Re: Re: Exames M

karlamatias
Participante

Otto, achei seus conselhos ótimos! Não estou ai no Québec ainda, não experimentei a dura realidade, mas sei que a “hora da verdade” é mesmo a chegada e a procura por trabalho.

A questão do francês é central mesmo, vejo a turma comemorando a obtenção do CSQ… é muito legal sim, mas logo depois a maior parte abandona os estudos pra cuidar de conseguir hospedagem, vender objetos etc… pensando em tudo, menos que vão enfrentar uma prova muito maior do que a entrevista da imigração, na qual se expressar vai ser muito mais difícil e decisivo.

E vou ser franca, tenho contato com muita gente das comunidade e algumas pessoas que vi passar na entrevista têm um nível muito aquém do que vai ser demandado delas na “vida real”. Por outro lado, vejo outras pessoas tentando sempre usar o idioma, entrando em contato com nativos pra praticar… acho que esses vão sentir menor impacto na chegada.

Concordo plenamente com vc, queimar etapa é perder tempo precioso. Quem chegar lá e conseguir algo rapidamente, excelente! Mas os que não conseguirem provavelmente vão lamentar a pressa. Por isso que é melhor deixar as coisas acontecerem naturalmente, tudo tem seu tempo! ;)

Falando em tempo… quinta-feira finalmente vou a Recife fazer os exames e a consulta, após 13 dias já com o pedido em mãos. Devo voltar pra Jampa na sexta então terei a quinta à noite livre. Ficaria feliz se pudesse aproveitar a oportunidade pra conhecer alguns dos colegas recifenses da comunidade… vou ver se dá! :D

Abraços e excelente semana para todos (com pedidos ou sem pedidos!)  :up: