Ajuda ao chegar em Montréal

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Ajuda ao chegar em Montréal

Visualizando 20 respostas da discussão
  • Autor
      djedjenews
      Participante

Gente!

Desculpem-me se estiver sendo repetitiva, mas estou quase de malas prontas pra ir pra Montréal e, no entanto, algumas dúvidas ainda pairam no ar.

– Atualmente, estou fazendo o curso on-line que o governo oferece: o Francisation en Ligne – FEL. Gostaria de saber se mesmo fazendo esse curso, eu posso tentar me inscrever para o curso de francisation que o governo oferece por tempo integral chegando lá. Caso sim, posso me inscrever já daqui do Brasil para adiantar?

– Alguém tem dica (ou vaga) para algum lugar para alugar, de preferência um estúdio mobiliado, para eu ficar até encontrar um apartamento definitivo, mas que não seja muito caro? Ah! Vou sozinha, sou organizada, não-fumante, não tenho animais de estimação e pretendo chegar em maio deste ano.

Agradeço a atenção de todos e pelo apoio que sempre recebo da comunidade!

Bisous à tous!
      Vanessa

milenanzi
      Participante

Oi Vanessa,
      Claro que sim pois já me entregaram um pacote para a matricula ao curso de francês da minha esposa que ainda está no Brasil.
      Quando chegar aqui em Montréal, há um acompanhamento da imigração em Montréal.
      Há cursos de orientação para se adaptar e ajuda para procurar enprego (vc terá um conselheiro para procura de emprego, equipes que informarão sobre o setor de atividade de cada região,… só participar as atividades que a imigração organiza). Cheguei aqui há 10 dias e estou gostando deste acompanhamento da imigração,……… vc não ficará perdida. Estou participando atuamente com uma outra moça do Brasil um curso sobre: Les réalités socioéconomiqques du Québec
      Achava que uma vez aqui estarei sozinho a procurar as coisas.
      Mas uma coisa importante, quando chegar em Montréal tenta falar com a imigração bem que vc fará a confimação de residencia permanente em Toronto. Eles dão mais info sobre o que fazer nos primeiros dias.
      Tbem se puder ligar para este senhor e se tiver sorte poderá encontrar um estudio perto do Metro Jarry/ 330 dolars mensal, mobiliado, tv a cabo, com chauffage incluido. Telephone de M. Luc: 514 383 2273
      Eu já fiz outros paises mas pelas minhas primeiras impressões, eu acho que é possivel realizar neste pais os seus sonhos. Quem puder completar um pouco a sua formação recebida fora, será ainda melhor.
      Boa sorte
      André (marido da Milena desde Montréal)

Anonymous
      Participante

Vanessa,

Sobre fazer a francisação ao chegar lá, você não terá problemas. Quando comecei a francisação on line perguntei isso ao meu tutor e ele disse que o que poderá acontecer é a gente não entrar no inicio, ou seja, entrar em um nivel um pouco mais alto.

Sobre chegar em maio,  eu tb vou chegar em maio, qualquer novidade sobre o lugar nos mantenha informado por favor.

Um abraço,

Jean

julianomga
      Participante

oi vanessa e Jean, tudo bem??

estamos em situação parecidas,  estou programando chegar em montreal em abril, mas nao sei se consiguirei, mas maio tenho que estar la sim, estou super corrido no meu trabalho.  
      mas vcs estao mais adiantados, fazendo a francisation en line, outro dia comecei a pesquisar sobre, mas nao tenho ideia ainda das datas das turmas, chegando em maio qdo poderemos começar as aulas???

tbem estou procurando um lar para os primeiros dias, ate achar algo difinitivo, ja vi algumas ofertas, ainda nao tenha nada certo, gostaria de algo perto de metro para facilitar.

vamos trocar figurinhas sobre

abraços

juliano

djedjenews
      Participante

Olá a todos, André, Jean e Juliano!

Muito obrigada mesmo pelas dicas e o alívio que estou agora em saber que também poderei fazer o curso de francisação quando chegar em Montréal. Estava preocupada porque o FEL trabalha mais com o escrito que o oral. E faz algum tempo que não pratico o idioma falando mesmo.

André: você teria o endereço e/ou o e-mail do M. Luc? Gostaria de sair daqui já com algum lugar certo para ficar em Montréal. As condições do apartamento são boas? Ele fica próximo dos serviços para tirar os documentos mais urgentes (assurance maladie, NAS, etc)?

Espero poder encontrar vocês lá!

Obrigada mais uma vez! Abração e à bientôt!

Vanessa =))

carolschubert
      Participante

Olá!
      bem, sobre a francisação acho que vcs já falaram tudo. Já fiz minha inscrição e o teste pelo FEL, mas ainda não comecei as aulas. Estou pretendendo ir a partir de abril. O meu noivo já está lá desde novembro e conseguiu um studio bem bacaninha perto da station beaudry, studio do qual ele deve sair até final de março, pois estamos procurando um ap. maior que comporte um casal. Assim, se alguém estiver ainda procurando um studio para abril, pode entrar em contato.
      Abç.,
      Caroline

Anonymous
      Participante

Caroline,

Eu estou analisando com minha esposa a possibilidade de alugarmos um para Maio, a data que iremos chegar possivelmente será entre 11 a 16/09.  Estou negociando a passagem pela AirCanadá.

Juliano,

Eu acredito que iremos a um studio mesmo. Estou olhando alguns aptos e tenho amigos ja em Montreal. Um casal amigos nosso de BH está nos ajudando em relação ao local, tem nos mandado anuncios e fotos de possiveis de acordo com o preço e o bairro que queremos morar.

So não sei se vou fazer o “bail” daqui mesmo. Isso eu e minha esposa estamos conversando a mais tempo.

Qualquer informação, posto aqui,

um abraço,

Jean

julianomga
      Participante

oi a todos

Vanessa, tbem gostaria muito de sair daqui com um lugar definido para ficar os primeiros dias, ficarei mais tranquilo.
      se conseguires o contato do M. Luc poste aqui.
      tbem espero encontra-los, imclusive que chegarmos em dias proximos, podemos nos juntar para correr atras de documentos e cia ltda, ajuda tbem.

jean,  que bom que ja tem amigos la, como dizem é uma mão na roda,
      eu particularmente acho complicado fazer um “bail” daqui, claro que a ajuda dos seus amigos de la muda bastante as coisas.

Caroline, me interesso no estudio paa abril, como ele é??? que valores??????
      aguado seu retorno

abraços

juliano

Patinha11
      Participante

Pessoal,estou em Laval des Rapides,Laval…se alguém tiver interesse em algum ap que tenha visto pela net, perto de minha casa,posso olhar sem problemas,ok ?
      :wink:

aspfv
      Participante

Ola Patinha, tudo bem?
      Eu e meu companheiro devemos ir em 1º julho (mais tardar) e temo interesse por Laval.
      Você sabe se morar em casa pode ser melhor que em apartamento?

Estamo muito interessados em ir direto para uma casa.
      Abrs
      Alexandre

Patinha11
      Participante

Olá Alexandre !
      Vou tentar explicar algo que é difícil pela NET.. rsrs… aquí em Laval tem casas sim, mas o que pode encontrar mais facilmente sao apartamentos.
      As casas, são poucas e mais isoladas,em bairros mais distantes dos que tem estações do metrô,que sao 3 em Laval.(Station Cartier,Montmorency e De La Concorde.
      Por experiencia própria, mesmo que pretenda ter um carro logo no inicio,é bom morar o mais proximo possivel do metrô,por causa do inverno.
      Os apartamentos ficam em prédios pequenos, de até uns 3 andares em média, quase sempre sem elevador. Existem os apartamentos térreos que as vezes tem até um quintalzinho atrás.(o nosso tem quintal e garagem por exemplo).
      Casa isolada de outras é bem difícil, a maioria é geminada (aquí se diz ”jumelé”).
      Tem também a questão custo.. uma casa isolada ,sempre tem no minimo 3 quartos e nao sai por menos de uns $ 1.250, aquí considerando um bairro bem afastado(Fabricville)..
      Estaremos saindo do apartamento que estamos em 01/07.Pagamos $ 1.080, Nao sei se o proprietário pretende aumentar,mas posso garantir que é um excelente imóvel,é um 6 1/2..sao 3 quartos,com subsolo acabado,fora a garagem fechada que lhe falei… Outro detalhe ,aceita animais de estimação(caso os tenha).
      Para nós Laval ficou distante como já expliquei antes aqui na comunidade mesmo pois meu marido trabalha em Montreal e acaba ficando muito tempo em transito(1 hora e meia de ida ,mais 1 hora e meia de volta)..então vale pesar bem esses detalhes.
      Não esquecendo de dizer que vc encontra aps de 02 quartos aqui em volta por uns $ 600, ok ?
      Espero ter ajudado,se tiver mais dúvidas, é só falar!

carolschubert
      Participante

Juliano,

passei as informações sobre o studio por mensagem privada para vc.

Abç.,

Caroline

julianomga
      Participante

oiii Caroline,

mil desculpas pela demora, e obrigado pelas informações
      respondi em seu e-mail
      qdo esta programando sua ida??

abraços

juliano

Patinha11
      Participante

Pessoal,quero deixar claro que nossa experiencia é de Laval e sem carro,com criança e longe de pontos de onibus,ok ?
      Acho que cada caso é um caso! Não sei como é morar em Montreal sem carro e longe de metrôs…nunca pegamos um onibus lá !!
      Por isso eu digo e repito:não aluguem (se puderem)a distancia sem ter experimentado o local…se nao tivéssemos vindo com animais de estimação,teriamos alugado algo por um mes pra procurar algo que mais se adaptasse ao nosso modo de viver.
      Temos amigos que adoram viver isoladinhos,em lugares bem calminhos,nós é que não curtimos,só isso!!
      :wink:

djedjenews
      Participante

Oi, Juliano e Jean!

Faz tempo que não acesso a comunidade. Vocês já conseguiram lugar para morar em Montréal? Eu ainda não entrei em contato com o M. Luc. Na verdade, optei por um albergue para passar somente os primeiros dias, tempo em que espero conseguir um apartamento. Sai mais barato que um aluguel.

Minha irmã foi minha fonte de referência, já que ela está acostumada a fazer mochilões mundo afora e conhece dois sites bem confiáveis de albergues, ou hostels, que contam, inclusive com a opinião de quem se hospedou e tem ainda a oferta de preços que você pode pechinchar. Eu achei um por CAD70 por três noites, para duas pessoas em quarto privado (mas banheiro compartilhado). Mesmo quem vai sozinho, deve pagar pelo quarto inteiro (mínimo duas pessoas). Como taxa de reserva, você pagaria CAD7 (10% do total). Eu acho uma forma mais segura de hospedagem para quem está chegando sem conhecer nada, como é o meu caso.

Aí vão os links:
      http://www.hostelz.com/
      http://www.hostelworld.com/

Quando é que vocês devem chegar por lá? Eu estou indo em maio!
      Abração!
      Vanessa =))

RonaldoMaciel
      Participante

Também penso nessa possibilidade de ficar num hostel. Os preços parecem atrativos. Mas estou pesquisando também sobre a possibilidade de alugar um quarto. Não sei exatamente como funciona mas talvez consiga bons preços. Alguém tem algo a indicar?

Nossa idéia é ir em junho-julho deste ano.

ABraços
      Ronaldo

Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

fabiolabvalio
      Participante

Ronaldo, seguem alguns links interessantes que eu já encontrei onde você pode achar quartos para alugar:

http://montreal.kijiji.ca
      http://www.lespac.com
      http://www.toutmontreal.com

(são tipo páginas amarelas, com o proprietário anunciando o imóvel / quarto)

http://ibs.statravelgroup.com/b2cbr/AniteXMLGateway.aspx – albergues

Também vou em junho, podemos ir nos falando até lá!

Boa sorte!

Agapi
      Participante

Alguém já ouviu falar no Quartier International de Montreal? Achei um site que talvez possa interessar: http://www.mosaiquesoutham.com

mscolese
      Participante

Olá pessoal,
      Encontrei um site muito bom, c/ fotos e oportunidades…
      http://www.craiglist.com

Boa sorte a todos na procura do ap…

Espektro
      Participante

Pessoal, sobre a francisação, começará amanhã e depois só dia 18 de julho.

rafaelhb
      Participante

Olá,

Criaram um mashup muito interessante para quem está procurando um lugar pra alugar.
      É o http://www.housingmaps.com/
      Nele podemos consultar os anúncios da Craiglist, mas com a vantagem de ver os pontos com a localização num mapa do Google Maps.
      Podemos filtrar por faixa de preço, se tem imagens, se aceitam animais… todos aqueles filtros da Craiglist.
      É interessante também para quem está querendo fazer suas buscas em uma região específica, pq a lista de anúncios que ele mostra corresponde somente à região do mapa que está aparecendo.

Bom, fica a dica de moradia.

Abraços
      Rafaelhb

Visualizando 20 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.