Re: Re: Exames M

#27350
karlamatias
Participante

Mauro, parabéns!!! Vai poder comemorar no FDS!!! hehehe  :bananadance2:

@viniciusmarc”;p=”21111 wrote:

Sobre o Medico de Recife, ele esta cobrando sim, e muito a mais. O envio daqui de recife, R$ 75,00 por ate 1 Kg de documentos para T&T. Não achedito, que ao enviar os documentos de 2 pessoas almente mais que isso, e quando são 2 pessoas o preço pula de R$ 150,00 para R$ 200,00.  Sem contar que ele envia malotes, e ja encontramos em nosso grupo de reuniões pessoas com o mesmo numero de protocolo, ou seja, ele (minha suposição) junta de 1 ou 2 dias e manda.

Marcus, achei ótimo vc ter comentado que realmente testemunhou as pessoas comparando os números de rastreamento pra ninguém achar que a “agitadora” que aqui vos escreve tá só viajando na maionese! O que relatei aqui na comunidade aconteceu com terceiros (provavelmente vc conhece a “vítima”, mas estou preservando a identidade), não tenho como provar e logicamente que me dá medo de ser acusada de estar caluniando o médico, de estar inventando coisa!

Mas, Marcus, se essas pessoas que vc conhece já estão com seus vistos, ou seja, tranquilas e garantidas, seria muito bom se elas se unissem e escrevessem ao consulado enviando cópias dos documentos que provam o acontecido. Se são seus amigos, entre em contato com eles e dê a sugestão, por favor. Se eu tivesse como provar, já teria feito um rebuliço grande, como não tenho, me limitei a reclamar da diferença de valores.

Quando eu estava viajando com uns colegas durante a semana, comentei com eles sobre essa história do médico e disse que sabia que minhas reclamações não iriam fazer diferença pra mim, mas que poderiam poupar os novos candidatos à imigração de serem explorados. Ai uma colega me contou uma experiência que ela viveu na França que é um exemplo do que quero defender.

Ela disse que em Paris, foi visitar um senhor, ex-colega de doutorado do pai dela. Chegando lá à noite para o jantar, em um dia de chuva torrencial, estava a família toda reunida com a mesa posta, tudo organizado, mas o anfitrião (o colega do pai dela) não estava em casa. Como ele estava demorando, ela perguntou educadamente onde ele estava, a esposa pediu desculpas pelo atraso e respondeu com a maior naturalidade que ele tinha ido a uma passeata em defesa da educação pública na França, como se dissesse que ele tinha ido ao supermercado comprar um vinho. Ela disse que ficou chocada e pensou: como ele deixa os convidados pra ir a um negócio desses!!!

Passada uma hora, ela falou que ele chegou pingando, com as roupas completamente encharcadas e um cartaz enorme na mão. Ai, na primeira oportunidade, ela perguntou: “o senhor já tem uma certa idade, já é aposentado, seus filhos já são formados e trabalham, por que o senhor foi a essa passeata, se arriscando a adoecer ou apanhar de policiais?” (supondo ela que ele já não tinha nada a ver com as demandas do protesto). Ela disse que ele respondeu, quase irritado como se ela tivesse falado o maior absurdo: “EU TEREI NETOS! Estou lutando para que eles e os que virão depois deles tenham direito à educação pública de qualidade como eu e meus filhos tiveram!”

Resultado: ela disse que quase morreu de vergonha e não soube mais o que dizer o resto da noite, preferiu falar o mínimo pra não dizer mais besteira. Ela se arrependeu profundamente de ter feito essa pergunta porque ficou claro que nós brasileiros não temos o hábito de lutar por nada que não possa nos trazer retorno imediato para nós mesmos!

Acho que isso é um ponto de reflexão! Não conheço o Québec, mas a imagem que faço de lá, por ser de tradição francesa, é que as pessoas têm uma postura mais próxima a essa desse senhor francês. Talvez seja bom, se queremos nos integrar na vida no Québec, começar a pensar não apenas na adaptação ao idioma, às demandas do mercado de trabalho, mas também na mudança de postura como cidadãos. Não é fácil, mas aos poucos a gente chega lá! ;)

Um ótimo FDS pra todos! :D

Bisous!