Aguém já fez o TCFQ recentemente?

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Aguém já fez o TCFQ recentemente?

Visualizando 160 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7895
      gauderio
      Participante

      Boa noite amigos!
      Estou me preparando pra fazer o TCFQ e gostaria de saber como foi a experiência de fazer o teste.Tipo de perguntas,grau de dificuldade, etc..
      Desde já agradeço.

    • #50133
      dburla
      Participante

      Caro Gaudério Bom dia

      Eu ainda não fiz o tcfq, mas vou faze-lo em 5 de março.

      Recomendo fortemente você entrar nos sites abaixo da TV5 e da RFI, nele há diversos simulados para o TCF. Só lembrando que no TCFQ a exigência é na compreensão oral e expressão oral. Não existe, pelo menos não achei, nenhum site com simulado de expressão oral (já que o mesmo é uma arguição oral, recomendo professor particular), mas nesses que te passei tem os simulados de compreensão oral que vão te ajudar a te preparar para prova.

      http://www.tv5.org/cms/chaine-francophone/enseigner-apprendre-francais/TCF-FLE/p-6817-Accueil-TCF.htm

      http://www.rfi.fr/lffr/questionnaires/080/questionnaire_127.asp

      Abs e boa sorte

      www.erablecarioca.com

    • #50137
      tati06
      Participante

      aiiiiiiii…eu tbm vou fazer o teste dia 5 de março///haja coração!!!ehehhe

    • #50143
      Filipevsm
      Participante

      Também irei fazer a prova, e também estou a utilizar os materiais de estudo da TV5 e RFI.

      Li alguns relatos sobre a prova, e ao que me parece, ela é bem tranquila. Há inclusive um depoimento aqui no fórum.

      A parte de compreensão oral se assemelha ao TOEIC para o inglês. Mostram-se imagens e elas devem ser equalizadas a escuta. Depois são dadas algumas opções, para selecionar a correta de acordo com a escuta, e o nível de dificuldade vai subindo.

      Quem não conseguiu enviar antes de dezembro o dossiê, como eu, todos iremos fazer no dia 5 de março. rs..

    • #50161
      lesleyfernandes
      Participante

      Alguém tem algum depoimento sobre a parte da prova de expressão oral? Como é, grau de dificuldade, etc.

      Obrigado.

    • #50164
      Filipevsm
      Participante

      Lesley,

      Aqui no fórum há um depoimento que diz um pouco sobre a prova. Se ler mais um pouco, vai encontrar inclusive um link para um blog, com um segundo e mais detalhado depoimento.

    • #50174
      erismarlima
      Participante

      Meus caros amigos, e pra quem não vai fazer em 5 de Março? Qual a possível data após esse dia…porque ainda nem comecei os estudos oficiais (em escola) em Francês? Só de ano em ano? Ou tem data no segundo semestre? Sabem o valor dessa prova? Obrigado!

    • #50176
      Filipevsm
      Participante

      Erismar, a prova é aplicada 4x ao ano. Talvez com essa mudança no processo, isso aumente. Claro, estou a dizer do TCFQ, pois o TEFAQ, DELF e outras autorizadas eu não sei como estão.

      Me custou 365 reais, e as datas são, geralmente, as mesmas pro Brasil todo. De toda forma, procure uma AF perto de ti para confirmar estas informações com maior exatidão.

      Em alguns estados que não possuem AF (nem na cidade mais próxima), algumas outras instituições também prestam esses exames como o SESI.

    • #50177
      erismarlima
      Participante

      Obrigado Felipevsm, vou na AF aqui de Brasília…pelo visto vai ser uma facada (haja bolso)…kkk

      Valeu demais pelas informações Ok? Outra coisa: o TCFQ já é o suficiente pro processo não é? Eu como requerente principal ainda precisarei de certificação em Inglês também? Já li isso e não me lembro bem…Minha esposa não vai precisar certificação não né? Valeu…

    • #50180
      Filipevsm
      Participante

      Erismar, também sou de BSB.

      TCFQ é suficiente para entrar no proceso, mas ambos, você e sua esposa, precisam fazer para comprovar pontos em francês. No caso do inglês, somente você precisa fazer.

      Vale a pena conferir o site oficial de imigração (http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/en/immigrate-settle/permanent-workers/index.html), e também dar uma lida no GPI para ficar interado sobre esses detalhes do processo.

      Sugiro que vejam qual o nível de vocês, depois avaliem qual o nível necessário (de acordo com o GPI) para que vocês possam aplicar. Aí vocês fazem o TCFQ, pois, querendo ou não, é uma grana alta a ser gasta caso precise refazer.

    • #50184
      erismarlima
      Participante

      Valeu Felipe…Obrigado mais uma vez…

    • #50207
      Lu_campinas
      Participante

      Pessoal,

      Estou fazendo os testes dos sites indicados acima e achei o da TV5 mais gostoso e mais rápido, o da RFI tem que ficar baixando o arquivo…

      Bem esta é minha primeira impressão, comecei agora a me preparar desta forma, vamos trocando figurinhas e nos ajudando, e torcendo pra todos alcançarem sucesso no teste ! :hooray:

      bonne chance à tous

    • #50214
      tati06
      Participante

      oi Lu…eu tbm prefiro o da tv5….e cá entre nós///acho o da RFI mais dificil..acho q falam muuuuuito mais rapido….sem falar que precisa baixaar toda hora o arquivo//pelo menos é rapidinho neh? boa sorte////bjuss

    • #50238
      dburla
      Participante

      Com certeza o site da TV5 é bem mais prático.

      Já fiz 3 sessões de treino dele, ainda falta uma sessão mais o simulado do teste e posso dizer que desde já estou mais confiante na prova.

      Boa sorte a todos que farão o exame dia 5/3.

      Abs

      Daniel

      www.erablecarioca.com

    • #50248
      Rodrigo Paim
      Participante

      Pois bem pessoal, apesar de ter estudado bastante o site CBQ, ainda tenho uma dúvida. No site de imigração informam quais são os testes de francês que podemos comprovar nossa fluência. Pergunta: Qual destes testes é mais fácil? Ou em qual deles temos a probabilidade de ter um melhor aproveitamento?

      No site de imigração está assim:

      “Habilidades em Francês e Inglês

      Desde 06 de dezembro de 2011, os novos candidatos qualificados (os candidatos principais e cônjuges) que deseja obter pontos para as suas competências linguísticas em francês deve mostrar-lhes juntando-se a sua aplicação de imigração o resultado de um teste de avaliação os franceses emitido por uma das duas organizações reconhecidas pelo MICC, a saber:

      • A Avaliação de Testes de francês adequado para Quebec Câmara (TEFAQ) de Comércio e Indústria de Paris (CCIP);
      • a prova de conhecimentos de francês em Quebec (TCFQ) do Centro Internacional de Estudos em Educação (CIEP)
      • o teste de nivelamento em Francês (TEF) do DAC;
      • a prova de conhecimentos de francês (TCF) do CIEP;
      • o High School em francês (DELF) CIEP;
      • o Diploma Avançado em francês (DALF) CIEP.

      O candidato que opte por apresentar um ou TEF TCF deve incluir tanto os resultados do teste de escuta teste e falar.

      A lista actualizada de todos os centros aprovados TEFAQ EFT, TCF, TCFQ, DELF e DALF podem ser encontradas nos sites respectivos da Câmara de Comércio e Indústria de Paris e do Centro Internacional de Estudos em Educação.”

      Enfim, enviamos nossa documentação em dezembro/2011, ainda no processo antigo. Apresentamos uma declaração do nosso professor de francês (que é registrado no MEC) e também alguns certificados de uma escola onde estudamos francês por um tempo. Ainda sim, sei que preciso melhorar o meu francês para conseguir uma boa pontuação na entrevista, por estou isso pensando em fazer um teste oficial até na data da minha entrevista, que espero que ocorra até meados de outubro/2012, se nada der errado até lá…rsrsrs…

      Abraços a todos!

    • #50256
      gauderio
      Participante

      Boa noite pessoal!
      Muito obrigado pela ajuda.Já entrei nos sites e achei muito bom.Vai ajudar me ajudar muito a me preparar para o TCFQ.É muito bom quando podemos contar com a ajuda de pessoas como vcs.
      Obrigado. :wink:

    • #50583
      tati06
      Participante

      olá pessoal…alguém sabe me dizer qual seria uma boa pontuaçao( nivel) para o TCFQ, e quem sabe pular a etapa da entrevista?A2 seria suficiente?B1???B2??/alguém sabe???óbvio que qto mais alto melhor….gostaria de saber qual seria o mínimo considerado por eles para pular essa etapa.. :bigups:

    • #50592
      Filipevsm
      Participante

      Tati,

      Na verdade, isto pode não depender do seu nível de francês, mas da quantidade de pontos que você vai conquistar com seu dossiê.

      Se alcançar determinada pontuação (creio que 64 pontos), com um nível A2 de francês, creio ser possível receber em casa o CSQ!

    • #50820
      dburla
      Participante

      Boa noite a todos

      Fiz uma compilação de possíveis perguntas que podem ser feitas na parte de expressão oral do TCFq, garimpei essas perguntas em alguns blogs de pessoas que já passaram pelo teste. Lembrem-se o teste tem exatos 15 minutos de duração e é importante ter controle do tempo.

      Amanhã irei postar aqui umas dicas que achei muito boas que são dadas num livro que tenho sobre o TCF.

      Bom, ai vão as possíveis perguntas:

      Se apresentar
      Falar sobre família
      Falar sobre amigos
      Como é o seu bairro?
      O que você gosta de fazer a noite?
      O que você acha do Brasil?
      Falar sobre hobbies?
      O que você faz para relaxar quando chega em casa?
      O que voce acha da lingua francesa?
      Falar sobre importancia de um segundo idioma
      É possível manter sua cultura vivendo em outro país?
      E possível aprender com a televisão?
      Falar sobre transporte publico x privado
      No futuro as pessoas vão trabalhar mais em casa do que nas empresas?
      É possivel sentir-se só em uma cidade grande ?
      É possível manter contato com seu país de origem ao se mudar para um novo país?
      Como são os meios de informação de hoje?
      Fale sobre a influencia da juventude nos debates sociais.

      Tem uma questão que é preciso fazer perguntas para o examinador, ex: voce precisa comprar roupa para novo emprego, faça perguntas para o vendedor. Pedir conselho sobre um lugar que queira visitar.

      Por enquanto é isso pessoal.

      Abs

      www.erablecarioca.com

    • #50823
      tati06
      Participante

      Nooooossa…dburla….obrigada…..vou dar uma treinada com essas questoes…valeu mesmo…..dia 5 de março está ai já…..bonne chance à tous!!!!

    • #50824
      dburla
      Participante

      Pessoal

      Postei no meu blog as dicas que falei no último post.

      http://erablecarioca.blogspot.com/2012/02/tcfq-expressao-oral.html

      Abs

      Daniel

      www.erablecarioca.com

    • #51020
      tati06
      Participante

      olá pessoal……fiz o teste TCFQ hj pela manha na af…olha so….eu estudei muito por todos os sites possiveis, tv5,rfi. le guide officiel…e confesso….a prova é muuuito mais dificil…nao da muito tempo de vc ler todas as respostas e ouvir e ja responder…e ja tem que reponder à caneta..nao da tempo de voltar..tinham questoes ate com o sotaque quebecois… as perguntas na minha opiniao achei muito dificil…alguns colegas aqui colocaram relatos de provas passadas e os tipos de perguntas que eram feitas( sobre transport publiz, parlez de votre famille, télécomunications, l’importance de la langue etrangere, etc)//nao caiu nada disso, alias quem me dera…nao consigo nem lembrar as perguntas, uma sobre a globalizacao, outra sobreos paises multilangues, a influencia deles,)muito dificil…espero que eu tenha ido bem…agora é so esperar o resultado…

      obs; opiniao minha, eu nunca fiz o TCF antes, mas ACHO que talvez o nivel da prova tenha subido pelo fato de agora ser obrigatorio fazer a prova para a imigraçao, pois pelos relatos antigos as perguntas nao eram tao dificeis…

      é isso ai..bisous

    • #51021
      dburla
      Participante

      Tati

      Concordo com voce achei um pouco mais dificil.

      No meu caso o examinador era bem tranquilo entao se eu nao entendia a pergunta ele explicava a parte que eu nao tinha entendido. Isso ajudou muito. Confesso que me deu branco de algumas palavras ou frases que eu poderia ter usado mas isso faz parte.

      Bom, vamos esperar os resultados vou ficar muito feliz com um B1 mas se tirar um A2 em expressao estou satisfeito.

      A quem for fazer no futuro, estudem bastante!
      Abs
      Daniel

      www.erablecarioca.com

    • #51031
      Lu_campinas
      Participante

      Concordo com os colegas!

      Éramos 10 candidatos para o teste, destes, 01 candidata disse que estudava francês desde 1997, parece que se saiu bem, e foi embora sem conversar… outro morou no Quebec, saiu bem feliz, porém os outros 8 (reles mortais como eu) saímos da prova meio atordoados…

      Estudei bastante, fiz muitos e muitos simulados, mas a prova não estava nem de perto parecida com nenhum simulado que encontrei, acho muito pouco provável ter conseguido o nível desejado, mas temos que esperar… :alright:

      Me informei lá na Aliança Francesa sobre o TEF, mas além de mais caro, me pareceu mais difícil…

      Um abraço a todos

    • #51032
      eacampos
      Participante

      Olá Pessoal,

      Fizemos hoje o TCF-Q aqui em Salvador na Aliança. Eu sinceramente achei muito mais difícil que os relatos, modelos, simulados, testes e livros que usamos. Eu sentei de costas para o Som e não entendi quase nada do audio. A parte de expressão Oral nós gostamos e acho que fizemos o necessário.

      Relatei detalhadamente no nosso blog que reativamos Acarajé Abaixo de Zero a prova como foi realizada. http://www.baianosnocanada.blogspot.com

      Espero que pelo menos consigamos um A2 para dar andamente ao nosso processo. Resta rezar e aguardar. Sorte, força e paciência para todos !!
      Abraços,

      Eduardo

    • #51036
      Filipevsm
      Participante

      Olá pessoal,

      Estou acompanhando os relatos do pessoal que realizou a prova ontem. Eu também fui um deles, e deixei um detalhamento maior no blog, caso queiram acompanhar (http://dreamoncanada.blogspot.com/2012/03/et-cest-ca-le-tcfq.html).

      Eu não senti que a prova tenha sido tão difícil assim. Eu, pessoalmente, gosto desta estrutura da prova. O TOEIC, para o inglês, funciona assim e também gostei bastante. Já o IELTS, também para o inglês, se assemelha ao DELF, onde na parte oral, devemos preencher lacunas em branco com a palavra, número, sentença citada na parte oral. Deste segundo modelo, não sou muito a favor.

      Apesar de não ter sentido tal nível de dificuldade da prova, sinto que com certeza poderia ter ido melhor. Claro, isto somente o resultado irá dizer. Como muitos, minha expectativa é um B1, mas o A2 já me possibilita entrar no processo (ainda passível de entrevista).

      Desejo sucesso, e muita tranquilidade nesse momento de ansiedade até o resultado!

    • #51080
      tati06
      Participante

      Puxa pessoal, que bom que nao fui so eu que achei a prova dificil( fico mais aliviada)…rsrso entrevistador era bem simpatico e falava bem devagar…nesse ponto foi tranquilo, mas achei o nivel das perguntas dificieis..
      o entrevistador me disse p ficar trankila que eu tinha ido super bem,minha expectativa é um b1, embora ele tenha dito que ele me daria um b2( sonho meu…)
      enfim, ele disse que as pessoas que corrigem esse tipo de prova sao bem tranquilas, que elas sabem de todo o processo, que estamos nervosos e que normalmente sabemos MAIS do que o que apresentamos na prova, e que normalmente eles dao uns pontinhos a mais devido a esse fatores…
      alias, alguem sabe qdo sai o resultado?perguntei p secretaria e ela disse, 1 semana ,15 dias…rsrsrs?????????

    • #51081
      tati06
      Participante

      outra coisa….li relatos de outros colegas que realizaram a prova….minha prova tinha 25 questoes na expressao oral e nao 30…outra coisa….as perguntas sao diferentes neh?achei que seriam iguais e que eram feita uma comparaçao, sei la….como será que é avaliado??se fosse responde a pergunta do nivel ou algo assim?

    • #51087
      SANDROMS
      Participante

      Para pensar: o TCF é um teste geral para todos os nível de A1 a C2. Se você está no nível B1 é compreensível que não vá entender metade do que é dito (se entendesse tudo não seria B1 certo?). Essa é a idéia do teste, ele é difícil porque tem que contemplar até o C2.

      Em outras palavras, então se você não entendeu 70% da prova e espera tirar um A2 tá ótimo! :alright:

    • #51088
      tati06
      Participante

      só corrigindo…compreensao oral e nao expressao oral…
      Sandroms, obrigada pela explicacao!!!

    • #51097
      Filipevsm
      Participante

      É, considerando este ponto de vista do Sandro, creio que a coisa é por aí mesmo.

      Temos 30 questões, e 6 níveis. Para tirar B1, temos que acertar pelo menos 15 (50%) questões; para tirar A2, temos que acertar pelo menos (33%) 10. Então é completamente normal achar que poderiamos ter ido melhor na prova, afinal, passamos por níveis que nem estudamos ainda.

      Tomara que haja tal avaliação amigável no momento da correção, pois eu mesmo fiquei meio desorientado na compreensão oral devido as questões complexas.

    • #51111
      Lu_campinas
      Participante

      Oi Tati,

      Uma dúvida, você fez o TCF OU TCF-Q?
      No mesmo dia do TCF-Q, aconteceu na AF de BH o TCF no período da manhã o nosso foi a tarde…
      Fiquei pensando que talvés esta seja a diferença no nº de questões…
      Um abraço
      Luciana

    • #51112
      tati06
      Participante

      Oi Lu…nao….eu fiz o TCFQ mesmo, foi de manha na AF…e ao mesmo tempo em outra sala teve o TCF tbm…que estranho neh? enfim..vamos esperar o resultado agora…

      bjo

    • #51915
      diego88
      Participante

      pessoal, fiz a prova dia 5 de marco….

      achei que o resultado online iria sair em 20 dias, mas ate’ agora nada.. liguei ontem na AF mas ate’ agora nada…
      alguem ja recebeu algo?

    • #51916
      tati06
      Participante

      nada…vou para aula hj e dai eu pergunto lá….se souber de alguma novidade posto aqui…
      bisous

    • #51917
      Filipevsm
      Participante

      Acho que estamos no mesmo barco. Apesar de estados diferentes, fizemos todos a prova no mesmo dia, e elas são corrigidas pela mesma equipe na França.

      O jeito é esperar… Aqui na AF de Brasília, fui informado que o prazo máximo para lançar notas seria de 30 dias, e 50 dias para entregar o impresso oficial com os resultados.

      Vamos ver, né?

    • #51814
      tati06
      Participante

      tomara Filipe, pelo menos para ti deram mais informaçoes, p mim so falaram; nao sei, talvez 1 semana, 15 dias….rsrsrs hj vou perguntar na af de novo..

    • #51922
      Filipevsm
      Participante

      Mas a tensão de espera dos resultados está mais tranquila, pois estou muito ocupado (e passando raiva) pra conseguir obter as Cartas de Referência com as empresas que trabalhei.

      O povo faz tudo pra não nos ajudar, e ainda “perderei” bastante tempo com as traduções :(

    • #51931
      diego88
      Participante

      eu liguei na AF de SP, e disseram que os resultados do Rio ja estao disponiveis, mas o de SP nao…. =/

    • #51946
      Lu_campinas
      Participante

      Pessoal,

      o desencontro de informações é geral, aqui em BH eu liguei hoje e me disseram que só em 05 de março, perguntei da nota que seria liberada antes dos certificados e pessoa me disse que nem sempre chega antes do próprio certificado impresso, mas este prazo de 50 dias ninguém falou não! tomara que não demore muito, se não tiver conseguido o nível necessário terei que fazer inscrição pro próximo… mas ainda tenho esperanças…

      Um abraço

      Luciana

    • #51955
      Filipevsm
      Participante

      Mas há uma observação.

      Não é possível fazer uma prova do TCFQ imediatamente após a outra. Tem que haver, pelo menos, o intervalo de uma prova para refazê-la.

      Liguei para a AF Brasília agora, e advinhem? Nada de resultados… Fui informado que os pacotes com as provas chegaram na França somente no dia 13 de Março, e eles possuem, oficialmente, até 4 semanas para enviar os resultados, ou seja, 13 de Abril.

      Pelo visto, seremos os últimos a receber os resultados da prova…

    • #51957
      tati06
      Participante

      bom Filipe,pelo menos vc ja tem mais informaçao que eu, ontem fui p aula na af e eles me disseram q nao sabem de NADA, que ‘acham’ que sai em 30 dias…rsrsr. O jeito agora é fazer o que nós sabemos bem….ESPERAR!!!

    • #52131
      diego88
      Participante

      pessoal,
      o resultado saiu… na alianca ainda nao tem o certificado final, mas ja tem uma copia…

      acabei de ir buscar …!!!

      agora minha duvida é, para o pedido de CSQ precisa enviar o original ou pode ser a copia??

      No DCS diz q tem q ser original… mas sera q e’ isso msm??

    • #52135
      Lu_campinas
      Participante

      Liguei agora na AF de BH e nada, a pessoa me disse que muito provavelmente só depois do feriado… uffff

      Fazer o que, né ?

      Curtir o feriadão em família e fazer o que sabemos muito bem.. esperar ! :alright:

      beijinho

      Luciana

    • #52138
      tati06
      Participante

      Diego, eles mandam algum email dizendo que saiu o resultado?pergunto pq nao quero ficar dando uma de chata e perguntar todo o tempo la na AF…ai q curiosidade..rsrs

    • #52143
      tati06
      Participante

      outra coisa Diego…o resultado foi satisfatorio??vc tirou uma nota ha mais ou ha menos do que pensou que fosse tirar??achou que a correçao foi boa?( nao precisa dizer a nota nao) , so gostaria de saber se tu achou que eles foram camaradas na correçao..ehehe

    • #52146
      diego88
      Participante

      Tati, entao….

      Na vdd qem fez a prova foi minha esposa, eu nao fiz….

      E’ que agente revesa aqui para postar :D

      Mas o resultado foi satisfatorio sim, ela tirou B2 – Compreensao oral e C1 – Expressao Oral…

      Superou totalmente nossas expectativas…

      Agora nossa duvida é se tem que enviar o certificado original, ou pode ser essa copia com o carimbo da AF….. amanha vou tentar ligar la no mexico….

    • #52184
      tati06
      Participante

      Nossaaa Diego..parabéns a sua esposa, nossa que alegria que vcs devem estar né? pelo jeito já está fera no frances…nossa que maravilha, fiquei muito feliz por vcs( acredite), pois mesmo nao os conhecendo, imagino o qto isso é importante p vcs( assim como é p mim e meu marido)..
      olha, qto ao certificado, acredito EU, que pelo instante momento vale o xerox mesmo, por que nós enviamos somente as copias ao bureau de SP ano passado( acho q no Mexico é a mesma coisa), pois vc tem que mostrar todos os originais na hora da entrevista, entao acredito que seja o xerox mesmo, mas por via das duvidas, tente falar no Mexico. Se for esperar ainda o certificado original vai demorar ainda mais neh? eles te falaram qdo fica pronto o definitivo? a AF te mandou um email dizendo q tinha saido o resultado?

    • #52198
      sabrinaEodilon
      Participante

      :D
      Parabens a sua esposa!!
      Que legal!! excelente nota mesmo, heim!
      Mas me diga uma coisa, ela ja estuda francês a algum tempo? Que nivel? E qual a escola?

      … Desculpe o questionario viu…é só pra avaliarmos nossas possiveis chances tambem!!
      huhu
      Parabens novamente! :P

    • #52204
      diego88
      Participante

      mto obrigado, ela esta muito feliz ainda…

      agente nao faz escola nao… e nunca tinhamos feito prova para saber o nivel…

      nos fazemos 5 horas por semana com professor particular, desde do ano passado…
      só que paramos varias vezes e ficamos estudando sozinho, entao acho que no total de aula com professor foram umas 90 , 100 horas….

      mas uma coisa é, isso vai de pessoa pra pessoa, eu e minha esposa começamos do 0 juntos, e ela está muito mais avançada que eu pois ela se dedica muito mais que eu…

      eu por exemplo nao fiz a prova, pois mandei ela ir pra ver como era, pois eu ja sabia q ela tava manjando mais q eu :D

      agora em maio vamos fazer o ielts juntos…. mas vou enviar o DCS só com o TCFQ, msm pq ingles conta muito poucos pontos… =[

    • #52207
      SANDROMS
      Participante

      @diego88 wrote:

      agente nao faz escola nao… e nunca tinhamos feito prova para saber o nivel…

      nos fazemos 5 horas por semana com professor particular, desde do ano passado…
      só que paramos varias vezes e ficamos estudando sozinho, entao acho que no total de aula com professor foram umas 90 , 100 horas….

      Diego,

      Realmente sua esposa está de parabensm atingir B2/C1 com 100 horas? Realmente ela se dedicou muito fora da sala de aula.

      Por isso eu sempre me repito aqui que o número de horas (e as míticas 150h) não significam nada, porque depende da capacidade individual e da dedicação colocada no francês. Tem pessoas que estudam 250h pra chegar no B1, e outras, como sua esposa conseguiu mais com menos. Outra coisa, professor particular rende muito mais que escola.

      Assim que todo mundo começar a receber resultado do TCF, sugiro um tópico para comparar resultados: nota, quantidade de aula, forma de estudo (escola, particular, conta própria).

    • #52209
      eacampos
      Participante

      Essa história está muito mal contada…

      Ninguém no Brasil inteiro recebeu o resultado do TCF-Q até o momento. Amigos de diversos Estados estão aguardando…

      Então sinceramente não sei o que está acontecendo…

    • #52211
      diego88
      Participante

      Sandro,
      e’ bem isso mesmo, eu acredito que eu estou no A1 ou A2… nunca fiz um teste, mas acho que deve ser isso..
      a diferença é que minha esposa estuda mais e tem mto mais facilidade pra aprender o frances do que eu…

      nos tentamos fazer com professor de frances exatamente para acelerar o processo…
      uma coisa que minha esposa vai fazer agora, é mudar um poco o foco dos estudos dela, ela se focou muito em entrevistas…

      e isso que vc falou é vdd, eu acho que esse negocio de 150 horas é algo meio folclorico, isso vai de pessoa, eu por exemplo acho que para chegar no C1 vou precisar de 200, 250 no minimo… pois meu ritmo e minha capacidade de aprender é um poco mais lenta …

      eacampos,

      minha esposa fez a prova na alianca francesa aqui de SP dia 5 de março….
      como eu falei antes o que chegou foi uma cópia do resultado… e nao só pra ela, pra todo mundo que fez em São Paulo…
      Eu fui buscar o resultado lá logo que chegou o email, acredito que fui o primeiro a ir, pois o email chegou as 9 as 10 eu já tava lá…. tinham mtos envelopes….

      Denise Bonnine – Aliança Francesa denise.bonnine@aliancafrancesa.com.br
      Apr 3 (2 days ago)

      to coordped
      Bonjour à toutes et à tous.

      Acabamos de ter acesso à “duplicata” do atestado de resultados do TCF Québec que você prestou em 05 de março.

      Uma cópia do referido resultado está à sua disposição em envelope nominal a ser retirado na recepção do prédio onde você veio fazer as provas.

      Assim que o original chegar pelo correio, entrarei em contato novamente para avisar.

      À bientôt !

      Atenciosamente
      Denise Bonnine
      Secretaria
      Deptº Pedagógico
      Exames e Certificados
      http://www.aliancafrancesa.com.br
      Tel. 11 3017-5685

      abs!

    • #52212
      tati06
      Participante

      pois é…eu tbm fiz a prova dia 5 de março(como todos) na AF de Curitiba e nada ainda…nao preciso do resultado da prova, pq ja mandei meu processo em setembro do ano passado…mas tô super curiosa né? o jeito é…….ESperar!!!

    • #52220
      eacampos
      Participante

      Diego eu não falei q sua história estava mal contada… falei da historia contada pela Aliança daqui de Salvador… conversa fiada demais….

      Estamos aguardando e eles nem se preocupam em ligar cobrando

      Abraço e tudo de bom !!!

      Eduardo

    • #52222
      diego88
      Participante

      Eduardo, eu acho que a AF aqui de SP fez isso pois tinham muitas pessoas fazendo provas dias 5, acho que falta é boa vontade das outras escolas entrarem no sistema e imprimir as duplicatas…. porém só acho que a AF de SP fez isso para ficar em paz, pois a Denise me disse que tinham pessoas ligando desde o dia 24, e todo dia…. então pro pessoa parar de enxer eles imprimiram essa duplicata e entregaram…

      Agora segundo a Denise os oficiais já foram enviados essa semana e agora só depende do correio que demora em média de 7 a 10 dias para entregar…. vamo ver neh…

    • #52237
      rodrigocwb
      Participante

      Pois é pessoal fizemos eu e minha esposa a prova em Curitiba na Peformance no dia 29 de fevereiro e estamos aguardando o resultado.

    • #52239
      tati06
      Participante

      Pessoal, ontem perguntei na AF de Curitiba o que acontece?falei q em Sp o pessoal ja tinha recebido e tal. Bom, o que a secretaria me informou foi que, as AFs sao diferentes umas das outras, elas nao sao interligadas, que cada uma é uma!!Entao, fikei a ver navios…ela disse que o prazo é de 30 a 40 dias, que ainda esta dentro do prazo!!o jeito é……esperar!!

    • #52299
      rodrigocwb
      Participante

      Pessoal, somos de Curitiba, fizemos na Performance Idiomas e nosso resultado saiu na quinta passada, mas só pegamos hoje, minha esposa tirou B1 / B1 e eu tirei B1 / B2
      Estamos felizes com o resultado apesar de ter achada a parte de compreensao oral bastante dificil, mais dificil que os simulados da TV5 e de outros lugares.
      Quem puder compartilhar o resultado tb seria legal.
      Abraços

    • #52302
      diego88
      Participante

      Rodrigo parabéns pelos resultados!

      Você pegou o resultado oficial ou pegou uma cópia do resultado?

    • #52303
      rodrigocwb
      Participante

      Só peguei por telefone, segundo a escola, a via original chega em poucos dias.

    • #52308
      tati06
      Participante

      Parabens Rodrigo!!Só para termos uma ideia, qual seria o nivel que vcs estudam agora?

    • #52314
      Lu_campinas
      Participante

      Pessoal,

      Liguei agora na AF de BH e nada !só nos resta esperar…
      A pessoa disse que hoje sai, mas sinceramente não acreditei, acho que ela disse isto só pra me tranquilizar. :alright:
      No final da tarde eu vou ligar de novo, e se alguma novidade acontecer eu posto aqui.

      Um abraço

    • #52316
      tati06
      Participante

      Oi Lu…q coisa chata isso neh?semana passada na af de cwb nada tbm,,,,diz ela que manda um email antes avisando, e que era p eu esperar pq ainda estava dentro ddo prazo…se eu souber de algo aviso tbm..

    • #52320
      frassis
      Participante

      Liguei ontem para a AF Bahia para saber dos resultados e, obviamente, nada (nem previsão).
      Fiquei meio revoltado pois o proprio CIEP informa que o prazo é de 15 a 20 dias…

      Mandei um email para lá e voici:

      Bonjour,

      La session est en cours de correction. Dès que les résultats seront disponibles nous ferons parvenir les duplicata à votre centre de passation et vous en serez avertis.

      Dans cette attente, bien cordialement

      Corinne WOEHRLING

      Bureau du TCF
      Département évaluation et certifications
      Centre international d’études pédagogiques – CIEP

      Fiz 2 vezes o IELTS e nos dias marcados os resultados estavam disponiveis para consulta online… Taí a diferença entre ingleses e franceses…

    • #52321
      tati06
      Participante

      puxa que chato isso mesmo…nao da p entender pq alguns ja receberam e outros nao…deveriam liberar todos juntos né?isso evitaria frustraçao de muitos ( da maioria) que ainda nao recebeu!!

    • #52334
      DimitriComptable
      Participante

      Olá a todos!
      Eu fiz o TCFQ no meio do ano passado, e foi o seguinte: a prova é apenas áudio, na qual escutamos um diálogo cotidiano, por exemplo, e em seguida é feita uma pergunta a qual devemos responder, marcando uma das opções de múltipla escolha. No caderno que está em nossas mãos no momento da prova, há apenas as opções das respostas. E não há muito tempo para se pensar em qual resposta escolher. Pra se ter uma idéia, a prova dura uns 30 minutos com 30 questões. Tudo é muito rápido e não há repetição! À medida que as questões evoluem, o grau de dificuldade também aumenta. Fiquei um tanto assustado! Depois temos um “bate-papo” com o(a) professor(a) que aplica o exame oral. Começa com uma pergunta que se desenvolve naturalmente. Dica: procure falar mais do que é pedido. Assim, seu conteúdo de francês tem mais chance de ser avaliado. Esse exame oral é gravado e será enviado para correção. Não tive a menor idéia de como seria meu resultado, porque fiquei assustado, mas me surpreendi mesmo, quando chegou: na compreensão oral fiquei no B1 e na expressão oral fiquei no B2. Foi muito além do que imaginei, e achei “magnifique”! Boa sorte a vocês que vão fazê-lo.

    • #52340
      rodrigocwb
      Participante

      @tati06 wrote:

      Parabens Rodrigo!!Só para termos uma ideia, qual seria o nivel que vcs estudam agora?

      Estamos no A2/B1, acho que os corretores do TCF-Q são generosos Kkkkkk…. todo relato que vejo é que as notas sao sempre o nivel real da pessoa ou um pouquinho acima, nunca abaixo.

    • #52341
      eacampos
      Participante

      Na boa,
      Já estou cansado de ligar para a AF Bahia e a mesma atendende responder sempre a mesma coisa… Quando sair o resultado nós vamos disponibilizar… Ô Novidade !!

      Eu percebo uma falta de interesse em ajudar imensa. Liguei para a AF São Paulo e a coordenadora disse que eles mandaram o resultado deles dia 03/04 porque ela ligou e cobrou, pediu urgência e eles mandaram…

      Quando eu contei isso na AF Bahia a atendente me disse que a obrigação deles era apenas aplicar a prova e que eles não tinham obrigação de ligar cobrando… Ou seja, não se interessam em sair um pouco do procedimento padrão e ajudar.

      Resta esperar… Não suporto mais tanta demora.

      Abraço a todos,
      Eduardo

    • #52355
      tati06
      Participante

      Oi Rodrigo…puxa que bom, tomara que seja assim comigo e demais colegas….
      Eduardo, pois é, eu ja nem pergunto mais na AF de Ctba, pois é sempre a mesma coisa tbm…que vao mandar o aviso que chegou por email…só quero ver, pq cada funcionario de la fala uma coisa diferente….to de saco cheio já, falta de consideraçao..na hora de pagar a mensalidade, sao super atenciosos e receptivos, mas na hora que queremos cobrar algo que temos direitos, sao indiferentes!!!

    • #52408
      diego88
      Participante

      pra enviar para o CSQ pode ser essa copia da alianca ou tem que ser a original???

    • #52409
      Lu_campinas
      Participante

      Pessoal

      Recebemos hoje, bem no final da tarde um e mail da AF de BH com nossas notas:
      Marido e eu empatamos: B1/A2 estamos felizes! pra nós é o suficiente pra encaminharmos o dossier, agora só falta terminar as traduções!

      Graças a Deus, porque esta espera estava acabando comigo!

      Um abraço a todos e boa sorte aos colegas que ainda estão esperando.

      Ah, não sei se teve relação, mas nós cobrávamos tanto na AF que eles mandaram um e mail pra CIEP e pra AF geral ontem e hoje os resultados apareceram…

      abraço
      Luciana

    • #52413
      eacampos
      Participante

      @Lu_campinas wrote:

      Pessoal

      Recebemos hoje, bem no final da tarde um e mail da AF de BH com nossas notas:
      Marido e eu empatamos: B1/A2 estamos felizes! pra nós é o suficiente pra encaminharmos o dossier, agora só falta terminar as traduções!

      Graças a Deus, porque esta espera estava acabando comigo!

      Um abraço a todos e boa sorte aos colegas que ainda estão esperando.

      Ah, não sei se teve relação, mas nós cobrávamos tanto na AF que eles mandaram um e mail pra CIEP e pra AF geral ontem e hoje os resultados apareceram…

      abraço
      Luciana

      É Luciana, mas no nosso caso não está fazendo diferença porque a AF Bahia não tem o mínimo de interesse em colaborar… Todos os dias pedi para que enviassem um e-mail ou telefonassem para CIEP e a resposta era super imprestável…. “Não temos obrigação de mandar e-mail ou ligar, apenas aplicamos as provas.” Cada dia fiquei com mais raiva, mas deixei pra lá… :bangwall:

      Tivemos que ligar para CIEP para ter notícias das provas de Salvador e vai demorar mais… POde ser porque foi um dos únicos Centros que ficou com a bunda na cadeira esperando os Correios e não fez questão de ajudar… Resta esperar… :alright:

      Muita agonia para mandar logo esse resultado para o processo. Temos medo de nosso processo estar nessa paradeira, no meio das mudanças, de ter viajado pra o México…. mas vamos esperar… 8O

      Sorte para todos, fiquem com Deus.

      Eduardo

    • #52426
      Filipevsm
      Participante

      Parabéns Luciana pelo resultado!

      Espero que todos que fizeram a prova consigam os resultados que desejam para entrada no processo!

      Aqui em Brasília, depois de muito atraso e cobrança, o resultado também saiu!

      Fiquei meio assustado com a minha nota, mas de forma positiva. Fiquei com B1/C1, e isso vai me dar muito mais pontos do que eu esperava para dar entrada no processo.

      Agora é partir para as traduções, e torcer para o número de aplicações não estar perto dos 14 mil limite.

    • #52427
      Lu_campinas
      Participante

      Filipe,

      Parabéns!!! C1 uhuuuu!
      Estamos realmente muito felizes com os resultados, apenas uma amiga não atingiu nem o o nivel necessário em expressão oral, não sei se ela vai repetir ou mandar só com a nota da compreensão oral…

      Já iniciamos as traduções, mas ainda espero alguns documentos que minha família está providenciando em minha cidade natal, e também as declarações dos antigos empregadores que terei que pedir pra refazer devido ao formarto exigido (carga horária, principais tarefas executadas, etc…)

      Mas estamos realmente sentindo que desta vez vai, com a graça de Deus !

      Um abraço

      Luciana

    • #52428
      tati06
      Participante

      Parabens Luciana e Filipe…eacampos….vc nao esta sozinho nessa….na af de ctba tbm nada….pior que nao estao nem ai, pq so foram 2 alunos que fizeram as provas, eu e mais um, entao acredito que estao deixando de lado pelo fato de sermos so 2 na espera e na angustia…..q chato isso. vou ligar la hj…nao aguento mais!

    • #52431
      tati06
      Participante

      Olha so…acabei de ligar na AF..e adivinha?eu falei que estava esperando esse resultado que nao sai,,,sabe o que ela me disse?”nós também”, fikei com vontade de desligar..rsrs. :angery: .falei que varios ja receberam, que eles deveriam entrar em contato o mais rapido possivel e pedir os resultados, pois no site do ciep esta 20 dias, e ja se passaram 35 dias e nada! falei que eles estao fazendo pouco caso, pq so foram 2 alunos que realizaram as provas, que se tivesse sido mais de 10, eles ja teriam tomado alguma providencia. Na hora deles cobrarem a mensalidade eles sao bem exigentes, mas nao hora que nós exigimos algo que temos direito, ficamos a ver navios…brincadeira viu??ela me disse que isso nunca aconteceu, esse atraso todo, entao mais um motivo para eles entrarem em contato com o CIEP, dai pegou meu telefone e meu email…só quero ver se desse mato vai sair algo…. :bangwall:

    • #52447
      eacampos
      Participante

      Graças a Deus o resultado saiu. A2/B1 para mim e minha esposa.

      Acho que é suficiente para mandar para o nosso processo. Enviamos nossa papelada no dia 07 de dezembro, no dia das mudanças e eles pediram esse bendito teste. Ela é enfermeira, temos dois filhos, espero que nosso processo ande logo…

      Vocês não imaginam o que eu tive que fazer para este resultado sair, passei por cima da Aliança e intervi lá na França e acabou beneficiando todo mundo que recebeu hoje as duplicatas. Se for esperar por eles, eles não se mexem mesmo. Somos de Salvador.

      Com fé em Deus todos vão conseguir. E agora vou enviar estes resultados segunda-feira urgente !!!!
      Abraços,
      Eduardo

    • #52449
      diego88
      Participante

      eacampos,
      vc vai enviar a duplicata msm?

      eu achei que tinha que enviar o Original….

    • #52450
      eacampos
      Participante

      Acho que vou enviar as Duplicatas mesmo…

      Acho que vou fazer isso porque este TCF é recebido também pelo Governo, então eles tem como confimar minhas informações.

      Eu não sei se aguento esperar até os originais chegarem. Quarta-feira na França eles disseram que ainda estava concluindo as correções e hoje pela manhã recebemos os resultados. Ou seja, os originais ainda serão enviados da França e eu acho que deve demorar mais uns 15 dias para chegar aqui… Eu não sei se vou ter a capacidade de esperar mais tantos dias… :bangwall:

      rsrsrsrs

      Eduardo

    • #52451
      Filipevsm
      Participante

      Eduardo,

      Mas creio que no caso de vocês, as coisas estão mais tranquilas. O perfil de vocês deve estar transbordando pontos, mesmo sem o TCFQ.

    • #52452
      diego88
      Participante

      Eduardo,

      Eu to muito em duvida, eu peguei a duplicata dia 3 de abril e ate’ agora nada da original….

      Meu envelope ja ta pronto, so’ ta faltando esse documento…

      Eu tbm penso como vc , a duplicata ja seria o suficiente, mas nao sei… vou esperar ate’ quarta q vem, ou talvez tentar ligar no mexico antes…

    • #52455
      eacampos
      Participante

      Filipe, venho conversando com Daniel (Oscunha) direto sobre isso..

      A gente está discutindo isso, mas parece que vamos mandar mesmo as duplicatas. As originais deve demorar mais uns 15 dias… eu não tenho cabeça pra isso… rsrsrsrsrs

      Eu já nem sei quantos pontos temos, essas mudanças toda hora deixa qq um preocupado.

      Minhas unhas estão em carne viva !!!

      Vou mandar segunda…

      Abraço

      Eduardo

    • #52458
      Lidiamst
      Participante

      O valor do teste pode variar e as datas também depedendo da cidade onde vocês forem fazer. Tenho conhecidos que fizeram recentemente e pagaram bem menos que isso, vou me informar melhor e depois volto aqui. O teste não parece ser bicho de sete cabeças, mas exige preparaçao, acho que pelo menos umas 200 horas de curso.

    • #52459
      tati06
      Participante

      Pessoal…só meu resultado que nao saiu pelo jeito? :angery: :bangwall: AF de Curitiba está fogo heim?
      pessoal, eu ja enviei meu dossie em setembro, mas como ainda nao tenho noticias resolvi fazer o teste p ver meu nivel e quem sabe pular a entrevista…olha so…até onde eu sei, nao se envia nenhum documento original para o bureau, só copias!!!ate mesmo pq, vc tem que mostrar todos os originais na entrevista!!

    • #52473
      Rudney Santos
      Participante

      Galera.. ainda tenho uma dúvida! vou imigrar sozinho, então eu sou o requerente principal.. minha dúvida é.. além do TCF para compravar a qualidade do meu francês, também terei que comprar o inglês? mesmo indo para a cidade de Québec e não Montreal?! sou prioritário, poís faço enfermagem. e então? porque uma pessoa me informou que preciso apenas do francês, porém no site da imigração a informação é que devemos comprovar o francês e o inglês.

      Desde já antecipo o agradecimento!!

      Abç. :bigups:

    • #52474
      tati06
      Participante

      olha só….Rudney, na verdade se formos analisar ninguem é obrigado 100% a fazer os testes, só que eles deixam bem claro que quem não os fizer, não receberá nenhum ponto nos conhecimentos linguisticos, ou seja, vc pode se quiser mandar so os resultados do tcf, sendo assim, vc nao somara nenhum ponto no ingles. Ai vai depender da quantidade de pontos que vc ja tem, com idade, profissao, experiencia, nota do TCFQ, Se vc já tiver uma pontuaçao suficiente, vc pode nao fazer o teste de ingles, so lembrando que se vc fizer uma pontuacao para ser selecionado por dossie, vc pula a etapa da entrevista( qto mais pontos melhor). Acho q é isso!

    • #52476
      Rudney Santos
      Participante

      Obrigado Tati!!! você sempre me salvando!! só por curiosidade… qual é a sua profissão? voc~e pretende ir para qual cidade de Québec? abç.. :bigups:

    • #52479
      tati06
      Participante

      OI Rudney….eu sou bioquimica, e acredite…ja mandei meu dossie ano passado e nada de resposta…so a 1a carta…haja paciencia…acho q eles estao parados por causa de todas essas mudanças, México, etc, e agora essas novas leis e tal…enfim…qto a cidade, eu coloquei no meu dossie ville de québec, pq minha professora q tive era quebecoise, e ela me disse q la existem muitos laboratorios…mas tudo muda, pq se eu quiser entrar na area de industria q acredito ser mais facil, dai eu teria q ir p Laval…e vc? abs

    • #52487
      Filipevsm
      Participante

      @eacampos wrote:

      Filipe, venho conversando com Daniel (Oscunha) direto sobre isso..

      A gente está discutindo isso, mas parece que vamos mandar mesmo as duplicatas. As originais deve demorar mais uns 15 dias… eu não tenho cabeça pra isso… rsrsrsrsrs

      Eu já nem sei quantos pontos temos, essas mudanças toda hora deixa qq um preocupado.

      Minhas unhas estão em carne viva !!!

      Vou mandar segunda…

      Eduardo,

      Digo que vale a pena esperar no seu caso e do Daniel, pois já enviaram seus documentos e provavelmente ainda não entraram na sequência de processamento. Eles seguem a sequência conforme os meses de envio, e pelo menos os do Daniel são bem recentes até (Dezembro). Acho que vale a pena mandar o resultado direitinho, assim não haverá dúvidas! :)

    • #52495
      NAYRA E ARNALDO
      Participante

      Fiz o TCF hj em São Paulo e foi mais dificil do que eu esperava.

    • #52526
      eacampos
      Participante

      Olá Amigos !

      Para nossaaaaaaaaaa alegria, nosso resultado do TCF saiu…. dia 13 de abril.

      Conforme dissemos em um post anterior, achamos a compreensão oral bem mais difícil que a parte de expressão oral. No momento que sentamos com o avaliador e tentamos responder as questões, muitas vezes, pela cara que ele faz de aprovação, temos a certeza que estamos arrebentando, quase um Francês nativo !!! rsrsrsrsrs… No entanto, as notas demonstram o contrário. Nossa nota foi igual e conseguimos até um pouco acima do que estávamos precisando para enviar para o Escritório de Imigração. Ficamos com A2 na expressão oral e B1 na compreensão oral. Foi muito bom para o que estamos precisando, mas para uma nova vida em Quebec precisamos estar cada dia mais preparados…. estudar sempre é bem vindo.

      Esse resultado saiu na sexta-feira 13 !!! Nesse caso muita sorte !!! E minha agonia e desespero tem sido tão avassalador que enviei já na segunda-feira seguinte (hoje !!) para o México. Nosso processo estava em estado de pausa esperando estes resultados. Lembrando que enviamos nosso Dossier justamente no dia das mudanças quando passaram a exigir a comprovação dos conhecimentos linguísticos através de Testes Oficiais. Paguei R$152,60 pelo FEDEX e se tudo correr bem, chegará já nesta quarta-feira no Escritório de Imigração no México.

      Na época muita tristeza, mas agora segue o processo e mais um degrau vencido.

      Vamos continuar firmes… vamos acreditar… nada de desistir !!!

      Abraços,

      Eduardo
      http://www.baianosnocanada.blogspot.com

    • #52528
      tati06
      Participante

      que bom Eduardo…um peso a menos neh?pelo jeito só o meu resultado do TCF que nao saiu….hj mandei um email p CIEP…brincadeira neh?hj foi a outro dia do tcf já…e nada do meu resultado!!!

    • #52539
      dburla
      Participante

      Hoje recebi da AF-Rio a confirmação de que os certificados oficiais chegaram, 3 dias depois das duplicatas.

      Abs

      www.erablecarioca.com

    • #52543
      sabrinaEodilon
      Participante

      Primeiramente parabens!! Sucesso nessa nova etapa!

      Galera!
      Meu marido fez a prova hoje em São José dos Campos!! onde estudamos!!
      Percepção:
      A prova é um pouco mais dificil do que ele esperava e dos testes da tv5 tambem.
      Eu acho que é mais o nervosismo, a ansiedade e a expectativa que tarna o teste ainda mais dificil, não é mesmo?
      Compreensão oral: Tudo que já sabemos mesmo como: 30 minutos, 30 questões, não da tento de pensar demais.
      Expreessão oral: Perguntas como: O que vc acha da cidade que se aplica o teste
      Fale sobre o continente que estamos
      Faça-me uma pergunta sobre como vou para casa e que veiculo uso?
      Fale sobre sua familia?
      Para que outro pais vc iria?
      Bom é isso que ele lembra ou quase afinal em francês sempre acaba perdendo uma palavrinha no meio!! kk Esperamos otimas notas, seja la como for teremos que esperar

      Uma sugestão é que possamos colocar as questões de expressão oral que lembrar-mos para ajudar uns aos outros: Tipo eu assim!!
      Sucesso para nós! :lol:

    • #52555
      tati06
      Participante

      Poxa vida….acho q só as minhas perguntas que foram dificeis…sobre globalizacao do mundo…sobre a cultura de pais mutilangue….etc etc…sem falar que fiz a prova dia 5 de março e NADA ainda de resultado…e ja tem gente recebendo o original…é mole?
      ontem enviei um email p CIEP…fala sério né?ja foi realizada ontem a outra prova do tcf e nada ainda do meu resultado….a ciep me respondeu hj: Les résultats sont en cours d’envoi et devraient parvenir à L’AF de Curitaba dans la semaine…detalhe….”sont en cours”…o jeito é esperar..pq disseram “dans la semaine”e nao “cette semaine”aiaiai…

    • #52560
      tati06
      Participante

      :lol: :lol: gentemmm…saiu meu resultado enfim!!A AF acabou de me ligar e ja chegou o certificado original( eu nao tinha nem as duplicatas ainda)..ufa…estou muito feliz…
      tirei B1/B2..nossa.., nem acredito, pois só tenho um ano de frances e sou aluna ainda do A2,ok ok, eu estudo muuuuito mesmo, e acho q tenho um pouco de facilidade, mas acho q a vontade de imigrar é tao grande que a gente faz milagres!!! Aos que vao fazer ainda a prova, boa sorte e estudem que o retorno vêm!!! Bem que o entrevistador falou que me daria um B2, o dificil mesmo foi a compreensao oral, ate narraçao de futebol tinha né?mas B1 ja é mais de 50% da prova, está ótimo!! :wink:

    • #52561
      tati06
      Participante

      Ah, esqueci de dizer que, só nao sei como vou enviar a cópia do original p Mexico( pois eu enviei meu dossie ano passado, na realidade nao preciso das provas). será que se eu scanear e enviar p email de la da certo? ou será que vou ter que desembolsar uma grana e enviar por correio? Alguem me da alguma sugestao?

    • #52564
      eacampos
      Participante

      PARABÉNSSSSS TATI06 !!

      QUE NOTÍCIA ÓTIMA !!! EU JÁ ESTAVA VENDO A HORA DE VC INFARTAR !!! :alright:

      Graças a Deus saiu este resultado !!!

      Me conte uma coisa… Qual sua área ?

      Eu mandei as cópias dos resultados por Fedex e achei caríssimo ! Pior que depois lembrei (Daniel OsCunhas lembrou na comunidade) de um formulário que é utilizado especificamente para enviar algum documento novo ou fazer alguma alteração de dados do dossier e esqueci de enviar este formulário. Fazer o que ? Vou enviar este formulário quando for enviar os resultados originais dos testes.

      Parabéns !! Agora relaxa um pouco e descansa a mente !! rsrsrs… estamos muito tensos !

      Eduardo

    • #52566
      tati06
      Participante

      OI Eduardo…obrigada por se comover e sofrer comigo..hehehe.eu sou bioquimica…
      Mas me conte,,,,que formulario é esse? nao tenho nem ideia…onde consigo??esse formulario se manda por email?como faz vc sabe?
      nossa qta pergunta…vou descansar só qdo eu enviar isso…e o mais rapido possivel..rsrs
      Obrigada pelo seu post!

    • #37365
      eacampos
      Participante

      Eles elaboraram um formulário especificamente para informar alguma alteração de endereço ou para enviar algum documento complementar para um Dossier existente.
      É o formulário A-0520-MF. Neste link:
      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/dcs/A-0520-MF-dyn.pdf

      Eu enviei para o México, mas esqueci de mandar este formulário acompanhando. :bangwall:

      Não sei o que pode acontecer.

      Abraço,

      Eduardo

    • #52574
      tati06
      Participante

      Oi Eduardo, entao, acabei de pegar meu resultado oficial do TCF..todo cuidado com aquele papel, me custo caro e muito suor…hehehe…vc assinou o certificado antes de enviar né?bom, o maximo que pode acontecer é eles pedirem isso,,,quem sabe de p mandar scaneado talvez, nao sei mesmo.
      Amanha vou ligar no Mexico e ver como posso mandar o meu…ah, obrigada pelo formulario..
      abs

    • #52576
      rodrigocwb
      Participante

      Olá Tati,

      EU e minha esposa ficamos muito feliz pelo seu resultado.Fizemos na mesma data e a sua espera foi angustiante…..
      Mas no final foi bem recompensadora.
      Hoje também recebemos os oficiais e em breve encaminharemos os documentos.

    • #52581
      dburla
      Participante

      Oi Tati

      Estou em situação semelhante, enviei o processo em nov/11 e resolvi fazer o TCF-Q mesmo assim.

      Bom pelo que li no site, deve ser enviado o certificado original com o formulário A-0520-MF já citado pelo nosso colega Eduardo. Para não ter erro vou enviar por Fedex tb, mais um gasto pra conta do processo ( e que conta :alright: )

      Abs

      Daniel

      www.erablecarioca.com

    • #52594
      tati06
      Participante

      Obrigada Rodrigo e esposa, e Daniel por se comoverem com minha angustia…mas é que estava demais né?aquela historia….todo mundo menos eu!!!rsrsr

      DAniel, vou tentar ligar agora no Bureau do Mexico e ver o que ele me fala!!!
      Dai posto aqui ok?

      Abraços!!!

    • #52600
      eacampos
      Participante

      @tati06 wrote:

      Obrigada Rodrigo e esposa, e Daniel por se comoverem com minha angustia…mas é que estava demais né?aquela historia….todo mundo menos eu!!!rsrsr

      DAniel, vou tentar ligar agora no Bureau do Mexico e ver o que ele me fala!!!
      Dai posto aqui ok?

      Abraços!!!

      Beleza !

      Depois nos diga o que eles informaram !!! :clap:
      Por favor !

      Eduardo

    • #52601
      tati06
      Participante

      Oi Eduardo, to tentando ligar e nada….na duvida, mandei um email explicando tudo e anexei o resultado da prova e enviei….sei la….continuo tentando ligar….

    • #52610
      tati06
      Participante

      ja tentei ligar e nada…só musiquinha…rsrsrs..pessoal, vcs estao enviando o original???como assim? dai vao ficar sem??como faz???eles devolvem?

    • #52619
      diego88
      Participante

      tati, eu vou enviar o original e ficar com a duplicata…

      pra mim a unica utilidade do TCFQ e’ para esse processo entao nao vejo pq eu ficar com ele aqui…

    • #52624
      dburla
      Participante

      Tati

      La no checklist de documentos eles solicitam o envio do documento original mesmo, eu tirei uma cópia para mim além da duplicata disponibilizada pela AF.

      A todos, fiz uma cotação com a UPS que ficou em R$130,00 abaixo dos R$180,00 do Fedex, antes de enviar liguem para eles e solicitem uma cotação de repente vale a pena.

      Abs

      Daniel

      www.erablecarioca.com

    • #52632
      eacampos
      Participante

      @dburla wrote:

      Tati

      La no checklist de documentos eles solicitam o envio do documento original mesmo, eu tirei uma cópia para mim além da duplicata disponibilizada pela AF.

      A todos, fiz uma cotação com a UPS que ficou em R$130,00 abaixo dos R$180,00 do Fedex, antes de enviar liguem para eles e solicitem uma cotação de repente vale a pena.

      Abs

      Daniel

      Eu fiquei agoniado e mandei a duplicata mesmo. Pela experiência que tive esperando a duplicata com a Aliança Francesa de SAlvador, eu acho que os originais só vão chegar em dezembro…

      Eu mandei pelo FEDEX e foi muito rápido ! Mandei na segunda de tarde e chegou hoje meio dia… menos de 48 horas. Quando sair o resultado original eu vou pensar se mando também. Custou de Salvador para o México R$ 152,60.

      Abraço.
      Eduardo

      http://www.baianosnocanada.blogspot.com

    • #52651
      tati06
      Participante

      Daniel e Eduardo…as coisas comigo sao sempre diferentes, impressionante,hahha..como vcs acompanharam, meu resultado acho q foi o ultimo a sair, e veio a original direto, eu nao tenho a duplicata. Na Hora que fui na AF, eu vi 2 certficados, mas a secretaria me falou que um ficava com eles. Eu só assinei o certificado e assinei um outro papel para comprovar que eu o retirei….será que ela se enganou e o outro fica comigo??nao sei o que pensar…

    • #52668
      Filipevsm
      Participante

      Tati, na verdade ambos ficam com você. Tanto a Duplicata quanto o Certificado, porém é o certificado que você enviará junto ao seu dossiê.

    • #52670
      tati06
      Participante

      xxiii..nao to entendo mais nada…me diga uma coisa…aquele papel meio verde, sei la que cor é, é a duplicata???pq foi esse que recebi e eu vi 2 deste, mas um ficou na AF…entao nao é o certificado? a secretaria me falou que era…( acho ela meio perdidinha as vezes)..será q recebi entao a duplicata?sendo que so tenho uma…

    • #52672
      Filipevsm
      Participante

      É só uma via de cada mesmo. A folha verde é o certificado oficial, a outra folha com a marca d’água ao fundo é a duplicata. No geral, ambos os documentos possuem exatamente as mesmas informações.

    • #52675
      tati06
      Participante

      entao, so tenho 1 dessa verde, a outra ficou com a AF..acho q eles nem mandaram entao a duplicata, isso quer dizer entao que se eu mandar essa que tenho vou ficar sem nada??

    • #52678
      Filipevsm
      Participante

      Essa é minha preocupação… Semana que vem finalmente conseguirei todos os documentos que preciso, e vou verificar se é possível autenticar uma cópia no cartório de documentos escritos em língua estrangeira. Se possível, autenticarei até a duplicata que vai ficar comigo.

      Vai saber, né?

    • #52683
      dburla
      Participante

      Nossa Tati que coisa maluca heheheh, eles deviam ter te dado a duplicata.

      O que recomendo é você tirar uma cópia para você mesmo e ver com a AF onde está sua duplicata.

      Hoje enviei o TCFq e uma alteração de documentação para lá via UPS, gostei muito, eles vieram no meu trabalho coletar.

      Agora é fazer o que mais fazemos, esperar hehehehehehe.

      abs

      www.erablecarioca.com

    • #52689
      tati06
      Participante

      Pois é Daniel, essas coisas só acontecem comigo…heheh..
      Filipe, pelo que eu sei o cartório nao autentica documentos estrangeiros, uma vez levei algo e nao consegui….sei lá…qquer coisa diferente nos avise!!

    • #52722
      tati06
      Participante

      Pessoal…comigo tudo é diferente né?ontem fui na AF e perguntei pq alunos de outras escolas receberam as duplicatas e a original? ela me disse que isso varia de af para af…que no meu caso, é só a original mesmo e que só veio um( a que ela ja me deu)..ai me perguntei, mas vou enviar a original e vou ficar sem??ela me disse p eu verificar se eu tinha q enviar a original mesmo, e eu disse q sim…ela sugeriu eu tirar uma copia p mim e guardar….o q fazer?

    • #52735
      rodrigocwb
      Participante

      @tati06 wrote:

      Pessoal…comigo tudo é diferente né?ontem fui na AF e perguntei pq alunos de outras escolas receberam as duplicatas e a original? ela me disse que isso varia de af para af…que no meu caso, é só a original mesmo e que só veio um( a que ela ja me deu)..ai me perguntei, mas vou enviar a original e vou ficar sem??ela me disse p eu verificar se eu tinha q enviar a original mesmo, e eu disse q sim…ela sugeriu eu tirar uma copia p mim e guardar….o q fazer?

      Tati tem que enviar onoriginal sim, o que fizemos foi turar duas xerox autenticada para ficar para nos caso precise :alright:

    • #52737
      tati06
      Participante

      Rodrigo, mas vc conseguiu autenticar documento estrangeiro???Como e onde???

    • #52738
      rodrigocwb
      Participante

      @tati06 wrote:

      Rodrigo, mas vc conseguiu autenticar documento estrangeiro???Como e onde???

      tati autenticamos no tabelionato santa quitéria , av nossa senhora aparecida, n:305 proximo a churascaria batel grill. autenticamos ontem tiramos duas xerox

    • #52759
      tati06
      Participante

      Obrigada Rodrigo, vou la na 2f….

      valeu!!! :)

    • #52816
      tati06
      Participante

      Original enviada ja… :( to sem meu original agora..rsrsrs..bom, pelo menos tirei uma copia e autentiquei pra ficar de lembrança….obrigada Rodrigo pela dica do cartório pra autenticar documento estrangeiro, pois onde casei não o fazem!!!

    • #53134
      tati06
      Participante

      Pessoal…alguem que enviou o TCF para o Mexico ja recebeu algo?email? carta? sinal de fumaça?

    • #53606
      MarcosAlvim
      Participante

      PessoALL,

      Fiz o TCFQ na AF de Salvador (Ladeira da Barra), nesta segunda dia 21/05/12.
      Tem alguém aqui que estava lá?

      meu breve relato:
      parte de compreensão oral : muito rápido não dava nem pra ler as alternativas e já pulava pra próxima.
      expressão oral: achei tranquila desenvolvi bem o que o examinador perguntou…vamos ver no que dá.

    • #53648
      sabrinaEodilon
      Participante

      Olá pessoal, fiz o TCF Quebec na segunda ultimo dia 21 de maio.

      Por mais preparado que se esteja o nervosismo destroi as expectativas!

      Se servir de ajuda, as perguntas foram:>
      A1- Fale sobre sua vida, o que vc faz dela
      A2- O que vc vai fazer no proximo fim de semana?
      B1 – Fazer perguntas para uma situção em que eu deveria questionar uma escola de esporte onde estaria enteressada em matricular meu filhos!
      Vc acha que homens e mulher podem exercer a mesma função?
      Os jogos de video game, internet e o uso da tv podem favorecer uma educação violenta?
      E…por fim, uma sociedade moderna, perfeita e onde tudo funciona não necessita de empregos/trabalho (algo assim) já esqueci!!

      Agora parece bem mais facil do que na hora!! kkk fazer o que repondi todas mas gaguejei bastante, a pior e mais dificl pra min foi a B1 não sabia que perguntas fazer.

    • #53657
      marcela lins
      Participante

      Fiz dia 16 de abril e recebi o resultado da duplicata hoje.
      A compreensão oral é semelhante ao site da tv monde e RFI.
      As perguntas foram :
      1.Se eu iria fazer a imigração sozinha ou com alguém.
      2.Se eu gostava de viajar e para que países já viajei.
      3.O que eu pensava da influência das gerações anteriores para as de hoje em dia.
      4.Eu perguntar para a entrevistadora se ela gostava de viajar e fazer perguntas conforme ela ia respondendo.
      5.O que eu pensava do frio no Quebec e se eu iria me adaptar.
      6.A influência do Facebook na vida das pessoas, se era uma ferramenta que aproximava ou afastava as pessoas.
      Se eu lembrar de mais alguma eu posto, mas acho que foi só isso.

      Conselho: Fiquem calmos pq meu nervosismo atrapalhou um bocado na elaboração das respostas, esqueci um monte de coisas por puro stress.
      Meu resultado foi B1 expressão oral e A2 na compreensão. Quem estuda Francês de Quebéc vai ter dificuldade no Francês da prova que é o da França, foi o meu caso… :?

    • #53945
      rodpuc
      Participante

      Das pessoas que mandaram apenas a cópia dos certificados (ao invés dos originais), eles foram aceitos? Eu realmente gostaria de manter os originais comigo, mas não quero ter problemas nem atrasar meu processo por causa disso… se alguém puder relatar sua experiência confirmando se eles aceitam ou não uma cópia, eu agradeço.

    • #53956
      tati06
      Participante

      Rodpuc, se vc não quer atrasar seu processo, sugiro vc mandar o original, pois na lista dos documentos esta que eles querem o original. O que vc pode fazer, eh tirar uma copia e de repente autentica-lá só pra manter contigo como lembrança, pois pelo que eu sei, esse documento eh especifico pra imigração p Quebec, vc não vai usa-lo pra outra coisa até onde eu sei. Não sei se alguém mandou o Xerox, mas acho arriscado, pq até eles abrirem seu processo já pode demorar, imagina ainda vc ter q depois ainda mandar o original p eles poderem dar continuidade no seu processo, vc vai perder tempo e dinheiro, pois vai ter que mandar dai só 1 folha e vai pagar mais uma remessa internacional, acho q não vale a pena…..nesse nosso caso, o tempo e dinheiro valem muito!!

    • #53961
      rodpuc
      Participante

      O tcf realmente é específico pra isso, mas mesmo assim é um documento que comprova meu nível de francês, pode vir a ser útil no futuro… e, na verdade, o que eu mais queria manter era o IELTS.

    • #53963
      tati06
      Participante

      Sim, ele comprova seu nível de frances, mas para o processo do Quebec, pois até onde eu sei, pra outros fins, universidade, etc, pede-se outro tipo de prova, pois eh preciso avaliar a parte escrita, compreensão de texto, etc etc. Além do que , o Tcf só eh valido para 2 anos. Sugiro que vc tire mesmo uma copia e guarde contigo e envie o original, pois vc corre o risco de que eles não somem a pontuação sua obtida pelo TCF, pela falta do original, bom, eh minha opinião! Espero ter ajudado!

    • #53972
      Ucrambuco
      Participante

      Pessoal,

      Fiz o TCFQ hoje em Curitiba.

      Quanto a compreensão achei idêntico ao TV 5, o som de aviso é igual e inclusive algumas vozes. Como é o primeiro teste, dos dois, achei normal o nosso nervosismo, que atrapalha bastante!
      Quanto a produção Oral, as minhas perguntas foram:

      A1- Descreva duas pessoas de sua família;
      A2 – Me dê maiores detalhes de uma dessas pessoas que você de sua família que vc me descreveu;
      Depois daqui não lembro a ordem mas acho que foi:
      B1- Você usa com frequência a Internet? Fale mais sobre isto.
      B2- Agora eu tinha que fazer a pergunta, sobre pedir conselhos de como me comportar na entrevista de emprego, e depois de contratada, que eu fizesse mais duas perguntas de conselhos sobre o primeiro dia de trabalho;
      B2- Uma questão filosófica: ” Dizem que partir é morrer aos poucos. Desenvolva o pensamento.”
      c1 – Está sendo forçado a entrada gratuita nos museus. você acha que isso é bom? algo
      nesse sentido…( nesta parte fizemos um pequeno diálogo, falei que era interessante a gratuidade para os habitantes da cidade , como inclusão social. Dai ele rebateu se para os turistas deveria ser cobrado… eu rebati que temos o propósito da inclusão, não poderia cobrar dos turistas, afinal, para os turistas seria um incentivo para a promoção turística na cidade.”
      C2 -O respeito as diferenças é a força da paz. Comente.

      Bom é isso.

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #57662
      MarcosAlvim
      Participante

      Olá,

      Alguém já fez o e-tefaq, segundo o site tem o mesmo efeito e vc faz de casa (via à toa pra fazer o TCFq)

      Vejam:

      http://www.francais.ccip.fr/tefaq-et-e-tefaq/

      Comentem sil vous plaît

    • #59234
      vingadordomal2
      Participante

      Bom dia, tirem uma duvida:

      TCFQ não tem nada escrito?

      É só escutar e conversar?

      Obrigado

    • #60893
      VitorVG
      Participante

      À quem interessar:

      Fiz o TCF-Q no último dia 04/03 aqui no RJ.

      Na parte oral a prova foi bem rápida e a examinadora bem simpática.
      Só fiquei preocupado com o fato de ela não ter a mínima ideia de como manusear o gravador. Aliás, até agora estou preocupado…
      Se me lembro bem, as perguntas foram:

      1) Escolha alguém da sua família e fale sobre.
      2)Na sua opinião, qual será a maior dificuldade ao mudar-se para um outro país?
      3) Você tem medo do frio do Québec?
      4) Um amigo seu vai começar a trabalhar na semana que vem em um novo emprego, faça-lhe perguntas.
      5) Fale sobre a importância do francês no mundo atual.
      6)Você acredita que o local de trabalho é importante para a expansão de relações sociais?

      Na parte auditiva, notei uma diferença fundamental e que já era prometida desde 2012: o sotaque dos audios é 100% quebécois e há referência a lugares/assuntos locais.

      Espero ter ajudado.

      Abs

      VG

      Abertura Provincial: 06/06/2013
      CSQ: 11/09/2014
      Envio docs Federal: 15/09/2014
      Abertura federal: 23/01/2015
      Pedido de exames médicos: 18/02/2015
      Pedido de passaportes: 27/02/2015
      Vistos recebidos: 30/03/2015

    • #61461
      VitorVG
      Participante

      Bom, acho que o que vou postar aqui não deve ser muita novidade mas lá vai assim mesmo….

      Se você já fez o TCF-Q e está na ânsia interminável para receber o resultado, saiba que existe uma maneira de saber sua nota antes do certificado chegar na AF por correio.

      Isso porque o CIEP antecipa o envio dos resultados por e-mail para a AF.
      Eles chamam de “duplicata”. É igualzinho ao certificado, só que tem um ‘duplicata’ enorme escrito na diagonal.
      Acho que eles não gostam muito de divulgar isso para os candidatos não ficarem enchendo o saco.

      Descobri isso pois não aguentava mais de curiosidade para saber minha nota e resolvi escrever para o CIEP. Eles responderam 20 minutos depois dizendo que os resultados já haviam sido enviados por e-mail para a AF, mas que o certificado ainda seria postado por correio. Dei uma forçada de barra com a AF e eles me deram uma cópia da “duplicata” com a minha pontuação.
      Ganhei uns dez dias de sono tranquilo até o certificado original chegar.

      Abs

      VG

      Abertura Provincial: 06/06/2013
      CSQ: 11/09/2014
      Envio docs Federal: 15/09/2014
      Abertura federal: 23/01/2015
      Pedido de exames médicos: 18/02/2015
      Pedido de passaportes: 27/02/2015
      Vistos recebidos: 30/03/2015

    • #64193
      RPatrizi
      Participante

      Pessoal, tudo bom?

      Alguém vai fazer o TCFq agora dia 18/11?
      Li a conversa inteira e vi relatos de que a prova mudou na parte da compreensão, tendo agora apenas sotaque do Quebec. Alguém que fez esse ano / semestre confirma? Vale pra todas as provas?

      Obrigado!

    • #64196
      rafasgomes
      Participante

      Oi pessoal !
      Pra que fez a prova com sotaque québécois, ele é muito forte?

      Pergunto porque todo dia escuto a radio canada montreal, e québec.

      Percebo coisas do sotaque deles… nos ain, ein, e etc…

      mas não é muito marcado não.

      Porém, as vezes pessoas são entrevistadas, ou tem o audio de alguma matéria, e tem umas pessoas que ta louco viu, nao da pra entender nada, parece que falam pelo nariz, :lol:

      Pra quem fez, foi mto dificil a compreensão?

      Muito obrigado

    • #64198
      flaviovlq
      Participante

      @rafasgomes wrote:

      Porém, as vezes pessoas são entrevistadas, ou tem o audio de alguma matéria, e tem umas pessoas que ta louco viu, nao da pra entender nada, parece que falam pelo nariz, :lol:

      Pra quem fez, foi mto dificil a compreensão?

      De maneira geral, o sotaque nas gravações não era tão carregado. A questão é que além do sotaque, muitas gravações tem ruído de fundo para “dificultar” o entendimento, então isso somado ao sotaque pode dar uma experiência semelhante à das entrevistas de jornal.

      Sou suspeito para falar se é difícil entender, já que tirei C2 em compréhension.

    • #64199
      rafasgomes
      Participante

      Fala Flavio.
      Obrigado pela opinião.

      Realmente, os ruidos interferem no entendimento, rs.

      Tem um cara na radio canada quebec, que todo dia fala sobre o transito, rs. Ele fala via telefone…. et mon ami… c’est très dificile à comprendre… :lol: :lol:

    • #64200
      flaviovlq
      Participante

      @rafasgomes wrote:

      Tem um cara na radio canada quebec, que todo dia fala sobre o transito, rs. Ele fala via telefone…. et mon ami… c’est très dificile à comprendre… :lol: :lol:

      Telefone é algo complicado em qualquer língua estrangeira, mas existe algo ainda pior: gravação de caixa de mensagens de voz/secretária eletrônica! Um dia desses liguei para um corretor de imóveis em Montreal, que tinha deixado outro número de telefone na mensagem… ele falava tão rápido que tive que gravar a mensagem para poder conseguir anotar o número.

    • #64201
      rafasgomes
      Participante

      :lol: :lol: :lol:

      imagino Flavio….

      Se vc com C2 fez isso, eu com A0 ia ter que passar em slowmotion

    • #64213
      kalib
      Participante

      Sobre o Quebecois, de fato existem diferenças na pronúncia..

      Eu ainda não fiz o TCFQ, mas penso em fazer no próximo ano.

      No mais, estou tentando adaptar a audição escutando a pronúncia deles.

      Uma série interessante e boa para quem está estudando francês com o intuito de imigrar para Quebec é a chamada Les Parent: http://www.youtube.com/watch?v=mPkbw-SnyFs

      Uma série de Quebec mesmo. ;]

      Também gosto desta emissora de TV com transmissão ao vivo pela internet: http://onlinetv-radio.com/News/

    • #64214
      Doug Ramsey
      Participante

      Um amigo que fez o TCFQ em agosto disse que os sotaques são misturados. Eles usam até francês da França, com e sem ruídos de fundo.

      Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

    • #64217
      rafasgomes
      Participante

      @kalib wrote:

      Sobre o Quebecois, de fato existem diferenças na pronúncia..

      Eu ainda não fiz o TCFQ, mas penso em fazer no próximo ano.

      No mais, estou tentando adaptar a audição escutando a pronúncia deles.

      Uma série interessante e boa para quem está estudando francês com o intuito de imigrar para Quebec é a chamada Les Parent: http://www.youtube.com/watch?v=mPkbw-SnyFs

      Uma série de Quebec mesmo. ;]

      Também gosto desta emissora de TV com transmissão ao vivo pela internet: http://onlinetv-radio.com/News/

      Obrigado pelos links Kalib

    • #64218
      rafasgomes
      Participante

      @Doug Ramsey wrote:

      Um amigo que fez o TCFQ em agosto disse que os sotaques são misturados. Eles usam até francês da França, com e sem ruídos de fundo.

      É…
      o negócio é se acostumar com os dois.

      Ouvir sempre coisas das duas fontes.

      O problema é na hora de falar… ou fala com sotaque quebeca ou não…. :roll:

    • #64219
      kalib
      Participante

      Pessoal, o exame continua sem qualquer questão escrita? Continua apenas com a parte oral e auditiva?

    • #64227
      Doug Ramsey
      Participante

      @rafasgomes wrote:

      O problema é na hora de falar… ou fala com sotaque quebeca ou não…. :roll:

      Eu nem me preocuparia com isso. Fale do jeito que te deixar mais à vontade. Independentemente de você puxar mais pra Quebec que pra Paris, seu sotaque brasileiro estará lá, mesmo que você nem se dê conta.

      @kalib wrote:

      Pessoal, o exame continua sem qualquer questão escrita? Continua apenas com a parte oral e auditiva?

      Pelo que foi divulgado, só a partir do ano que vem o TCFQ terá questões escritas. Não vi ainda nada mais preciso a respeito (por exemplo, se já vai ter isso na primeira prova do ano ou se será implementado no decorrer de 2014). Então, por enquanto, se quiser somar aqueles pontinhos da parte escrita, terá de escolher outro exame.

      Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

    • #64228
      Joaoquebec
      Participante

      @kalib wrote:

      Uma série interessante e boa para quem está estudando francês com o intuito de imigrar para Quebec é a chamada Les Parent: http://www.youtube.com/watch?v=mPkbw-SnyFs

      Uma série de Quebec mesmo. ;]

      Também gosto desta emissora de TV com transmissão ao vivo pela internet: http://onlinetv-radio.com/News/

      Nossa série com legenda. Que maravilha. Eu já assisti alguns episódios dessa série, mas agora tem legenda. Merci beaucoup. :) Vai ajudar muito a estudar.

    • #64231
      kalib
      Participante

      @Joaoquebec wrote:

      Nossa série com legenda. Que maravilha. Eu já assisti alguns episódios dessa série, mas agora tem legenda. Merci beaucoup. :) Vai ajudar muito a estudar.

      Ótimo, a ideia é que seja útil para outras pessoas também, assim como tem sido para nós (eu e minha noiva).

      @Doug Ramsey wrote:

      Pelo que foi divulgado, só a partir do ano que vem o TCFQ terá questões escritas. Não vi ainda nada mais preciso a respeito (por exemplo, se já vai ter isso na primeira prova do ano ou se será implementado no decorrer de 2014). Então, por enquanto, se quiser somar aqueles pontinhos da parte escrita, terá de escolher outro exame.

      Não tenho condições (conhecimentos em francês) para fazer o TCFQ neste ano. A ideia é fazermos (eu e minha noiva) no próximo ano mesmo, por volta do meio do ano, se já nos sentirmos com um nível bacana de francês.

      Portanto, provavelmente já teremos mesmo que fazer a parte escrita, se estas informações foram concretas.
      Bom, vamos que vamos.. estudar e estudar…

    • #64269
      r.arouca
      Participante

      Meu teste é segunda-feira!!!!

      Mais alguém vai fazer em Campinas?

    • #64509
      Claudia
      Participante

      Oi pessoal

      Fiz o TCFq em Curitiba este final de semana que foi dia 14/12.
      Não lembro de todas as perguntas, mas segue as que eu lembro.
      – fale sobre alguém que vc reencontrou ultimamente e que vc gosta muito
      – realizar um diálogo com o entrevistador, sendo que eu estava pensando em me mudar e tinha as opções de cidade, campo e periferia. Pedir sugestões e conselhos
      – na minha opinião qual seria o principal fator para se integrar na sociedade que acolhe
      – qual meu ponto de vista a respeito da mundialização

      Claudia

    • #120939
      Mattt
      Participante

      Pessoal, estou para marcar a prova e realmente não sei qual teste fazer.

      Tenho um desempenho melhor na conversação do que na escrita.
      O que vocês me indicam?

      TCFQ ou DELF?

      Lembrando que para o TCFQ a prova é em Julho e o DELF em Agosto (pensando em tempo de preparação).

    • #120941
      Mattt
      Participante

      Pessoal, pesquisando na web achei isto interessante:

      FONTE:http://www.ecolequebec.com.br/2014/02/10/ja-pensou-no-delf/

      Já pensou no DELF?
      por CATHERINE – 10 de février de 2014
      Para avaliar candidatos que querem mudar de vida e ir morar no Québec, o Ministério de Imigração e das Comunidades Culturais da província (MICC) aceita vários exames de domínio da língua francesa*. Mas na hora de escolher qual deles fazer, a maioria das pessoas opta pelo TCFQ, o Test de Connaissance de Français pour le Québec. Talvez pelo fato de ser exclusivamente reservado aos interessados em imigrar para a única província francófona do Canadá, ou simplesmente por ser um dos exames que mais oferece datas disponíveis durante o ano.

      O que poucos sabem é que o TCFQ é um teste considerado mais difícil, pois além do conhecimento e de muita concentração, exige muita velocidade do candidato. O teste de proficiência oral é baseado no domínio de vários temas e em habilidades retóricas. Para quem precisa do nível B2 geralmente necessário para imigrar, o DELF (Diplôme d’Étude en Langue Française) pode ser a opção mais adequada, além de ser mais em conta – custa R$ 280, enquanto o TCFQ sai por R$ 340.

      Vantagens e desvantagens

      Optando pelo DELF, o aluno de francês escolhe o nível dentro do qual será avaliado. Ou seja, se precisar do B2 para completar a pontuação do processo de imigração, ele faz o DELF contendo só perguntas de nível B2. Dessa forma, fica mais fácil de se preparar e de encarar a prova. Além disso, para conseguir o DELF, é exigido o aproveitamento mínimo de 50% dos pontos totais, compreendendo todas as competências obrigatórias: expressão escrita, compreensão de leitura, compreensão oral e expressão oral. Já, o TCFQ é diferente. O candidato escolhe as provas que quer realizar. As competências em compreensão e expressão oral são as que valem mais pontos no processo o que deixa elas quase obrigatórias, mas não há nível de dificuldade preestabelecido, o que pode desestabilizar ou prejudicar o desempenho do candidato. Por fim, cabe ao examinador decidir qual nível foi atingido em cada uma das competências, avaliadas independentemente. Assim, o TCFQ é mais imprevisível e sua avaliação final, mais subjetiva.

      Métodos diferentes

      Além de terem estruturas distintas, DELF e TCFQ também diferem quanto ao método de avaliação dos quesitos compreensão e expressão oral. Na prova de expressão oral do DELF, o aluno recebe dois textos com temas diferentes e deve escolher um deles; o candidato tem 30 minutos para preparar sua fala sobre o tema escolhido; nesse período, ele deve destacar as palavras-chave do texto, organizar uma linha de raciocínio, interligar os argumentos de forma coerente e estruturar a apresentação que deverá fazer. O aluno dispõe de 20 minutos, dos quais os últimos cinco são reservados para as perguntas do examinador. Para quem precisa de mais tempo para organizar uma apresentação, o DELF é o mais aconselhado.

      A metodologia do TCFQ é outra. O aluno tem de responder a seis perguntas de seis níveis diferentes sobre vários temas de sociedade. Para poder responder bem às questões, é preciso estar bastante ligado às atualidades, ter opiniões formadas sobre diversos assuntos e ser veloz o suficiente para organizar idéias, estruturar uma argumentação e achar o vocabulário preciso de maneira instantânea. Para aqueles que gostam de opinar sobre tudo e sempre têm algo a dizer, o TCFQ será mais fácil do que para aqueles mais reservados ou sucintos.

      No que diz respeito à compreensão oral, o TCFQ também parece ser mais exigente. É preciso responder a 30 questões em 30 minutos. As perguntas partem de um nível básico e chegam até o nível mais avançado. A gravação é escutada uma vez só. Já no DELF, a pressão do tempo não é tão grande. O aluno deve responder a um questionário relativo a dois trechos de áudio com duração máxima de 8 minutos cada um. O material pode ser escutado duas vezes e o teste deve ser concluído em 30 minutos.

      Portanto, embora tanto o DELF quanto o TCFQ sejam aceitos para o processo de imigração, eles apresentam consideráveis diferenças. O mais importante para o candidato é conhecer bem as características de cada exame e escolher a opção mais adequada ao próprio perfil, para ter a tranquilidade necessária na hora de provar o conhecimento da língua francesa.

      * TEFAQ,TEF, TCF,DELF, DALF.

      Tags: DALF, DELF, TCF, TCFQ
      – See more at: http://www.ecolequebec.com.br/2014/02/10/ja-pensou-no-delf/#sthash.NpBeeiAS.dpuf

    • #120948
      Marcelo_Andrade
      Participante

      Cara, o TCFQ é dia 19 de Maio e as inscrições irão até 7 de Abril.
      Pelo menos na aliança de BH.

      Sds,

      Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

    • #121522
      Alessandra e Fabio
      Participante

      Oi Gente
      meu marido e eu fizemos o TCF-Q em 19 de maio, aqui em Ctba.
      Hoje chegaram nossos resultados:
      Eu: Compreensão oral C1/ Expressão oral B2
      Fábio: Compreensão oral B2/ Compreensão escrita B2/ Expressão escrita B1/ Expressão Oral B2

      Meu marido não pegou nota na expressão escrita. Eu, em compensação, peguei um a mais em compreensão oral.
      Agora, nosso dossie fecha 62 pontos (QUASE!).
      Ao menos, agora não vamos receber “intention de rejet” por causa do francês!
      E que venham as entrevistas!

    • #121525
      Claudia
      Participante

      Nossa Alessandra, que legal! Parabéns!!!! Estão afiadíssimos :)
      Vcs vão mandar só o resultado do TCFq para atualização ou estão pensando em encaminhar alguma atualização de trabalho, como novos holerites e recolhimentos de INSS?

      Parabéns novamente,
      Claudia

    • #121526
      Alessandra e Fabio
      Participante

      Oi Claudia
      Vamos mandar só o resultado do TCFq.
      Eles só pediriam atualização de trabalho se recebêssemos o tal “intention de rejet”.
      Se todo o restante estiver certo, acredito q só precisemos mostrar essas atualizações na entrevista, e sem precisar traduzir, creio eu.
      Não estamos a fim de pagar mais traduções sem necessidade.
      Obrigada pelos parabéns!

    • #121528
      SANDROMS
      Participante

      Eu: Compreensão oral C1/ Expressão oral B2
      Fábio: Compreensão oral B2/ Compreensão escrita B2/ Expressão escrita B1/ Expressão Oral B2

      :yes:

Visualizando 160 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.