Re: Re: PARA QUEM FICOU DE RECUPERA

#23178
danisergio
Participante

Oi vizinhos,

Eu fiz o teste da Aliança Francesa em Belo Horizonte. Ele me custou R$70,00 e não foi feito em nenhuma data específica, junto com os outros testes de DELF/DALF. Eu mesma marquei dia e horário, casando a disponibilidade do aplicador e minha. Aqui não tem o teste específico do Québec, mas eles começaram a usar o DELF/DALF para isso. Houve inclusive orientação do escritório de Buenos Aires em como preencher e o que escrever

Eu estudei na Aliança em 1984, e a secretária de lá foi muito gentil em levantar o meu histórico e me dar um certificado de 180 horas. Depois, estudei em outras escolas e também particular, mas disso não tenho confirmação. Por isso resolvi fazer o teste, já que a Aliança tem respaldo mundial e é parceira do Québec.

Como professora de inglês, eu entendo essa exigência de 150 horas como uma exigência de NÍVEL, pelo menos é assim que fazemos em inglês. Eu sempre forneço certificados deste tipo para os meus alunos, e uso uma tabela internacional voltada para a área de empresas para ajudar. O que eu quero dizer é que se você estuda bastante “por fora”, isso vai se refletir no seu nível, que é dado pelo que você consegue fazer na língua, sua desenvoltura e seu conhecimento de vocabulário. Eu tenho alunos que, mesmo tendo cursado apenas 50 horas, já têm nível de 100 horas.

O teste foi aplicado por uma professora brasileira, e se dividiu em 4 partes:
. compreensão de um texto de meia página, 10 questões fechadas
. compreensão de um diálogo em fita cassete, 10 questões fechadas
. conversa informal
. composição de uma carta para uma amiga contando de uma viagem

Eu tirei 10 e 8 nas provas, e na conversa consegui entender e me expressar, apesar de cometer muitos erros. Minha composição foi bem ruim, principalmente a grafia das palavras e o uso de tempos verbais. Isso me deu a classificação no DELF/DALF de A2. Eu insisti que eles colocassem também a correspondência em número de horas, que ficou em 250. Isso é uma avaliação dentro do nível, porque o intervalo é maior que isso. Daí liguei para Buenos Aires e me informaram que eu deveria colocar no formulário nível 7, que ele seria o correspondente a 250 horas.

Para todos que têm Aliança na cidade, eu recomendo fazer esse teste. Se o pessoal não souber o que é, como faz, seja o intermediário entre eles e o escritório de BA, explique, pergunte que sai. Me deu uma tranqüilidade saber que eu não preciso me preocupar se eles vão ou não aceitar o certificado do professor ou a declaração de alguma escola que não a Aliança.

Zerograu, eu sugiro que tanto você como sua esposa façam algum teste de nivelamento do NEC, atestando horas e nível de vocês. Ainda que ela não estude lá, eles podem aplicar algum teste e ela ter esse atestado.