Antecedentes Criminais – Holanda

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 2ª Parte – Federal Documentos Antecedentes Criminais – Holanda

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Autor
      JF
      Participante

Olá pessoal!

Vou deixar aqui meu relato sobre os antecedentes criminais holandeses, caso alguém precise no futuro!

1. Informações do CIC
      http://www.cic.gc.ca/english/information/security/police-cert/europe/netherlands.asp

Comecei lendo as informações oficiais no site do CIC, que não são nada animadoras! O processo parece super complexo e diz que você precisa de um representante na Holanda para aplicar em seu nome.

Acabo de ver que essa página foi atualizada em Dezembro de 2010 (depois que eu havia consultado) e agora inclui o envio da documentação para a embaixada do Canadá na Alemanha. Uma confusão! (Antes o consulado na Alemanha só estava envolvido no processo de quem mora na Holanda).

Não me conformei com tanta burocracia e fui ler o que o site do ministério da justiça da Holanda falava…

2. COVOG / Ministerie van Justitie
      http://english.justitie.nl/images/712739%20Verklaring%20Totaal_tcm35-81650.pdf

O órgão responsável por emitir os certificados da Holanda tem um PDF em inglês com instruções mais amigáveis (link acima). Lá eles te dão 2 opções: aplicar pessoalmente ou via um representante.

Eu ia pedir a uma amiga Holandesa para fazer o processo por mim. Mas antes, enviei um e-mail para tirar uma dúvida sobre a forma de pagamento. A resposta do e-mail foi a seguinte:

Unfortunately you haven’t been informed correctly. You do not have to authorise someone to apply on your behalf. The following information applies to your situation.
      Enclosed the needed information about how to apply for a certificate of good conduct.
      Attached you can find the application form and the brochure.
      The Dutch form has to be used for the procedure.

We need you to send along:
      · a completed application form
      · an official document which states what the purpose is of your application, provided by the interested party
      · a copy of your valid identity document (i.e. a passport, drivers’ licence)
      · the copy of payment of the sum of €30.05

The section ‘2. Data organisation/establishment’ has to be filled out by the department that requires the certificate. If they are unable to do this, an official letter or brochure which states that you have to apply for a certificate of good behaviour will do as well.

Fiquei muito feliz de poder fazer tudo pelo correio!!

Eles enviaram também os dados necessários para que eu pudesse fazer uma ordem de pagamento internacional (money order). Fiz pelo itaú e me custou R$40 (façam pela internet, pois na agência o mesmo processo custa R$150!).

3. Maura

Com as informações acima, entrei em contato com a Maura, pois precisava de uma carta ou documento oficial para justificar meu pedido. A Maura releu comigo o procedimento informado no site do CIC. Expliquei que o próprio COVOG havia me instruido de outra forma e que eu estava fazendo o procedimento indicado por eles.

Ele me pediu que eu encaminhasse o e-mail do COVOG para ela, mas nunca me respondeu. Liguei mais uma vez e ela me disse que um outro departamento estava analisando meu pedido. Mais uma semana se passou e eu liguei novamente e ela me disse que não poderia emitir uma carta do consulado se isso não estava no processo oficial do CIC, e que o consulado do Brasil iria entrar em contato com o consulado da Alemanha para verificar qual era o procedimento correto. Ou seja, ia demorar uma eternidade…

A Maura foi muito atenciosa todas as vezes que conversamos, mas infelizmente, consulados tem essas restrições burocráticas. Sempre que falei com ela, pedi meu número de processo, mas aparentemente minha pasta estava no tal do outro departamento para verificar o que seria feito. Fiquei com muito medo dessa confusão toda atrasar meu processo!

Desisti de esperar e enviei a documentação sem a carta do consulado daqui. No lugar disso, imprimi a página do CIC que fala que precisamos dos antecedentes e escrevi uma carta ao COVOG explicando o motivo do meu pedido.

Deu tudo certo e em cerca de 1 mês, recebi meus antecedentes em casa! :-)
      Veio uma folha em Holandês, com um resumo em inglês no final.

É isso! Peço desculpas pelo longo relato, mas queria deixar aqui todos os detalhes para ajudar alguém que possa ter os mesmos problemas que eu!

Qualquer dúvida, podem entrar em contato!

Carlos_Santos
      Participante

Excelente inciativa Ju!

Obrigado pela contribuiçao!

Ventura
      Participante

Ju, parabens pelo relato! Excelente contribuição para a comunidade. Como ficou seus antecendentes da Australia? Eles aceitaram com o modelo do FBI? Se possivel, nos atualize como foi o processo e qual é o melhor caminho!!

Abs.

Ventura

Mari14
      Participante

Olá,

Gostaria de saber o contato com a Maura, telefone e ramal.

Muito obrigada

JF
      Participante

Oi Ventura,

Quando enviamos o formulário do FBI, enviamos também uma tradução com papel vegetal sobre o formulário oficial da PF Brasileira. Uma dessas 2 coisas funcionou, mas não sabemos qual!

Eu escrevi o final da história lá no tópico dos antecedentes australianos:
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/3/4028.html?start=15

Final feliz! :-)

Ventura
      Participante

Valeu, Ju! Eu acabei nao vendo o topico!

Abs.

Ventura

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.