Home › Fórum › Processo de Imigração › Processo Québec – 1ª Parte – CSQ › Entrevista › Accepté mais sans le CSQ…
- Este tópico contém 18 respostas, 16 vozes e foi atualizado pela última vez 17 anos, 3 meses atrás por julianomga.
-
AutorPosts
-
-
28 de agosto de 2007 às 20:00 #5130rafaelsantoParticipante
Oi Pessoal! Fiz minha entrevista ontem em São Paulo com o já famoso Carl Teixeira. Fui aceito, mas como disse no título do tópico, áinda não estou com o CSQ. E isto aconteceu, acreditem, simplesmente pq a impressora não estava funcionando! Ele me disse que o CSQ seria enviado por correio. Fiquei um pouco desconfiado na hora, mas depois pensei com mais calma e lógico me dei conta não havia motivo para desconfiar da palavra dele. Mas claro que quando estava me despedindo perguntei mais uma vez, para não deixar dúvidas, ele confirmou que sim, eu estava aceito e que poderia esperar pelo meu CSQ via correio. Ainda assim, o fato de sair de lá com as mãos abanando me deixou um pouco frustrado. Alguém já soube de um caso como esse??
Na verdade, acho q a minha frustração não foi só por conta de não sair de lá com o CSQ na mão. A entrevista em si foi um pouco frustrante, desmotivante até eu diria. Apesar dele elogiar minha formação acadêmica e minha experiência profissional, encrencou com algumas questões, digamos, técnicas da entrevista.
Primeiro me deu um “puxão de orelha” pq eu não havia levado minha carteira de trabalho. Bem, não a levei pq tb não a apresentei no meu dossier e ele foi aceito sem nenhuma pendência. De qualquer maneira ele aceitou os meus contra-cheques como prova da minha experiência de trabalho. Como ele mesmo disse, ele me deu esse “benefício” pois no contra-cheque havia registro de recolhimento e INSS, FGTS, IR etc. Acho que ajudou tb o fato de ser de uma multinacional conhecida. Além dos contra-cheques eu levei também um carta da minha atual empresa, com minha data de admissão, dizendo os cargos que ocupei, carimbada e rubricada pelo RH da empresa. Aí ele encrencou pq não havia o nome por extenso de quem rubricou o documento. Mas se ele quisesse realmente conferir a veracidade da carta e das informações bastaria ligar para os telefones que constavam na própria carta.
Outro ponto de tensão foi quando me perguntou sobre minhas expectativas de trabalho no Québec. Mostrei algumas vagas que achei no monster.ca e ele disse que aquelas vagas eram difíceis pq pediam um título de contabilidade (CMA). Então eu “puxei da cartola” uma outra pesquisa que fiz sobre um curso na HEC para profissionais estrangeiros que queiram fazer o exame para o CMA. Eu crente que tinha mandado bem, e aí ele vem me dizer que isso não era uma boa idéia, que era um processo lento, que era mais fácil eu procurar empregos que não pedissem o título de CMA. Ok, fiquei até um pouco ofendido, como se ele estivesse dizendo que eu não era capaz de conseguir o título, mas paciência não era hora pra eu externar esse sentimento. Fiquei irritado mesmo quando ele me disse que parecia que eu estava querendo ir para o Québec para estudar. Fiquei irritado pq definitivamente isto não é verdade. Por fim, para resumir, ele disse que minha pesquisa foi fraca, mas que pelo meu perfil eu não deveria ter grandes problemas para encontrar um emprego, claro um que não exiga um título contábil.
Bem, foi pelo o que escrevi acima que saí um pouco desmotivado. Se bem que tenho certeza que foi um sentimento pontual e mais ligado a interação com o entrevistador do que sobre o meu projeto de imigração.
Sobre o que já falaram do entrevistador aqui eu diria o seguinte: Injusto acho que ele não é. Ele faz o trabalho de maneira que me parece correta. Só acho que ele pega um pouco pesado em algumas exigências sem necessidade. Achei ele pouco cortês. E cortesia mesmo numa relação profissional ou não pessoal, sempre vai bem.
E meu conselho para os que ainda farão entrevista é que toda pesquisa e informação que vc tiver para a entrevista é pouca! Sem dúvida é melhor pecar pelo exagero.
Enfim, uma etapa vencida (ou quase, só vou mesmo ficar tranquilo quando o carteiro bater lá em casa com o CSQ!). Vamos agora para a Federal!
abs e obrigado a todos pela grande ajuda que esta comunidade me deu na preparação para a entrevista!
-
28 de agosto de 2007 às 20:21 #20318AleBHZParticipante
Parabéns Rafael!!!
Mesmo sem o CSQ na mão você já pode comemorar!
Não se preocupe, porque todo mundo nos últimos dias tem saído de lá sem o CSQ, pois a impressora está estragada.Boa sorte na parte federal…
Abraços,
Alê
-
28 de agosto de 2007 às 20:43 #20319AnonymousParticipante
Parabéns Rafael,
Sucesso na parte federal.
Um abraço,
jean
-
28 de agosto de 2007 às 20:51 #2032055021Participante
Olá Rafael, não se preocupe, pois o Carl está a quase 2 semanas sem impressoras! e todos que realizaram a entrevista neste período sairam de lá apenas com a certeza de receberem o CSQ apenas quando o Carl retornar ao BA e em seguida receberemos em casa. Enquanto isso, prepara todo o federal e o deixe esperando pelo irmão querido CSQ para fecharmos nossos processos!
Parabéns e boa caminhada -
28 de agosto de 2007 às 21:20 #20323DanieleParticipante
Parabéns Rafael!! Não se sinta desmotivado não, porque o principal dessa fase vc já conseguiu: o CSQ.
Sucesso na parte federal.
Abraços, Daniele.
-
28 de agosto de 2007 às 21:38 #20326MarcusParticipante
Parabéns, Rafael!!!
Em breve o seu CSQ estará chegando pelo correio.
Sucesso e muita paciência na parte federal!!!
Abração!!!
Marcão.
-
28 de agosto de 2007 às 22:13 #20327voicetelParticipante
Parabéns Rafael!
Deixa de lado as partes “chatas” da entrevista.
É como jogo de futebol, que importa é o gol.Abraços!!!
-
28 de agosto de 2007 às 22:38 #20328julianomgaParticipante
oiii Rafael Santo, primeiramente parabens pelo aceite na entrevista.
Colegas, fiz minha entrevista hj a tarde, 15:30hs, com o Sr. Carl, cheguei um tempao antes, fiquei no lobby do hotel esperando, que por sinal estava um paradeiro, acho que fui o unico da tarde, o Sr Carl estava colocando ordem na casa pelo que notei, estava a arrumar os documentos.
bom, minha entrevista foibem tranquila, acho que tive sorte, Carl estava de bom humor. No começo como é de praxis ele começou a falar sem parrar na maior
corrida, me deu um gelo, pensei comigo, o que este homem estas a falar?????? explicou como seria a entrevista, e começou pedindo meus documentos como para todos, conferiu todos sem muitas perguntas, comentou que achou legal eu ter um diploma de tecnico e um universitario na mesma area, no caso de tecnico em edificações e de arquitetura, frizou varias vezes que se estava eu ciente que o reconhecimento do meu diploma seria um pouco dificil, demorado e caro, que a ordem dos arquitetos do Quebec estava reformulando os tramites do processo que o mesmo esta ficando mais longo, que terei que passar por um estagio, etc, etc, etc. pediu-me se ja hava procurado algum sobre este processo na internet, comentei que quase nada, ai sim ele falou que procurasse me informar bem, concordei com ele é claro…. rsss
pediu para ver os comprovantes de travalho, falei que sou um profissional autonomo, montrei as declarações de onde fiz estagio e trabalhei, de copias das ART do CREA para comprovar os trabalhos recentes, levei minha carteira de trabalho que ate hj nunca foi usada…rsss .. juntamente com as declarações de IR dos dos ultimos anos, as unicas que fiz ate hj, e tbem aquela certidao de que nao tenho pendencias com a Receita Federal, impressa on line link inclusive disponivel aqui na comunidade. nesta hora ele elogio de ter levado a referida certidão, entao acho bons que todos a tenham em maos na entrevista.
tambem pediu-me havia pesquisado sobre empregos, inclusive, voltando ao caso de precisar de reconhecimento de diploma, o que penso eu em fazer neste periodo, ai que monstrei algumas impressoes que fiz sobre empregos para desenhista e assistente de arquiteto, comentei que tenho dominio do AutoCad e afins, ele comentou como um bom ponto, monstrei tbem um pesquisa que fiz sobre trabalhos de maquiador, pois tbem faço isso aqui e que pretendo dar um boa enfase por la. Ele achou legal, comentando que estou indo com mais de uma possibilidade. nesta hora a conversa ja fluia super bem. perguntou sobre o que mais havia pesquisado sobre o quebec, fez algumas recomendações sobre temas para ler, me sugeriu fazer um teste DELF ou DALF, pois comentou que estou com um bom nível de frances. e ai o grand finalle, falou que estava aceito e que infelizmente nao poderia me entregar o CSQ hj pois a Maledeta da impressora nao estava funcioando. tbem achei super ruim, pois estou com todos os documentos aqui prontinhos para ir ao consulado, inclusive os monstrei para ele, mas disse ele, infelizmente!!!!!!!!!!! okkk SR CARL….achei minha entrevista bem tranquila, e o mais incrivel, tudo isso levou apenas 25 mim. nem acreditei quando sai da sala
quero agradecer a todos que colaboram aqui na comunidade com seus relatos e apoio, os quais sao super importantes e dizer a todos que preparem-se
bem, e vao bem tranquilos para a entrevista, sei que é dificil…..agora é esperar o CSQ e dar entrada no processo federal e começar os planos demudanças
obrigado e abraços todos
Juliano
-
28 de agosto de 2007 às 23:59 #20329mariangelaParticipante
Oi Rafael e Juliano
Bravo, :clap2:
Enfim voces conseguiram o CSQ, o objetivo dessa primeira fase. O grande passo já foi dado o resto agora é bem mais fácil, claro com o estresse da espera.
Sejam bem vindos ao barco do federal :)
Rafael o lance da impressora quebrada está em todos os relatos, voce não sabia?
Enfim, só mais um pouquinho de paciência.Mariangela
-
29 de agosto de 2007 às 00:16 #20330lfantoniosiParticipante
Parabens aos novos CSQuois! rs!
Oh tristeza essa de mandar o CSQ por correio, que comprem uma impressora nova!
A gente já passa pela ansiedade da cartinha do exame médico, agora ter que esperar pelo CSQ tabém??? Haja coração!
-
29 de agosto de 2007 às 01:29 #20332HammondParticipante
Parabéns Rafael,
Muito sucesso pra ti… Agora é mandar ver na parte federal!
Abraço
-
29 de agosto de 2007 às 11:22 #20340rafaelsantoParticipante
Obrigado a todos pelas msgs!! Juliano, que bom que a entrevista para vc foi menos traumática! :-) Parabéns pelo CSQ tb!
Agora, uma coisa que esqueci de comentar foi que ele me disse que a parte federal leva de 8 a 12 meses! Eu já li por aqui que levaria uns 6 meses. Vcs sabem como está na prática este prazo agora??
abs!
-
29 de agosto de 2007 às 13:14 #20341AleBHZParticipante
Parabéns pelo sucesso Juliano!!!
Rafael,
atualmente não está dando para ter parâmetros sobre o tempo de espera no Consulado. Até hoje tem gente que fez entrevista em dezembro (e data de abertura do federal em dezembro) e que ainda não recebeu o pedido de exames médicos.
Porém, tem pessoas com abertura do federal em fevereiro e março que já receberam.
Consegui pensar 2 hipóteses: ou não existe uma lógica para o envio destas correspondências ou os processos atrasados de dezembro deram algum tipo de problema.Mais uma vez parabéns e bem vindo à fase de espera do federal!!!
Abraços,
Alê
-
29 de agosto de 2007 às 15:13 #20343apgoisParticipante
Rafael e Juliano,
Parabéns pela conquista do CSQ. Estamos muito felizes por vcs. Cada vez que um colega consegue o CSQ parece que foi a gente que conseguiu. :D
Boa sorte no federal.
Abços
Ana e Eliseu
-
29 de agosto de 2007 às 16:09 #20344DiogoParticipante
Fica tranquilo que ele só quis te auxiliar quando disse pra procurar outros empregos que não exigissem o título de contabilidade…
o mais importante é o CSQ que tá pra chegar…
parabéns aos novos CSQuois!!!
abraço
db -
29 de agosto de 2007 às 16:22 #20345lanyParticipante
Rafael e Juliano,
Parabéns pela conquista do CSQ e agora que venha a federal…
abraços
Lany
-
29 de agosto de 2007 às 18:38 #20346danielcasasParticipante
Caros,
É muito normal que a gente, ao levar um “puxão de orelhas” em uma ocasião como essa, fique se sentindo o último dos últimos. Até porque nós vamos para a entrevista muito preocupados e tensos, com um sentimento estranho de inferioridade às vezes, exatamente por saber que aqueles minutinhos que passaremos em frente ao entrevistador serão decisivos em nossas vidas, ou seja, estamos em suas mãos. Fique tranquilo, Rafael, é assim mesmo! O importante é você estar seguro de si e preparado para a nova vida. A entrevista já passou, agora descanse e espere por seu CSQ com a certeza do dever cumprido. Parabéns a você e ao Juliano! Quanto ao prazo da etapa federal, siga os conselhos da ministra: RELAXA E GOZA! hehehehe
Abraços,
Daniel
-
30 de agosto de 2007 às 01:07 #20349fabiopolonioParticipante
Parabéns !! Boa sorte na parte federal, Fabio e familha.
-
30 de agosto de 2007 às 02:31 #20354julianomgaParticipante
companheiros de comunidade, muito obrigado pelos recadinhos, voces sao muito gentis e companheiros.
estou super feliz por ter passado por mais esta importante etapa,
e agora é aguardar o CSQ e ir para a etapa federal, e como disse o Daniel seguindo os conselhos da nossa sabia ministra é claro….rsssssabraço a todos
Juliano
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.