ajuda via microcrédito – KIVA

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano ajuda via microcrédito – KIVA

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Autor
      gabi-infirmiere
      Participante

Ja ouviram falar do KIVA ?
      **loans that change lives**
      http://www.kiva.org/

eu sou associada ha mais de 3 anos, e é uma ONG que ajuda microcréditos, buscando no cidadao comum a fonte primaria do $.
      Como nao passa por um banco, os juros pagos pela pessoa que pede o empréstimo sao menores e ela pode obter um $ rapidamente para uma compra extra de materiais (como sementes para agriocultores, tecidos para costureiros, etc)

Como funciona ?
      * você faz seu cadastro
      * escolhe uma pessoa (ou mais) para emprestar o dinheiro (25$ é o minimo)
      * outras pessoas farao a mesma coisa de forma que o solicitante tera o total de $ rapidamente (mil, 2mil, valores pequenos)
      * o solicitante paga uma % por mês e você recebe seu dinheiro em parcelas, Você nao tera lucro com seus 25$.
      * ao ter os 25$ integralmente devolvidos, você pode optar por fazer um outro dom ou recuperar seu $.

Eu ja colaborei com 11 empréstimos, a partir de 2 empréstimos de 25$ que fiz em 2008… meu $ literalmente fica circulando pelo KIVA.

Dos 11 empréstimos, escolhi 11 paises difentes
      Benin, Armenia, Kenya, Rwanda, Iraq, Azerbaijan, Nicaragua, Tajikistan, Nigeria, Cambodia e Peru.
      Ha a possibilidade de entrar num grupo e seguir os desafios (eu estou no Team Canada)

quem quiser participar, me informe o mail assim eu posso mandar um convite com um $ incluido (novos usuarios ganham 25$ trial)

No momento tenho 17$. Estou esperando até ter 25$ de novo para poder fazer mais um empréstimo!

Carlos_Santos
      Participante

Ola Gabi,

nunca ouvi falar do KIVA. Parece interessante o sistema.

So nao intendi esta parte aqui em baixo:

@gabi-infirmière wrote:

Dos 11 empréstimos, escolhi 11 paises difentes
      Benin, Armenia, Kenya, Rwanda, Iraq, Azerbaijan, Nicaragua, Tajikistan, Nigeria, Cambodia e Peru.

nao é para quem esta no Québec?

JF
      Participante

Oi Gabi,

Deixa eu ver se eu entendi : você empresta dinheiro, a partir de $25, para pessoas que precisam de uma ajuda financeira e depois o dinheiro é devolvido integralmente. Você nao ganha e nem perder financeiramente, mas tem a chance de ajudar alguém. É isso?

gabi-infirmiere
      Participante

Carlos,
      a ideia do KIVA é ajudar pessoas que vivem em paises pobres ou em desenvolvimento. Em 2009 (eu acho) autorizaram a entrada dos EUA e foi a maior polêmica … entao, por enquanto, o QC nao é representado.
      Eu tenho a tendência a escolher pedidos de empréstimo em agricultura, mas ha pessoas que possuem pequenos comércios, revendedores … sao micro créditos para programas pequenos

J+F = existe o risco de perder o $, caso o solicitante nao pague suas dividas. A taxa de inadimplência é bem baixa, dos meus 11 empréstimos eu nao perdi nenhum tostao até agora.

25$ a gente gasta facil numa pizzaria, entao por quê nao fazer esse $ circular de uma outra maneira, que possa ser benéfica à alguém, nao é ?
      ha varios videos no youtube sobre o Kiva, eu so embarquei depois de pesquisar e ver que eles realmente sao sérios no que fazem.

sempre dizemos *se o governo fizer isso, se o governo fizer aquilo* … concordo que o governo tem uma parcela gigante de responsabilidade social, mas acredito na participaçao individual também, e a ideia do KIVA me deixa com a sensaçao de ter cumprido um pouco com esse dever social, ajudado ao proximo (mesmo que o proximo esteja distante). E quando nao quiser mais participar, basta esperar os retornos dos empréstimos e pegar meu $ de volta (sem juros, a ideia nao é especulaçao)

nao sigo nenhuma religiao, mas sigo a maxima *fazer o bem sem olhar a quem* e acho que ideias como a do Kiva proporcionam isso

vivi0508
      Participante

Adorei a iniciativa Gabi!!! Parabens!!!

So nao vou fazer agora pq estou com os dolares contados!!!

Minha promessa: assim que eu comecar a trabalhar farei um de 50 dolares do meu primeiro salario :-)

Carlos_Santos
      Participante

Obrigado Gabi pelas explicacoes ;-)

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.