Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Profissões e Mercado de Trabalho › 1o. emprego
- Este tópico contém 23 respostas, 17 vozes e foi atualizado pela última vez 17 anos, 8 meses atrás por GUeCRIS.
-
AutorPosts
-
-
24 de maio de 2006 às 12:29 #4136KaleParticipante
Temos um objetivo comum (migrar para o Canadá), e este mesmo objetivo pode ser subdivido em vários outros, dependendo de cada um. Meu objetivo de início ao chegar lá, refere-se apenas a estudar o francês, e somente depois verificar que rumo tomar no que se refere a fazer outra faculdade ou mestrado em vista de se enquadrar no mercado de trabalho. Sendo assim, uma das minhas preocupações é saber se dá pra viver com um job survival, já que não temos a “bendita” experiência de trabalho no Canadá. Gostaria que de saber aspectos práticos do tipo quanto se ganha, que tipos de trabalho surgem, e coisas afins? No meu caso estarei indo pro Canadá com esposa e filho(terá uns 2 ou 3 anos na época). Se alguém quiser comentar, por favor também fale sobre a reserva financeira ideal para o novo imigrante.
abraços :lol:
-
24 de maio de 2006 às 13:57 #8892condenadoParticipante
Tenho a mesma preocupação.O primeiro emprego pode ser a porta principal.Acredito que o resto acontece naturalmente: aprender o francês,conhecer o país e as pessoas,se envolver com a cultura,apreciar uma moradia sem grades ou alarmes.Quanto de grana levar quando se vai com filhos? Deve ser desesperador e ver suas reservas se esvaindo e o 1º emprego não chega ou é tão ruim que se torna insuportável.
Você não pensou em ir sozinho e depois levar a família? -
24 de maio de 2006 às 14:42 #8893KaleParticipante
Não pensei nisso porque minha esposa é fluente no francês e também por achar que, pela experiência de outros que também foram com a família toda, é melhor todo mundo junto mesmo. Minha preocupação é mesmo com que salários vamos encontrar pelo menos no início!
abçcs :-?
-
24 de maio de 2006 às 15:05 #8894Dri_TorresParticipante
Olá,
Primeiro vc tem que saber a cidade que vai morar… existem cidades onde a facilidade de se encontrar um survival job é maior enquanto em outras cidades é mais fácil estudar…
Creio também mais interessante a família ir junto pois assim as chances de arrumar um emprego dobram além do mais que sua esposa é fluente… Quanto às crianças vc terá depois dos 3 meses uma ajuda do governo de 300,00 dolares mensais por criança que tb ja ajuda bastante…
Conversando com um amigo meu que já esta em Sherbrooke uma coisa ele me disse:No Canada morrer de fome ou ficar na miséria vc não vai, existem vários tipos de ajuda do governo depois dos 3 meses de carencia caso vc não consiga um emprego… e survival jobs existem muitos e mesmo não sendo uma boa quantia dá para manter um nivel razoável
Espero que ajude,
-
24 de maio de 2006 às 18:13 #8895KaleParticipante
Hoje estou abusando da boa vontade, mas vamos lá!!!!
8)
Qual a melhor forma de verificar os job survivals disponíveis em Sherbrooke ou Gatineau? -
24 de maio de 2006 às 20:20 #8896crodriguesParticipante
O governo recomenda em Ontario uma reserva de mais de CDN$ 15,500 para uma família de 3 pessoas. Em Quebéc é muito menos pelo que sei. Outros aqui podem comentar. Esse é o valor que deve ser comprovado quando da mudança para cá pelo que sei.
Com relação aos empregos, provavelmente os sites como o Monster.ca, o Workopolis.ca e outros vão mostrar tudo que é emprego. Mas não custa tentar.
Na busca de um emprego aqui, o detalhe maior é realmente a formação das pessoas. Algumas profissões tem uma aceitação muito maior por motivos como menor dependência com relação ao idioma, nenhum tipo de localização (no sentido de ajustes locais), não necessidade de validação de diplomas, etc.
Como sempre falo IT é um caso típico. Desenvolvimento de Software então nem se fala.Mas outras, principalmente as de cunho administrativo/financeiro, vão ser muito mais complicadas de se arrumar algo de imediato. É em parte por causa dessa dificuldade que muitos vão trabalhar praticamente com qualquer coisa.
Em relação aos custos, o salário mínimo aqui, apesar de alto se comparado ao Brasil, é relativamente baixo para se viver com conforto. O mesmo é na casa de CDN$ 1,200 brutos por mês. Um aluguel de apartamento custará em média pelo menos CDN$ 750 (um dormitório). Adicione a isso alimentação, ônibus, etc e dá para ver que é realmente bastante apertado. Não que não dê para viver. Dá sim. Mas analisando-se o nível do imigrante que para cá se muda e que conseguiu atender aos requisitos do governo para a obtenção da residência permanente, o padrão de vida de modo geral em muitos casos cai. Claro que coisas como violência, etc não estão presentes aqui.
No caso do casal trabalhar a situação melhora é claro pois são dois gerando receita. Mas com filhos pequenos, as coisas se complicam pois em princípio teria que arrumar um Daycare para deixar os filhos que ainda não estão em idade escolar, durante o dia (não sendo o mesmo barato ou de graça) e conviver com o fato dos filhos ‘crescerem’ ou ‘serem criados’ por pessoas de culturas e valores bastante diferentes (já que esse é um dos problemas de um país multi-cultural como o Canadá e que de certo modo possui essas ‘ilhas’ de isolamento por parte de cada uma dessas comunidades – exemplo, Árabes, Chineses, etc).
Quando nos mudamos minha esposa pode ficar em casa todo o tempo. Devido a isso hoje meus dois filhos falam o português extremamente bem e entendem/apreciam grande parte da cultura do nosso país. Se tivessem crescido num Daycare, seria diferente com toda a certeza e como vi nos filhos de diversos Brasileiros que para cá se mudaram.
O que quero dizer com tudo isso!?
Venha para cá sim! Temos lá alguns problemas e dificuldades por aqui e só tento mostrar que nem tudo aqui é perfeito/maravilhoso e que temos obstáculos sim, principalmente ao chegarmos aqui. Em alguns vejo que a expectativa de ‘fazer a América’ é enorme. Não é realmente o caso para uma grande maioria. Principalmente num país que tem uma classe média enorme e uma diferença social pequena (e que taxa ao extremo quem ganha consideravelmente mais que a média).
Mas para todos aqueles que tem plena consciência do que esperar aqui e que baseado nisso se preparam de acordo, tudo tende a correr tranquilamente e do modo que planejamos!
-
25 de maio de 2006 às 11:27 #8897KaleParticipante
Valeu Claudio! A propósito, estou pensando mesmo em ir para Gatineau e trilhar um caminho na área de webdesigner. Caso tudo se encaminhe dessa forma, prometo fazer uma visitinha, afinal a ponte não é maior que a Rio-Niterói! hehehehe!!!!! 8)
-
3 de junho de 2006 às 12:20 #8901AdrianaFParticipante
Bom dia, pessoal!
Por gentileza, peço uma orientação de vocês. Eu entrei no site de imigração de Quebec e constatei que para profissionais de nível superior, só há demanda para áreas restritas (Exatas e Administração). Vocês saberiam me dizer se há demanda para pessoas com formação em Educação com ampla experiência na área? Vocês sabem se há mercado de trabalho no Canadá em organizações não governamentais (ONGs), especialmente nas relacionadas a direitos humanos? Onde posso obter mais informações sobre estas minhas dúvidas tão específicas?
Agradeço a ajuda.
Abraços a todos
Adriana
-
4 de junho de 2006 às 01:10 #8908SussiParticipante
Olá Pessoal!
Por gentileza, gostaria de saber informações sobre o mercado de trabalho para comunicólogo e trabalhos em organizações não governamentais (ong´s).
Se alguém souber onde posso encontrar informações detalhadas, agradeço!
Abraço
Obrigada
Sussi -
4 de junho de 2006 às 15:01 #8910Dri_TorresParticipante
Olá Sussi,
Visite a resposta que dei no dia 03 de junho no tópico como fazer seu Currículo onde informei à AdrianaF alguns links sobre ONGs no Canadá.
Abraços
-
5 de junho de 2006 às 13:46 #8918nitsche13Participante
Bom Gente so novato no forum e sou formado em ADM, queria saber como é essa aréa no canada tenho enfase em MKT falo ingles,e estou aprendendo o frances!
Me ajudem pois tenhos 3 paises que quero morar, no canada, australia ou alemanha
-
8 de junho de 2006 às 15:37 #8951Dri_TorresParticipante
Olá,
A melhor maneira de saber osbre o Mercado de Trabalho é consultar os sites de ofertas de empregos que podem ser encontrados na seção Web Links da nossa Comunidade. :P
Verifique as ofertas e faça a sua análise, mas já te adianto que a grande maioria das ofertas de meprego no Canadá são preenchidas através da rede de relacionamentos.:discuss:
O site Emploietc é muito interessante pois tem uma seção chamada Alerte-Emploi onde você poderá preencher o seu perfil e todas as ofertas de empregos, que forem surgindo no período escolhido, você receberá no seu e-mail.
Espero que tenha ajudado,:wink:
Abraços,
-
9 de junho de 2006 às 14:12 #8961SiilviaParticipante
Pessoal Tudo bem ?essa é minha 1ª msg aqui neste site. Em breve terei minha entrevista de imigração creio que mais uns 7 ou 8 meses já estarei pronta pra viajar, meu marido e eu decidimos pela cidade de Quebec pois de acordo com nossas pesquisas o mercado na área de hotelaria parece um dos melhores lá. Por favor alguém conhece um proffisional dessa área que já esteja lá ou tenha intenção de imigrar? Alguém sabe se essa profissão esta com mercado em expansão como o de informática? muito obrigada e boa sorte para todos nós !
-
4 de janeiro de 2007 às 03:00 #11969NandosParticipante
Oi pessoal, gostaria de saber se eu e minha esposa, chegando em Quebec, conseguiremos emprego, (não importa a area, é começo mesmo,) e depois conseguir uma moradia mobilhada já que estaremos chegando a principio sem emprego?
-
4 de janeiro de 2007 às 08:10 #11970neveseaParticipante
Kale,
Outra solução economizar dinheiro e tornar a adaptação mais fácil seria um dos dois chegar ao Canadá primeiro. Neste caso, sua espora iria na frente para sondar o lugar, alugar uma casa e conseguir um emprego. Acho que em um ou três meses você e seu filho porderiam chegar lá quando as coisas já tivessem mais organizadas.
Isso pode se aplicar a você também Nandos.
Eduardo.
-
4 de janeiro de 2007 às 11:46 #11971ErasmoParticipante
Olá Nandos,
Na minha opinião, sua pergunta é um tanto complicada pois, de maneira geral, isto depende:
– da realidade de cada imigrante;
– da sua profissão;
– de seu conhecimento em francês (e inglês);
– de seu currículo;
– da região que pretende ir;
– de sua disposição em recomeçar;
– do mercado de trabalho….etc.Você já fez uma AMPLA PESQUISA sobre estes tópicos…pois lembre-se que não há garantia alguma de emprego ao chegarmos lá. PESQUISA e PREPARO compõem a “alma do negócio”. Somente você terá essa resposta voltada à sua situação.
Não sei se você já vasculhou o site da comunidade :?
Na seção Web Links/Empregos existem vários links interessantes.Boa sorte e boa pesquisa!
-
4 de janeiro de 2007 às 14:56 #11996Dri_TorresParticipante
[align=justify]Olá Nandos,
Concordo com o exposto pelo Erasmo, este é um assunto que não podemos dizer se encontrará ou não um emprego. Faça pesquisas, conheça pessoas, guarde uma reserva de dinheiro para imprevistos e o Governo pede 03 meses de auto suficiência financeira justamente para este período de procura inicial por emprego.
Abraços,[/align]
-
4 de janeiro de 2007 às 17:21 #12006FabiocbParticipante
@crodrigues”;p=”349 wrote:
…
Em relação aos custos, o salário mínimo aqui, apesar de alto se comparado ao Brasil, é relativamente baixo para se viver com conforto. O mesmo é na casa de CDN$ 1,200 brutos por mês. Um aluguel de apartamento custará em média pelo menos CDN$ 750 (um dormitório). Adicione a isso alimentação, ônibus, etc e dá para ver que é realmente bastante apertado. Não que não dê para viver. Dá sim. Mas analisando-se o nível do imigrante que para cá se muda e que conseguiu atender aos requisitos do governo para a obtenção da residência permanente, o padrão de vida de modo geral em muitos casos cai. Claro que coisas como violência, etc não estão presentes aqui.Nossa que exagero CDN$ 750,00 por um ap de um dormitótio, isso para Toronto ou Vancouver né, por que em Montréal é possivel alugar um apartamento de um quarto por CDN$ 300,00 por mês já incluso tudo, água, luz, aquecimento, internet e cabo, e as vezes até telefone, agora se você quer chegar e já morar num Morumbí ou Leblon ai fica dificil achar apartamentos baratos, mas é sim possivel em bairros bons achar apartamentos baratos.
digo por que existe muita mistificação quanto ao custo de vida em Montréal, que é das metropoles canadenses a mais barata.
Agora quanto a emprego, pelo que converso com amigos que estão por lá e pelo que tenho visto nos blogs também, empregos do tipo survival são facis de se achar, mas a pessoa deve estar aberta a novas experiencias e não ter medo de ralar.Abraços
Fábio
-
4 de janeiro de 2007 às 20:12 #12014
-
4 de janeiro de 2007 às 22:16 #12017willcelloParticipante
Olá…cabei de chegar na comunidade mas acredito que essa informação deva valer alguma coisa:
Custo médio mensal pelo aluguel de um apartamento (em dólares canadenses):
Québec Montréal Ottawa Toronto Vancouver
538 530 914 1 027 919Apartamento com dois quartos
Fonte : Ville de Québec, 2007espero que ajude Edu….
Will
PS. Fabio…se puder, gostaria de obter mais informações sobre esses apartamentos tb… :D
-
4 de janeiro de 2007 às 22:43 #12018Bruno BertelliMestre
[align=justify] :: AVISO da Administração – por bbertelli :: – Pessoal, este tópico é sobre mercado de trabalho, 1º emprego, peço que não se estendam muito com este assunto de imóveis nesse tópico, pois para isso temos um Fórum próprio para este tipo de discussão, além de mantermos o Fórum organizado. [/align]
[align=center] :!: Pessoal, por favor cliquem nos anúncios Google para ajudar a CBQ a se manter no ar, todos saímos ganhando :!: [/align]
http://www.brasilquebec.com
CBQ - Comunidade Brasil-Québec - Sua fonte de informação em imigração para Québec
Se você gosta de nossa comunidade por favor considere fazer umadoação e/ou clicar nos anúncios do site para mantermos nossa comunidade sempre atualizada. Merci -
5 de janeiro de 2007 às 00:27 #12019edu2099Participante
Valeu, Will!
-
4 de abril de 2007 às 06:21 #15143Ed_jackParticipante
Pessoal….alguem sabe como está a oferta de emprego em industria???pois sou formado em técnico mecanico,mas trabalho como operador de máquina de produção….alguém pode me ajudar??
valeu
Edjakson e Milena.
-
4 de abril de 2007 às 18:20 #15189GUeCRISParticipante
Olá CLáudio!
Achei muito interessante a preocupação de vocês (sua e da sua esposa) com a criação dos filhos. Nós temos uma filha de 1 ano… se tudo correr bem, ela estará com quase 2 quando formos para o Canadá. Eu tenho essa preocupação de minha filha ser “criada” por uma “creche”. Por isso, quero acompanhar de perto a adaptação dela na escolinha… Além disso, só devo trabalhar/estudar meio período enquanto ela for pequenininha, pois quero acompanhar o desenvolvimento da minha filha. Acho que o problema não é só o da transmissão de valores. Sentir o amor dos pais, brincar, conviver com a família é importantíssimo!
Até mais!
Cristiane
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.