Alguma dica?

Visualizando 17 respostas da discussão
  • Autor
      Leandra
      Participante

Olá pessoal alguem pode me dá uma orientação? tenho 22 anos, me formei em enfermagem em julho de 2012, viajei para conhecer Quebec em agosto de 2012 e me encantei pela cidade tenho uma irmã que mora lá à 5 anos. Eu faço curso de francês na Aliança Francesa à 1 ano e meio e me interesso em trabalhar em Quebec na minha área. Sei que ainda não tenho experiência profissional, o que não me ajudaria, mas os 3 meses que passei em Quebec como turista me ajudou a desenvolver mais o meu francês e estou muito interessada. Sei que é um passo de cada vez e que sou muito nova, mas a dúvida é: se espero uma oportunidade de emprego enquanto vou estudando para concursos, se continuo estudando mais o francês ou se dou entrada no processo. Desde já obrigada.

gabi-infirmiere
      Participante

a OIIQ está aceitando recém formados. então se ja conhece o QC, já sabe o que espera e tem familia aqui … a decisão compete Penas à vc, mas há muitos pontos favoráveis no seu histórico …. MAS: sabendo de antemão que enfermagem no QC é basicamente assistencial e que o processo de equivalência pode ser bem longo e chato, entãoa venha preparada, e saber francês é fundamental, não dá pra ser enfermeira sem conseguir se comunicar adequadamente com os clientes!!!

a dica de ouro para os candidatos enfermeiros, meu discurso de disco riscado: ao QC quando ja tiver o OK da OIIQ em mãos, economiza muito estresse.
      :mrgreen: :mrgreen:
      leia os tópicos de enfermagem, há muita info pror la

Carlos_Santos
      Participante
      Leandra
      Participante

@gabi-infirmière wrote:

a OIIQ está aceitando recém formados. então se ja conhece o QC, já sabe o que espera e tem familia aqui … a decisão compete Penas à vc, mas há muitos pontos favoráveis no seu histórico …. MAS: sabendo de antemão que enfermagem no QC é basicamente assistencial e que o processo de equivalência pode ser bem longo e chato, entãoa venha preparada, e saber francês é fundamental, não dá pra ser enfermeira sem conseguir se comunicar adequadamente com os clientes!!!

a dica de ouro para os candidatos enfermeiros, meu discurso de disco riscado: ao QC quando ja tiver o OK da OIIQ em mãos, economiza muito estresse.
      :mrgreen: :mrgreen:
      leia os tópicos de enfermagem, há muita info pror la

OBRIGADA GABI, eu estou pensando em fazer um intensivão na Aliança Francesa em Julho, faço o outro semestre normal e em janeiro de 2014 faço outro intensivão porque melhoro mais meu francês e em 2014 já dou entrada nos documentos. Você é enfermeira? já está em Quebec?

Doug Ramsey
      Participante

Olá, Leandra, bem-vinda!

Não esqueça também que, pelas regras atuais do processo por Québec, é necessário enviar certificados oficiais dos idiomas francês e inglês. Como a gabi falou, o processo de equivalência de estudos para enfermeiros pode ser penoso, então é fundamental ter um plano B bem desenvolvido e realista.

Além disso, ter experiência profissional não machuca. Se possível, trabalhe e leve seus estudos de francês em paralelo. Pode ser que até você dar entrada no processo já tenha tempo suficiente para pontuar no quesito experiência. Aliás, não esqueça de estudar a tabela de pontos do processo para ter certeza de que você atinge a pontuação mínima antes de enviar a papelada.

Bonne chance!

Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

Leandra
      Participante

@Carlos_Santos wrote:

http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/31/8.html

http://www.brasilquebec.com/component/p8pbb/31/4900.html?Itemid=0

boa pesquisa!

Obrigada Carlos, vou começar a pesquisar sobre tudo mesmo…
      estou nessa fase ainda :)
      Espero que este site me ajude muito… :D

Leandra
      Participante

@Doug Ramsey wrote:

Olá, Leandra, bem-vinda!

Não esqueça também que, pelas regras atuais do processo por Québec, é necessário enviar certificados oficiais dos idiomas francês e inglês. Como a gabi falou, o processo de equivalência de estudos para enfermeiros pode ser penoso, então é fundamental ter um plano B bem desenvolvido e realista.

Além disso, ter experiência profissional não machuca. Se possível, trabalhe e leve seus estudos de francês em paralelo. Pode ser que até você dar entrada no processo já tenha tempo suficiente para pontuar no quesito experiência. Aliás, não esqueça de estudar a tabela de pontos do processo para ter certeza de que você atinge a pontuação mínima antes de enviar a papelada.

Bonne chance!

Olá Doug,
      Eu sou nova nesse processo todo, fui no Quebec ano passado e me apaixonei de verdade, minha irma mora lá entao a vontade de ir só aumenta. Sei que eles precisam de enfermeiros e sou uma massss como sou nova nisso nem sei por onde começar. O que seria o plano B que você falou? e qual tabela de pontos seria essa? Estou procurando o passo a passo por onde devo começar e realmente só pretendo dá entrada no processo no próximo ano. Enquanto isso estou estudando meu amado francês!!
      Desde já, obrigada

mrodolfo
      Participante
      Doug Ramsey
      Participante

@Leandra wrote:

Olá Doug,
      Eu sou nova nesse processo todo, fui no Quebec ano passado e me apaixonei de verdade, minha irma mora lá entao a vontade de ir só aumenta. Sei que eles precisam de enfermeiros e sou uma massss como sou nova nisso nem sei por onde começar. O que seria o plano B que você falou? e qual tabela de pontos seria essa? Estou procurando o passo a passo por onde devo começar e realmente só pretendo dá entrada no processo no próximo ano. Enquanto isso estou estudando meu amado francês!!
      Desde já, obrigada

Oi, Leandra!

O plano B, basicamente, seria o seguinte: com o que você pretende trabalhar lá no Canadá se não puder começar de imediato a exercer a profissão de enfermeira? Essa, inclusive, provavelmente será uma das questões a que você terá de responder caso seja chamada para uma entrevista. Como o processo para equivalência de estudos de enfermeiros costuma ser longo, o Québec quer saber como você vai se manter lá enquanto espera a permissão para trabalhar com enfermagem.

A tabela de pontos a que eu me referi é essa:

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/Grille-synthese.pdf

Nessa tabela, você encontra os critérios avaliados pelo escritório de imigração do Québec para selecionar os candidatos. Nela estão também os mínimos exigidos para ser chamado para uma entrevista e obter o CSQ. Como você está começando agora, sugiro, além de ler os posts básicos aqui da CBQ, procure as informações básicas no site:

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/index.html

Depois de ler essas informações, acho que você já terá uma boa noção do que é o processo, o que ele exige atualmente (lembre-se, tudo pode mudar a qualquer instante) e o que você precisaria fazer. Procure também os tópicos sobre enfermagem aqui na CBQ, já que a sua profissão é quase um mundo à parte.

Bonne chance! : )

Leandra
      Participante

Bem, aí a gente se desespera quando percebe que nao tem um plano B! Como me manter lá financeiramente nao seria problema mas o governo daria alguma ajuda de custo? Dei uma olhada na tabela e os únicos pontos que não obteria era em experiencia profissional (caso desse entrada agora o que não pretendo, quem sabe na época encontrarei um emprego), e a questão de não ser casada e nao ter filhos!
      Com certeza eu pretendo ler, me informar muito e estudar bastante!
      Já sei que tenho um grande caminho a percorrer e obrigada pela atenção, estava muito perdida e já me ajudou bastante… :bigups:

Leandra
      Participante

Além de ser enfermeira recém formada, faço trabalho voluntário com idosos com doenças cronicas degenerativas. Isso me ajudaria em algo? não como experiencia profissional mas como um plano B?

Doug Ramsey
      Participante

Leandra,

o governo não dá ajuda de custo para quem não pode se manter. Na verdade, um dos requisitos do processo é você ter fundos para se manter lá. Você assina uma declaração na qual se compromete a ter o dinheiro no momento de imigrar. Acho que o único tipo de ajuda é quando você faz francisação, quando o governo te dá uma quantia mínima, mas que, por si só, não deixa ninguém no bem-bom.

O plano B (e o C, D, E…) tem de ser algo com o que você possa trabalhar quando chegar lá. Não sou da sua área, então talvez outros colegas possam te esclarecer melhor, mas tudo relacionado a enfermagem que precise de um treinamento específico/diploma estará condicionado à sua participação na ordem dos enfermeiros. Então, em princípio, teria de ser algo que você é capacitada a fazer ou que estaria disposta a fazer enquanto espera o processo de equivalência de estudos e o registro na ordem.

Sugiro que você participe de uma das palestras sobre imigração para o Québec. Há palestras virtuais voltadas SÓ a enfermeiros, de tanto que esse é um mundo à parte (e um tanto complicado para um estrangeiro). Você pode se informar sobre o processo como um todo e o que está sendo exigido, além de poder fazer perguntas. Há uma palestra no próximo dia 02/05. Veja no site abaixo

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/mexico/palestras/index.php

Bonne chance!

gabi-infirmiere
      Participante

meu plano B foi trabalhar como PAB e foi o que eu fiz, mas eu ja falava ing e fra. tenho amigos que chegaram aqui com NF, foram para. francisaçao e recebem a ajua do governo, que é inferior ao montante de BS, por exemplo. vir para o QC sem $ para, no minimo, 6 meses, é um tiro no pé. as despesas sao vertiginosas nos primeiros meses, ainda mais para quem vem com familia!
      chrgando com $, francês adequado e o OK da OIIQ em maos, nao vere ser tao complicado começar o curso de equivalencia e poder i pro mercado de trabalho.
      chegar sem $, sem fr e sem o OK da OIIQ é igual a uma looooooooooooonga espera, que pode ser beeeeeeeeem dificil.

planejamento é palavra chave num processo como esse.

bonne chance

SANDROMS
      Participante

Gabi,

Conheço pessoas que tiveram o processo muito rápido (menos de 1 ano), por serem de profissão prioritária, e chegaram aqui completamente perdidos. Sem idéia de como o processo de validação da OIIQ, sem conhecer francês, sem saber o melhor lugar para morar.

Depois descobriram que não gostavam nem estudar francês.

Quando os “que já passaram pro lado de cá” falam para aproveitar o tempo de espera para se planejar, para estudar francês, para adiantar processos burocráticos, alguns não entendem, acham que estamos deprezando o sogrimento da espera.

Na verdade ao usar a espera para se planejar, estudar francês e adiantar processos, não só diminui a angústia da espera, assim como diminui a angústia pós chegada. E acreditem existe gente que chega aqui, vê o tamanho da montanha para escalar e dá meia volta ainda nos primeiros meses. Outros sofrem vários meses completamente perdidos…

@gabi-infirmière wrote:

planejamento é palavra chave num processo como esse.

gabi-infirmiere
      Participante

e nao é?

eu cheguei com meu processo em andamento, acreditava que em 3, 4 meses no maaaaaximo teria a resposta da OIIQ em maos … dai passa o primeiro, o segundo, o sexto e a resposta nao vem, a gente fica paranoica. No meu caso epfoi um atraso em funçao de um erro da USP, felizmente minha mae batia carao na sessao de alunos e conseguiu resolver, mas e se nao tivesse ninguém ? e trabalhar como PAB, como nao me canso de dizer, nao é um bico, é uma profissao, e inumeras vezes me vi pensando “sera que serei PAB para sempre?”. planejar uma mudança tao drastica e o MINIMO que devemos faze, saber onde estamos pisando, conhecer o ambiente, as regras …. nao adianta ficar reclamando do leite derramado, as ordens sao chatas e burocraticas, eles nao fazem nenhum favor em analisarem nossos dossiès mas tb nao possuem nenhuma obrigaçao de responderem no dia seguinte …. a ansiedade de partir por vezes impede o racional de agir ….. retrospectivamente, eu so viria com meu OK da OIIQ em maos, isso é tao claro para mim que ainda nao entendo como ha enfermeiros que chegam aqui sem nem ao menos conhecerem o site da ordem profissional! é como se na chegada do aeroporto tivesse um stand com as profissoes, pegue a ficha e va exercê-la ……

gabi-infirmiere
      Participante

e desculpem a escrita, parece dislexia mas é só o teclado* do Ipad + digitaçao rapida + falta de revisao antes de clicar “enviar” ……

Leandra
      Participante

Doug, antes de ler o que você colocou eu já tinha feito a inscrição para a palestra :) mas obrigada por lembrar!!
      Realmente eu não tenho experiencia profissional nenhuma,mas até lá vamos ver o que posso fazer…
      e mais uma vez obrigada!!

Leandra
      Participante

Gabi,
      realmente eu não tenho ideia do que eu iria trabalhar lá se nao na enfermagem porem aceito tudo….Só quero ir depois do ok da OIIQ e hoje eu passei o dia todo lendo o fórum, sobre documentos, palestras, entrevistas, pontos e mais pontos que poderei fazer…e graças a Deus estou tomando todas as informações necessárias e anotando tudo, já penso em separar uma pasta pra colocar os documento hahaha…Vou fazer o Delf esse ano pra ser um incentivo a mais e descobri do quanto estou capaz na língua francesa. E quanto as despesas eu dou graças a Deus (novamente) que tenho uma irmã que mora em Montreal e está disposta a me ajudar em tudo! me sinto mais tranquila sabe?! :alright:

Visualizando 17 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.