2 meses e meio em Montreal – A vida seguindo seu rumo

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano 2 meses e meio em Montreal – A vida seguindo seu rumo

Visualizando 16 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #6703
      Anonymous
      Participante

      Ola a todos,

      Depois de ter vindo para Montréal a coisa ficou meio corrida e com pouco tempo até para pensar. Ainda mais agora que comecei o curso de frances (francisation) durante o dia e começo um curso de ingles apartir de setembro durante a noite.

      Chegamos aqui com um apto alugado por um mes (todo mobilidado), resolvi assim pois como fui com familia não queria ter o custo de um hotel, mas queria ter o conforto de não ter que sair para comprar nada correndo e com duas crianças. Sinceramente, não gostei muito do apto que ficamos em relação a organização e limpeza da proprietaria, mas foi interessante pois foi no bairro que nos queriamos morar e nos ajudou a encontrar o apto que estamos hoje e acredito que só saio daqui quando for comprar o nosso.

      Tinha a intenção de chegar e ja correr atras de serviço, porém vi que apesar de me comunicar e escrever em frances, para um trabalho mais profissional era interessante dar uma melhorada no mesmo. E outra, na minha profissão o conhecimento de ingles é impressindivel. (Sou analista de sistemas, desenvolvo software). Consigo ler textos em ingles, não consigo me comunicar (oral e escrita). Com isso fui a uma escola da comissão escolar e fiz um teste hoje e começo meu curso dia 8 de setembro, detalhe, serão 9 horas por semana (seg, ter, qua) das 18:30 as 21:30 e é um curso barato pois tem investimento do governo provincial (fonte: http://www.vigile.net/Quebec-aide-les-immigrants-a), site para informação sobre o curso na comissão escolar inglesa de Montreal para o curso de ingles – (Esse curso não tem a bolsa paga pelo governo não, é somente o preço do curso que é mais em conta) http://www.emsb.qc.ca/fr/adults_fr/pages/adulted.asp?level=5 , pelo curso da noite eu paguei somente 30 $ para o curso de setembro até dezembro.

      Com esse investimento de revisar minha gramatica, escrita, compreensão e fala no frances e de aprender a me comunicar em ingles conseguirei abrir as portas de mais de 100% do que ja existe hoje para minha área, pois de cada 10 oportunidades, 7 – 8 pedem bilinguismo (isso em TI – OK???). Eu tenho certeza que consigo um trabalho na minha área mesmo somente com o frances, mas eu quero voltar uns degraus na minha vida profissional para depois subir e não descer mais.

      Estamos gostando muito de Montréal, tenho a certeza de que escolhi a cidade na qual nós queriamos morar. Não falo que a vida é facil, mas sim que o projeto que fiz para que chegasse aqui e ele fosse conforme eu planejei deu certo, graças a Deus.

      Apenas uma pequena observação: Eu estava voltando para casa com minha esposa e filhos na ultima segunda (18/08/2009), vindo de um jantar na casa de um canadense amigo nosso, era umas 23:20 e passamos por toda extensão do parc Jarry (e olhe que o parque é grande), vimos algumas pessoas no parc se refrescando, pois, estava um calor insuportavel, (parenteses a parte), e vi um rapaz com um laptop Mac utilizando numa tranquilidade como se tivesse em casa, foi muito legal.

      Logico que aconteceram muitas coisas, aqui apenas uma geral basica, mais informações no nosso blog (o link ta na assinatura, tem fotos e alguns videos).

      No mais a vida segue seu rumo por aqui, tudo dando certo conforme tinhamos planejado.

      um abraço a todos,

      Jean

    • #36619
      afbernardi
      Participante

      oi Jean,
        muito legal seu relato, acompanho seu blog tb, obrigado por compartilhar suas experiencias. com certeza é muito bom ver as coisas acontecendo.

      um abraço e boa sorte…

    • #36620
      Godo
      Participante

      Valeu Jean, muito bom o seu relato, suas contribuições são sempre muito importantes.

      Abraço.

    • #36624
      gustavobk
      Participante

      Legal seu relato Jean, também sou da área de TI e já imaginava que precisaria voltar para as aulas de inglês também, além das de francês.

      Já tinha visto seu blog e já está no google reader. :)

      Abraços e boa sorte.

    • #36625
      RonaldoMaciel
      Participante

      Bacana Jean, mto legal mesmo seu relato, isso é mto importante para nós imigrantes. Espero poder contribuir em breve da mesma maneira já que chegarei em Montreal dia 07 de setembro. Na maior expectativa!!!!

      Mto bons também os links que vc mandou, e como é incrivelmente barato o curso, que bacana.

      Em breve estaremos aí.
      Abraco
      Ronaldo

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #36630
      Anonymous
      Participante

      Oi Jean,

      bacana saber as impressões depois de 2 meses. Parece pouco mas é muito para vcs que já estão aí, batalhando.

      Achei interessante vc citar que alugou um ap temporário pois eu penso em fazer a mesma coisa. Ficar 1 mês num ap mobiliado (por acaso o seu foi do mystudio?) e procurar com calma um ap definitivo, enquanto providenciamos o resto das coisas.

      Essa dica do curso de inglês tb foi ótima. Vamos fazer a mesma coisa qdo chegarmos aí. Acredito que mesmo sendo prof de inglês, nunca é a mesma coisa qdo falamos 24h por dia com nativos da língua.

      Parabéns pelas conquistas. Desejo muita sorte e sucesso pra toda sua família,abraços!

    • #36631
      milenanzi
      Participante

      Oi Jean,

      Também acompanho vosso blogue, muito legal os post.
      Cheguei no dia 26/7, me matriculei no curso de francês em tempo parcial, que só vai começar dia 21 de Setembro, tempo pleno mesmo só em Novembro.
      Muito legal a dica do curso de Ingles.
      Jean, vi no seu blogue que o Lu já está frequentando a garderie, se não for abusar muito poderia relatar como foi que conseguiu vaga tão rapidamente. Também tenho um menino de 4 anos e só consegui vaga em garderie particular, vou pagar, mas vou me escrever no programa de remboursement anticipé pour frais de garde, mas ainda estou meia confusa de como funciona.portan
      Acho importante ele ir para a garderie desde já, uma vez que é o melhor meio deles aprenderem o idioma e conseguir interagir com outras crianças. Já que ele não tem nenhum amiguinho aqui, e no Brasil sempre estava rodeado por outras crianças.
      Sucesso

      Milena

    • #36632
      Anonymous
      Participante

      Ola b_laudanum,

      Tudo joia?

      Olha eu achei o apto para alugar no http://montreal.kijiji.ca/ fui no item de locação de imoveis temporários. o link direto é http://montreal.kijiji.ca/f-immobilier-locations-temporaires-W0QQCatIdZ42. Tinha amigos que iam visitar o apto para a gente. No que alugamos acabou que foi um que ninguem foi antes de alugar e somente quando ja tinha que pagar pela alocação um amigo que tinha acabado de chegar foi ate la para mim. Não foi bem o que queriamos, mas nos ajudou muito. Era uma sublocação de um apto de uma pessoa que iria viajar de ferias. Não utilizamos a roupas de cama e banho de la (o mesmo foi oferecido pela moça, mas preferimos usar o que tinhamos levado.).

      Como tenho dois filhos, os studios não estavam disponiveis para a gente, pois precisaria de pelo menos dois quartos. (pelo menos um 4 1/2).

      Acredito que valeu a pena. :)

      Obrigado e boa sorte a todos pelas palavras deixadas aqui,

      Um abraço,

      Jean

    • #36633
      Anonymous
      Participante

      Ola Milena,

      Tudo joia?

      Aqui no me caso foi um caso a parte, pois o logement que alugamos é um duplex com um meio subsolo onde é a garderie que o Luiz está. Os tres locais (o terreo e o segundo andar (onde moramos)) junto com a garderie pertence ao morador do andar debaixo ao nosso. E ela me disse assim que alugamos o local que tinha uma criança que estaria saindo justamente em agosto, mes no qual iriamos começar a precisar da garderie, então foi excelente para a gente, ou seja, no primeiro inverno, o Luiz não vai precisar de sair para ir a garderia, pois a escada é interna dentro do logement.

      A garderie é uma garderie que custa 7.00 $ o dia. Como somente eu estudo durante o dia e a Camila não está estudando e nem trabalhando durante todos os dias (em tempo completo), não temos o direito do reembolso do valor da garderie. C’est domage. Essa foi a informação que tive na escola onde estou fazendo a curso de frances. No seu caso, acredito que vc deverá procura na escola onde vc vai fazer o curso as informação sobre o reembolso da garderie. :) Qualquer coisa me mande um email que trocamos informaçoes pelo telefone, se vc assim quiser.

      Um abraço,

      Jean

    • #36635
      milenanzi
      Participante

      Jean,

      Que beleza conseguir uma vaga assim, hein!!!
      No local onde farei  o curso tem uma garderie que fica com as crianças na hora do curso po 5$CAD/dia, perguntei se ele já poderia frequentar, ele disseram não ser possivel, só enquanto eu fizer o curso. Achei ruim pelo fato dele ter de ficar todo esse tempo sem ter nenhum amiguinho p/ brincar (desde que chegamos ele já pediu p/ comprar um irmãozinho, para buscar a prima). Sem contar que ele deve já seguir um programa pedagogico, não quero somente um depósito de crianças.
      Quanto ao reembolso, o do curso de francês só mesmo em Novembro, quando começar as aulas em tempo pleno.
      Esse reembolso que digo pode ser visto neste site http://www.revenu.gouv.qc.ca/fr/publications/in/in-103.asp , ligado ao Revenu Quebec.
      Acho que vai acabar ficando uns 7$CAD/dia no final das contas, mas fazer oque? A gente precisa, néh. Álias antes de vir para o Canadá uma medida que tomei foi cortar o vício do cigarro. Agora, o dinheiro que gastaria com essa porcaria eu invisto na escola para meu muleke. Acho que valeu a pena. (Risos)

      Milena

    • #36636
      SANDROMS
      Participante

      Milena,

      Sem querer mudar o assunto do tópico para garderie… se bem que o Jean que é administrador poderia fazer um split do tópico… mas quero contribuir com meus deux sous:

      Tenho uma filha com 5 anos e um menino de 1 ano e meio. Encontrei garderies de 7$, 15$, 25$, e nem as visitamos as que cobram mais, mas sei que tem.

      Minha filha estudou 4 meses em uma Garderie-CPE (Centre de Petit Enfance) onde aprendeu muito francês e um pouco de inglês. Foi fácil achar vaga, embora fique um pouco longe, e custava 15$.

      Já o meu filho é uma novela interminável, como ele é poupon ainda é bem mais difícil achar lugar, tentamos uma vaga na mesma garderie da minha filha mas no andar de baixo, onde o custo é 7$. Na verdade não havia vaga para ele e como minha filha estudava em cima, no serviço VIP, encaixaram ele numa turma com crianças um pouco mais velhas, foi horrível ele chorava o tempo todo. Então mudamos de garderie, para uma familiar de 25$, lá ele foi tratado muito bem, mas não achamos que fosse o ideal ainda, e 500$ por mês é uma facada no orçamento. Hoje ele está em casa e talvez consigamos um lugar na primeira garderie mas no serviços de 15$. Esperamos que dê certo.

      Resumo:

      Não é difícil achar vaga em garderie de 15$, 25$, 35$ dolares e em meio familiar;
      Não é muito difícil achar vaga para crianças de 2 a 4 anos pois as garderies vem muito mais vagas para estes do que para os pequenos;
      É muito difícil achar uma garderie de 7$ para poupons, bêbes de menos de 2 anos que ainda usam fralda e tem a capacidade de locomoção ainda limitada.

    • #36639
      knwt
      Participante

      Gostei muito do topico e do blog do autor. Muito bom ver como sao os primeiros meses, a adaptacao e tudo mais. Ja esta no meu GoogleReader. Vou acompanhar sempre!

      []’s!

    • #36641
      aspfv
      Participante

      Oi, eu tava preocupado com o curso de inglês, até fiz uma cotação pra estudar na McGill ou YMCA, ou mesmo college Dawson.
      Me parece que o melhor preço é o da Comissão Escolar de Montreal mesmo. (que é um valor simbólico).

      Agora ficaram algumas dúvidas, você conhece outras pessoas que estudaram lá, é bom?

      E você vai conciliar os dois estudos ao mesmo tempo?

      Abrs
      Alexandre

    • #36642
      aspfv
      Participante

      Oi Jean, eu perguntei sobre conciliar a francisation e a aula de inglês porque também estou passando por esse dilema.
      Devo começar minha francisação em setembro no vieux port e quero fazer um curso de inglês pra desenferrujar um pouco.
      abrx
      alexandre

    • #36643
      Anonymous
      Participante

      Alexandre,

      Conheço uma pessoa que faz o curso de frances na comissão escola (e não a francisação (ele ja fez a francisação)) e ele diz que o curso é bom e que teve um nivel que ele teve que repetir pois não obteve o percentual minimo exigido.

      A respeito do curso de ingles, eu posso passar minha experiencia apartir de 8 de setembro, vou espera passar umas 2 a 3 semanas para ter realmente uma noção boa para dar um relato inicial, como sou professor (apesar de ser de informática -> dou aula a mais de 15 anos) também posso dar minha opinião como profissional.

      Sobre conciliar o tempo, so vou poder falar depois de começar tb.

      Eu fiz o teste na McGill e achei um pouco puxado sim o teste, mas la seriam 2 vezez por semana por 350 $ pelo modulo ate dezembro tb. Mas o minha decisão foi fazer na comissão, primeiro por causa do dinheiro é claro, mas em si é que se eu achar pesado e não tiver dando conta (acho pouco provavel, pela minha experiencia de trabalho, mas pode acontecer) eu desisto do curso anoite e não terei perdido muito dinheiro. E depois que tiver um nivel mais avançado (ja que começarei no basico 4 de um total de 5 niveis de basico), posso pensar em fazer na McGill caso não goste do curso da Comissão, o que acho um pouco provável. Mas so posso falar isso depois quando tiver minha experiencia o que colocarei aqui com certeza.

      Um abraço,

      Jean

    • #36664
      Butox
      Participante

      Pessoal,

      Só para esclarecer, existem mais de uma comissao escolar. A comissao citada pelo Jean (link que ele colocou) é a Commission Scolaire English-Montréal. Esta comissao é de escolas anglófonas e estudaremos (também estou matriculado no mesmo curso de inglês) em um dos centros de educaçao para adultos. O curso que faremos sao 9 horas por semana (segunda a quarta, de 18:30 a 21:30), mas em algumas escolas da mesma comissao, na Centre d’éducation des adultes du High School de Montréal por exemplo, sao 12 horas por semana, de segunda a quinta, pelo mesmo preço.

      Para escolas francófonas existem 3 comissoes escolares em Montréal. No site da “La Fédération des commissions scolaires du Québec” tem o nome das três e quais regioes elas atendem. http://www.fcsq.qc.ca/RepertoireCS/Internet/RepertoireCsSommaire.asp?ID_Region=6. Essas comissoes também possuem centros de educaçao para adultos e em algumas delas cursos de inglês. No entanto, esses cursos sao voltados para o pós-secundário para aprimorar o conhecimento de inglês e acumular horas para poder entrar na universidade.

      Tive boas referências desse curso que faremos, inclusive de pessoas daqui. Minha professora da francisaçao nao me aconselhou a fazer os cursos ao mesmo tempo pois disse que na maioria dos casos, um curso interfere no resultado do outro. Mas vou pagar para ver. Acho que isso depende de cada um, e como o custo do curso é muito baixo, nao terei problemas em larga-lo, caso seja necessário.

      Abraços
      Rodrigo

    • #29548
      Anonymous
      Participante

      Oi pessoal,

      gostaria de saber das pessoas que fizeram a fracisação (tempo pleno) e curso de inglês ao mesmo tempo, se realmente valeu a pena.
      Fazer os dois cursos simultaneamente não prejudica o aprendizado? E não é muito cansativo?
      Como foi, ou está sendo, a experiência para vocês? (Jean e Rodrigo).
      Abraços,
      Ana.

Visualizando 16 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.