Home › Fórum › Comunidade Brasil-Québec › Apresente-se!!! › Alguma dica?
- Este tópico contém 17 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos, 8 meses atrás por Leandra.
-
AutorPosts
-
-
6 de abril de 2013 às 13:02 #8619LeandraParticipante
Olá pessoal alguem pode me dá uma orientação? tenho 22 anos, me formei em enfermagem em julho de 2012, viajei para conhecer Quebec em agosto de 2012 e me encantei pela cidade tenho uma irmã que mora lá à 5 anos. Eu faço curso de francês na Aliança Francesa à 1 ano e meio e me interesso em trabalhar em Quebec na minha área. Sei que ainda não tenho experiência profissional, o que não me ajudaria, mas os 3 meses que passei em Quebec como turista me ajudou a desenvolver mais o meu francês e estou muito interessada. Sei que é um passo de cada vez e que sou muito nova, mas a dúvida é: se espero uma oportunidade de emprego enquanto vou estudando para concursos, se continuo estudando mais o francês ou se dou entrada no processo. Desde já obrigada.
-
6 de abril de 2013 às 15:03 #61466gabi-infirmiereParticipante
a OIIQ está aceitando recém formados. então se ja conhece o QC, já sabe o que espera e tem familia aqui … a decisão compete Penas à vc, mas há muitos pontos favoráveis no seu histórico …. MAS: sabendo de antemão que enfermagem no QC é basicamente assistencial e que o processo de equivalência pode ser bem longo e chato, entãoa venha preparada, e saber francês é fundamental, não dá pra ser enfermeira sem conseguir se comunicar adequadamente com os clientes!!!
a dica de ouro para os candidatos enfermeiros, meu discurso de disco riscado: ao QC quando ja tiver o OK da OIIQ em mãos, economiza muito estresse.
:mrgreen: :mrgreen:
leia os tópicos de enfermagem, há muita info pror la -
6 de abril de 2013 às 21:36 #61468Carlos_SantosParticipante
-
7 de abril de 2013 às 20:11 #61487LeandraParticipante
@gabi-infirmière wrote:
a OIIQ está aceitando recém formados. então se ja conhece o QC, já sabe o que espera e tem familia aqui … a decisão compete Penas à vc, mas há muitos pontos favoráveis no seu histórico …. MAS: sabendo de antemão que enfermagem no QC é basicamente assistencial e que o processo de equivalência pode ser bem longo e chato, entãoa venha preparada, e saber francês é fundamental, não dá pra ser enfermeira sem conseguir se comunicar adequadamente com os clientes!!!
a dica de ouro para os candidatos enfermeiros, meu discurso de disco riscado: ao QC quando ja tiver o OK da OIIQ em mãos, economiza muito estresse.
:mrgreen: :mrgreen:
leia os tópicos de enfermagem, há muita info pror laOBRIGADA GABI, eu estou pensando em fazer um intensivão na Aliança Francesa em Julho, faço o outro semestre normal e em janeiro de 2014 faço outro intensivão porque melhoro mais meu francês e em 2014 já dou entrada nos documentos. Você é enfermeira? já está em Quebec?
-
8 de abril de 2013 às 12:31 #61500Doug RamseyParticipante
Olá, Leandra, bem-vinda!
Não esqueça também que, pelas regras atuais do processo por Québec, é necessário enviar certificados oficiais dos idiomas francês e inglês. Como a gabi falou, o processo de equivalência de estudos para enfermeiros pode ser penoso, então é fundamental ter um plano B bem desenvolvido e realista.
Além disso, ter experiência profissional não machuca. Se possível, trabalhe e leve seus estudos de francês em paralelo. Pode ser que até você dar entrada no processo já tenha tempo suficiente para pontuar no quesito experiência. Aliás, não esqueça de estudar a tabela de pontos do processo para ter certeza de que você atinge a pontuação mínima antes de enviar a papelada.
Bonne chance!
Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br
-
9 de abril de 2013 às 11:01 #61525LeandraParticipante
@Carlos_Santos wrote:
– http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/31/8.html
– http://www.brasilquebec.com/component/p8pbb/31/4900.html?Itemid=0
boa pesquisa!
Obrigada Carlos, vou começar a pesquisar sobre tudo mesmo…
estou nessa fase ainda :)
Espero que este site me ajude muito… :D -
9 de abril de 2013 às 11:03 #61526LeandraParticipante
@Doug Ramsey wrote:
Olá, Leandra, bem-vinda!
Não esqueça também que, pelas regras atuais do processo por Québec, é necessário enviar certificados oficiais dos idiomas francês e inglês. Como a gabi falou, o processo de equivalência de estudos para enfermeiros pode ser penoso, então é fundamental ter um plano B bem desenvolvido e realista.
Além disso, ter experiência profissional não machuca. Se possível, trabalhe e leve seus estudos de francês em paralelo. Pode ser que até você dar entrada no processo já tenha tempo suficiente para pontuar no quesito experiência. Aliás, não esqueça de estudar a tabela de pontos do processo para ter certeza de que você atinge a pontuação mínima antes de enviar a papelada.
Bonne chance!
Olá Doug,
Eu sou nova nesse processo todo, fui no Quebec ano passado e me apaixonei de verdade, minha irma mora lá entao a vontade de ir só aumenta. Sei que eles precisam de enfermeiros e sou uma massss como sou nova nisso nem sei por onde começar. O que seria o plano B que você falou? e qual tabela de pontos seria essa? Estou procurando o passo a passo por onde devo começar e realmente só pretendo dá entrada no processo no próximo ano. Enquanto isso estou estudando meu amado francês!!
Desde já, obrigada -
9 de abril de 2013 às 14:28 #61531mrodolfoParticipante
-
9 de abril de 2013 às 15:00 #61532Doug RamseyParticipante
@Leandra wrote:
Olá Doug,
Eu sou nova nesse processo todo, fui no Quebec ano passado e me apaixonei de verdade, minha irma mora lá entao a vontade de ir só aumenta. Sei que eles precisam de enfermeiros e sou uma massss como sou nova nisso nem sei por onde começar. O que seria o plano B que você falou? e qual tabela de pontos seria essa? Estou procurando o passo a passo por onde devo começar e realmente só pretendo dá entrada no processo no próximo ano. Enquanto isso estou estudando meu amado francês!!
Desde já, obrigadaOi, Leandra!
O plano B, basicamente, seria o seguinte: com o que você pretende trabalhar lá no Canadá se não puder começar de imediato a exercer a profissão de enfermeira? Essa, inclusive, provavelmente será uma das questões a que você terá de responder caso seja chamada para uma entrevista. Como o processo para equivalência de estudos de enfermeiros costuma ser longo, o Québec quer saber como você vai se manter lá enquanto espera a permissão para trabalhar com enfermagem.
A tabela de pontos a que eu me referi é essa:
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/Grille-synthese.pdf
Nessa tabela, você encontra os critérios avaliados pelo escritório de imigração do Québec para selecionar os candidatos. Nela estão também os mínimos exigidos para ser chamado para uma entrevista e obter o CSQ. Como você está começando agora, sugiro, além de ler os posts básicos aqui da CBQ, procure as informações básicas no site:
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/index.html
Depois de ler essas informações, acho que você já terá uma boa noção do que é o processo, o que ele exige atualmente (lembre-se, tudo pode mudar a qualquer instante) e o que você precisaria fazer. Procure também os tópicos sobre enfermagem aqui na CBQ, já que a sua profissão é quase um mundo à parte.
Bonne chance! : )
-
9 de abril de 2013 às 15:27 #61534LeandraParticipante
Bem, aí a gente se desespera quando percebe que nao tem um plano B! Como me manter lá financeiramente nao seria problema mas o governo daria alguma ajuda de custo? Dei uma olhada na tabela e os únicos pontos que não obteria era em experiencia profissional (caso desse entrada agora o que não pretendo, quem sabe na época encontrarei um emprego), e a questão de não ser casada e nao ter filhos!
Com certeza eu pretendo ler, me informar muito e estudar bastante!
Já sei que tenho um grande caminho a percorrer e obrigada pela atenção, estava muito perdida e já me ajudou bastante… :bigups: -
16 de abril de 2013 às 13:21 #61535LeandraParticipante
Além de ser enfermeira recém formada, faço trabalho voluntário com idosos com doenças cronicas degenerativas. Isso me ajudaria em algo? não como experiencia profissional mas como um plano B?
-
16 de abril de 2013 às 16:11 #61696Doug RamseyParticipante
Leandra,
o governo não dá ajuda de custo para quem não pode se manter. Na verdade, um dos requisitos do processo é você ter fundos para se manter lá. Você assina uma declaração na qual se compromete a ter o dinheiro no momento de imigrar. Acho que o único tipo de ajuda é quando você faz francisação, quando o governo te dá uma quantia mínima, mas que, por si só, não deixa ninguém no bem-bom.
O plano B (e o C, D, E…) tem de ser algo com o que você possa trabalhar quando chegar lá. Não sou da sua área, então talvez outros colegas possam te esclarecer melhor, mas tudo relacionado a enfermagem que precise de um treinamento específico/diploma estará condicionado à sua participação na ordem dos enfermeiros. Então, em princípio, teria de ser algo que você é capacitada a fazer ou que estaria disposta a fazer enquanto espera o processo de equivalência de estudos e o registro na ordem.
Sugiro que você participe de uma das palestras sobre imigração para o Québec. Há palestras virtuais voltadas SÓ a enfermeiros, de tanto que esse é um mundo à parte (e um tanto complicado para um estrangeiro). Você pode se informar sobre o processo como um todo e o que está sendo exigido, além de poder fazer perguntas. Há uma palestra no próximo dia 02/05. Veja no site abaixo
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/mexico/palestras/index.php
Bonne chance!
-
16 de abril de 2013 às 18:07 #61700gabi-infirmiereParticipante
meu plano B foi trabalhar como PAB e foi o que eu fiz, mas eu ja falava ing e fra. tenho amigos que chegaram aqui com NF, foram para. francisaçao e recebem a ajua do governo, que é inferior ao montante de BS, por exemplo. vir para o QC sem $ para, no minimo, 6 meses, é um tiro no pé. as despesas sao vertiginosas nos primeiros meses, ainda mais para quem vem com familia!
chrgando com $, francês adequado e o OK da OIIQ em maos, nao vere ser tao complicado começar o curso de equivalencia e poder i pro mercado de trabalho.
chegar sem $, sem fr e sem o OK da OIIQ é igual a uma looooooooooooonga espera, que pode ser beeeeeeeeem dificil.planejamento é palavra chave num processo como esse.
bonne chance
-
16 de abril de 2013 às 19:59 #61703SANDROMSParticipante
Gabi,
Conheço pessoas que tiveram o processo muito rápido (menos de 1 ano), por serem de profissão prioritária, e chegaram aqui completamente perdidos. Sem idéia de como o processo de validação da OIIQ, sem conhecer francês, sem saber o melhor lugar para morar.
Depois descobriram que não gostavam nem estudar francês.
Quando os “que já passaram pro lado de cá” falam para aproveitar o tempo de espera para se planejar, para estudar francês, para adiantar processos burocráticos, alguns não entendem, acham que estamos deprezando o sogrimento da espera.
Na verdade ao usar a espera para se planejar, estudar francês e adiantar processos, não só diminui a angústia da espera, assim como diminui a angústia pós chegada. E acreditem existe gente que chega aqui, vê o tamanho da montanha para escalar e dá meia volta ainda nos primeiros meses. Outros sofrem vários meses completamente perdidos…
@gabi-infirmière wrote:
planejamento é palavra chave num processo como esse.
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
16 de abril de 2013 às 20:18 #61706gabi-infirmiereParticipante
e nao é?
eu cheguei com meu processo em andamento, acreditava que em 3, 4 meses no maaaaaximo teria a resposta da OIIQ em maos … dai passa o primeiro, o segundo, o sexto e a resposta nao vem, a gente fica paranoica. No meu caso epfoi um atraso em funçao de um erro da USP, felizmente minha mae batia carao na sessao de alunos e conseguiu resolver, mas e se nao tivesse ninguém ? e trabalhar como PAB, como nao me canso de dizer, nao é um bico, é uma profissao, e inumeras vezes me vi pensando “sera que serei PAB para sempre?”. planejar uma mudança tao drastica e o MINIMO que devemos faze, saber onde estamos pisando, conhecer o ambiente, as regras …. nao adianta ficar reclamando do leite derramado, as ordens sao chatas e burocraticas, eles nao fazem nenhum favor em analisarem nossos dossiès mas tb nao possuem nenhuma obrigaçao de responderem no dia seguinte …. a ansiedade de partir por vezes impede o racional de agir ….. retrospectivamente, eu so viria com meu OK da OIIQ em maos, isso é tao claro para mim que ainda nao entendo como ha enfermeiros que chegam aqui sem nem ao menos conhecerem o site da ordem profissional! é como se na chegada do aeroporto tivesse um stand com as profissoes, pegue a ficha e va exercê-la ……
-
16 de abril de 2013 às 20:22 #61707gabi-infirmiereParticipante
e desculpem a escrita, parece dislexia mas é só o teclado* do Ipad + digitaçao rapida + falta de revisao antes de clicar “enviar” ……
-
17 de abril de 2013 às 01:07 #61712LeandraParticipante
Doug, antes de ler o que você colocou eu já tinha feito a inscrição para a palestra :) mas obrigada por lembrar!!
Realmente eu não tenho experiencia profissional nenhuma,mas até lá vamos ver o que posso fazer…
e mais uma vez obrigada!! -
17 de abril de 2013 às 01:15 #61713LeandraParticipante
Gabi,
realmente eu não tenho ideia do que eu iria trabalhar lá se nao na enfermagem porem aceito tudo….Só quero ir depois do ok da OIIQ e hoje eu passei o dia todo lendo o fórum, sobre documentos, palestras, entrevistas, pontos e mais pontos que poderei fazer…e graças a Deus estou tomando todas as informações necessárias e anotando tudo, já penso em separar uma pasta pra colocar os documento hahaha…Vou fazer o Delf esse ano pra ser um incentivo a mais e descobri do quanto estou capaz na língua francesa. E quanto as despesas eu dou graças a Deus (novamente) que tenho uma irmã que mora em Montreal e está disposta a me ajudar em tudo! me sinto mais tranquila sabe?! :alright:
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.