Home › Fórum › Processo de Imigração › Processo Québec – 1ª Parte – CSQ › Abertura entre abril e junho/2008 – RJ
- Este tópico contém 8 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 17 anos atrás por
petula.
-
AutorPosts
-
-
29 de abril de 2008 às 17:46 #5763
petula
ParticipanteOi pessoal,
Abri esse tópico só pra ajudar na identificação de pessoas na mesma situação que eu: bem informadas, já inscritas no processo ou a caminho de fazê-lo.
Meu nome é Petula, sou Analista de Sistemas fechando pós-graduação em julho, solteira, 27, morando aqui no Rio. Estudei sozinha uns 8 meses em 2007 e desde janeiro faço 2x na semana aulas particulares com um professor francês. Mesmo assim, resolvi fazer o TEF e só depois dele (resultado chega em fins de maio) envio minha papelada.Imagino que pessoas nesse esquema façam suas entrevistas de setembro a novembro então… grandes chances de alguns de nós poder ir juntos, fazer encontros, se apoiar (por estar na mesma fase) etc.
[]s
P -
29 de maio de 2008 às 14:40 #29467
canonmarques
ParticipantePetula,
Também trabalho com informática e já estou esperando a marcação da entrevista…
Boa sorte, e continue estudando o francês… ele é MUITO importante para o processo e para sua integração no Quebec!
[]s -
30 de maio de 2008 às 20:16 #29500
petula
ParticipanteObrigada, Rodrigo. Realmente o francês é muito mais do que uma simples questão da entrevista. Consegui o nível B2 do TEF (intermediário avançado), isso após 11 meses de muito estudo. Como estudei a maior parte do tempo sozinha (foram só 4 meses com o prof antes da prova), achei que uma “attestation” como essas seria muito bem vista e minha única prova real de estudo. Mas como a curva de aprendizado estabiliza a partir desse ponto, acho que só poderei ser realmente avançada na língua daqui a mais um ano. Por sorte é o tempo do processo, já que eu só enviei o dossiê agora.