Alguém da Cidade de Quebec ?

Home Fórum Off-Topic Literalmente Off topic Alguém da Cidade de Quebec ?

Visualizando 32 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4704
      brunobbc
      Participante

      Caros amigos,

      Estou pesquisando para ver se acho alguém residindo/indo para a cidade de Quebec.
      Gostaria de pegar alguma informações técnicas, preços, locais legais para morar, empregos e etc …
      Já pesquisei bastante sobre … , mas sempre é bom compartinhar e conversar com os amigos do fórum.

      Caso alguém queira e prefiram convesar via PVT, por favor sintam-se a vontade para fazê-lo.

      Abraços e aguardo mensagens,
      Bruno Cunha

    • #15220
      Carlos_Santos
      Participante

      Bruno,

      tentamos montar um grupo para comprar passagens e como a cidade destino deveria ser a mesma para conseguir “vantagens” que acabou por não se concretizar, acabamos por saber que muitos irão para  a Cidade do Québec agora em Julho/Agosto próximo!

      Eu, o JeffersonAV, a AKANG, e outros que depois de um tempo não se manifestaram mais….

      de qq forma podemos ir contribuindo aqui no fórum mesmo pois isso pode ajudar aos demais que desejarem ir também…

      coisas muito pessoais ai sim passamos em PVT, ok! :wink:

      boa sorte!

    • #15226
      brunobbc
      Participante

      Caro Carlos,

      Acho muito legal e boa a sua idéia !
      Confesso que estava pensando em conversar com os amigos das passagens, mas nunca mais divulgaram a questão dos grupos. Agora que fiquei sabendo que os grupos não se concretizaram.

      De qualquer forma como acha melhor ? Continuarmos con esta mensagem, ou abrirmos outra ?

      Como expliquei, estava interessado em saber locais legais para residir, custos, idioma e etc … Tipo, conversarmos mesmo, entende. O que seria mais paricular, seria empregos para a minha área. De qualquer forma, faremos via msg PVT.

      Abraços,
      Bruno Cunha

    • #15250
      Carlos_Santos
      Participante

      Bruno,

      podemos continuar neste tópico mesmo!   :wink:

      para saber aonde morar sugiro o Guia de moradia da própria cidade do Quebec, aonde eles fizeram um enorme trabalho de informações, pena que os valores dos aluguéis são de 2000 ou 2001, fora isso, ele é bem interessante !

      Veja o Guide à l’intention des immigrants à la recherche d’un logement (PDF : 2,7 Mo, 73 p.)

      ele é um bom começo para saber tudo sobre moradia!

      Para quem esta querendo uma moradia temporaria eu sugiro o topico Établissement temporaire, pois é ali que eu estou no momento a busca de um lugar mobiliado para ficar temporariamente!

      os demais item vamos discutindo aos poucos, começaremos por moradia, ok!

      abraços

    • #15253
      brunobbc
      Participante

      Caro Carlos,

      Obrigado pelo documento.
      Confesso que já tinha lido este PDF antes, mas pensava que existia uma versão mais nova.
      Revirei todo o site da Ville de Quebec e não achei nada mais novo.

      Valeu ai pela dica da moradia temporaria. Acho que para o início terá que ser algo do tipo.
      Meu caso, seria um pouco diferente do seu, pois irei sozinho, e poderia ficar em um hotel/albergue por alguns dias e depois confesso que irei procurar um AP. bem localizado para colocation. O que acha ? Charlesbourg, Beauport e Notre-Dame de Anges.

      De qualquer forma, te passo um link legal que pode procurar algo que te interesse. Para o meu caso (Coloc) acho uma média de 320 – 450 mês, com tudo !!! Energia, Mobilia, Internet, Tv a cabo e telefone.

      http://www.lespac.com/
      http://quebec.kijiji.ca/

      Estou achando muitas coisas legais nestes sites. Espero que ache algo que te interesse.

      Abraços,
      Bruno Cunha

    • #15267
      Carlos_Santos
      Participante

      @brunobbc”;p=”7493 wrote:

      mas pensava que existia uma versão mais nova.
      Revirei todo o site da Ville de Quebec e não achei nada mais novo.

      pois é……….. eu também fiz o mesmo!

      mudaram a foto que tem o link para o documento, mas não o seu conteúdo  8O

      @brunobbc”;p=”7493 wrote:

      Valeu ai pela dica da moradia temporaria. Acho que para o início terá que ser algo do tipo.
      Meu caso, seria um pouco diferente do seu, pois irei sozinho, e poderia ficar em um hotel/albergue por alguns dias e depois confesso que irei procurar um AP. bem localizado para colocation. O que acha ? Charlesbourg, Beauport e Notre-Dame de Anges.

      no link que te passei existem opções para estudantes em residências universitárias e a um preço equivalente! não descarte ainda pois estes links fornecidos são bem interessantes…

      ja estou negociando com uma indicação fornecida em um destes links!

      @brunobbc”;p=”7493 wrote:

      De qualquer forma, te passo um link legal que pode procurar algo que te interesse. Para o meu caso (Coloc) acho uma média de 320 – 450 mês, com tudo !!! Energia, Mobilia, Internet, Tv a cabo e telefone.

      http://www.lespac.com/
      http://quebec.kijiji.ca/

      obrigado pelas dicas, que ja eram minhas conhecidas mas não temos “bola de cristal”, so o forum para se comunicar não telepatia  :lol:  :lol:  além do que fica o registro para os demais interessados!

    • #15272
      jrsp
      Participante

      Olá!

      meu marido tb pensa em ir para Quebec, principalmente pq lá tem a Universidade de Laval que é ótima,
      temos um professor de francês que sempre nos fala sobre morar lá.
      Estivemos mês passado visitando e me pareceu uma cidade com boa qualidade de vida, o que me assustou mesmo foi o clima, bem mais frio do que todos os lugares que visitamos. Nosso prof. disse que sempre podemos calcular 4 graus a menos em relação as outras cidades. É uma cidade de aproximadamente  400000 hb, uma cidade com um apelo turístico bem forte, mas achei bem dividida a parte turística da outra ( digo, moradores). é uma cidade com uma renda per capta média alta e com muitos funcionários públicos. Não é tão grande quanto Montreal mas que tem o mesmo jeitinho de capital, alias, o que não falta é placa falando ” Capitale nationale”, é o slogan da cidade. isto por causa dos separatistas …

      Espero ter ajudado, vou egar com lele tb os nomens dos bairros melhor localizados para morar.
      Posto na segunda,

      Um abc,
      Camila e JR

    • #15282
      Amanda
      Participante

      Eu e meu marido também iremos pra Ville de Québec. Nosso processo federal foi aberto no dia 01/12/06 e ainda estamos na espera pelo pedido dos Exames. Nossa intenção é embarcar no final de Maio, mas tudo dependerá da chegada do pedido dos exames.
      Bem, já pesquisamos muitas informações sobre a cidade, e já mantenho contato com alguns brasileiros que estão lá. Se quiserem trocar informações, vamos trocar msn: amandaromao@hotmail.com

      bj

      Amanda

    • #15285
      brunobbc
      Participante

      Prezadas colegas Camila e Amanda,

      Muito obrigado pelas informações.
      Confesso que postei a mensagem em questão, para conhecermos amigos que residem e tenham interesse em residir na Cidade de Quebec.
      Confesso que ainda estou me decidindo para qual cidade irei. Acho que a Cidade que Quebec é uma boa opção devido ao preço e as condições que a cidade oferece.
      Por falar em conhecer .. Sabem de algum colega do fórum (BRAQuebec) que resida na cidade em questão ?
      Seria interessante pegarmos o depoimento sobre a cidade ..  Estou tentando descobrir, mas está difícil.

      Outro detalhe que ainda me chama muita atenção, poucos brasileiros escolher residirm em Quebec. Vejo amigos em Sherbroke, Montreal, Gatineau, Laval … Etc … poucos Quebec. Isso é apenas uma impressão minha.

      Abraços,
      Bruno Cunha

    • #15286
      Carlos_Santos
      Participante

      tínhamos um membro que mora na cidade do Québec e que trabalha com TI aqui no fórum!

      Mas acho que ele anda ocupado demais ou nos esqueceu  :oops: pois não o vejo mais postar informações!

      Amanda,

      se tiver contribuições e dicas dadas pelos brasileiros com quem vc troca informações, seria bem util para todos!

      é isso!

      abraços

    • #15412
      JeffersonAV
      Participante

      Também estou MUITOINTERESSADO em ir para Ville de Québec…

      Como disse em outro tópico, por causa das seguintes questões: menos imigrantes, melhor qualidade dos serviços de apoio ao imigrante; cultura 100% francofônica; custo de vida menor (achamos um ap 3 1/2 por 435,00 com todos os serviços); todos os arrondissements possuem escolas para nosso filhote; faculdade de Laval; cegep de Limoilou; mercado de trabalho com menos concorrência (apesar de menos oferta tb)… e a cidade é linda.

      Talvez iremos no final de julho deste ano. De lá, na medida do possível, mandaremos mais informações.

      Aguardo uma boa troca de idéias por aqui, para melhorarmos nosso conhecimento sobre Ville de Québec.

      Abraços,  :D

    • #15418
      brunobbc
      Participante

      Fala Jefferson,

      Como dito pelo Carlos e por mim .. Todas contribuições serão muito interessante e SEMPRE muito bem recebida.
      Estamos conversando sobre a cidade de Quebec.

      Acho que você já deva ter muitas informações, pois como falou que irá em breve não é ?
      Vi que os preços são bem mais em conta, comparados com Montreal, entra outras vantagens como qualidade de vida, acesso aos serviços publicos e etc …

      Já teria algum bairro legal para morar ? O que acha dos bairros que citei nos posts acima ?

      Abraços,
      Bruno Cunha

    • #15647
      mcanoco
      Participante

      Oi gente,

      Depois de mais algumas pesquisas, chegamos a conclusão de que nosso destino também será a cidade de Québec.
      Marcamos em nosso formulário Sherbrooke, entretanto verificamos que para nossas áreas de atuação (TI, Comércio Exterior e/ou Turismo), Québec oferece melhores possibilidades.
      Nossa entrevista está marcada para o mês de junho em Recife e espero até lá trocar muitas informações com vocês.

      Um abraço.

      Mariana

    • #15654
      Carlos_Santos
      Participante

      legal Mariana!   :wink:

      fiquei sabendo que existe um médico brasileiro que exerce sua profissão nesta cidade! mas não sei o nome, nada ainda….

      vamos pesquisando! e dividindo as pesquisas   :wink:

    • #15658
      mcanoco
      Participante

      Carlos,

      Você conhece muitos brasileiros que já estão na cidade de Québec?

      Mariana

    • #15659
      Carlos_Santos
      Participante

      Mariana,

      não! quem tem contatos com brasileiros lá é a Amanda, basta ler a postagem dela logo acima…

      abraços

    • #15683
      brunobbc
      Participante

      Prezada Mariana,

      Estou procurando brasileiros que residam na cidade.
      Até o momento não conheço ninguém que resida na cidade de Quebec.

      Por falar sobre a cidade de Quebec, olhem só o que achei.
      Um cursinho de francificação ( é assim que se escreve ?!?!?!?) na Escola de Línguas da Universidade de Laval.
      Por falar neste curso. Alguém o conheçe ? Já estudou em Laval ? O que achou ?
      Já ouvi falar muito bem desta instituição de ensino.
      http://www.elul.ulaval.ca:80/sgc/pid/6349
      Clicar em Français intensif et Perfectionnement des enseignants
      Francisation (programme spécial destiné aux résidents permanents)

      Ainda sobre este curso, mandei um mail para eles. Vamos ver o que respondem.

      Abraços,
      Bruno Cunha

    • #15691
      Marcus
      Participante

      E aí, galera?!

      Nós também estamos indo para Ville du Québec. Depois de aproximadamente dois anos de reflexão, decidimos pela “belle ville”. Na verdade, eu sempre quis ir para lá, desde o início foi a cidade de minha preferência. Minha esposa é que teve muita resistência por causa do frio (como se as outras cidades fossem muito mais quentes :lol: ). Depois de muito pesquisar, ela percebeu que lá é a melhor opção na área dela (tecnologia de alimentos), tanto para trabalhar quanto para estudar. Para a minha área (Administração de Empresas e vendas) lá também é excelente, como a maior parte das cidades do Québec. Acho que este tópico vai ser muito útil para todos nós que fizemos esta opção. Vamos pesquisar bastante, trocar informações e enriquecer este tópico.

      Um grande abraço a todos!

      Marcão.

    • #15701
      JeffersonAV
      Participante

      Bem-vindos à turma, Markus…

      Quando vcs acham que vão?

      Vamos trocar idéias e pesquisar juntos… Ville de Québec ainda tem poucos brasileiros, mas ultimamente muitas pessoas tem se interessado por lá… vai ser legal.

      Chega de povoar Sherbrooke de brasileiros, avançaremos sobre Ville de Québec agora!!!    :lol:

      Abraços,

    • #15704
      JeffersonAV
      Participante

      @brunobbc”;p=”7960 wrote:

      http://www.elul.ulaval.ca:80/sgc/pid/6349

      Bruno,

      esta sua dica é FANTÁSTICA… depois de comprar minhas passagens, meu próximo passo é arrumar lugar para ficar os primeiros 30 dias e pesquisar informações sobre a “francisação”…

      Eu já sabia da existência deste curso, mas foi ótimo você postar o link pois abreviou minhas pesquisas…

      Acho que é para isto que fizemos este tópico, um ajuda o outro, abreviando as pesquisas e mostrando os atalhos.

      ABraços, e obrigado!    :D

      PS.: comprar as passagens é ótimo, pois já sabemos que dia vamos chegar… e isto determina tudo, por exemplo período de aluguel, início dos períodos letivos, serviços do MICC e muitas coisas mais ficam mais reais, e não apenas uma projeção…

    • #15705
      Ananda
      Participante

      Oi pessoal,
      Também faço parte desse grupo RUMO A CIDADE DE QUEBEC, ainda não dei início ao processo, provavelmente no segundo semestre. Eu sou da área de Turismo e meu marido de TI. Como a cidade tem muitos funcionários públicos fui atrás de informações a esse respeito, é preciso ser cidadão canadense e no nosso caso só depois de 3 anos. É tempo suficiente, no meu caso que tenho pouco tempo que estudo francês, para treinar bastante e tentar. Sei que são bons pagadores e que ajuda muito ter contatos. Pelo que entendi não são todos os orgãos que exigem aprovação em concurso, mas que na maioria dos casos sim.
      Muito sucesso para todos nós!!! Mantenham contato!

    • #15713
      Amanda
      Participante

      Oi pessoal,

      Que ótimo saber que nosso grupo está crescendo, tenho certeza que poderemos nos ajudar e trocar muitas experiencias, e lá, poderemos marcar encontros e fazer com q o pequeno grupo de brasileiros que lá estão, possa ficar ainda mais forte..

      Bem galera, como citei no outro post, conheço sim algumas pessoas que estão lá. Tenho contato mais frequente com 2 casais de brasileiros que me passaram e ainda me passam muitas informações importantes e interessantes. Esses dois casais estão lá a pouco tempo, entao venho acompanhando a historia deles desde o inicio, muito interessante.
      A Dani e o Junior tem um blog: http://daniejunior.blogspot.com e quanto a endereços de email e telefones, caso alguem queira me passe uma msg privada q após autorização deles, posso divulgar..

      Além desses brasileiros, estou tendo a oportunidade de praticar o frances e aprender muitas coisas com um legitimo quebequense. Entrei em contato com ele atraves de um anuncio de sub-locação de um apto e acabamos ficando muito amigos (via msn).. Ele é músico e tem muita vontade de conhecer o Brasil, me disse q todos lá gostam muito dos brasileiros. Ele se colocou a disposição pra nos ajudar e além disso estamos negociando pra alugar o apto dele (2 1/2) por uns 3 meses, até que encontremos algo definitivo, fica bem no centro da Vieux Québec, um lugar ótimo e com um preço muito bom já q tem td incluso (380$ por mes).

      Ultimamente ando muito ocupada com o trabalho e além disso, muito ansiosa porque nosso pedido de exames ainda não chega NUNCAAAAA… assim q tiver novidades postarei aq e se alguem tiver alguma duvida q eu possa ajudar, estou a disposição.
      Ah! nós pretendemos ir em Junho deste ano, td vai depender da chegada do pedido de exames…

      Beijos

      Amanda e Franklin

    • #15729
      Carlos_Santos
      Participante

      Legal pela indicação do Blog, Amanda, muito interessante ouvir informações de quem está aonde vc quer estar ou estará em breve   :wink:

      contribuindo na linha do Bruno, achei este curso de francisão do Cegep de St Foy que é o que o pessoal do Blog indica, segue o link direto:

      CENTRE D’AUTO-APPRENTISSAGE DU FRANÇAIS POUR LES IMMIGRANTS

      Bruno, escrevei para o curso indicado na UNiversidade de Laval e assim que eu tiver uma resposta eu posto por aqui!

      abraços a todos!

    • #15731
      Carlos_Santos
      Participante

      E a resposta da responsável pelo curso da Universidade de Laval veio rápida:

      La prochaine session de cours commencera le 21 août 2007. Vous devez remplir les documents pour l’admission dès votre arrivée à Québec si vous voulez vous inscrire.

      Consultez le site du MICC:

      http://www.micc.gouv.qc.ca

      Rachel Sauvé
      Chargée d’enseignement
      Coordonnatrice et conseillère pédagogique
      du programme de francisation
      École de langues
      Pavillon Charles-De Koninck, local 2316
      Université Laval, Québec, Canada,  G1K 7P4
      Tél.: 418-656.2131 poste.8527
      rachel.sauve@elul.ulaval.ca

    • #15732
      Carlos_Santos
      Participante

      Para melhorar e facilitar a busca por detalhes deste processo de francisação e para ter acesso ao curso é preciso ler e preencher:

      FRANCISATION – COURS À TEMPS COMPLET

      boa sorte a todos!

    • #15736
      Carlos_Santos
      Participante

      E para aqueles que desejarem se inscreverem antes de chegar na Cidade do Québec, como eu …..  

      veja a resposta dela, que acabo de receber:

      Vous pouvez vous inscrire seulement après votre arrivée au Québec.

              Rachel Sauvé
      Chargée d’enseignement
      Coordonnatrice et conseillère pédagogique
      du programme de francisation
      École de langues
      Pavillon Charles-De Koninck, local 2316
      Université Laval, Québec, Canada,  G1K 7P4
      Tél.: 418-656.2131 poste.8527
                 rachel.sauve@elul.ulaval.ca

      Bom……………. isso mostra apenas que nem sempre é possível fazer o que outros colegas fizeram!  :!:

      Neste caso….  como nossos colegas de março fizeram….. é preciso chegar lá e fazer a inscrição!  :idea:

      Abraços e boa sorte para todos!

    • #15741
      brunobbc
      Participante

      Caros amigos,

      Bem .. O grupo de Quebec está crescendo, heim ?
      Que legal.

      Bem .. O Carlos já fez tudo. Eu mandei o mail e recebi outra mensagem da mesma funcionária. falando que teria que entrar no site, mas como você já pesquiso, teremos que estar na cidade para fazermos a inscreição, não é ?
      De qualquer forma, já sabemos quando será o início do próximo curso.

      Vamos trocando idéias, pois contribuições e dicar como a dos amigos: Carlos, Amanda, Jefferson, Marcão e Mariana só fazem enrriquecer as dicas. Muito legal.

      Amanda .. Aproveitando a sua questão de preço, vi que existem alguma colocações que são nesta mesma base, mas com tudo incluso, bem no centro mesmo. (Já vi em Notre-Dame e Vieux Quebec por CAD 400 com TV Cabo, telefone, eletricidade, internet e alguns até com computador) Bem .. Acho que para vocês (vc e seu marido) seria um pouco mais complicado. No meu caso, como estou indo sozinho, gostaria de tentar uma colocation. Vamos ver, não é ?

      Abraços a todos,
      Bruno Cunha

    • #15746
      Amanda
      Participante

      Bruno,

      Realmente para um casal não seria muito bom, mas, de qualquer forma, continuamos nossas pesquisas…

      Ótimas dicas dos cursos…. Obrigada a todos pelas contribuições.

      bj

    • #15747
      nakhatealokalokimm
      Participante

      Bruno Cunha,

      beleza?

      tem o link para achar as locações de ap?

      valeu,

      alok

    • #23736
      Viegas
      Participante

      Sei que este tópico está meio desativado, mas tb pretendemos ir p Ville de Quebec. Todos dizem que a maioria dos empregos são do governo, mas tb já vi ofertas para outros ramos. Quanto à pesquisa científica nas áreas biomédicas, será que alguém tem notícia se lá tem oferta? Grato e um abraço, Luiz

    • #23740
      Marcus
      Participante

      Luiz,

      Acho que vale a pena você pesquisar sobre a área de biomédicas em Ville de Québec sim. Há mais tempo, nas minhas pesquisas sobre a cidade, vi alguma coisa sobre o surgimento de um grande pólo de biotecnologia na região. Muitas empresas têm optado por Ville de Québec e o volume de investimentos nesta área é exorbitante! Não tenho muitos detalhes, só me lembro que as perspectivas eram muito animadoras!

      Um abração!!!

      Marcão.

    • #23743
      Carlos_Santos
      Participante

      Luiz,

      @Viegas”;p=”16955 wrote:

      Quanto à pesquisa científica nas áreas biomédicas, será que alguém tem notícia se lá tem oferta?

      depende do tipo de pesquisa que você faz e qual a sua qualificação!

      Entrei em contato com um pesquisador chefe  na area de bioinformatica da ULAVAL, ele foi muito receptivo, gostou do meu CV e ficou animado, porém, me disse que um novo posto de trabalho depende de novas subvenções do governo! e isso ele não tinha a curto prazo!

      Fiz contato também com o Centro de Pesquisa do hospital universitário CHUL, eles investiram uma grana na construção do prédio, equipamentos, etc….  neste ultimo centro o pesquisador chefe la, nem quis me receber, mas falei com ele e ele me pediu um CV!

      Veja os sites  deles e veja se você tem o perfil deles!

      et bonne chance!

    • #23745
      Viegas
      Participante

      Obrigado Marcão e Carlos, como sempre solidários e participativos.
      Que boas notícias! Ainda estou no início da busca por emprego, mas acho que na minha área, posso ter uma certa liberdade, pois sou cirurgião-dentista, com mestrado em patologia bucal, o que dá uma certa abertura em pesquisas clínicas e de ciências básicas, como biologia celular e molecular, além de patologia geral. Também gostaria muito de trabalhar com nanotecnologia aplicada à saúde. Mas o problema é que aqui no Brasil estamos antes do engatinhar, o que me dá desvantagem na busca. Ao mesmo tempo, pelo minha experiência na clínica e no laboratório de patologia, embora provavelmente encontre dificuldade nos reconhecimentos, posso começar como “assistente do assistente”. Quem sabe?
      Um forte abraço, Luiz

Visualizando 32 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.