Home › Fórum › Off-Topic › Literalmente Off topic › A imigração para os familiares e amigos
- Este tópico contém 11 respostas, 9 vozes e foi atualizado pela última vez 12 anos, 11 meses atrás por RonaldoMaciel.
-
AutorPosts
-
-
20 de janeiro de 2012 às 14:10 #7871IlfaitfroidParticipante
Quando contei para minha família e amigos dos meus planos de imigração escutei muitas vezes coisas do tipo:
– Mas vocês não vão ficar lá para sempre, né? Quando vocês pensam em voltar?
– E meus netos/ sobrinhos? Nunca nos veremos… Serei um(a) estranho (a) para eles!
– Eu não saíria do meu país para ir lavar louça lá!
– Mas vocês vão mesmo? Que coragem!!!Pensei em escrever um post sobre isso no meu blog e queria saber o que vocês escutaram e escutam a respeito.
À Bientôt!
-
20 de janeiro de 2012 às 14:29 #49785tati06Participante
Olá…as opinioes variam muito e de quem vêm….quem nunca morou fora ou nunca viajou tem sempre essa ideia de que vc vai lavar a louça, que nao existe pais melhor que o Brasil e bla bla bla….quem ja morou fora, fala, isso mesmo, vai mesmo….a qualidade de vida é outra,vc é mais valorizado, as pessoas sao educadas, te respeitam, etc etc…quem ja morou fora SABE que nao é facil, tem a adaptaçao, a lingua, costumes diferentes, muitas vezes vc TEM que começar debaixo mesmo, aceitar novos desafios..mas ainda assim vale a pena!!eu ja morei fora, entao assino embaixo para quem quer imigrar…e a saudade…ahh, hj em dia, tem skype, telefone e o Canada é ali né?boa sorte a vcs tbm!!!
-
20 de janeiro de 2012 às 14:39 #49786RonaldoMacielParticipante
Olá Ilfaitfroid – maintenant il fait vraiment froid ici à Montréal.
Ri um pouco ao ver o tópico. A pergunta
Mas vocês não vão ficar lá para sempre, né? Quando vocês pensam em voltar?
é clássica.
Minha sogra nunca acreditou que iríamos imigrar até ver as nossas malas feitas e nos ver esperando a algumas horas antes do vôo. Meu pai sempre me encorajou e falou para ir sem medo de ser feliz. Os amigos também sempre apoiaram. Há reações variadas e tudo depende das relações que vc construiu e como elas se mantem.
Algumas famílias são verdadeiros núcleos amalgamados de tal forma que quando um parte, acaba faltando um pedaço e por isso pode ser um pouco mais dura a distãncia e a perda do convívio. Em outros casos, a independência reina e daí fica mais fácil se desembaraçar e se desapegar. Não há receita e cada caso é único, assim como a experiência que vcs terão aqui.
Desejo a vcs muito boa sorte no processo e venham confiantes e sem medo dos imprevistos.
À plus!
RonaldoResidente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.
-
20 de janeiro de 2012 às 14:47 #49787tati06Participante
Concordo com vc Ronaldo, nao ha receita e cada experiencia é unica!!!Falou e disse!!! Tem que arriscar e viver!!!Sem medo de ser feliz( ou nao)!!TODA experiencia de vida é valida!!!!
Boa sorte!! -
20 de janeiro de 2012 às 19:02 #49808Carlos_SantosParticipante
depende do que vc quer, sabe e como apresenta esta informacao!
Eu sabia que nao queria mais ficar no Brasil e minha familia sabia….
A decisao de vir eu tomei e nao avisei que quando tudo estava certo para acontecer, passagens compradas!
Enquanto isso aproveitei ao maximo o País e a familia!
Com esta atitude, nao houvi nem mais nem menos comentarios sobre minha decisao!
-
20 de janeiro de 2012 às 21:06 #49816Fabio.ZaidanParticipante
Cada caso é um caso, quando contamos aos amigos e familiares, nem todos encorajaram… pessoas nem sequer falaram sobre o assunto, nossos pais, por incrível que pareça, falaram que tem processos que dão errado…. rsrs, alguns parentes dizem que pra nossa filha não vai ser fácil, ela vai ter febre por causa da saudade dos avós… enfim, várias histórias… com certeza se conta nos dedos as pessoas que encorajam e falam bem, eu diria que conosco aqui esse número não chegou nem a 5……….. rsrsrs
-
21 de janeiro de 2012 às 04:48 #49828vivi0508Participante
Minha familia nao aceita de jeito nenhum… tenho uma irma que mora nos USA entao eles me dizem: ja que vai sair do Brasil pq nao vai ficar perto da sua irma…
Mas so quem ja foi pro Canada sabe o quanto la é diferente dos EUA, e é la que eu me sinto em casa… (ja morei la 6 meses como estudante)
Espero que qd eu estiver la e eles foram me visitar eles entendam… -
22 de janeiro de 2012 às 01:00 #49840gabi-infirmiereParticipante
Estou aqui desde 2007.
Por razoes familiares tive uma temporada no BR entre out2009 e jan2010. Na época, minha mae estava *crente* que eu ficaria no BR. Eu havia até arrumado emprego rsrsrs
Mas assim que a situaçao se resolveu, comprei meu bilhetinho de volta!Hoje eles ja sabem e atualmente estou na campanha para convence-los a trocarem também de pais, mas ta dificil rs
-
22 de janeiro de 2012 às 14:58 #49845Lu_campinasParticipante
Sessão desabafo !
Moramos em outro estado há conco anos (somos de SP e moramos em MG), e como toda separação caus algum trauma, conosco não foi diferente.
No inicio pensava que não aguentaria, hoje vejo que foi uma das nossas melhores escolhas, não pela mudança em si, mas por ter cortado o cordão umbilical rsrsrs,
Sei também que esta primeira experiência nos encorajoou a decidir pela imigração.Nossa família também não apoia muito, de verdade mesmo só sentimos apoio de alguns…
Mas hoje eu não tô tão dependente da aprovação de todo mundo, e sim comunicando nossa decisão, se bem que as vezes me arrependo de ter contado tão prematuramente, deveria ter esperado as coisas caminharem mais, seria menos tempo por aqui ouvindo coisas nem sempre legais ou incentivadoras rsrsrs.
Também escevi algo sobre isto no blog, se alguém quiser comentar será muito legal
Um abraço
Luciana -
27 de janeiro de 2012 às 12:42 #50029IlfaitfroidParticipante
Eu acho que não é que eles não torçam por nós, mas sim amor demais.
Não é fácil mesmo ficar longe de quem a gente ama.
O skype ameniza, mas não se compara a um abraço.
Eu morei fora do Brasil por 4 anos e meio, aprendi a lidar com a saudades, mas não dá para dizer que é fácil…
Sendo assim, minha mãe, apesar de achar mesmo que eu tenho mais é que ir, sempre me pergunta se será para sempre, com uma carinha de dar dó… -
27 de janeiro de 2012 às 13:32 #50031erismarlimaParticipante
Já adiantei junto a alguns amigos e poucos familiares que não gosto de várias coisas no Brasil…e da NECESSIDADE de imigrar. Minha esposa e eu a partir de agora já vamos deixar tudo engatilhado…e quando tiver tudo 100% resolvido, anuciamos o dia do voo…Com relação a saudade dos mais próximos, pergunto-lhes: não seria possível financeiramente dá um pulinho aqui no Brasil pelo menos a cada dois anos? Obs.: sei que depende de grana e tempo…mas como tá isso com vcs que já estão por aí?
-
27 de janeiro de 2012 às 13:56 #50033RonaldoMacielParticipante
Fala Erismar, sim é bem possível viajar a cada dois anos. Nós estamos aqui há 2 anos e meio quase e fomos uma vez pro Brasil. Conheço pessoas que já foram até mais vezes. Depende como vc falou, da grana, do tempo (aqui o mínimo são duas semanas de férias embora algumas ofereçam mais – o que aperta um pouco) e da época (baixa ou alta temporada).
A maioria acaba indo em época de fim de ano e natal pois mtas empresas fecham em recesso. Mas voar nessa época é bem carinho. Qdo fomos, era 17 de dezembro de 2010 pagamos $1400 dólares – foi o melhor preço que encontrei.Abraço.
Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.