Alguém está indo sozinho???

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Alguém está indo sozinho???

Visualizando 78 respostas da discussão
  • Autor
      sampaio
      Participante

Gente. Tenho percebido que boa parte das pessoas que estão neste site são casadas ou pretendem se casar antes de ir. Estou pensando sinceramente em ir sozinho. Não sou casado e não acho que vale a pena começar um relacionamento sério no Brasil e depois ir para o Canadá.
        Será que as dificuldades são maiores? Dá pra viver com o salário de uma pessoa lá? Os Canadenses são pessoas acolhedoras? Vivo sempre rodeado por amigos aqui e me preocupo em me sentir sozinho lá.

Gostaria de trocar experiência com as pessoas que estão vivendo ou já viveram este mesmo dilema.

Abraços
      Marcelo Sampaio

Felipewise
      Participante

Oi Marcelo, td blza?

Eu estou indo sozinho e sem receios.

Quanto as dificuldades, nao acredito que sejam maiores, sao semelhantes. Quando um casal imigra eles tem um ao outro para apoiar, dar forca etc e tal. Por outro lado voce esta no seu “porto seguro” e sua necessidade de se expor nao e tao grande quanto a de alguem que vai sozinho.
      Acho que depende mais do nosso esforco do que das pessoas ao redor. Sem falar que vc tera varios conhecidos da comunidade, dos encontros etc.

Eh dito que os canadenses, especialmente os do quebec sao pessoas agradaveis e de facil relacionamento.

Quanto a parte financeira, quantos milhoes de canadenses nao vivem sozinhos e pagam suas contas? Se voce consegue se manter no Brasil, pode ter certeza que la voce tambem consegue. Principalmente com bastante planejamento, objetivos de carreira e, principalmente, muita dedicacao.

Vou te dar um exemplo. Eu estou morando na inglaterra (mestrado), tenho duas colegas brasileiras que conheci semanas antes de vir e que se tornaram grandes amigas em muito pouco tempo. De qualquer forma, como e do nosso interesse conviver com o pessoal daqui, mesmo os ingleses tendo a fama universal de serem frios e secos, nos fazemos esforco para nos aproximar.

Exemplos bobos… quando estamos na universidade, so falamos ingles entre nos. A lingua e uma barreira, se estamos falando portugues, nossos colegas nao chegam nem perto, porem, se estamos falando ingles, eles mesmos se aproximam e juntam-se a nos. Quatro meses depois, ja posso dizer que tenho alguns amigos locais, que nao foram conquistados tao facilmente como as brazucas, mas estao ai.
      Felizmente, brasileiros tem uma fama boa por aqui (nao acredito que seja diferente no quebec) e as pessoas tem certo interesse em nos conhecer. Sem falar que nossas culturas, apesar de diferentes, tem muito em comum.

Como de costume, volta aquela velha conversa do frances ne? Nem preciso falar disso… mas nao eh so pra trabalhar que vamos precisar muito dele.

Nao quero julgar cultura nem nada disso, mas o pessoal tem um pe atras com outras culturas (as quais nao vou especificar pra nao gerar polemica) principalmente porque essas pessoas vem pra ca, procuram amigos de mesma origem, so falam sua lingua de origem etc e tal. Cai naquele argumento da Mme Tandel que diz que brasileiros nao formam guetos etc e tal.

Sem falar que somos brasileiros e nao desistimos nunca, nao e mesmo? (ta bom, do Brasil a gente desiste em partes)
      Mas tirando a ironia nos somos em geral pessoas sociaveis, mesmos os timidos, esta no sangue.

Se voce quer ir pro Qubec, nao vai ser a falta de companhia que vai te atrapalhar.

yuri
      Participante

Concordo com o Felipe! E eu tb vou sozinho!

Sampaio,

Fica tranquilo. A gente junta a solteirada lá. Conheço cinco imigrantes que vão sozinhos para Montreal e que são muito bacanas e que ainda estão no Brasil em processo de imigração. Aí junta com vocês dois já e comigo dá 8 pessoas fora os que ainda vão se manifestar aqui.  :up: Já dá pra bagunçar bastante lá hein? hehe! Se você quiser ir conhecendo as quebecois e outras imigrantes que tão lá e em busca de sua alma gêmea te sugiro este site: http://www.reseaucontact.com
      E recomendo você ir pra Montreal. Tenho dois amigos que foram pra cidade de Quebec e me disseram que não é recomendável pra gente solteira porque é paradona.

Quando eu chegar em QC,provavelmente em maio/2009 se Deus quiser, eu vou agitar um encontro entre a solteirada imigrante!   :drunk: Mas é foda mesmo deixar os amigos daqui. Mas cada escolha, uma renúncia. C´est la vie!

Você tem algum parente que se chama Rafael Sampaio e que estudou engenharia em São Caetano do Sul? Não me lembro de ter conhecido outro Sampaio! Você mora em que cidade?

Abs!

Carlos_Santos
      Participante

Seja bem à CBQ Sampaio!

Tinha uma postagem na comunidade  ORKUT Quero Ir para Quebec so de pessoas que iriam sozinhas no seu processo de imigração!

A lista era grande e dificuldades maiores, depende so de você! como você lida com o fato de não ter muitos ao seu entorno, no começo pelo menos   :wink:

Conheço uma dentista que chegou aqui na Cidade do Québec, sozinha, nunca participou de forum, lista, nada! Ela esta sobrevivendo muito bem! Mas é uma questão de objetivos e estilo!

Possivel é!

Atenciosamente

rafaelmat
      Participante

Eu tô indo sozinho também e não acho que isso é um grande problema.
      Basta arrumar amigos e assim tudo fica mais simples.
      Nós mesmos, no momento de ir, podemos fazer contato e nos ajudarmos.
      Marcelo, não deixe de ir por isso.
      Abs!

karlamatias
      Participante

Oi, Marcelo…

Realmente a maioria é de casais sim, mas realmente não há motivo pra preocupação pelo fato de ser solteiro e estar só! O que não tem receita é como matar a saudade da família e dos amigos, pois cada um reage de uma maneira à distância! E também, questões como salário e custo de vida independem do estado civil, pois merecem a atenção de todos! É bom lembrar que a imigração é uma DECISÃO DE VIDA então deve ser muito bem pensada.

Quanto a pensar num relacionamento, isso é decisão muito pessoal mesmo! Eu penso da mesma forma que você, que não vale a pena! Mas o processo dura aprox. 1 ano e nem todo mundo aguenta ficar só tanto tempo! hehehe :) Eu optei por focar 100% no processo de imigração e deixar o coração “de molho” porque passei mais de 3 anos esperando a decisão de outra pessoa pra ir ou não pra Inglaterra. Quando fiquei solteira, decidi que a partir de então não tomaria minhas decisões em função de ninguém.

Mas esse tipo de atitude depende de cada um! E se alguém tem uma pessoa bacana do lado que tope o desafio, acho que o companheirismo e a parceria são coisas ótimas numa “aventura” dessas, mas não é fácil conciliar interesses não! É preciso muita sorte pra encontrar alguém assim!

A propósito, tenho participado bastante do tópico que o Carlos mencionou na “Quero ir para Québec” no orkut. É no mínimo divertido. Sei que nem todos com quem converso lá vão ser amigos no Québec, mas acho muito monótono esperar o processo isolada. Trocar idéias é útil e alivia a ansiedade.

Se tiver orkut, vai participar lá! :)

Abraço!

lucianab
      Participante

Boa noite,

Eu também estou indo sozinha e acho que nós brasileiros não precisamos nos preocupar com isso, afinal somos muito sociáveis. O segredo é se inseir na cultura Quebecois, tentando fazer amigos tanto quebequenses quanto brasileiros, mas não formar guetos como muitas comunidades de brasileiros que vivem nos EUA. Se formos de mente aberta para o mundo com certeza teremos sucesso na terra gelada, em todos os sentidos! :)

Abraços,

Luciana

mreboucas
      Participante

Caro Sampaio,

Como os outros participantes, vou colocar meu exemplo tbm, pois irei solteiro. Detalhe, ja tive outras aventuras assim, pois morei na Australia durante 9 meses e na suiça durante apenas 3 meses. Veja bem, dificuldades sempre temos, vivendo juntos e separados, claro q vc embarcar sozinho para um país q nao é o seu tem seus momentos de solidão, as vezes muito dificeis mesmo, mas ai vem o seu poder de fazer amizades, de respeitar culturas diferentes da sua, de procurar novos caminhos.

Normalmente acabamos fazendo um “gueto” brasileiro mesmo, esta historia de que brasileiros nao fazem “guetos” é historia para boi dormir, mesmo pq queremos estar nos sentindo um pouco em casa. Mas o brasileiro tem uma grande vantagem, que é de ser muito sociavel e saber se aproximar de outras pessoa e se misturar, mesmo que sejam de culturas diferentes, mesmo pq, como foi dito a cima, o brasileiro é sempre bem quisto em qualquer lugar, pela forma simpatica do nosso povo e isto causa uma certa atracao de pessoas dos outros paises, que se aproximam com mais facilidade da gente.

Agora, com certeza, temos sempre de tomar cuidado de sempre respeita os outros na lingua falada no país, não é muito legal ta um monte de frances junto de nós, e a galera falando portugues, e isto serve para qualquer outro país. Imagine vc no meio de um monte de asiatico e a galera falando a lingua deles, desrespeitando sua presença. É por ai !!!

Sobre a galera solteira, pas de probléme, tem uma galera monstra de solteirões lá ou que estão indo !!! Eu mesmo conheço alguns q ja se encontram lá e estão nos esperando !!!!

Espero q isto te dê ânimo e acabe um pouco com sua aflição de ir sozinho !!! Mesmo pq, depois q vivemos esta experiência, é dificil, pelo menos foi para mim, voltar a vida familiar q temos aqui, pois nos tornamos mais independentes, mais donos dos nosso narizes!

Abraços,
      Mario Rebouças

Jujuba-SP
      Participante

Olá Marcelo,

Também estou indo sozinha. Acho que isso não é problema algum. O problema é quando você está com alguém que não tem os mesmos objetivos que você. Fiz muitos amigos em Montreal, de várias nacionalidades. Dificuldades existem com ou sem alguém do nosso lado. A diferença é que acompanhado você tem alguém pra, muitas vezes, te ajudar, compartilhar sonhos, etc.

Realmente, a lingua é uma grande barreira e sempre procurei falar francês ou inglês quando estava com canadenses no grupo para ser o mais sociável que pude.

Não deixe que isso te desanime!

Um grande abraço,

Juliana

danielcasas
      Participante

Fala Sampaio!

Eu também vou só e não me preocupo nem um pouco com isso. Falar mais aqui é chover no molhado, pois a galera já falou o suficiente. E é bem por aí mesmo, saudade daqui e dos daqui vai sempre existir e não é uma companhia que irá lhe tirar isso, então, como diz minha mãe, “o que não tem remédio, remediado está”. O negócio é chegar por lá e se entregar. Vamos tentar conhecer e penetrar na sociedade do Quebec para que a adaptação seja o mais fácil possível. Na hora do Banzo a gente se encontra com a brazucada e mata um pouco da saudade. Vamos embora, gente! Sem medo!

Abração,

Daniel

Tromons
      Participante

Dae Sampaio, beleza?
      cara eu TAMBÉM VOU SOZINHO….!
      Olha meu caso…
      Namorava uma menina 4,5 anos…. e falei ke iria fazer intercambio p França. Ela terminou, eu fui e não caiu pedaço de ninguem.
      Qdo voltei, fui atrás de um “caso antigo”. Ficamos 6 meses juntos e ela foi p os EUA. Td mundo disse p terminar, mas eu era muito apaixonado…. qq aconteceu? ela foi p lá, ficou com 1 americano e me deu o pé na bunda via Embratel.
      Depois fui morar na África… voltei p o BR (onde estou até agora) e tava namorando com outra pessoa.
      Sabe o ke eu fiz? jooguei limpo com a menina.. falei p ela: “Daki 1 ano to indo p o Canadá fazer minha vida lá. Ker ficar comigo até lá, beleza… se não kiser (pq nao tem futuro mesmo), então já era”.
      Ela ficou comigo até 2 dias atrás… e terminamos.
      Não vou deixar de ter relacionamentos por causas disso… por causa da minha imigração. e não vou deixar de imigrar por causa de relacionamento. Com as experiências ke tive (horas tristes, hora nem tão tristes), aprendi ke “eu sou + eu”. Qdo chegar a verdadeira cara-metade, terá 1 conjunto de coisas ke dará certo, esteja eu, onde estiver.
      Saudades sempre bate. mas é p isso ke existe dinheiro e férias: p ir ao encontro das pessoas ke vc gosta. Então, vc pega 1 avião e passa aki e boa… depois vc vai conhecer outros lugares.
      Fike sossegado ke não dá nada ir sozinho. E se depois de 1 tempo vc achar ke não é bem isso ke vc idealizava, vc volta p o BR numa boa…. em crise, sem preocupações. Se deu certo, beleza….se não deu, começa denovo em outro lugar.  :)
      Abraço e se cuida…!  :)

karlamatias
      Participante

Tromons, adorei “o pé na bunda via Embratel”! kkkkkkkkkk Não o que você levou, lógico! Gostei da expressão! :P Digo, sem orgulho, que foi assim que que acabei um namoro assim: mas foi via Tim!!! kkkkkkkkkkkkkkkk

Olha, se desse pra aproveitar só o lado bom de namorar, até que eu aproveitaria até viajar! kkkkkkkkkkkkkk Mas ficar dando satisfação, lidar com ciúmes, só sair com aquela pessoa e se isolar do mundo, ligar 10 vezes por dia, aguentar sogra, ficar discutindo a relação… por enquanto tô legal disso tudo! Sem falar que minha cidade não tem muitas opções! O negócio é esperar Montréal! :)

Abraço, pessoal! :D

Thiagocosta
      Participante

Oi Pessoal,

Também vou sozinho, me preparando para tanto para os desafios como para as vantagens de começar vida nova solteiro.

Ontem comecei a fazer parte da Comunidade no Orkut – Quero ir para o Québec – e acredito até o momento da minha partida  – jul 08 – eu já conheça um pessoal bacana, tanto dessa comunidade, como de outros lugares também.

Outra coisa que eu imagino é que devemos conhecer bastante gente no curso de francês lá, e todo mundo que estiver chegando, assim como nós.

Abs,

yuri
      Participante

karla,

Entrei no topic que o Carlos falou. Li isto que vc escreveu:”CSQ = Certificat de Sélection du Québec???
      Non!!! Comunidade de Solteiros no Québec!!! “Achei um barato. rsrsrs!Putz! Como tem solteiro lá. Que legal! Endereço deste topic:
      http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=834601&tid=2477597830112478588&start=1

julianomga
      Participante

oieee!!!

e isso ai pessoal vamos nessa, tbem estou nesse sonho sozinho, acho que é inivitável pensar nas coisas citadas acima e em muitas outras, mas precisamos ter força e acreditar em nos, e se possivel conhecer alguem que esteje no mesmo barco antes de ir para ja ter um contato.

boa sorte a todos

abraços

Juliano

Divino
      Participante

Mais um pra reforçar o time dos solteiros, já que vou ter que terminar meu namoro de três anos por conta do meu objetivo.

Até então não ganhei um pé, mas ele já é previsto.

Tudo bem , tudo bem… não vai ser legal, mas faz parte da vida.

Mas é bem provável que os solteiros devem sofrer um pouquinho mais, por isso acho importante já conhecer uma galera aqui no Brasil primeiro.

Um dos motivos de ter escolhido até agora Montreal, é a solteirice que me aguarda em breve.

E por que não, chegar solteiro no Canadá pode acabar se tornando uma ótima? hehehehe

eurohugo
      Participante

E o meu pé no traseiro foi via Telemar…Numa ligação urbana… E eu moro à apenas 3km dessa pessoa…

Mas tô gostando de ver a moçada animada! A comu do CSQ (dos solteiros) tá bombando tb!

Também estou indo sozinho e como todos já falaram, não há dificuldade nisso. Basta vc querer.

Como meu conterrâneo Daniel disse mto bem: “O negócio é chegar por lá e se entregar. Vamos tentar conhecer e penetrar na sociedade do Quebec para que a adaptação seja o mais fácil possível. “

Eu compartilho do mesmo pensamento.

Mas você tem de querer.

Felicidades, Euro

sampaio
      Participante

Gente, muito obrigado por todas as respostas e pela força. Ainda tenho algumas dúvidas sobre alguns assuntos mas cada vez mais sinto que Quebec me espera. Estou postanto outra mensagem sobre empregabilidade lá em Quebec. Se alguém quiser dar algum palpite será muito bem vindo.

Abraços
      Marcelo Sampaio

pablo111
      Participante

Também vou só!

Mas pelo jeito ninguém vai só! Só o que tem de respostas nesse post já dá pra fazer uma festinha cheia!

pablo111
      Participante

Também vou só!

Mas pelo jeito ninguém vai só! Só o que tem de respostas nesse post já dá pra fazer uma festinha cheia!

reganem
      Participante

Eu tb vou só. No meu caso, ir sozinha tem um gostinho muito especial.

Pelo jeito somos muitos!
      Que bom que existem comunidades como esta e tantas outras que permitem nos aproximarmos em torno de um mesmo objetivo e nos unirmos no mesmo pensamento.  

Devo chegar em Quebec em abril.
      Podem contar comigo.

Abraços,
      Renata
      reganem@gmail.com

karlamatias
      Participante

Desenterrando…

Quem está indo sozinho em junho/julho??? Vou buscar passagem a partir de 20 de junho e devo ficar as 2 primeiras semanas em Gatineau (havia desistido de ir, mas voltei ao plano inicial), mas logo depois me mando pra Montréal de vez.

Quem estiver indo por essa época a Montréal, pode entrar em contato pelo email karlamatias77@hotmail.com.

Abraço!

Marisalpa
      Participante

Tbem estou indo sozinha

Tenho certeza que faremos novos amigos canadenses, brasileiros e pessoas de todo mundo, para isso precisamos deixar essa barreira de lado e lembrarmos que brasileiro é guereiro até o fim…. é por isso que como vários tópicos dizem os brasileiros se adaptam muito bem, e com certeza faremos parte desse número em breve.

Abraços

Marisa

Marisalpa
      Participante

Também estou indo sozinha

Com certeza vamos fazer novos amigos, canadenses, brasileiros e pessoas do mundo todo que assim como nós estão buscando crescimento, precisamos deixar a barreira do medo de lado, estamos lendo em alguns tópicos dizendo que os brasileiros se adaptam muito bem, porque somos guerreiros até o fim… é isso é muito bom, em breve faremos parte desse número.

Abraços

Marisa

Thiagocosta
      Participante

Oi Pessoal,

Vou sozinho também!

Inicialmente eu ia em Setembro, mas agora vou em Junho/2008.

Karla – vamos falando! Te mando um e-mail.

Bjs e Abs,

svdesouza
      Participante

Estou no aguardo de um amigo, pois o mesmo não sabe quando poderá ir.

Comprei a passagem para 04 de maio/08  mas talvez eu mude para junho/08. Dependendo dos acontecimentos, gostaria de saber se alguém gostaria de dividir um apartamento em Montreal.

Sérgio

lucianab
      Participante

Olá pessoal!

Também estou indo sozinha. Mandei os docs do Federal em 30/01, mas ainda não recebi a cartinha p/ saber meu deadline. Espero que não passe de agosto de 2008. Tem alguém daqui que pretende ir p/ Ville de Québec?

Abçs
      Luciana

crashover
      Participante

Opa mais um novo solteiro indo para Quebec.

Processo iniciando papeladas enviadas ontem.

Fabiocb
      Participante

Olá a todos,

Bom quanto a ir sozinho, bom no meu caso eu vim sozinho  :D  , estou aqui ha 2 semanas e estou amando a cidade (Montreal), tentei sempre me manter centrado e com os pes nos chãos por que no Canada também vivem pessoas, então os problemas também estão aqui, mas justamente por pensar assim estou me surpreendendo positivamente com a cidade e todo o Canadá.
      Quanto a solidão isso vai muito de cada um, eu estou super bem ja fiz varios contatos com brasileiros e pessoas daqui, todos são muito abertos e receptivos, se existem mau-educados, com certeza assim como em qualquer lugar, mas no geral o povo daqui eh nota 10, desde os imigrantes, anglophonos e francophonos, todos sem problemas, digo por que moro no centro e tenho contato com todos eles.
      Uma dica para não se sentir só nos primeiros dias é de simplesmente preencher seu tempo, saia, faça os cursos oferecidos pelo MIC, o que acaba te levando a conhecer muito gente, e alguns acabam virando amigos rapidamente pois eles estão no mesmo barco e portanto abertos a novas amizades.
      Quando disse sair não necessariamente ir pra Boates, bares, etc, digo ir fazer turismo, andar pela cidade, ver apartamento para alugar, etc, tudo isso ajuda e muito sem dizer que é praticamente de graça por que aqui você compra o cartão mensal de transporte e anda o quanto você quiser.
      Bom estou contando aos poucos minhas “aventuras” por aqui no meu blog, quem tiver interesse de uma olhada.

Abraços a todos,

Fábio

karlamatias
      Participante

Fabio, legais tuas dicas! :)

Thiago, já respondi teu e-mail!

Gente, parece piada, mas logo agora porque tô indo embora tá chovendo trabalho pra mim aqui!!! Topei ministrar um curso que termina dia 13 de junho, então provavelmente a viagem vai ficar pra início de julho. Mas vamos manter contato e trocar figurinhas sobre os planos de viagem, né?

Abraço!

Iceman
      Participante

Fábio,
      Muito legal suas histórias, rapaz. Bom ver isso ainda mais para uma pessoa como eu que está iniciando o processo.
      Sucesso aí.

Neto

AdriAkelas
      Participante

Olá pessoal! Eu tbm estou indo sozinha! Já tem um amigo meu morando em Montreal q foi o ano passado! E ele já está me ajudando muito! Sou de Curitiba e os encontros q fizemos aqui tbm foram mto bons pra conhecer o pessoal q está indo! Tanto os casais qnto os solteiros! Estou indo dia 27/04 e eles devem ir no começo de maio! A gente acaba trocando várias informações pelo messenger e já vai criando uma amizade q só tende a crescer estando lá fora! Por isso o pessoal q ainda tem tempo procure organizar encontros nas suas cidades! Eu por exemplo estou fazendo aula particular de frances junto c um amigo q conheci em dezembro do ano passado! E com certeza os solteiros chegando lá a gente já se reune pra umas festinhas!!!!

Adri

akcastro
      Participante

Olá Adri !

Como vc disse, é muito importante estarmos em contato com o pessoal que está indo. Eu mesma já estou em contato com algumas pessoas que estão na mesma fase do processo que eu estou (aguardando o pedido dos exames médicos), ou que estão começando o processo, ou aguardando a entrevista, enfim, acho essa troca de experiências fantástica, pois além de aprender muito ainda faço amigos. :-) Eu estou indo sozinha tb e se Deus quiser ano que vem estarei em Montréal.

Olá Karla !

Amiga eu fico muito feliz por vc. Aproveite bem todas essas ofertas de emprego, pois assim o tempo voa até a viagem e ainda vai juntar uma graninha. :-)

Um beijão !

Karol
      http://karoxinha.blogspot.com

Thiagocosta
      Participante

Fábio, valeu pelas dicas! é bom saber que o povo é simpático, isso já ajuda bastante!

Karla, vamos falando, com certeza podemos nos ajudar, aqui e lá!

E que chegue logo a hora de embarcar, hehe!

Abs,

petula
      Participante

é isso aí, pessoal.

vou solteira, também. decisão que foi acalentado e amadurecendo ao longo de 3 anos. hoje, prestes a fazer 28, acho que tenho maturidade suficiente pra encarar uma oportunidade dessas. já moro sozinha há um bom tempo, sustento minha casa e da minha família, consigo ter lazeres, viajar e encarara as barras que cotidianamente nós temos aqui no brasil.

outro país é diferente, mas realmente a “solteirice”  joga muito a favor. você pode fazer as coisas do seu jeito, se integrar mais rapidamente. com um cadinho de dinheiro guardado pra ficar bem lá por pelo menos uns 6 meses sem emprego (maravilha se voc~e conseguir se empregar rápido, mas…) e um francês ao menos interessante, não há o que temer. claro, depende muito da personalidade da pessoa. eu, por exemplo, estou muito acostumada a viajar só pra outros países e sempre trago no bolso um ou dois amigos de fora. isso dá muito jogo de cintura.

meu projeto, por exemplo, é ir e perder alguns MESES conhecendo as cidades que elegi como interessantes. só depois vou cuidar de ter um ap e procurar emprego. acho que essa visão geral da província ajudará muito na hora de me estabelecer de fato e será facilitada pelo fato de estar só: menos gastos, dá pra ficar até em albergues por um bom tempo.

e a gente se esbarra lá e isso também vai ajudar! solteirada divertida brasileira, curtindo entre si e com os outros imigrantes e nativos, todo mundo na nova família quebecois! aliás, a gente se enturma com galera casada também!

bjks
      p

Gus_23
      Participante

Opa! bom saber que tantas pessoas vão encarar a imigração sozinhas. Pessoalmente acho q fica mais fácil pelo fato de a responsabilidade ficar menor. Por outro lado a solidão aperta mais rápido, e é bom já sair daqui com bons planos de se socializar em pouco tempo!

[ ]’s

Gus

karlamatias
      Participante

Que bom que retomaram este tópico! Valeu Karol e Thiago! ;)

Bem vindo, Gustavo! :)

Quem quiser me adicionar no MSN, fique à vontade karlamatias77@hotmail.com e no Facebook http://www.facebook.com/profile.php?id=542457345

Beijos!

Marisalpa
      Participante

Pessoal alguém que está indo sozinho pretende ir para Laval?

Farei minha entrevista essa semana dia 18 de abril e pensei que se coincidir mais ou menos a mesma época seria interessante dividir um apto, menos custo inicial se alguém se interessar podemos ir nos falando e quem sabe.

Abraços

Marisa

kmoutinho
      Participante

Pessoal, vcs nao imaginam como estou mais tranquila agora que li todos esses relatos de solteiros!!!haha
      Eu estava pensando a mesma coisa: poxa, só casais….será que sou a única!!!!
      Mas olha só, minha entrevista será amanhã- dia 15 – prometo que coloco meu testemunho de solteira aqui pra vcs tá?! hehehe, quem sabe M. Leblanc muda um pouco o roteiro por estar indo sozinha, né?!?!

Quanto à Montreal posso falar um pouquinho, pois já fiz um intercambio  pra lá. A cidade tem mil coisas pra fazer. Teatro, cinema, SHOPPING!!! UHHHHH, o parque Mont Royal…ou o simples fato de andar pelas ruas pra conhecer a cidade!

Abraços!!

kmoutinho
      Participante

Pessoal, vcs nao imaginam como estou mais tranquila agora que li todos esses relatos de solteiros!!!haha
      Mas olha só, minha entrevista será amanhã- dia 15 – prometo que coloco meu testemunho de solteira aqui pra vcs tá?! hehehe, quem sabe M. Leblanc muda um pouco o roteiro por estar indo sozinha, né?!?!

Quanto à Montreal posso falar um pouquinho, pois já fiz um intercambio  pra lá. A cidade tem mil coisas pra fazer. Teatro, cinema, SHOPPING!!! UHHHHH, o parque Mont Royal…ou o simples fato de andar pelas ruas pra conhecer a cidade!

Abraços!!

kmoutinho
      Participante

Abraços!!
      Karina

akcastro
      Participante

Olá Karina,

Imagino um pouco do que vc possa estar passando nestes momentos antes da entrevista. Eu ficarei aqui torcendo para que tudo dê certo. Eu também conheci Montréal ano passado e apesar de ter passado pouquíssimo tempo por lá, eu adorei ! Entre as cidades que eu passei, achei a mais alegre. :-)

Oi Marisa,

A sua entrevista também está bem próxima ! Eu desejo tb boa sorte pra vc. Eu acho que foi vc que me passou um e-mail ano passado logo após a minha entrevista. :-)
      Eu acho ótima sua idéia de dividir um ap, aliás eu tb estou a procura de alguém, mas eu estarei indo para Montréal :-)

Um abraço,

Karol
      http://karoxinha.blogspot.com

rafaelmat
      Participante

Oi pessoal,
      Sou solteiro e estou indo pra Montréal também (em agosto).
      Apesar de não ter certeza ainda a idéia de dividir apartamento parece legal.
      Pelo menos no primeiro ano…
      A desvantagem é que gostaria de ter um quarto a mais para os hóspedes (já tô convocando o Rio de Janeiro inteiro pra me visitar). :)

Karina,
      Boa sorte amanhã. Ao contrário do que eu pensava o fato de ser solteiro não é problema algum na entrevista.
      Antes de entrar na sala pensa assim – “Vou arrebentar!”.
      E entra. ;)

Funciona!

Abs,
      Rafael

lucianab
      Participante

Olá Marisalpa,

Também estou indo sozinha na metade do ano e pretendo dividir apto com alguém p/ diminuir as despesas, mas ainda estou para decidir entre Ville de Québec et Montréal. Caso mudar a cidade de destino avisa.

Abçs,
      Luciana

karlamatias
      Participante

Tô viva e agora sou mestre!!! :P Ainda não tive tempo de comemorar, talvez no FDS!

Vou continuar de olho aqui no tópico, mas meu “plano Québec” tá suspenso no momento.

Uma opinião: dividir apê pode ter suas complicações pq nem sempre nos entendemos com nossos “colocataires”, porém mesmo se tive$$e condiçõe$, ficaria muito deprê sozinha, por isso penso em encontrar alguém pra dividir as despesas + fazer companhia.

Bisous :*

kmoutinho
      Participante

Bom dia Pessoal!!!

ESTOU MUUUUUUUUITO FELIZ!!!
      CONSEGUI MEU CSQ!!!! UHUUUUUU

Obrigada pela força de todos aí!!

De fato o M. Leblanc é muito simpático, atencioso, logicamente que rigoroso, mas de uma maneira que nos deixa bem à vontade e que aos poucos vamos perdendo o nervosismo.

Meu perfil: 24 anos, formada em Adm. Hoteleira e cursando a segunda facul. em Gestão de Marketing, 5 anos de experiência na hotelaria, solteira, sem filhos

Saí de Campinas às 6hrs da manhã (minha entrevista foi à 9), logo cedo São Paulo já estava com aquele trânsito danado e eu nao poderia correr nenhum risco. Cheguei ao escritório umas 8hrs, mas só pude suber de fato às 9hrs. Lá, enquanto aguardava ser chamada, já escutava a voz do M. Leblanc – coitado do meu coração neste momento!!! hahaha
      Ele foi me chamar na recepção, todo sorridente e atencioso.
      Bom, ele pediu primeiramente minha certidão de nascimento e meus comprovantes de escolaridade, perguntando quantos anos eu tinha de estudo. Daí o papo foi desenrolando. Foi quando ele me perguntou pq eu queria ir para o Quebec!! tchan tchan tchan…. falei eu havia ido no ano passado primeiramente para conhecer um pouco sobre a provincia, em especial o inverno (fui em janeiro), que havia me encantado com a cultura, com a receptividade, e outras coisas que foram vindo na cabeça e que uma vez que eles ofereciam a oportunidade de migrar legalmente e poder ter uma vida “normal” lá, foi o que de fato me incentivou.
      Daí ele me perguntou do meu trabalho, pediu um holerite, eu tinha inclusive um atestado do hotel onde eu trabalho, pediu a carteira de trabalho…perguntou como é minha jornada de trabalho, o que eu faço…foi quando DE REPENTE ele mudou pro inglês, perguntando sobre os hóspedes, de onde eles vem, uma vez que tem muitos estrangeiros. DE REPENTE de novo ele disse ça va! Pensei: ups, volta a tecla sap do francês!!!
      Perguntou o que eu sabia do mercado lá em Montréal, onde pretendo ir, mostrei inclusive algumas ofertas (VAI UMA DICA: O SITE JOBBOM É MUITO INTERESSANTE NESTE ASPECTO, POIS OFERECE OPORTUNIDADES DE EMPREGO EM TODO O QUEBEC EM DIVERSAS ÁREAS).Ele inclusive disse que eu era muito organizada, pois tinha tudo ali numa pastinha – VALE A DICA E VALEU PELO PESSOAL QUE JÁ COLOCOU O DEPOIMENTO!!!
      E eu falando e ele digitando….
      Por fim, ele virou e disse:
      FELICITATIONS!!!!! nessa hora senti tudo tremer. Fiquei até com vergonha de apertar a mao dele…haha, pq além de gelada tremia que nem vara verde!!!!
      Daí ele me deu algumas instruções e com toda aquela simpatia se despediu.

Agora é dar o “start” no processo federal!!!!!

ESTOU MUUUUITO FELIZ!!!!!!!

kmoutinho
      Participante

Olá Pessoal,

CONSEGUI MEU CSQ!!!!!!!!!!!!!!! to muuuuuuuuuuito feliz!!!!

O M. Lebranc é uma simpatia só, claro que exigente, mas faz de tudo para que a entrevista se passe como um bate papo!!
      Não tive problema algum pelo fato de estar sozinha, demonstrei que estou decidida e estruturada para tal!!!

kmoutinho
      Participante

Olá Pessoal,

O M. Lebranc é uma simpatia só, claro que exigente, mas faz de tudo para que a entrevista se passe como um bate papo!!
      Não tive problema algum pelo fato de estar sozinha, demonstrei que estou decidida e estruturada para tal!!!

kmoutinho
      Participante

Olá Pessoal,

kmoutinho
      Participante

Olá Pessoal,

kmoutinho
      Participante

Olá Pessoal,

rafaelmat
      Participante

Parabéns!!!

É isso aí! Solteirice não é empecilho algum.
      Claro que é ótimo contar com a parceria de um cônjuge num momento desses.
      Mas quem está decidido tem que meter as caras mesmo.

Abs e agiliza o federal agora.

Rafael

jutalencar
      Participante

Oi pessoal!
      Mais uma viajante solitária.
      Também estou indo sozinha e não vejo muitos problemas nisso. Acho que o maior encargo na decisão de ir sozinho é o financeiro,  fica um pouco mais caro, mas dá para dividir apartamento com outras pessoas e formar uma “comunidade” por lá de brazucas ou não.
      Tenho procurado conhecer pessoas que estão lá ou que ainda estão aqui mas com o mesmo objetivo que eu.
      É sempre bom formar uma rede de contatos.
      Prazer em conhece-los também…   :wink:
      Ju

arianegs
      Participante

Olásss,

Cheguei um pouco atrasada mas cheguei!

Também estou indo sozinha!
      No começo não via problemas em relação a isso, mas depois que comecei a ver a quantidade de gente que vai casada fiquei um pouco preocupada, agora já passou, tenho certeza que vai dar tudo certo. Amigos a gente faz, demora um pouco, mas sozinhos nunca estamos. A saudades a gente mata baratinho via Skype, MSN, webcam e quando der via Air Canada.
      Conheço muito pouca gente que também está nesse processo, quem quiser trocar figurinhas comigo e trocar algumas idéias sobre esse processo fica o meu e-mail e MSN

ariane.seixas@gmail.com

MSN: ari_longe@hotmail.com

Estou na parte federal do processo, na longa espera do pedido de exames médicos

Abs,

Ariane

Tromons
      Participante

Olá, td bem?
      Bom… eu tb estou no processo e indo sozinho. Moro em Curitiba.
      Eu também acho ke ir sozinho não impede em nada….. e como citaram acima, qdo percebemos ke estão indo vários casais, dá até uma espécie de desânimo… uma “cabreirice”…. mas, não dá nada. O ke importa é fazer contato com pessoas ke estão lá e ver se kem está lá, pode dar uma força p os novatos.
      No momento, estou na última etapa do processo, onde irei mandar meu passaporte p a emissão do visto.

Essa ansiedade é ke MATA!!  :)

Boa sorte p todos nós, né?!?!

:)

lucianab
      Participante

Olá Ariane e Tromons!

Vcs estão pretendendo ir qdo p/ Québec? qual cidade vcs vão? vou para Montréal em Setembro/08 e estou procurando alguém p/ dividir apto.
      Vamos trocar infromações. Meu msn é lucianabusato@yahoo.com.br

Abçs,
      Luciana

lucianab
      Participante

Olá Ariane e Tromons!

Vcs estão pretendendo ir qdo p/ Québec? qual cidade vcs vão? vou para Montréal em Setembro/08 e estou procurando alguém p/ dividir apto.
      Vamos trocar infromações. Meu msn é lucianabusato@yahoo.com.br

Abçs,
      Luciana

Felipewise
      Participante

Ei Luciana!

Tb estou indo em setembro. Qto ao apto eu ja tenho algo em mente, mas se vc quiser fazer contato ia ser legal, ja que vamos na mesma epoca!
      Meu msn: maranhao_bh@hotmail.com

bjos

jardan
      Participante

hehehe!!! tem muita gente solteira subindo pro Quebec!!!!! tambem estou indo so, vou morar em ville de quebec, quando ja estivermos por la e so promover aqueles bailinhos, com direito a lenta e tudo mais, como nos velhos anos 80 e 90!!!tô indo sem medo nenhum!!!!!tambem acho complicado relacionar-se aqui no brasil a essas alturas do processo, e preciso que a outra pessoa esteja afim de curtir a””aventura”” e disposta a mudar completamente a sua vida, a distancia da famillia e etc…,
      espero encontrar uma esposa por la seja ela uma brasileira perdida por la, ou mesmo uma quebecoise!!!
      Marcilio de beozonte!

danieltte
      Participante

Ola pessoal meu nome é Daniel e tbm irei solteiro..!
      mas ainda estou no começo do processo!! Enviei o dossie faz 2 semanas!

Mas gostaria de conhecer mais gente meu msn é o : albadod[at] hotmail [dot] com

Abraços!!!

Jujuba-SP
      Participante

Olá Daniel,

Seja bem vindo ao grupo!! Como pode perceber tem muitos solteiros na área!!!

Eu vou para Montreal e provavelmente em Setembro!!

Boa sorte no seu processo!!

Abraços,

Juliana
      jufreitas26@gmail.com

gustavobk
      Participante

Olá pessoal,

Eu também tomei a decisão de ir para Quebec e estou iniciando todo o processo. E também vou sozinho, por isso achei ótimo ver esse tópico aqui e saber que existe a possibilidade de manter contato com outros brasileiros que estão na mesma situação.

Se alguem desde já conversar e fazer amizade, é só adicionar no MSN.

E rumo ao Canadá.  :)

[]’s

Kathia
      Participante

Oi pessoal!

Eu tb estou indo sozinha…
      Ah, é uma mistura de medo com liberdade.
      Vou mandar os documentos da fase Federal este mês…até sair meu visto, meu objetivo é conhecer pessoas pela internet que estão indo ou estejam em Québec e saber tb coisas sobre o cotidiano canadense. Aliás, este site é muito instrutivo, tenho lido várias informações úteis aqui.

Abraços!!!

Jujuba-SP
      Participante

Olá Kathia,

Também tive essa mistura de medo com liberdade, rsrsrsr, mas acho que estou mais corajosa que nunca!!

Se quiser trocar informações, fique a contade para me escrever. Eu estou de exame médico marcado, mas ainda ficarei um tempinho mais por aqui.

Um abraço,

jufreitas26@gmail.com

Juliana

fabiolabvalio
      Participante

Olá, pessoal,

Eu também vou sozinha. Entreguei os meus exames médicos ontem e agora estou aguardando o pedido de visto. Eu chegarei em Montréal no dia 16 de junho, e depois vou para Laval.

A gente se encontra por lá! Vamos manter contato para nos conhecermos pessoalmente já no Canadá!

Boa sorte a todos!

yuri
      Participante

Eu tb vou sozinho! Devo imigrar no fim deste mês! Se quiserem trocar idéia, me mandem uma mensagem privada que eu passo minhas formas de contato. abs!

Alvaro
      Participante

Eu tb to indo sozinho, ams só Deus sabe quando…meu desejo é ir no meio do ano (JUN/JUL)

abraços
      Alvaro

Kathia
      Participante

Oi!!!

Primeiramente, Juliana, obrigada! Vou manter contato com vc então!

E quanto aos demais, vc´s são todos de SP mesmo? Eu moro no interior de SP mas aqui na minha cidade não conheço ninguém que tenha planos de ir…

Agora estou pesquisando uma cidade pra ficar, estou entre: Montréal, Sherbrooke, Ville de Québec e Laval. Acho que pra mim vai pesar mais o custo de vida, não creio que conseguirei juntar muito mais dinheiro do que o recomendado pelo consulado.

Abçs!

Jujuba-SP
      Participante

Oi Kathia,

Moro em Osasco, fica na grande SP.

Vou morar em Montreal, mas sou suspeita para falar, pois já morei lá… Acho que todos devem ir pra lá, hahaha

Bom, tenho onde ficar pelo menos nos 2 e no máximo 3 meses, mas depois vou querer dividir despesas. Eu também pretendo ser economica nessa questão, hahahaha.

Fabiola, Álvaro, Yuri (já tem meus dados), fiquem a vontade para me escrever!!!
      jufreitas26@gmail.com
      Abraços,

Juliana

fabiolabvalio
      Participante

Quem quiser me escrever, vai o meu e-mail:

fabiolabvalio@bol.com.br

gustavobk
      Participante

Essa história de solteirisse aqui levanta uma questão importante para quando estivermos em  Quebec. A noite de lá, como é?!  :twisted:

Alguém que já está por aí pode dar uma dica de como são as baladas por aí? No meu caso, em Montreal?  8)

…agora o papo sério, seria legal a gente dar uma atualizada de vez em quando nessa thread, sobre timeline e tudo mais para ajudar a descobrir possíveis roommates, porque acho que tem muita gente pensando em, como eu, quando estiver em Montreal (muito provavelmente só em 2010) rachar um apê com algum conhecido… brasileiro ou quebecois, tanto faz…

abraços a todos.

julianomga
      Participante

oiii a todos, que bom que estão empolgados para esta grande mudança.

ja estou nos meus ultimos dias de brasil, nao tao ultimos, chegarei a montreal em maio,
      estou acertando os detalhes finais, procurando moradia, etc etc etc etc.
      como disse Juliana, tbem quero ser economico como moradia dividindo despensas.

Gustavo, nao estou muito atualizado sobre a noite montrealense mas certamente sera bastante eclética e nos divertiremos, sabendo de algo posto aqui.

fica meus contatos
      julianobosaarq@uol.com.br
      a36141@hotmail.com  (somente msm)

abraços

juliano

gustavobk
      Participante

Pra quem é de São Paulo e região, poderíamos marcar um encontro em algum boteco pra trocar idéias, o que acham?

Jujuba-SP
      Participante

Olá Gustavo,

Também estava pensando nisso e já comentei com algumas pessoas aqui da comunidade e outros amigos que estão no processo também.

Vamos colocar um tópico no lugar certo, daí a gente abre o assunto pra comunidade toda. ok?

Abraços
      Juliana

petula
      Participante

Pessoal,

Moro no Rio, mas a internet é uma maravilha, não? Quem quiser, pode me adicionar no msn (petul@ureach.com) ou entrar em contato por gtalk (pzinha@gmail.com), email, orkut, essas coisas todas.

Vou solita e meus planos mudaram pra caramba. Exemplo: eu iria este ano e com uma bolada. Por motivos complexos vou no ano que vem (primavera ou verão de 2010) e devo ir realmente com uma faixa de grana de pouco mais do que o indicado, na faixa de CAD 5k. Acreditem isso é POUCO E EXIGE CORRIDA CONTRA O TEMPO AO CHEGAR LÁ. Tenho várias dicas online de Montréal, mas começo a pensar se Laval ou Sherbrooke não são alternativas melhores pros “ferradinhos” que querem voltar pra universidade…

[]s
      P

amarion20
      Participante

Olá pessoal!!

Estou indo by myself também. Estava me sentindo como o Sampaio antes de ler esse tópico, mas depois de tantos relatos positivos e saber de tantas pessoas que também estão indo sozinhas me sinto mais confortável.
      Naturalmente, o brasileiro tem esse espírito acolhedor e carismático que ninguém mais no mundo tem. E acredito que este seja nosso ponto forte quando estamos num lugar estranho.

Mas estamos todos juntos nessa, e tenho certeza que muitos encontros ainda vão rolar por lá com toda a galera que está por aqui.

Abraços.

rafaelbalao
      Participante

a titulo de registro tbm estou indo sozinho , não tenho muito receios e ja venho a algum tempo mentalizando as dificuldades , entretanto como ja moro sozinho ja estou um pouco adaptado , entretanto ficar longe da familia é complicado , mas temos que enfrentar as dificuldades e correr atras dos sonhos.

“Corpo que não vibra é um esqueleto que padece”

Salut!!!

Chaton
      Participante

Vou sozinho também, e estou esperando desde janeiro a ordem do consulado para fazer os tais exames médicos… Já comentei em outro tópico que estou pensando em ir em setembro para Toronto ou Vancouver, mesmo que com visto de estudante caso o de trabalhador não tenha saído, para aperfeiçoar meu inglês em um curso intensivo antes de me instalar no Québec.

katy_freitas
      Participante

Olá,

Fiquei muito feliz ao encontrar este post.
      Conheci muitos imigrantes quando estava em Calgary e a maioria eram casais com ou sem filhos.

Esta é uma mudança muito grande e certamente para nós solteiros irmos sós pesa um pouco.

[]s

Visualizando 78 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.