Home › Fórum › Informações Gerais › Língua Francesa › Idioma na França › Re: Re: Idioma na Fran
Olá Cadu,
Deixa eu meter a minha colher torta nesse angu.
Eu vejo pela sua assinatura que você ainda não tem o CSQ. Então … No seu lugar, eu viria para o Canadá. Aqui você pode estudar francês e conhecer algumas cidades destino, além de já ver como as coisas são por aqui. Ir para a França, conhecer a Europa … não vão faltar oportunidades. É barato ir para Paris a partir daqui.
Vindo para cá, você vai ganhar os pontos de estadia no Québec e mais pontos imponderáveis na adaptabilidade, já que o entrevistador vai gostar de ver que você mostrou interesse em conhecer a região, etc. Quanto à mistura do inglês em Montréal … depende de você. Se você bater o pé, dá pra ficar quase 100% no francês.
Agora, eu não posso perder a oportunidade de malhar a LSC. Eu e minha esposa fizemos 2 semanas de curso nessa escola e eu particularmente me arrependi. Quem me conhece sabe que o meu francês não é ruim. Eu sempre tive as melhores notas da minha turma na Aliança Francesa (tenho facilidade e estava bem mais motivado do que o pessoal). Então … chegamos na LSC e nos botaram pra fazer teste de nivelamento junto com uma boiada lá. Teste escrito e depois um teste oral EM DUPLA. Me botaram com uma italiana que não conseguia falar nada e, é claro que não saiu conversa nenhuma …
Logo depois, saiu o ensalamento. Me colocaram numa turma do nível básico e a minha esposa no nível avançado (sendo que nós dois tínhamos nível intermediário). Fiquei muito puto e fui reclamar com a diretora … marcaram rendez-vous pro dia seguinte. Na sala de aula, verifiquei que a turma era muito heterogênea, inclusive com pessoas que não conseguiam nem se apresentar em francÊs. Na conversa com a diretora ela ficou “avaliando” o meu francÊs e disse que, realmente, o meu francês era bom mas que ela não podia fazer nada … tinha que esperar até a avaliação do professor no fim da semana e ver se ele recomendava a mudança de nível e que não era pra eu ficar comparando o meu nível com os dos outros alunos da mesma classe… Já na turma da minha esposa, ela estava achando muito puxado e não estava conseguindo acompanhar direito a turma.
Só sei que passei a semana vendo gramática que já conhecia e gabaritando os exercícios e os testes aplicados. Por fim, me passaram de nível na segunda semana.
Já na sala do nível intermediário, tive o PIOR professor da minha vida. Não só de francÊs, de qualquer coisa. Era um rapaz de Ontario que estudava na McGill e dava aula de francês pra ganhar uma grana.
Ou seja, passei 50% do tempo em uma turma sem aprender nada (ainda tinha uma m#rd@ de um brasileiro que vivia vindo pro meu lado falando português) e outros 50% do tempo com um professor horrível, que mal conseguia passar a matéria.