para o seu caso e como a minha serve para o meu caso. Vou repetir, podemos ler relatos de pessoas que vieram e gostaram e nao gostaram, mas nossas decisoes devem partir do principio dos nossos objetivos e nao no sucesso ou fracasso de outros. (pensem nisso).

Ler como esta sendo a vida de alguem e se basear nela como a base para uma tomada de decição é uma atitude muito irresponsavel, vc precisa tomar a decisão sabendo avaliar os riscos e beneficios tomando a decisao pensada e corerente com a sua realidade.

Boas Ricardo,

Realmente, o notcanada é uma afronta ao bom juízo, eu me dei o trabalho de olhar o site, ler as informações e FILTRAR. Fui embusca das confirmações do que era mencionado no site e, para citar um exemplo, lá dizia que haviam 16 pontes e viadutos qe haviam caído no Québec. Entretanto, o que havia na realidade era uma ponte/viaduto que havia caído em Québec, as outras 15 construções eram nos EUA ou no restante do Canadá (não lembro agora pois faz tempo que li essa informação). Sendo assim, o pessoal interessado em imigrar deve ter aquele noso velho filtro que desenvolvendo já quando vemos na TV, ou lemos no jornal as notícias, lembrando sempre que existe a possibilidade da malícia, além da própria subjetividade de quem passa, edita e processa a notícia. A propósito, o site do notcanada continua sem dar sinal de vida…

Um ponto que gostaria de frisar, que você acabou por interpretar de maneira incorreta, eu não mencionei o frio quando sugeri que o pessoal fique um ciclo climático completo no Canadá antes de decidir pela imigração. E eu não mencionei o frio porque na verdade eu passei menos frio em um ano inteiro no Canadá do que no mês de “inverno” seguinte aqui no Rio Grande do Sul. O que realmente me deixou bastante apreensivo foi a sensação de confinamento, passando grande parte dos dias em lugares fechados, por mais de 6 meses, não podendo sair com roupas leves durante grande parte do ano, inclusive no verão (devido à chuva constante ou então à temperatura noturna), além de não poder aproveitar os cursos d’água (como exemplo, num dos dias mais quentes do verão, quando chegou a 32oC a sensação térmica, eu fui até a parte de cima da Cascata Montemorecy para nadar, e não foi possível porque consegui somente entrar na água até os joelhos, tendo a sensação de agulhadas na pele). E, como mencionei na mensagem anterior, essa questão do clima (especificamente relacionada a ficar muito tempo – na minha opinião – em lugares fechados, e sem poder aproveitar realmente a natureza) foi um dos fatores que me ajudaram a decidir ficar no Brasil, especificamente na província do Rio Grande do Sul, de onde sou natural. Evidentemente que existem “Brasis”, de modo que é muito importante cada um ter uma boa noção de como é onde está e de como será no Canadá (ou qualquer outro país que para onde se deseje imigrar.

Acredito que essa comunidade séria é uma das melhores fontes de referência para quem deseja imigrar para o Québec, por isso continuo contribuindo na medida do possível com informações, dicas e minhas próprias opiniões e experiências, para que o pessoal tenha uma noção mais realista do que terá pela frente.

Sucesso a todos!

Carlos_Santos
      Participante

Obrigado Celso pela atençao e contribuicao aqui na CBQ!

Quantos vieram, passaram, aproveitaram e nunca mais voltaram aqui…… isso faz parte, mas devemos valorizar quem nao o faz!

Merci!

Abraços

RickSimon
      Participante

Celso,

Olha só, acho também super válido saber tanto das boas coisas como também do que não é tão bom assim e não tenho dúvido que toda e qualquer informação aqui postada tem seu valor e de forma alguma quis ofendê-lo.

O que aconteceu é que visitei o blog que foi aqui divulgado e fiz um pequeno comentário, justamente nessa linha de pensamento, que assim como há tanta coisa positiva do Brasil, algo que o blog enaltece fervorosamente, há também muita coisa ruim infelizmente e que cada um tem seus próprios objetivos, enfim foi um comentário normal, sem palavras de baixo calão, sem ofensas, apenas uma opinião, assim como acontece aqui na CBQ há tanto tempo. Só que recebi dois comentários no meu blog como resposta do que eu escrevi, tão ofensivos, tão de baixo nível, tão sem propósito que realmente a gente fica se perguntando, por que isso?

Então por isso utilizei o “frio” como exemplo, entende?

De fato cada cabeça é uma sentença e cada um tem suas espectativas e objetivos, eu também tenho amigos que não viriam para o Canadá nem mesmo se tivessem garantidos, moradia gratuíta, bom emprego e carro novo, porque eles tem sua própria concepção de vida e estão bem do jeito que estão no Brasil, como disse, cada cabeça uma sentença.

Mas por favor não tome como algo direcionado à você, de forma alguma quero passar a idéia errada, ok?

Até mais,

Ricardo

FCelso
      Participante

Ricardo,

Não esquenta que não levo essas coisas para o lado pessoal. Além das respostas mal educadas que você recebeu pelo blog, tens que notar a baixa (ou talve nenhuma?) credibilidade do site notcanada, simplesmente por jogar as informações no ar sem as fontes, isso é básico!

Carlos Santos,

De rien, mon ami! :wink:

Eu me sinto no dever moral de continuar contribuindo como posso nessa comunidade. Em primeiro lugar, porque o discurso nas palestras da Imigração ao Québec não demonstram toda a realidade como ela é. Detalhe, eu não havia tomado conhecimento dessas palestras antes de começar a frequentar a CBQ; eu encontrei a CBQ depois que estava em Québec, e fiz todo meu processo de CSQ sem utilizar as informações daqui, porque apliquei direto em Montréal, e as informações daqui (relativas ao processo) são úteis para quem aplica do Brasil. Em segundo lugar, porque o Brasil (os impostos pagos pelos cidadãos no Brasil) pagaram meus estudos de mestrado e doutorado (bolsas de 2 e 4 anos, respectivamente), e o Canadá (impostos pagos pelos cidadãos no Canadá) pagou meus estudos de pós-doutorado em Québec (bolsa de 1 ano).
      O que me interessa mesmo é que as pessoas possam escolher o melhor para si, de modo consciente. E nisso a informação de fonte segura é fundamental.

Lu_campinas
      Participante

Olá pessoal,

O blog em questão esta desativado, mas pelos comentários creio que não perdi grande coisa…
      A CBQ tem sido um fonte de informação importantíssima pra mim, pelo menos nos que diz respeito a prós e contras dá pra encontrar muitas opiniões diversas por aqui.
      Penso que como qualquer projeto de vida, a ideia da imigração deve ser muito bem planejada, levando em consideração todos os possíveis riscos, sem fechar os olhos para os obstáculos, mas tentando encontrar meios de vence-los, como alias deve ser feito aqui no Brasil ou em qualquer lugar…
      Há cinco anos minha família se mudou de São Paulo pra Minas Gerais, e apesar de ser apenas uma mudança entre estados (vizinhos diga-se de passagem) nós encontramos inúmeras dificuldades de adaptação, desde o sotaque rsrsrsrs, até costumes locais, comida, (ai que saudade da nossa pizza paulista…), eu vim desempregada, meu marido foi transferida pela empresa, então encontrei dificuldade de inserção no mercado de trabalho, (a tal rede de contatos) mesmo tendo experiência profissional… Mas depois de um tempo aproximadamente um ano, eu já estava trabalhando (em dois empregos rsrsrsr), tinha novos e bons amigos e adorando o caldinho de mandioca muito consumido aqui, acostumei também com a pizza daqui… bem esta é só uma reflexão, se foi assim aqui dentro do próprio País posso imaginar uma mudança tão mais radical…
      por isso volto a dizer que este espaço é realmente muito importante, e que pessoas como o Carlos, o Sandro, a Patinha a Pét :bigups: ula que estão por ai e como o Fabrício que voltou, são muito especiais por compartilhar aqui suas experiências de vida…
      Muito obrigada a todos
      :bigups: :bigups:
      Luciana

_TAZ_
      Participante

thiagoelizie
      Participante

AHAHAHA! Gostei dessa… admiro esse nível de bom humor! Mandou bem, TAZ.

Visualizando 39 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.