Animais de Estimação – Mudança nas Regras de Transporte

Home Fórum Ainda no Brasil Viagem e Passagens Animais de Estimação – Mudança nas Regras de Transporte

Visualizando 60 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4946
      lfantoniosi
      Participante

      Gente,

      Esta notícia é um balde de água fria para quem pretende levar seu pet consigo ao Canadá. A AirCanada já mudou as regras para dentro do Canadá e está esperando a aprovação da Canadian Transportation Agency para alterar também para os vôos internacionais. Entretanto, pelo relato de gente que está tentando embarcar com seus animais nos próximos dias, a AirCanada já está boicotando o embarque dos animais pelos motivos mais estapafúrdios.

      A partir de agora, animal só através da Air Canada Cargo como Live Animal, um serviço bem caro por sinal.

      Bom, a este momento os demais proprietários de animais devem estar pensando em usar outra companhia aérea, mas eu já digo que isto é uma tendência mundial na política contra atentados terroristas (é eu entendo, meu cachorro é um cachorro-bomba), e em breve todas as companhias aéreas deverão adotar este comportamento.

      Agora eu me pergunto: e os imigrantes? Que não tem com quem deixar o animal por aqui até que cheguem lá no Canada? Vamos fazer o que??? Teremos que contratar mais serviços ainda?

      Vejam a notícia da Air Canada:
      http://www.aircanada.com.br/info/default.aspx?pageid=20

    • #18204
      fabiana
      Participante

      Ola,

      Realmente essa noticia nao foi nada agradável. Já que nao podemos contar com a Air Canadá, o jeito é ir por outra companhia… acho que America Air Lines . O problema é que teremos que pedir visto de transito para os EUA, ou seja, mais burocracia e despesas!!! Se alguem souber como funciona esse esquema de visto de transito, peço, por favor, que poste informaçoes.
      Uma coisa é certa: faço o que for preciso e gasto o que for necessário p levar meu cachorro. Deixar ele para trás? Nem pensar!

      Abraços,
      Fabiana

    • #18211
      AleBHZ
      Participante

      Talvez seja interessante entrar em contato com a Air Canada para saber se os vôos entre Brasil e Canadá já têm esta restrição.

      A British Airways tb está adotando este procedimento, que será seguido gradativamente pelas outras companhias.
      Compreendo as precauções que eles estão tomando, mas fico triste por isto dificultar a vida de vários amigos que pretendem levar seus pets. A Air Canada Cargo (sei lá o nome do serviço de cargas deles. rsrsrs) poderá ser a opção, mesmo que mais cara.
      Agora eles têm medo dos terroristas colocarem bombas nos dogs… rsrsrs

      Fabi,

      não sei se a American Airlines seria mais flexível, pois eles nem liberaram franquia de bagagem para alguns imigrantes que foram via Estados Unidos (o que a Air Canada tem feito com facilidade).
      Vale lembrar que foram os aviões da American que se chocaram contra as torres do World Trade Center. Eles devem ser mais paranóicos que qualquer cia. aérea em relação a terrorismo. Ah, teve avião da United naquela época tb…

      Tomara que no final dê tudo certo e possamos respirar aliviados, com os pets junto…

      Abraços,

      Alê

    • #18220
      reganem
      Participante

      ah, que saco essa notícia.

      De qualquer forma ainda tem jeito, não é?

      Eu também pago que o for para levar meu Dubinho.

      Abraços

    • #18221
      lfantoniosi
      Participante

      Pelos relatos no yahoo, a AirCanada está inventando desculpas para não embarcar…

    • #25044
      Jafar
      Participante

      Pessoal, mudou alguma coisa em relação ao envio dos pets (bixos), só da para enviar por carga mesmo? Pergunto, pois gostaríamos de levar o nosso gato. :roll:

    • #25047
      makeloo
      Participante

      Eu estou levando a minha gata, e no ato da compra da passagem eu fiz a minha reserva vinculada a um animal. Quando o bilhete foi emitido mandaram um documento confirmando a reserva do animal comigo. Então, pela Air Canada já está tudo certo. Eu so tenho que apersentar no ato do embarque os documentos dela e do ministéio da agricultura.
      O pior é a TAM, que so confirma o animal com 15 dias antes da viagem. Eu comprei a minha passagem em agosto de 2007 para voar em março de 2008. O voo de BH para SP é o trecho mais mediocre de toda a minha viagem e ele são os que estão, até o momento criando caso.

      O legal é que eu já tenho um E-mail  da Air Canada confirmando o meu animal comigo.

      Verifiquem isso junto ao agente de viagem de cada um de vocês.

      Depois eu posto como foi a viagem
      um abraço

    • #25049
      lfantoniosi
      Participante

      makeloo,

      Este documento do ministerio da agricultura vc consegue como? Pelo que eu li é preciso uma carta do veterinário traduzida em frances ou ingles atestando a data da ultima vacinação contra a raiva.

      Felipe.

    • #25069
      juedemattos
      Participante

      Segundo um email que recebi da Air Canadá, o sistema de transportes é aprovado pelo American Kennel Club. Mas fico cheia de dúvidas tipo quem vai alimentar o bichinho durante a viagem, vou entregá-lo no aeroporto e depois só pegá-lo em Montréal, ainda é tudo muito confuso. mas o pior de tudo é nãosabe se meu yorkshire de apenas 1,5 kgrs vai aguentar uma viagem como essas. Não consigo imaginar deixando ele aqui, mas por outro lado tenho medo que ele não aguente a viagem. Alguém que já levou algum bichinho, será que pode relatar aqui como foi a experiência???
      Beijinhos, Ju.

    • #25113
      Pessoa
      Participante

      Quando morei na França nós compramos um York. Quando voltamos para o Brasil, ele veio dentro do avião e ficou no nosso pé dentro da mala-cama dele. Para ele não ficar agitado o veterinário indicou um remêdio para dar e o meu York dormiu a viagem inteira de 12h. Foi excelente pois ele nem se quer mexeu, ficou deitado dormindo.

      Acredito que seja uma boa opção procurar com o veterinário algum tipo de remêdio que deixe o animal dormindo. Ele não vai morrer se ficar 10-12h no avião sem comer. Melhor que ele ficar agitado, latindo etc.

      Acredito, também, que se o animal for se transportado em avião de carga, seria bom dar um remêdio, pois ele pode ficar com medo e agitado e se machucar. Isto se a empresa não der sem vc saber extamente para evitar agitação.

      Se eu tivesse um animal de estimação, eu daria um remêdio indicado pelo veterinário para que ele ficasse dormindo durante toda a viagem. Lembro que nós demos o remêdio quando já estávamos dentro da área de embarque.

      Isto é apenas uma sugestão.   :wink:

    • #25116
      makeloo
      Participante

      O processo queeu estou passando com a Tita (minha gata) é o seguinte.
      Levei-a ao veterinario dia 29/01 e peguei todas as informações que eu precisava, além das que o meu agente de viagem me passou.
      A primeira coisa  e a mais importante de todas e a vacina contra raiva. No Canadá não existe raiva e por isso eles não aceitam animais que não seja vacinadoscontra a raiva. Essa vacina TEM que ser aplicada  30 dias antes da viagem no mínimo pois leva 21 dias para fazer efeito. Essa exigência éda Air Canadá. Depois de vacinada eu terei que voltar  com a Tita ao consultorio do veterinário para que ele faça um ATESTADO DE SAÚDE dela. Nesse atestado ele vai relata que ela écastratada, peso, datas das vacinas (agora todas as vacinas já tomadas por ela, além da vacina contra raiva).
      Com esse atestado mais o cartão de vacina, onde consta a data e o selo da vacinada contra raiva e aassinatura e o carimbo do veternário (além disso o veterinário da Tita ainda deu uma declaração  de que ele a vacinou contra a rainva no dia 29/01), Vou NO DIA DA VIAGEM ao Ministério da agricultura para expedir a autorização de viagem dela. Os documentos são todos em português, não tem que traduzir nada.

      Como a minha viagem vai ser muito longa poisdevo chegar com a Tita ao aeroporto as 11 da manhã eu so vou chegara Sherbrooke  no dia seguinte por volta das 8 da noite.  O veterinário  me indicou fazer o seguinte:
      BH-SP ela vai acordada. Terei que alimenta-la antes de sair de casa e depois em SP. O Veterinário faloupara eu jogar umpouco de ração na casinha dela, se ele comer  ótimo, se não, não haverá problema.
      SP – Toronto Ela vai dormindo poie ele me dará um remedinho para ela dormir. Porém vou ter que jogar o remedio fora pois não posso embarcar com líquidos na bagagem de mão, muito menos um calmante forte como o remedio que o médio receito, isso mesmo com a receita em mãos. É uma questão apra evitar problemas.
      Em Toronto, jácombinei com um amigo que vive lá que me levara um pacotinho ração para que eu a dê. Eu não posso levar ração do Brasil, é proibido pela Air Canadá e pelo governo do Canadá. então lé em Torono ela vai comer novamente.
      Chego em toronto por vota das 6:30 da manhã e só vou para Montreal as 15 pois antes não há voos que tenham os porões climatizados. Entre esse meio tempo ela vai comendo comforme a necessidade dela.
      A água  o veterinário sugeriu que eu comprasse par ela já ir se adaptando , um bebedro como os de passarinhos, porém os de gato o animal bate a patinha no bico dele e a água sai.
      Toronto – Montreal – Sherbrooke ela vai acordada pois eu não mais terei o remidinho.
      A princípio ela vai no porão do avião, porém o meu agente me sugeriu solicitar ao comandante do voo que ela vá na cabine comigo. Se autorizado ela dorme tb de BH para SP.

      Espero que tenha ajudado e qualquer novidade eu aviso.

    • #25117
      makeloo
      Participante

      Para ir ao Ministério da Agricultura os documentos pode estar em Português mesmo. Não é necessário traduzir nada
      Um abraço
      Marcelo

    • #25118
      Pessoa
      Participante

      Makeloo,

      Até 100oz vc pode levar na bagagem de mão, desde que esteja dentro de um ziplock.
      Minha esposa leva pasta de dente, colírio e outras coisas em pequenas quantidades e nunca tivemos problemas para embarcar em vôos internacionais desde a criação desta regra.

      Quanto ao remédio, será que não existe um igual ou uma versão em pastilha? Se existir, vc amassa a pastila e coloca dentro de alguma coisa que sua gata goste de comer, isto se vc não conseguir fazer ela engolir.

    • #25253
      makeloo
      Participante

      Pessoa,
      Valeu pela dica.

    • #25306
      marciobarros
      Participante

      Repassando:
      Consultando a AIR Canada sobre levar meu casal de boxer para o Canadá, descobri que somente é aceito um DOG por vôo.

      “Sr. Marcio, boa tarde.

      Só é aceito um cachorro por vôo nas aeronaves Air Canada.

      O transporte de animais para o Canadá poderá ocorrer mediante reserva prévia através
      do telefone (11) 3254 6630 ou de sua agência de viagens, com posterior pagamento
      pelo transporte no valor de US$ 213.00, no dia do embarque. A casinha do animal
      deverá ser confortável e alta o suficiente para que o animal possa se locomover.
      Rodinhas não são aceitas.

      Quanto à documentação necessária para a aceitação do animal no Canadá, solicitamos
      que entre em contato com o MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA através dos
      seguintes telefones ou email:

      (61) 3218 2829
      (61) 3218 2317
      vigiagro@agricultura.gov.br

      A documentação é de responsabilidade do passageiro, não podendo a Air Canada se
      responsabilizar pela falta da mesma.

      Atenciosamente,

      Lydia.”

    • #25501
      marciobarros
      Participante

      Pessoal

      Alguém tem informação sobre plano de saúde para dogs no Canadá?
      Tem um casal de boxer e gostaria de ter um seguro saúde para eles.

      Abraços

    • #26253
      fabiopolonio
      Participante

      Salut a tous!!

      Estamos com um grande plb, queremos levar nosso cão um Akita de 3 anos e pesa 35KL e air Canadá viagens não leva acima de 32kl, somente por air Canadá/cargo 011-64433434 liguei , e não fazem a exportação por pessoa fisica somente por despachante aduaneiro, 11-64456096 é cobrado por CUBICO  e o envio fica  2.850,00 (1.650,00US) mais 266,00 de taxas aduaneiras   e   outras taxas referentes a veterinario e transcrição da carteira de vacinação, tudo isto saindo de sp(guarulhos), como estou em Curitiba mais o transporte cwb/sp, é muito caro, para levar nosso cão no total com todas as despesas até se estabelecer fica em torno de 5.000,00 ,  tem que pensar muito antes de decidir se devemos levar ou não ,em Quebec onde vamos morar os hotéis de cães custa em torno de 12, a 20 CAD até conseguirmos locar uma casa, pois ap não tem como , e outra, a maioria das casas que encontrei não aceitam cães, é complicado se alguem souber uma maneira mais facil por favor  poste aqui, e também se puderem opinar agradeço,um grande abraço a todos.

      http://www.fabioejuli.blogspot.com

    • #26256
      Patinha11
      Participante

      Olá Marcio ,
      Também pretendemos levar nosso boxer,qual o peso dos de vcs ? Comentaram sobre isso com a Air Canadá ?
      Se for acima de 35 kg (com o transporte),tem que ser pela Cargo…sabe dos valores ?
      Agradeço se puder informar…
      Nosso grandão pesa 35 kg e fará 10 anos em agosto,ele é parte de nossa família…
      :) Abçs.

    • #26263
      marciobarros
      Participante

      Não havia me informado sobre a questão do peso, e então tenho um problema com o transporte do “Thobias” (o macho). Pelo comentário do Fabio fica muito oneroso levar pelo cargo. Já tinha visto que não poderia levar os dois juntos….nossa….fiquei confuso agora, pois também os consideramos parte da nossa família.

    • #26271
      Patinha11
      Participante

      Vamos dividindo nossas informações aqui ou em nossos blogs(quem tiver é claro)acredito que acharemos a melhor solução,entendemos bem o que sentimos pelos nossos amiguinhos,então vamos nos ajudar! Hoje entrarei em contato com a Air Cargo,logo em seguida postarei aqui o que descobrí.
      Qual a idade do Thobias ,Marcio?Como disse Lancelote já irá fazer 10 anos, não há como se adaptar bem longe de nós agora…até colírio ele só deixa meu marido pingar nele…Imagina que loucura deixa-lo para trás na hora em que estaremos mais em família do que nunca !
      Vamos ter fé amigos!
      Bjs. :clover:

      http://patinhaemarcelomontreal.blogspot.com/

    • #26286
      marciobarros
      Participante

      O Thobias e a Ada irão fazer 7 anos em agosto. Nossa idéia é levar a Ada conosco e o Thobias iria depois.
      Vou pesar o Thobias e se estiver pesado além da medida da air canada, vou colocá-lo de regime…rsrsrs
      Creio que dá para ele chegar nos 30kg sem problemas.

      Nós tínhamos 3 boxers, uma outra fêmea preferimos doar para um casal de amigos, pois levar os 3 seria mais complicado. Mas o casal não dá para separa levando somente um.

    • #26331
      Patinha11
      Participante

      Marcio nossa história tem suas semelhanças…hehe…O grandão é de agosto também,dia 02.Antes tínhamos 03 boxers,mãe,pai e filho…a mãe doamos depois dela armar uma fuga terrível(essa havia sido a terceira vez) roendo 02 alambrados e me deixar 5 dias sem comer de tanta preocupação :cry:  para encontrar o Lancelote…sim,pois ela e o filho nem se afastaram de nossa rua…eu fiquei doente mesmo de tanta preocupação!
      Depois resolvemos ir para o Québec e vimos que não seria possível ir com toda a ”arca de Noé” para lá! (temos 02 gatos também)Então seguí um critério,se tinhamos que doar mais um que fosse aquele que teria mais facilidade em se adaptar a uma nova família humana,então doamos o filhote(na ocasião com 3 aninhos) para uma família maravilhosa que nos manda fotos e notícias regularmente.
      Já pensei em fazer uma dieta no Lance,mas não conversei com a médica dele ainda,é uma opção razoável…vcs moram em que cidade ?eu descobrí um hotel em São Paulo que funciona de forma diferente,…eles ficam com alguns cães temporariamente e outros como residentes,tem casos como esses(de donos que viajam ,se mudam,etc)SE for o caso de não dar para levar os dois juntos.
      Se quiser dar uma olhadinha no site…http://www.caopestrepark.vet.br/?gclid=CJWl86_X9JECFQUYlwodwn7syA
      :) Um abraço.

    • #26332
      Patinha11
      Participante
    • #26461
      petula
      Participante

      Pessoal, obrigada pelas dicas! Mas então como é isso? Só poderia por Cargo Live e agora pode de novo levar de novo consigo no avião?

      Alguém já experimentou os procedimentos de Cargo Live?

      []d
      Petula

    • #27351
      petula
      Participante

      oi, pessoal.

      não estou entendedo uma coisa: a air canada não havia passado a recusar animais no vôo? eu vou levar 2 gatos, ou seja, animais que, individualmente, caberiam em na parte do pé do passageiro, no caso, eu. mas já estava pensando que eu os teria que enviar de “cargo live” desde a última notícia da air canada de 2007.

      se alguém tiver viagens bem sucedidas com os animais no vôo, por favor, comente aqui conosco. eu já esto cogitando delta airlines: mais cara, escala nos eua (e com isso mais papelada), mas pelo menos o bichinho(any small pets) pode ir na cabine com o dono.

      bjks
      p

    • #27353
      petula
      Participante

      pessoal,

      quanto a dicas, digo o sgte: deixem o animal aqui, inicialmente. se possível com alguém que ele conheça, pra não sofrer muito coma saudade. tenho a minha mãe para me apoiar quanto a meus gatos (eles só irão depois), mas sei que nem todo mundo tem esse “luxo” de parentes e amigos.

      enfim, primeiro acho que é ir e conseguir um ap/casa que aceite pets. só depois levar os “bambinos”. outra solução é enviar o bichinho antes para algum colega lá nos eua (e entrar via rodovia, levando o animal consigo) ou no canadá. tenham certeza de que quando eu estiver lá oferecerei espaço pros amigos que precisarem disso. sei como nossos bichinhos são muito importantes pra nós, parte de nossa família.

      quanto ao transporte, é caro mesmo. eles SUPOSTAMENTE oferecem um serviço de qualidade para coisinhas vivas, então tem todo um esquema de aclimatação e acomodação dos animais. mas realmente eu não sabia que estava tão caro! 3 pratas! deve haver alternativas.

      enfim, acho mais barato deixar o(s) animais aqui do que já levar e deixar em hotéis de animais lá, pois mesmo os serviços caros aqui sairão mais em conta. daí dá pra ir capitalizando lá e arranjar um lugar em que ele possa ser bem aceito.

      []s
      petula

    • #29353
      Patinha11
      Participante

      Fabio !
      Pelas datas imagino que já tenham ido…como procederam com seu Akita ? Levaram ?
      Se sim, por favor peço que compartilhem conosco aqui pois estamos próximos de nossa ida também ,e temos um boxer com o mesmo peso !
      Grata !!
      :shaun:

    • #29948
      Patinha11
      Participante

      Ressucitando esse tópico !!!!

      Acabei de receber um orçamento de uma empresa de despachantes aduaneiros indicada pela Air Canadá,a Giantcargo.

      Pedí informações para levar nosso cachorro Boxer que pesa 35 kg de São Paulo até Montreal.

      Segue o email na íntegra:
      Segue cotação p/ ( Montreal ) – Canada – via Toronto – Cia Aérea – Air Canada

      Segue anexo docs, Modelo de atestado de saúde, procuração e ficha
      solicitando dados de embarque dos animais.

      Os atestados de saúde tem que sér assinados pelo veterinário um dia antes do
      embarque.

      Favor enviar cópia de; Atestados de saúde, carteira de vacinação,procuração
      assinada com firma reconhecida.

      Tarifa: USD 11,44/kg
      Dims: 110x68x89cm x1

      Peso Taxado
      111,00  

      Frete Aéreo
      1.269,84
      Fuel
      42,75
      Armazenagem
      10,00
      AWB Fee
      85,00
      RAC
      80,00
      MCZ
      20,00
      DBC
       
      Total
      U$ 1.507,59

      Honorários: R$ 580,00

      Outra coisa,recentemente estive em contato com a Air Canadá e perguntei sobre a existencia de limte de animais por vôo ou por passageiros,eles confirmaram que não haveria problemas de levar até 8 animais por võo já que onde os animais vão(no porão climatizado das areonaves grandes) há bastante espaço.Quando são aeronaves pequenas,não podem voar com animais após o dia 15 de dezembro por causa do inverno e não haver garantia da climatização nesses porões.

      Até !

    • #48358
      viniciusst
      Participante

      Bom dia!
      Estou reabrindo essa discurssão pq estou com muitas duvidas.
      Tenho uma cadela de 7KG. Ela não é grande, é mediana. Tem 70 de comp., 15 de larg. e 40 de altura.
      Pelo site da air canada, fala q o tamanho da caixa para cachorros é de 23 x 40 x 55 para viajar junto comigo.
      Senão ela teria que ir junto das malas? Pelo menos é o q fala no site. Alguém ja levou o cachorro no compartimento de mala? Eles que dao ração, agua? Alguem sabe se eles maltratam? Como funciona? Minha cadela era de rua e adotamos. Não quero q ela sofram mals tratos nunca mais.
      Por isso meu medo/receio.

      Muito Obrigado.

      Vinicius Teixeira

    • #50619
      familia_brito
      Participante

      Também gostaria de mais informações…alguém?

    • #50620
      familia_brito
      Participante

      Também gostaria de mais informações…alguém?

    • #57894
      skyhawks
      Participante

      Pessoal,

      Estou re-abrindo esta discussão para tratar da documentação necessária para suportar o transporte do animal, independemente se o mesmo ocorrerá dentro da cabine ou no compartimento de carga.

      Que documentos são exigidos para a saída do animal do Brasil e a entrada do mesmo no Canadá, sem riscos do mesmo ter sua entrada negada ou ir para quarentena.

      Por cima, sei que são exigidos:
      1- Carteira de Vacinação
      2- Laudo do veterinário em inglês imediatamente antes da viagem atestando a saúde do animal

      Existe algum outro documento necessário emitido por alguma organização brasileira (i.e. Ministério da Agricultura) ou pelo governo canadense?

      Abraços
      Hugo

    • #57895
      javabeats
      Participante

      Para o transporte do nosso cao, contratamos uma empresa especializada para cuidar da burocracia; e tivemos problemas.

      Até onde sei, é exigido sim um atestado do ministério da agricultura (nao lembro o nome exato), e nos combinamos de pegar os papeis em SP, no aeroporto, horas antes do vôo (partimos de Curitiba). A empresa havia confirmado com a TAM que para o trecho doméstico (Curitiba-SP), apenas o atestado em português seria exigido.

      Pois bem, chegando no guichê da TAM para o check-in, surpresa! A TAM quis exigir ja no embarque do trecho doméstico todos os documentos do vôo internacional, mesmo nao sendo obrigatorios. Como so teriamos esses documentos quando chegassemos em SP, impediram o nosso embarque.

      Tivemos que ligar para a empresa em SP, que intermediou o assunto com a TAM, para conseguir a liberaçao. No final das contas, a TAM admitiu o erro, e nos pudemos embarcar, mas foi por pouco! O prejuizo (e a dor de cabeça) teria sido imenso!

      Entao meu conselho é cuidar de tudo você mesmo, se informar diretamente com as companhias aéreas, e nao ter medo de pecar pelo excesso.

    • #57903
      skyhawks
      Participante

      Obrigado Javabeats.

      E no guichê do vôo internacional, algo que mereça ser mencionado? Algum documento adicional?

      Na imigração/landing, eles pedem alguma coisa?

      Obrigado
      Hugo

    • #57904
      Helen Hartung
      Participante

      Pois é Java,
      Já ouvi relatos de outras pessoas tb reclamando de serviços prestados por empresas tercerizadas. Tb tenho essa preocupação, prefiro eu mesmo errar…

      Hugo e à todos os demais,

      Andei fazendo umas pesquisas e ligações pq tb vou levar meus dois cães.

      Air Canadá:

      Uma informação que o pessoal da Air Cargo me passou é que levar o animal via Cargo vale mais à pena se eu não fosse viajar no mesmo vôo que os animais ou se por algum motivo eu não pudesse resolver os trâmites legais sozinha.

      Link Air Canadá

      http://www.aircanada.com/en/travelinfo/airport/baggage/pets.html

      Tels para tirar dúvidas sobre o transporte do animal que irá na cabine ou despachado na mesma aeronave que vc:
      (11) 3254 6600
      (11)5511 3251/4270 / 4266
      De seg à sex de 9:00 às 18:00 h
      Sab, dom e feriados, fechado.

      Tels para transportar o animal via cargo:
      (11)5511 2445 / 5778 / 6473
      De seg à sex de 8:00 às 23:00 h
      Sab e dom de 8:00 às 23:00 h
      Feriados de 9:00 às 16:00 h

      Tam:

      O que eu acho (não liguei pra tirar essa dúvida) é que a Tam só faz o transporte do animal dentro do Brasil, quando saímos daqui pra chegar nos EUA (escala) e depois em Toronto ou Montreal, quem faz esse trecho acaba sendo uma outra empresa, como a Air Canadá. Então o que eu achei mais complexo seria me adaptar as regras de 2 empresas diferentes, (tamanho do Cage, quantidade de animais por vôo, etc…) como foi com o Java. Estou certa Java?

      Link da Tam

      http://www.tamcargo.com.br/vgn/v/index.jsp?vgnextoid=3c98afe725862310VgnVCM1000009508020aRCRD

      Tels da Tam:

      4002 1313 (capitais) 0800 570 5700
      (11) 3274 1313
      (21) 3212 9400
      De seg à sex de 9:00 às 19:00 h
      Sáb 9:00 às 12:00 h

      Tam Cargo
      (11) 3273 2800
      0300 115 9999
      Não consegui saber os horários de atendimento.

      United:

      Não tenho informações atualizadas, ainda não liguei.

      Tels:
      0800 047 4645 / 4646
      0800 16 2323
      (11) 2445 3012

      AA:

      É a empresa que mais me entusiasmei até agora.

      Link AA:

      http://www.aa.com/intl/br/informacoesDeViagem/dicasDeViagem/viajandoComAnimais/viajandoComAnimais.jsp

      Informações à mais da AA:

      Eu tinha dúvida em relação a embargo do vôo para animais por temperatura, a funcionária me disse que o ponto da viagem que embarga é o ponto de saída, por exemplo, no meu caso, o Rio. E poderia embargar tb na volta, por exemplo, Montreal. A temp. deve estar entre 7,2 C°e 29,4C°.
      Outra informação que a funcionária me deu foi a respeito de alimentação. Ela disse que eu posso dar separado pro funcionário que vai recolher meus cachorros, a ração que eles gostam devidamente identificada com os dados do animal. Ela disse que eles dão a ração pra eles em momentos oportunos (escalas, etc). A quantidade de ração deve ser de no máximo a de 24h de alimentação do bichinho.
      Ela disse pra eu avisar que os animais vão comigo no MÍNIMO 2 dias antes da viagem, mas que eu poderia avisar bem antes, tipo quando eu tivesse comprado a passagem. Mas como seguro morreu de velho, vou avisar antes, durante e depois. Nos pediram pra chegar 4h antes do vôo pra deixar o animal, pois mesmo avisando antes e mesmo que a temperatura no dia seja a ideal, a ordem de chegada no local de entrega do animal é essencial para que ele consiga ir no mesmo vôo que a gente, dentro da cabine ou como bagagem despachada.
      Em relação a valores, levar o animal na cabine ou despachado comigo (Não Cargo) sairá $150,00 por animal.

      Fiz uma cotação por Cargo com a empresa que a própria AA me indicou chamada Cargomar e ficou:

      FRETE : US$ 1,396.72
      +
      LIBERAÇÃO ALFANDEGÁRIA E MINIS TÉRIO DA AGRICULTURA: R$ 622,00

      8O 8O 8O 8O 8O

      É importante ressaltar que todas essas informações que tenho sobre o transporte de animais pela AA não são via cargo.

    • #57909
      javabeats
      Participante

      Talvez seja mais simples relatar como fizemos, para dar uma ideia geral do que acontece:

      – Nosso cao era maior que as medidas exigidas para transporte na cabine. Portanto, viajamos separadamente;
      – Para o menor trecho (Curitiba-SP, 45 minutos), nao precisamos deixar nem comida, nem agua, disponiveis. Para voos mais longos, é melhor confirmar com a companhia aérea se alguém se ocupa dos animais nesse periodo; (@Helen: ao que me parece, é a propria TAM que faz o transporte, mas nao tenho certeza)
      – Para o vôo mais longo (SP-Toronto), deixamos o cao aos cuidados da AirCanada, em um pequeno escritorio proximo dos balcoes de check-in. É nesse local que é feito o pagamento da taxa e a assinatura de termos de responsabilidade;
      – Para o vôo mais longo, deixamos disponiveis agua e comida junto ao Kennel, conforme instruçoes da companhia; a AirCanada se ocupa dos animais, e você nao pode visita-los durante o vôo;
      – Em Toronto, na imigraçao, apresentamos os mesmos documentos exigidos para o embarque do cao com a AirCanada, e tudo correu tranquilamente;
      – De Toronto p/ Montréal, em funçao do embargo de inverno no transporte de animais nas aeronaves menores, pegamos um trem da VIARail;
      – A VIARail cobra uma taxa bem camarada para o transporte, e permite que você visite o animal de tempos em tempos no vagao de carga (dentro dos limites do bom senso, claro).

      Se fosse fazer a viagem hoje, apesar do excelente serviço prestado pela VIARail, acho que eu teria optado por alugar um carro em Toronto. A viagem de trem durou cerca de 6 horas, e foi um tanto cansativo (apesar da belissima paisagem, devo admitir).

      No geral, tirando o desentendimento do embarque doméstico (obrigado, TAM, pelo desserviço), nossa experiência foi otima e superou as expectativas. Acho que o pessoal da AirCanada cuidou muito bem do nosso bichinho, porque o tempo todo ele pareceu bastante tranquilo, e so foi dar sinais de stress chegando em Montréal, depois de uma longa viagem de trem. Com a VIARail, nos permitiram dar agua para ele com frequencia, e tira-lo do kennel para se exercitar um pouco no vagao de carga, que estava bem vazio. Acho que eu nao poderia esperar um serviço melhor, tanto da AirCanada, quanto da VIARail.

      Ressaltando que o embargo de inverno, até onde sei, existe apenas para as aeronaves menores, como as que fazem o trecho Toronto-Montréal. Foi por isso que fizemos o restante da viagem de trem.

      Editado: Esqueci um detalhe muito importante – ja mencionado nos posts anteriores mas nao custa reforçar – ligar com antecedência para as companhias aéreas e notificar a respeito do transporte do animal. O numero de animais que eles transportam por vôo é limitado!

    • #57946
      Helen Hartung
      Participante

      Excelente relato Java!
      Deu pra ter uma excelente ideia!
      Em relação a Tam fazer o transporte, isso eu tb não sei dizer.

    • #57959
      skyhawks
      Participante

      Pessoal,

      Sobre o kennel utilizado para transporte, é possível utilizar aqueles de tecido/nylon para trnasporte DENTRO da cabine?

      Embora eu tenha um kennel próprio para transporte de animais, ele é muito grande e pesado, dificultando o transporte.

      Outra dúvida:
      No website da Air Canada eles definem as seguintes dimensões: Height: 27 cm (10.5 in), Width: 40 cm (15.5 in) e Length: 55 cm (21.5 in). A questão é, segundo os petshops a altura especificada está fora dos padrões. Ou encontramos kennels menores ou kennels maiores (30 cm, 32 cm).

      Alguém sabe dizer se essa diferença é tolerada por eles?

      Abraços
      Hugo

    • #57965
      Helen Hartung
      Participante

      Hugo,
      Em relação a poder utilizar Kennel de nylon/tecido, o que eu sei é que as empresas aéreas tem mais flexibilidade em relação aos Kennels dentro de cabine, ACHO que poderia sim, mais é melhos confirmar com a empresa.
      Em relação as medidas do Kennel, vou te passar esse link do Blog Québecômetro. Eles foram a poucas semanas. Os animais são gatinhos, mas as infomações são válidas pour les animaux ;)

      http://quebecometro.com/2012/07/18/preparando-a-viagem-dos-gatinhos/

      Te aconselho a mesmo assim ligar pra Air Canadá e pra Tam (caso vc vá fazer conexão ainda em terras brasileiras) pra que vc não tenha problemas ;)

    • #57966
      skyhawks
      Participante

      Helen!

      Muito obrigado. Mandei um email para eles pedindo um relato de como foi a viagem e algumas dicas para o transporte.

      Se eu descobrir alguma novidade, eu escrevo aqui.

      Abracos
      Hugo

    • #57968
      Natasha JT
      Participante

      Salut!

      Estou pesquisando justamente sobre viajar com cães: temos um basset hound de 7 anos que com o kennel pesa 33, 800kg. Ou seja, hoje pela Air Canada ele não embarcaria. Não queremos mandá-lo via cargo, não importa a empresa aérea. Como nossas passagens para o Canada são para o doa 31/10/2012, só se fizermos um super regime nele (a veterinária acha bom, nós não).
      Andei pesquisando e me parece que a Delta não tem restrição a peso para despachar animais como “bagagem acompanhada” (pela AA ele viajaria junto, mas funciona como cargo e teria que ter despachante aduaneiro).
      Alguém já utilizou esse serviço da Delta até o Canada? Estamos pensando e vir pegá-lo depois do inverno ou alguém o leva até nós depois, mas procuro uma companhia sem essa restrição de peso…

    • #57970
      Vivs
      Participante

      Gente,

      Uma empresa que me ajudou muito nessa pesquisa é a DOC DOG. No site eles explicam vem os procedimentos, tipos de caixas de transporte e a diferença entre ir na cabine e na carga. Acho o site muito bem organizado e eles dão uma boa consultoria.
      http://doc-dog.com/
      Eu consultei muito, principalmente porque optamos levar nossos gatos na carga e eles me tranqulizaram bastante, falando inclusive que pode até ser melhor para o animal. Lá é um ambiente pressurizado e climatizado, sem barulhos ou cheiros de pessoas estranhas, com meia luz ou mesmo apagadas. Eu preferi porque não precisarei sedar os gatinhos, já que na cabine eles iriam miar muito e irão ficar numa caixa bem maior, com água disponível e tapetes higiênicos. No meu caso, será melhor. Mas eles tem todas as outras informações também sobre documentação necessária, dicas e depoimentos. Vale a pena dar uma explorada.

    • #57971
      skyhawks
      Participante

      Vivs,

      Não tenho a menor dúvida que o atendimento prestado pela Air Canada seja 1000x melhor que o da GOL, que teve inúmeros problemas com o transporte de animais ao longo de 2012.

      O que me deixa extremamente inseguro é o que li em alguns blogs de imigrantes do passado.

      Não me recordo de nomes, mas já li relatos de pessoas que perderam os bichinhos APENAS PORQUE o piloto não ligou o aquecimento da unidade de carga da aeronave, por esquecimento.

      É uma decisão complicada. Existem riscos em jogo e eu prefiro evitá-los ou minimizá-los.

      A questão é: nem todos tem essa opção pois animais acima de 10kg são obrigados a serem despachados.

      Felismente, nosso gato já viajou antes de avião e foi tudo tranquilo. A questão é: eram viajens curtas de no máximo 5 horas.

      Mesmo se falarmos de um vôo direto para Toronto de 10 horas, não sei qual vai ser a reação dele se precisar ficar 15 horas num kennel. Complicado! :|

      Abraços
      Hugo

    • #57972
      Vivs
      Participante

      É bem complicado mesmo. Foi bom me avisar, vou ir atrás disso quando for a hora deles irem. Vai ser um estresse para eles e para nós de qq maneira… Não existe sedação por mais de 3 horas, e não sabemos os efeitos disso em diferentes pressões. Sedar para mim está fora de cogitação. Vou pesquisar melhor a questão da climatização no compartimento de cargas e saber se já houve algum incidente desse tipo nos últimos meses. Ainda não é decisão final, mas já compramos as caixinhas certas e estamos no momento mais inclinados a deixá-los sossegados e confiar que ficarão confortáveis. Claro que não me agrada, mas são dois gatos, não sei se será possível levá-los na cabine sem atrapalhar os outros passageiros também. A quantidade de miaus até dormirem, se dormirem, vai ser grande! Ainda estamos com muitas dúvidas. :?

    • #57973
      skyhawks
      Participante

      Só um detalhe: Cuidado com o período de embargo no qual eles suspendem o transporte de animais no compartimento de carga das aeronaves:

      15 de dezembro à 11 de janeiro e durante o período de 20 junho à 10 setembro

      Quem faz a reserva via TAM usando pontos, normalmente não são alertados desta restrição.

      Quando ligam para a Air Canada para notificá-los, são surpreendidos.

      Abraços
      Hugo

    • #57976
      skyhawks
      Participante

      Pessoal,

      Segue o link do Ministério da Agricultura explicando o procedimento para emissão do CZI:

      http://www.agricultura.gov.br/animal/animais-de-companhia/transporte-internacional

      Abraços
      Hugo

    • #58125
      skyhawks
      Participante

      Pessoal,

      Uma dúvida: Alguém que viajou recentemente para o Canadá teve problemas com as dimensões do kennel ou da bolsa de transporte nas conexões feitas com a TAM no Brasil?

      As dimensões estipuladas por eles para transporte dentro da cabine são RIDÍCULAS e muito inferiores a da Air Canada.

      36 (C) x 33 (L) x 25 (A)

      Li em alguns blogs que a TAM faz vista grossa para as dimensões do kennel e só fiscaliza o peso. Isso procede?

      Alguém que embarcou nos últimos 2 anos poderia me ajudar?

      Obrigado
      Hugo

    • #58126
      rodrigocwb
      Participante

      @skyhawks wrote:

      Pessoal,

      Uma dúvida: Alguém que viajou recentemente para o Canadá teve problemas com as dimensões do kennel ou da bolsa de transporte nas conexões feitas com a TAM no Brasil?

      As dimensões estipuladas por eles para transporte dentro da cabine são RIDÍCULAS e muito inferiores a da Air Canada.

      36 (C) x 33 (L) x 25 (A)

      Li em alguns blogs que a TAM faz vista grossa para as dimensões do kennel e só fiscaliza o peso. Isso procede?

      Alguém que embarcou nos últimos 2 anos poderia me ajudar?

      Obrigado
      Hugo

      .

      Olá o que eu tenho de experiência é que nos últimos dois anos transportamos nosso cachorro imas 4 vezes via Tam e ele não fizeram vistas grossas não. Pelo contrario são muitos exigentes e reclamam muito dos canions. O que tenho a te dizer é que se for em cima tem que ser no padrão deles pois é o cabe embaixo da poltrona do passageiro a sua frente. São bem chatos qnt a reserva tb, tem que está confirmado pq se não tiver não embarca, uma vez que a depender do avião pode no máximo 2 animais em cima e 2 embaixo. O que relato acima é a minha experiência, pode ser que alguns atendentes de check in sejam flexíveis.

      Rosane

    • #58158
      skyhawks
      Participante

      Muito obrigado pelo depoimento Rosane.

      Complicado!

      Para que meu animal de estimacao coubesse no kennel, ele precisaria ter 5 cm a mais de comprimento, ou seja, 40 cm.

      abracos
      Hugo

    • #62042
      Tissot_au_Quebec
      Participante

      OI Pessoal!
      Tudo bem?

      Alguém recentemente foi com seu cachorrinho de estimação?

      Vamos como estudantes e esperar o fim do processo lá e claro, vamos levar nossa York, a Praliné, junto conosco. Estou pesquisando as exigências legais…mas queria saber se alguém fez recentemente e como foi a experiência, principalmente com a cia aérea.

      Grande abraço e obrigada!

    • #62043
      skyhawks
      Participante

      Olá,

      No meu caso, a parte mais chata e burocrática foi certamente a obtenção do CZI.

      Embora tenhamos utilizado um template disponibilizado pelo próprio ministério da agricultura, a agência situada no térreo do aeroporto de guarulho em São Paulo decidiu encrencar apenas porque o veterinário tinha omitido 2 ou 3 palavras, que em si não diziam muito.

      Mas o problema foi rapidamente resolvido após ser analizado pelo veterinário de plantão. Tudo isso aconteceu 1 dia antes da viagem.

      No dia do embarque, checaram rapidamente a documentação no check-in e não tive maiores dificuldades para embarcar com o mesmo na cabine.

      Chegando em Toronto, passei pela imigração sem maiores problemas. Eles apenas me alertaram que na parte final do processo, após pegar minhas bagagens, eu seria direcionado para uma area responsável pela checagem da documentação de animais chegando no país, que por coincidência é o mesmo setor onde fazem a vistoria de bagagens (quando eles suspeitam de algo).

      Chegando lá, a pessoa que me atendeu me dispensou de qualquer procedimento de vistoria nos meus itens pessoais e pediu apenas para checar o CZI.

      Após ficar com uma das vias do formulário, me liberou sem cobrar nada. Tudo não passou de 5 min.

      Ao sair no saguão do aeroporto, o carregador de malas que estava me assessorando desde o momento que tirei as malas da esteira, fez um comentário:

      “Você teve sorte! Normalmente uma taxa precisa ser paga”

      Sorte ou procedimento padrão, isso foi o que aconteceu comigo.

      No mais, tudo sem maiores problemas.

      Abraços
      Hugo

    • #62047
      skyhawks
      Participante

      Apenas mais uma observação:

      Para não deixar o post muito extenso, e considerando que existem outros tópicos sobre este assunto, não entrei em detalhes sobre a documentação necessária para solicitar o CZI, bem como o procedimento padrão de entrar em contato com a empresa area para informá-los que você pretende transportar um animal na cabine ou no porão.

      Sobre a caixa-de-transporte (kennel), eu recomendo você utilizar um modelo flexível ou com ajuste de altura se você for levar o animalzinho na cabine.

      No nosso caso, diminuimos a altura temporariamente para passar na vistoria inicial do check-in (mas nem precisaríamos ter feito isso…) e mudamos a configuração dela para a altura padrão quando estavamos acomodados nas poltronas. Como a aeronave estava apenas com 25% da lotação, foi bem tranquilo.

      Mas se não for o caso, o espaço é bem apertado.

      Em Toronto, existe uma taxa anual exigida pelo governo para todo animal que entra na provincia. Não sei se existe algo parecido em Quebec.

      Vim preparado para pagar a taxa na imigração, mas por sorte ou azar, não me cobraram nada no aeroporto.

      Passado alguns dias, quando eu já estava juntando a documentação para fazer o pagamento da mesma, fui alertado por um veterinário local que menos de 10% dos donos pagam. Logo deixei para lá!

      Abraços
      Hugo

    • #62054
      Tissot_au_Quebec
      Participante

      Oi Hugo!

      Obrigada pelas informações e dicas!

      Hoje conversei com a veterinária dela e a mesma comentou que uma boa opção, além de fazer todo o resto que é obrigatório, é colocar um microship nela. Ela vai me passar informações mais detalhadas para tomarmos uma decisão.

      Em relação ao transporte na cia aérea, fazemos questão de levá-la a bordo. Como ela é pequena, hoje pesamos e ela está com 2kg, e é pouco provável ficar maior. Então acho que o tamanho não seria o maior impeditivo. Realmente não queremos que ela vá no “porão”. Já é uma viagem longa e queremos que a experiência seja menos traumática possível.

      Inicialmente vamos ficar 3 meses em Toronto pois vou fazer um curso lá. Depois disso vamos para Ville de Québec. Dessa forma a nossa chegada será no mesmo local que você entrou.

      Chegando aí você precisou dar alguma vacina?

      Mudando um pouco de assunto, foi tranquilo encontrar apartamento que aceite animais? Como o nosso contrato vai ser de apenas 3 meses, parece que a busca está mais complicada ainda…

      Mais uma vez obrigada pela ajuda!

      Grande abraço,
      Stefânia

    • #62055
      skyhawks
      Participante

      Stefânia,

      Respeito a opinião da sua veterinária e provavelmente outras pessoas aqui no forum recomendarão o mesmo, mas eu acho besteira. O Canada não exige este tipo de controle.

      Sendo bem sincero, não sei qual benefício você terá aqui colocando um chip nele. Mas fica a seu critério.

      Recomendo você consultar uma segunda opinião.

      Meu gato é bem grande para um felino, pesando em torno de 7 kg e veio sem problemas no avião. É mais desconfortável para quem vem sentado do que para o animal em si. Compre uma casinha flexível com regulagem de altura e você não terá maiores problemas.

      Sugiro você não dar sedativos, mas vir com alguns na bolsa caso ele comece a fazer barulhos. Afinal, é um viagem bem longa e se você contar o tempo no aeroporto de São Paulo e Toronto, pode chegar a 17 horas, pelo menos. Portanto, traga água e comida.

      Se for um filhote, traga ele na cabine, mas fique atenta que existe um limite de 3/4 animais por aeronave, e você não pode vir na classe executive com ele.

      Sobre apartamentos/casa, fui assessorado pela Irmã de uma ex-colega de trabalho. Ela é brasileira e trabalha como corretora por aqui. Se você quiser, posso passar os contatos dela.

      Achar algo por 3 meses vai ser bem dificil. Sugiro um studio ou Apart-hotel. Ou um hotel pet-friendly. Via http://www.priceline.com vc pode conseguir bons hotéis pagando 30% da tarifa que o mesmo hotel publica na internet.

      Sobre apartamentos, 65% dos anuncios por aqui dizem que não aceitam animais, mas ao mesmo tempo existe uma lei que impede do land-lord proibir a entrada de animais. Portanto você tem três opções: omitir o fato, tentar negociar ou concentrar seus esforços nos anúncios que são pet-friendly.

      Se for um animal pequeno, eu acho que você não terá problema. Alguns land-lords colocam esta restrição apenas para desistimular pessoas com animais de grande porte.

      Sobre vacinas, vão te exigir a caderneta de vacinação no Brasil para emitir o CZI. Se não estiver ok, ele nem embarca. Por aqui, a expectative é que você vacine regularmente seu animal, da mesma forma como vc faz no Brasil, mas ninguem vai ficar controlando isso.

      Só se certifique de nunca deixar ele morder ninguém por aqui. Pois ai você terá uma grande dor de cabeça! : )

      Abraços
      Hugo

    • #62069
      Tissot_au_Quebec
      Participante

      OI Hugo!

      Fantástico, muito obrigada pela resposta!

      Vou pedir uma segunda opinião sim. Quero fazer o que for melhor para ela e claro, atender a todas as exigências do governo canadense. Se o chip não é uma exigência, então com certeza não colocarei.

      Na data da viagem, ela terá em torno de 10 meses. Hoje ela pesa 2kg e a expectativa é que ela não engorde muito mais, o padrão para o tamanho dela é de 2,5kg. Dessa forma acredito que ela poderá ir a bordo. Algumas pessoas já me disseram que a Air Canada é muito prestativa em relação a esse transporte, então vou enviar um e-mail para eles de forma a não ter nenhuma surpresa no dia. Você foi por qual cia?

      Se você puder me passar os contatos da pessoa que prestou esse suporte para você seria ótimo. Até já consegui 2 locais para aluguel de curta temporada e que aceitem cachorros, só o preço que não é dos mais animadores…mas enfim, serão apenas 3 meses e já fizemos uma estimativa realista em relação a isso.

      Você mora em Toronto?

      Obrigada mais uma vez pelas preciosas informações!

      Grande abraço,
      Stefânia

    • #62070
      LePew
      Participante

      Hugo,

      Além do CZI, eles não exigiram a declaração sobre a vacina antirábica?

      É que no site da inspeção canadense eles fazem referência a essa declaração, que deve conter as características do animal, lote da vacina, marca, etc.

      Até mais

    • #62071
      Helen Hartung
      Participante
    • #62072
      Tissot_au_Quebec
      Participante

      OI Helen,

      Muito obrigada pelas informações! Pelo visto realmente não é necessário colocar o microship no cachorro.

      Esse certificado (cartão) de vacinação que temos está em português. Eles aceitam uma tradução simples do certificado juntamente com um atestado (escrito em inglês/francês) emitido pelo médico veterinário?

      Obrigada mais uma vez,
      Stefânia

    • #62073
      Tissot_au_Quebec
      Participante
    • #62102
      skyhawks
      Participante

      Stefânia,

      Sim, moro em Toronto.

      Minha viagem foi pela Air Canada. Particularmente sempre usei eles nas minhas viagens para o Canada e não tenho nada do que reclamar do serviço prestado.

      Minha recomendação é que você ligue para a central deles em São Paulo e solicite que seja colocado na sua reserve o transporte do animal na cabine. Desaconselho você fazer isso por email.

      Sobre os imóveis, a pessoa que me assessorou sugeriu que você negocie diretamente com o hotel ou apart-hotel. Pelo que entendi, esse tipo de imóveis normalmente não passam pelos corretores e portanto eles não sao comissionados pelo trabalho prestado.
      No http://www.priceline.com você encontrará algumas boas opções. O Kijiji é outra opção, mas tome cuidado! Escrevi um outro post falando de golpistas que tem se aproveitado do desconhecimento ou inocência de imigrantes recém chegados. Não pague nada antes de visitor em pessoa o imóvel!

      LePew,

      No CZI vai estar transcrito que o animal foi vacinado. Eles até podem pedir a carteira de vacinação, mas em se tratando de imigração no aeroporto, eu acho redundante.

      No nosso caso, pediram apenas o original do CZI.

      Abraços
      Hugo

    • #62132
      Tissot_au_Quebec
      Participante

      Legal Hugo, obrigada mais uma vez!

      Temos um amigo que mora em Toronto e ele comentou que se for preciso vai visitar os imóveis para não cairmos em uma roubada…já que não é só no Brasil que podemos ter problemas assim, o melhor é se prevenir de todos os lados, né?

      Decidimos usar a Air Canada mesmo, o vôo é direto e assim acho que seria menos stressante para a Praliné. Assim que comprarmos as passagens (estamos aguardando o visto de estudo ser liberado pelo consulado), vou ligar na empresa para reservar a vaga dela a bordo.

      Pesquisei aquela info sobre o microchip no site oficial e você estava certo, não há necessidade de fazer esse procedimento. Obrigada por ter nos alertado.

      Abraços,
      Stefânia

Visualizando 60 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.