Re: Re: Relatos de entrevistas – Final de 2008

#33073
petula
Participante

oi pessoal, minha colaboração é feliz. consegui meu csq, que infelizmente chega pelo correio, mas que já “tá na mão”!
:)

meu perfil: moro no rio, solteira, 28 anos, analista de sistemas/desenvolvedora, sem filhos.

cheguei 10 da manhã do dia 8, seria entrevistada às 11, ou seja, a primeira do dia. só fui recebida 11:30, porque o pessoal estava tentando reestabelecer o link com o sistema de montreal que emite o bendito csq. a própria soraya tandel me recebeu, fiquei supernervosa! ela foi, claro, absolutamente gentil, apresentou-se, me deixou confortável e explicou o problema do link. ela tem um francês mega-fácil de compreender!

dei muita, muita sorte, pois ela já começou dizendo que eu preenchia perfeitamente a pontuação e que portanto só faríamos conferência dos originais. levei um dossiê enooorme e não olhamos quase nada. ela começou pelo passaporte (não pediu rg, certidão de nascimento, mais nada “pessoal”). depois comprovou meu diploma da faculdade e, embora minha pós de 390 horas não conte com pontos a mais ela deu uma olhada nesse segundo diploma também. em seguida pediu a documentação de trabalho e fiquei feliz, pois ela conhece bem o modelo PJ de contratação (tenho quase 5 anos de PJ) e soube avaliar os docs, pediu os contratos de trabalho e o contrato social. dica: levei planilhas sumarizando as experiências para ajudar nas conferências na hora, quando comecei, terminei, horas por semana, etc., senão a gente se perde fazendo contas. fiz isso com os anos de estudo e com os anos de trabalho. ela ignorou qualquer experiência anterior a 2003.

por fim, perguntou as coisas “clássicas” como por que imigrar e o que eu faria de trabalho por lá. comentei da qualidade de vida do québec, das minhas expectativas, fui bem honesta. e disse que trabalharia lá na minha área mesmo, que não trabalharia em “qualquer” coisa. ela deu uma olhada rápida no meu dossiê nessa parte, pra ver se eu conhecia a realidade do mercado de trabalho. não levou 2 minutos essa parte! ela elogiou meu francês e me parabenizou, dizendo que o csq era meu!
:)

dou a dica: fale pouco, mas fale bem. eu ficava muda enquanto ela mexia no computador ou enquanto analisava a papelada. só explicava quando ela pedia e, quando havia espaço, conversava. falar sem parar pode abrir espaço pra cometer aqueles errinhos desnecessários de trocar preposições ou fazer estrangeirismos.

levei quilos de coisas, incluindo mapas de bairros, pesquisas com indicadores, enfim, uma parafernália que me pesou nas costas, mas que no final nem foi analisado. mas realmente acho que dei sorte. minha entrevista não durou nem 30 minutos. acho que só vale a pena reafirmar: francês, pessoal. caprichem nisso. ela gostou tanto domeu francês que pediu detalhes sobre os professores e sobre como eu estudei, quanto tempo, disse que eu me sairia bem na integração assim. e estar segura no idioma ajudou a controlar o nervosismo.

ela me deu a dica do csq: ele é válido por 3 anos no total, mas para o processo federal ele expira um ano depois, então assim que ele chegar pelo correio (ou quem levar na hora) a papelada já tem que ser enviada, ok? se o csq caducar é difícil conseguir a renovação!

é isso, pessoal, estou feliz por mim e desejando toda a sorte e felicidade a vocês, que também são companheiros de jornada. agora é federal e vou pra montreal assim que possível.

bisous
p