Re: Re: O rigoroso inverno do Canada!

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano O rigoroso inverno do Canada! Re: Re: O rigoroso inverno do Canada!

#12743
Carlos_Santos
Participante

deixo aqui um link para um topico aonde discutimos esta questão do frio em nossos habitos de brasileiros no Brasmontreal, como temos muitas contribuições não da para copiar tudo….para aqui!

Tempo de Banho X Frio X Qualidade da Agua X Dermatologista

um pequeno trecho:

Prezados colegas de forum,

ao ler a mensagem da Mariana no tópico Saúde Particular  deste forum, me lembrei do mesmo problema que tivemos na França.

Assim pegando o gancho neste pedaço da mensagem da Mariana:

Alguém acredita que precisei de um dermatologista porque tomar banhos em exagero me fez mal à pele? O exagero consistia em um banho diário com duração de 15 minutos. O mal foi uma horrível coceira, seguida de descamação, causada pela destruição da oleosidade protetora da pele.
Eu não sabia que precisava marcar consulta médica com antecedência, mas, curiosamente para dermatologista isso não era exigido (mais tarde concluí que não é comum os quebequenses apresentarem problemas dermatológicos por excesso de banhos: eles são prudentes quanto à freqüência e ao tempo que permanecem sob a ducha).

Coloco aqui apreciação sobre esta questão que pode ser mais geral do que o que a Mariana colocou…. e complementar, deixando aos residentes permanentes deste forum algumas considerações a comentar.

Vamos lá…. por partes como jack , primeiros os dados…

1) A quantidade de banhos que uma pessoa habituada a climas quentes como o nosso, é trivial e comum, em dias quentes tomamos muitos banhos, mas como transpiramos e produzimos “gordura” suficiente  na pele, não geramos problemas de pele com estes banhos, que recessecam-na.

2) Quando mudamos de país, mudamos alguns produtos de higiene, como o sabonete, shampo, papel higiênico, absorventes íntimos (tenho esposa, ok!), etc…   e estes produtos são DIFERENTES do que estamos acostumados (componentes químicos diferentes), naturalmente uns reagem a estas mudanças enquanto para outros nada acontece.

3) A água não é a mesma. Em termos de qualidade, quantidade de cloro, fluor, etc…  além de ter de considerar o tipo de mineralização que esta aguá contém, que é diferente da que estamos acostumados. Talvez ao beber não sintamos diferença, mas é diferente!

4) Frio, neve, etc….  este fator nos faz querer tomar um banho bem mais quente e mais demorado do que o normal, principalmente se vc quer economizar na conta do aquecimento “chaufage”, e ainda mais se este for elétrico e o chuveiro a gás (que, normalmente é mais barato!). Assim damos ao luxo de ficar mais tempo num banho mais demorado para aquecer… aquecer o ambiente da casa…  faziamos isso lá na nossa casa pois além de ser a gás…  o nosso aquecimento era central e não aquecia bem o banheiro…

Bem, dados estes pressupostos, seguimos para as consequências….

A) Nossa pele fica mais seca, pois:

– a água quente do banho resseca mesmo!
– mais banhos, hábito cultural adquirido continua no outro país que não é tão quente, mas hábitos são difícies de mudar mesmo… demora um pouco, adptá-los, enquanto outros nunca mudam!
– o clima frio, vento cortante, também resseca a pele!
– os agentes químicos dos produtos de higiene são diferentes !
– a água pode ter mais calcário ou outro elemento que contribui neste processo de ressecamento também.

Conclusão:

I) Você deve se hidratar por dentro e por fora, digo, beba mais água (por dentro) e use mais cremes hidratantes no corpo e proteção labial (aqueles bastões vendidos em farmácias e supermercados), completando assim a proteção externa (por fora).

II) Verifique várias marcas de sabonetes que tenham cremes hidratantes na sua composição e a marca que melhor se adapta a sua pele.

III) Qualidade da água, isso é mais complicado…..vc não pode fazer quase nada ou nada! verifique apenas a composição dela aonde vc mora, os forunistas engenheiros químicos e químicos podem se pronunciar!!  mas normalmente isso é divulgado em sites do governo…. é preciso procurar por esta informação, que irá te dar uma idéia de quanto vc vai precisar se cuidar a mais !

IV) Agua quente quente é muuuuuuuuuuuito bom quando está frio, mas o tempo de banho deve ser proporcional ao tempo que vc deseja gastar passando cremes e cuidando da sua pele depois….

Bem, porque abri este tópico afinal? simples….  os moradores de diferentes cidades (Montreal, Laval, etc… ) podem se manifestar sobre o que encontraram em termos de qualidade da água !

Além é claro de deixar aqui um pouco de minha experiência em enfrentar um outro país mais frio do que o nosso e menos gelado que Montreal. Depois que li que 72 cm de neve em média é comum aí em janeiro, comecei a me preocupar mais ….

Fico por aqui e aguardo contribuições de vocês.

Atenciosamente,

Carlos Luiz.

mais dicas vejam no topico sugerido!

atenciosamente