Home › Fórum › Processo de Imigração › Processo Québec – 1ª Parte – CSQ › Alternativa
- Este tópico contém 17 respostas, 8 vozes e foi atualizado pela última vez 12 anos, 11 meses atrás por Carlos_Santos.
-
AutorPosts
-
-
20 de dezembro de 2011 às 11:45 #7811rodpucParticipante
Como alternativa ao processo de imigração, que já era demorado e agora está ainda mais difícil por causa das novas regras, estou pensando em uma alternativa e gostaria de ouvir a opinião dos colegas.
Eu já queria fazer uma pós-graduação, ia começar ela aqui no Brasil. Fiz umas contas e vi que para estudar na Concordia eu pagaria a mesma coisa que vou pagar aqui, portanto, em termos financeiros, é uma idéia viável estudar lá.
Ao terminar a pós, parece eu tenho o direito de pedir um visto de trabanalho por 1 ano (me corrijam se eu estiver errado). Ora, 2 anos de pós + 1 de trabalho = 3 anos no Canadá. O que me dá direito de pedir a cidadania Canadense.
O que acham?
-
20 de dezembro de 2011 às 11:48 #48979ShapeParticipante
Os 3 anos de permanência no país para pedir cidadania é para aqueles que vão com visto de RP, não?
-
20 de dezembro de 2011 às 11:52 #48980WilsonParticipante
O shape está correto rodpuc.
A solicitação de cidadania após 3 anos só serve para aqueles que chegaram no Quebéc através do processo de Residência Permanente.
Acho que sua tática de estudar lá é muito boa para conhecer o país e ter uma formação quebecois, mas para morar lá definitivamente terá que fazer o processo de imigração por Québec ou Federal.
http://lepoussins.wordpress.com/
-
20 de dezembro de 2011 às 13:34 #48985rodpucParticipante
É, vcs tem razão, não sabia que durante os 3 anos era necessário ser residente permanente…. que pena! Obrigado!
-
20 de dezembro de 2011 às 14:03 #48986julianalima2Participante
Bom dia,
Bom o que eu sei e já conheci pessoas que fizeram isso é que após 3 anos vivendo no Canadá, isto é qualquer lugar não somente québec, lhe dá o direito sim de solicitar a cidadania.
Conheci pessoas que ficaram 3 anos com visto de estudante lá e depois solicitaram a cidadania, o grande problema é que o visto de estudante não pode-se trabalhar apenas fazer estágios. Mas se vc tem grana suficiente pra se manter todo esse tempo pq não…Tenta se informar melhor, mas o seu raciocínio está correto.
abraços
-
20 de dezembro de 2011 às 17:39 #48988WilsonParticipante
Bom, se a julianalima2 diz que conheceu alguém assim, então tente se informar.
Pelo site oficial a informação é a seguinte:
Pode requerer cidadania canadense, um adulto que:
tenha pelo menos 18 anos de idade;
seja residente permanente;
tenha residido no Canadá durante pelo menos 3 dos últimos 4 anos;
não esteja sob ordem de deportação;
não seja considerado um risco à segurança pública;
não tenha sido condenado ou esteja sendo acusado de crimes;
ter conhecimento razoável da língua inglesa ou francesa;
ter conhecimento razoável do Canadá. das responsabilidades e privilégios de um cidadão e
fazer o juramento de cidadania.Note que todas essas condições devem ser cumpridas. Então ser residente permanente é um requisito para pedir cidadania, segundo o site.
Para consultar as informações oficiais você pode entrar em:
http://www.cic.gc.ca/english/citizenship/become-eligibility.aspO texto é exatamente este:
Permanent resident status
To become a Canadian citizen, you must have permanent resident status in Canada, and that status must not be in doubt. This means you must not be the subject of an immigration investigation, an immigration inquiry or a removal order (an order from Canadian officials to leave Canada).
Note o MUST HAVE …..
-
20 de dezembro de 2011 às 18:00 #48990WilsonParticipante
Somente para complementar, já que o assunto também me interessa:
What is the residence requirement?
To be eligible for Canadian citizenship, you must have lived in Canada for at least three years (1,095 days) out of the four years (1,460 days) preceding your application. Please note that you cannot meet the residence requirements for citizenship without a minimum of two (2) years as a permanent resident.Fonte: http://eservicesak.cic.gc.ca/rescalc/resCalcStartNew.do?&lang=en
Você precisa ter vivido ao menos 1095 dias no Canadá dentre os últimos 1460 dias.
Sendo que ao menos 2 anos você já precisa ser residente permanente.Além disso, você pode contar com o tempo que viveu como estudante no Canadá. Mas cada dia de estudante só conta como metade de um dia para sua soma.
each day you lived in Canada before you became a permanent resident counts as half a day;
Ou seja, nossa amiga juliana está enganada. Você precisa obrigatoriamente ser residente permanente por no mínimo 2 anos para poder pedir a cidadania.
-
20 de dezembro de 2011 às 18:03 #48991rodpucParticipante
E a única forma de me tornar um residente permanente seria através do processo normal de imigração, né? É uma pena, parecia um plano perfeito :cry:
-
20 de dezembro de 2011 às 18:20 #48992mrodolfoParticipante
Sua alternativa continua válida pois há uma categoria federal de imigração para pessoas que estudam por aqui.
Informe-se melhor a respeito, a começar por aqui: http://www.cic.gc.ca/francais/immigrer/cec/index.asp
-
20 de dezembro de 2011 às 20:29 #49004Carlos_SantosParticipante
o Marcos tem razao ;-)
Venha como estudante e faca o processo privilegiado para estudantes ;-)
Boa sorte na sua decisao!
-
22 de dezembro de 2011 às 00:51 #49035erismarlimaParticipante
Prezado Carlos Santos, é um prazer escrever pra vc novamente (sumi um bom tempo e talvez não lembre de mim, rs rs)…Bom, depois de muito estudo, muita leitura, muitos blogs e inifinitos contatos…li no último post essa possibilidade de visto privilegiado de estudante…vc poderia indicar um link ou um site? Sou formado em Biologia e depois que estive na palestra aqui em Brasília, recebi um banho de água fria por ter que apresentar um DELF…Obrigado…sucesso e felicidades por aí!
-
22 de dezembro de 2011 às 01:27 #49037gabi-infirmiereParticipante
Para seu caso, o programa CREPUQ parece ser uma alternativa =
Condições para participação:
Os programas de intercâmbio encontram-se abertos para alunos que estiverem matriculados em tempo integral em uma universidade participante do acordo assinado com o CREPUQ. O candidato deve cumprir os seguintes requisitos:
ter concluído, pelo menos, o período de um ano de estudos na sua universidade de origem, seja na graduação ou na pós-graduação;
estar regularmente matriculado na universidade de origem, cursando carga horária máxima, no mesmo programa de estudos para o qual apresentar sua candidatura à universidade receptora;
ter um bom rendimento acadêmico (IRA);
ser fluente na língua estrangeira adotada pela instituição receptora;
ter a anuência da sua instituição de origem (coordenador do curso e CAI) para o plano de estudos proposto à instituição receptora;
atender a quaisquer outros requisitos específicos da instituição de origem ou da instituição receptora.http://echanges-etudiants.crepuq.qc.ca/
http://www.crepuq.qc.ca/IMG/pdf/CREPUQ-Memoire-Immigration.pdf (planificaâo para o periodo 2012-2015)
Como voce ja possui seu bacharelado, creio que a melhor opçao seja pelo 2ème cycle -
22 de dezembro de 2011 às 01:40 #49040erismarlimaParticipante
Obrigado gabi-infirmière por suas ponderações ok? Aproveitando um pouco mais de sua boa vontade, gostaria que fizesse a seguinte análise. Formei em 2006 a Licenciatura. Não estou matriculado em nenhuma faculdade. Acho que o que vc postou foi o suficiente para que entre num mestrado o quanto antes, não é? Ou me enganei? Obrigado…
-
22 de dezembro de 2011 às 02:04 #49042gabi-infirmiereParticipante
voce é formado em Bio, certo?
o acordo CREPUQ exige que vc tenha 1 ano minimo de estudos no pais de origem antes da aplicaçao.
Entao voce teria que =
1) ser aprovado num mestrado a tempo integral (numa universidade que seja conveniada)
2) esperar 1 ano
3) entrar no processo de seleçao da universidade
4) assinar o CREPUQ
5) continuar os estudos no QCEste processo nao é menor do que 3 ou 4 anos, entre a inscriçao no mestrado brasileiro e a finalizaçao no QC.
O mercado para biologos nas areas de inspeçao alimentar, tratamento de agua e esgoto, meio ambiente, controle de zoonoses e epidemiologia é bem promissor.
Se voce encarar a alternativa CREPUQ deve ter essas areas de atuaçao em mente, para poder ter linhas de pesquisa mais abrangentes quando chegar aqui. (as caracteristicas do QC fazem com que microbiologia, por exemplo, seja uma graduaçao à parte)(nao sei as suas razoes de nao seguir pelo processo regular, **particularmente** eu acho bem mais simples! = mas se voce achar que o CREPUQ é para voce, acredito que a matricula no mestrado ASAP é fundamental)
-
22 de dezembro de 2011 às 10:45 #49044ShapeParticipante
Por acaso, também tenho um amigo químico que está no primeiro ano de doutorado. Ano que vém ele deve continuar seus estudos no Canadá, com bolsa do governo, mas não é no Québec. Não sei se é a mesma coisa que vocês estão pensando fazer mas, perguntando se ele tem vontade de ficar no Canadá depois que terminar os estudos, ele diz não poderia, que a bolsa impede que ele fique porque está em contrato que ele deveria voltar para seu país de orígem após os estudos. Faz sentido, já que no caso dele é o Brasil que vai bancar os estudos dele.
Mas esse tal de CREPUQ deve ser outra coisa, não?
-
22 de dezembro de 2011 às 15:04 #49061mrodolfoParticipante
Lembrem-se que vir para cá estudar não os desobrigam a saber ler, escrever e falar corretamente os idiomas oficiais…
A alternativa mencionada é válida mas não quer dizer que seja menos difícil…
-
22 de dezembro de 2011 às 18:49 #49074WilsonParticipante
Com certeza mrodolfo …
Além do que para estudar em Québec, será necessário ter um teste oficial (DELF/DALF ou afins) e para estudar na parte inglesa será necessári oter o IELTS ou o TOEFL …
Ou seja, de qualquer maneira qualquer processo de imigração para o Canadá precisa do teste oficial de línguas … Não tem mais jeito … Mas leve isso de “boa” pois com certeza isso irá adiantar sua vida no Canadá.
Para um dia ter cidadania Canadense, só tendo passado pelo processo de Residência Permanente. Independente do método, provincial, federal ou estudante, será necessário passar por todas as etapas obrigatórias.
-
23 de dezembro de 2011 às 00:14 #49082Carlos_SantosParticipante
@erismarlima wrote:
… possibilidade de visto privilegiado de estudante…vc poderia indicar um link ou um site?
…segue o link:
Boa sorte!
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.