Home › Fórum › Processo de Imigração › Processo Québec – 1ª Parte – CSQ › Formulários › A1520-AF (2012-12) documento que comprove a experiência prof
- Este tópico contém 25 respostas, 13 vozes e foi atualizado pela última vez 10 anos, 2 meses atrás por qrodrigo.
-
AutorPosts
-
-
13 de maio de 2013 às 02:45 #8665ju e andreParticipante
Boa noite!
No item 24 diz:
Pour attester la légalité de votre expérience professionnelle :
• Preuve de vos cotisations sociales ou preuve d’exonération du paiement des primes
de sécurité sociale
S’il vous est impossible de fournir une preuve de cotisation sociale ou une preuve
d’exonération du paiement des primes de sécurité sociale, vous devez fournir la
preuve du paiement de l’impôt sur le revenu.Fui à previdência social e eles nos deram uma declaração (que para nós é bastante confusa) em que mostra os empregos que tivemos, dta de admissão, rescisão, tipo de vínculo e se há pendência ou não)
Temos a declaração do IRPF (que é enorme) e gastaríamos bastante com a tradução
Temos o informe de rendimentos entregue pela empresa no último ano.E agora, qual enviar para a tradutora?
Obrigada à todos!!Ju e Andre
-
13 de maio de 2013 às 10:46 #62175WilsonParticipante
Bom,
Nos enviamos o extrato do INSS com “post-it” colado identificado que aquilo era a Preuve de cotisations sociales e que o documento era original.
Além disso, nos foi solicitado cópia simples da carteira de trabalho (a folha de identificação e registros) e as cartas dos empregadores.
Não enviamos nada relativo a débitos da Receita ou imposto de renda.
Dá uma olhada nesse tópico que essa questão de documentos foi debatida devido ao Intention de Rejet:
http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/2/5622.htmlBoa semana !
http://lepoussins.wordpress.com/
-
14 de maio de 2013 às 00:22 #62185frassisParticipante
Boa noite…
Nós enviamos um resumo das contribuições que conseguimos no INSS (creio que é esse que voce conseguiu) que mostra a empresa, data de inicio e fim e contribuições. A unica coisa é que é um impresso simples. Consegui convecer o servidor a bater um carimbo da agencia do INSS para parecer mais oficial.
Além disso, enviei o recibo de entrega do IR dos ultimos 5 anos (só aquela pagina que mostra o resumo e a autenticação eletronica da entrega ‘a Receita). Nada de declaração completa.
Isso me serviu para receber meu CSQ.
Abraços
-
14 de maio de 2013 às 01:48 #62186ju e andreParticipante
Boa noite Frassis e Wilson!
Obrigada pela resposta de vocês! Nos ajudou muito!
Nossa amiga e futura vizinha (Lu Campinas) também enviou a primeira página do IRPF.
Agora estamos mais confiantes em enviar o relatório do INSS e o IRPF como vcs fizeram.. já que temos os 2, mal não vai fazer, né?! A não ser doer um pouquinho a mais no bolso..rsObrigada e boa semana à todos!!
Abçs
Ju e Andre -
14 de maio de 2013 às 03:49 #62187Lu_campinasParticipante
Ju,
desculpe não ter respondido antes…hoje era pra eu ter te enviado a cópia das nossas traduções só pra você ter uma ideia, mas esqueci :oops:
Amanhã depois que chegar do plantão, eu te mando sem falta, ok!
Fica tranquila, vai dar certo sim, e a ideia do post it é super boa, as vezes é melhor pecar pelo excesso de cuidado!
Um beijo e boa sorte e MANDA logo! :lol:
-
14 de maio de 2013 às 10:45 #62188WilsonParticipante
Legal Ju e Andre.
Não esqueçam da carteira de trabalho. Eu não enviei e eles me cobraram.
No mais, boa sorte e aproveitem que as regras ainda não mudaram. Quanto mais cedo, melhor.
-
14 de maio de 2013 às 15:16 #62190Leo78Participante
Agora foi eu que fiquei encucado com essa questão do IR. Minha mulher é funcionária pública, logo não tem como puxar extrato do INSS(aquele CNIS), então ela terá que mandar os impostos de renda, só que até então eu pensava que teria que ser a declaração toda, mas é só aquela página do recibo? Por favor me expliquem isso direitinho.
Outra coisa que me surgiu agora é a questão da carteira de trabalho dela, que no caso ela não possui. O que eu mandaria no lugar, os diários oficiais com as posses?
Agradeço a ajuda,
Abraços.
-
15 de maio de 2013 às 03:38 #62200Lu_campinasParticipante
Oi Leo,
Como na verdade todo este processo é meio novo (tem um ano que as regras mudaram, em relação a documentos traduzidos e etc…), todos nós estamos “tentando” acertar, então não existe aina (pelo menos eu penso assim) uma regra 100% certa do que fazer.
Cada um tem postado aqui o que deu ou nao certo para si, na tentativa de ajudar os demais colegas.
Ai vai minha experiencia:
Mandamos a primeira página da declaração de IRPF dos últimos 5 anos, tudo traduzido mo manda o figurino, mandei também uma cópia completa da declaração português (devido ao preço não traduzi tudo)
Além disto mandei uma declaração de cada empregador declarado, mandei também holerites dos três últimos meses, (na entrevista pediram pra levar do ultimo ano inteiro, mas ai não traduzimos),
Pra nós deu certo,
Boa sorte e um grande abraco
Luciana -
15 de maio de 2013 às 16:56 #62205ana.magniParticipante
Olá a todos,
Desculpem se a pergunta parece inoportuna ao tópico, mas lá vai: a experiência profissional a ser comprovada deve estar relacionada diretamente à área de formação acadêmica (a mesma da lista de profissões)? Ou basta experiência profissional em qualquer área, desde que após a graduação?
Muito obrigada. -
15 de maio de 2013 às 18:36 #62206WilsonParticipante
@ana.magni wrote:
Olá a todos,
Desculpem se a pergunta parece inoportuna ao tópico, mas lá vai: a experiência profissional a ser comprovada deve estar relacionada diretamente à área de formação acadêmica (a mesma da lista de profissões)? Ou basta experiência profissional em qualquer área, desde que após a graduação?
Muito obrigada.Se o diploma tem mais de 5 anos, obrigatoriamente você deve poder comprovar que tem ao menos 1 ano de experiência durante os últimos 5 anos na área de formação do diploma.
Mas pelo que parece, isso é um item que poderá ser questionado na entrevista ou na avaliação do dossiê.
@A todos
As experiências que relatamos e os conselhos são referentes dos nossos casos específicos. Claro que é um bom parâmetro, mas lembrem-se que a cada período as avaliações e procedimento mudam. A opção mais segura é sempre seguir a risca os manuais e documentos oficiais.http://lepoussins.wordpress.com/
-
15 de maio de 2013 às 19:09 #62207MarcosAlvimParticipante
Pergunta de Jeca,
O doc do INSS vcs mandaram a via original com a tradução ou sem?
A carteira de trabalho foi só a copia simples né?
-
15 de maio de 2013 às 19:41 #62208WilsonParticipante
Marcos,
Documento do INSS foi original, carimbado e assinado pelo supervisor da repartição com tradução.
A carteira de trabalho foi cópia simples, com tradução também.
-
14 de junho de 2013 às 01:46 #62573MarcosAlvimParticipante
Wilson,
Esse doc do INSS… fui hoje pedir algo parecido e minha solicitação foi uma certidão de tempo de contribuição, que tive que agendar e vou ser atendido no início de Julho, para mim um desastre pois meus docs precisam chegar em MX antes de 31/07.
To meio em dúvida de como é esse documento, poderia(m), me ajudar??
-
14 de junho de 2013 às 15:22 #62577WilsonParticipante
MarcosAlvim, de que cidade você é ?
Eu fui no INSS de Campinas – SP e peguei o documento na hora, sem agendamento. Solicitei somente o extrato de contribuições com o carimbo do CNPJ e assinatura do atendente/supervisor.
Tenta ir novamente e não pede certidão. Solicita somente um extrato simples carimbado e assinado. Eu mandei com as traduções e foi aceito.
-
14 de junho de 2013 às 16:20 #62578MarcosAlvimParticipante
Wilson,
Sou de Vitória/ES ((da roça)) rsrs
Vou lá de novo então …. peregrinar, valeu pela ajuda.
-
15 de junho de 2013 às 02:11 #62584ju e andreParticipante
OLÁ!!
Nós também fomos ao INSS, chegamos lá com uma folha sulfite com a tradução (google tradutor) do item que solicita as comprovações sociais.. kk
Ficamos na fila e ao sermos atendidos explicamos para o atendente que precisavamos de um documento que comprovasse tudo aquilo que constava na folha sulfite..
Ele até cogitou que teríamos que agendar, mas dissemos de nossa urgência e que se tratava de um documento para a imigração ao CANADA..
O atendente não só fez na hora, como ainda nos deu 2 vias ORIGINAIS (pois meu marido lembrou de pedir)..
O documento é meio confuso e se chama CNIS.
Traduzimos este documento e enviamos o original.
Além do CNIS, enviamos também a primeira folha da restituição do IRPF e o informe de rendimentos fornecido por nossos empregos.
Também não temos certeza se está certo, mas acredito que lá estão as informações que eles pediam nos formularios…Enviamos nossa documentação HOJE para o México, então estamos com todo o processo fresquinho na cabeça.. Se pudermos lhe ajudar em alguma coisa é só dizer..
Abraços
Ju e Andre
-
15 de junho de 2013 às 23:30 #62590HarlanParticipante
@Leo78 wrote:
Agora foi eu que fiquei encucado com essa questão do IR. Minha mulher é funcionária pública, logo não tem como puxar extrato do INSS(aquele CNIS), então ela terá que mandar os impostos de renda, só que até então eu pensava que teria que ser a declaração toda, mas é só aquela página do recibo? Por favor me expliquem isso direitinho.
Outra coisa que me surgiu agora é a questão da carteira de trabalho dela, que no caso ela não possui. O que eu mandaria no lugar, os diários oficiais com as posses?
Agradeço a ajuda,
Abraços.
Leo
Está também é a nossa situação. Estamos pensando em enviar cópia da página do diário oficial onde consta a nomeação dela e pedir ao departamento pessoal da universidade onde ela trabalha para pedir uma declaração que explique que ela não precisa contribuir com o INSS…
Se tiveres uma díca compartilha …
HC
-
10 de setembro de 2014 às 17:39 #121825qrodrigoParticipante
@Leo78 , @Harlan e demais colegas
Recebi a “Demande de documents manquants” e estou passando pelo mesmo problema que vocês talvez enfrentaram. Sempre fui funcionario publico, antes era militar agora sou servidor público RJU do IBGE.
Fui no INSS, minha CNIS por surpresa tinha parte do tempo que estive na Aeronáutica, mas nada do tempo que estou no IBGE. O IBGE tem previdência própria e disse que não manda nada pro INSS, ou seja, não alimenta o CNIS.
O que vocês fizeram? Mandaram (além de carta, imposto de renda etc.) o diário oficial também? Teve alguma resposta positiva @Harlan?
Agradeço qualquer socorro!!! Nível desesperado 5.
Obrigado
Rodrigo
-
-
16 de junho de 2013 às 14:57 #62596JuliaIracemaParticipante
Boa tarde, Pessoal.
Tenho uma dúvida sobre essa declaração.
Eu tenho 2 anos e 7 meses (12/2008 à 06/2011) de experiencia como Assistente de Suporte Técnico (TI) e atualmente estou trabalhando como Técnico de Suporte (04/2013 à atualmente), só que nenhuma das empresas que eu trabalho/trabalhei (CLT) dá a declaração como a imigração pede. Mo máximo, colocam o meu nome, o período que eu trabalhei e a função e só.
Sem falar que nunca contribuir a Receita Federal pós sou isenta.
Mesmo assim será que a imigração vai aceitar esses documentos e a falta da declaração do IRRF?Grata
-
18 de junho de 2013 às 17:25 #62617MarcosAlvimParticipante
PessoALL
Só passando pra informar que estou com o CNIS na mão e está carimbado e assinado.
Valeu pela ajuda de todos … vocês moram no meu coração :cry: :cry:
-
6 de agosto de 2013 às 01:01 #62978antoniorsluisParticipante
Gente, boa noite.
Esse lance de comprovar experiência profissional está uma confusão só!
Eu: Professor com 2 concursos públicos
Minha esposa: psicóloga na iniciativa privada
De acordo com as novas regras de agosto de 2013, como comprovaríamos a experiência profissional?
Eu: Carta de Investidura nos empregos públicos ou Diário Oficial com posse?
É necessário descrever meu cargo e atribuições?Ela: carta do empregador (empresa)
É necessário descrever as atribuições do cargo dela?ME AJUDEM!!!!!
Abraço!
-
2 de outubro de 2013 às 16:25 #63677dsilvaParticipante
@ju e andre wrote:
OLÁ!!
Nós também fomos ao INSS, chegamos lá com uma folha sulfite com a tradução (google tradutor) do item que solicita as comprovações sociais.. kk
Ficamos na fila e ao sermos atendidos explicamos para o atendente que precisavamos de um documento que comprovasse tudo aquilo que constava na folha sulfite..
Ele até cogitou que teríamos que agendar, mas dissemos de nossa urgência e que se tratava de um documento para a imigração ao CANADA..
O atendente não só fez na hora, como ainda nos deu 2 vias ORIGINAIS (pois meu marido lembrou de pedir)..
O documento é meio confuso e se chama CNIS.
…
Ju e AndreVocês sabem me dizer se o CNIS pode ser obtido em qualquer agência do INSS?
Tentei agendar o atendimento pela Internet, mas não tem essa opção (nem nada que se assemelhe)… Estou pensando em ir direto em uma agência, mas estou com receio de dar com a cara na porta.Obrigado!
-
2 de outubro de 2013 às 16:27 #63678dsilvaParticipante
@MarcosAlvim wrote:
PessoALL
Só passando pra informar que estou com o CNIS na mão e está carimbado e assinado.
Valeu pela ajuda de todos … vocês moram no meu coração :cry: :cry:
Como você fez Marcos? Foi preciso agendar o atendimento? Você sabe se qualquer agência emite o CNIS?
Obrigado!
ps: pesquisando na net, vi que é possível conseguir esse extrato no site da Previdência, basta ter a senha de acesso. Agora pasmem: para conseguir a senha é preciso AGENDAR atendimento em uma agência do INSS… (não sei se dou risada ou choro…) :bangwall:
-
16 de outubro de 2013 às 20:24 #63842dsilvaParticipante
Olá pessoal,
Consegui o extrato do CNIS (não é preciso agendar atendimento antes!) mas, para minha infelicidade, três empresas nas quais trabalhei não informaram alguns meses de contribuição para o INSS… São poucos meses (4 no total), mas haverá diferença entre o extrato e as datas de saída na carteira de trabalho! (mesmo porque 2 delas não informaram a minha demissão para o INSS!!!). :(
Alguém mais teve esse problema? Se sim, como fizeram? Enviaram o CNIS assim mesmo para o BIQ?
Obrigado!
-
11 de setembro de 2014 às 06:39 #121831arnaldoParticipante
qrodrigo, sei que minha experiencia pode não refletir as regras atuais, mas o que fizemos foi enviar a copia do DOU com a nomeação (Se tiver da posse tb, envie) e solicite ao RH uma carta, nos padroes do BIQ, que pode ajudar. Dependendo do RH, ele vai colocar o que estava no edital e pronto.
Deu certo com a gente, mas isso foi em 2011/2012.-
11 de setembro de 2014 às 17:29 #121835
-
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.