Re: Re: Entrevista Segundo Semestre de 2012

#58833
carlosecamila
Participante

Pessoal, Boa Tarde!

Fizemos nossa entrevista hoje pela manhã e já estamos com nosso CSQ em mãos, e como nas últimas semanas entrávamos freneticamente aqui no fórum em busca de relatos das entrevistas, aqui vai nossa colaboração.

Primeiramente nosso perfil: Esposa, requerente principal, 25 anos, graduada em RI e mais de 5 anos de experiência na área de compras, TCF-Q nível B1/C1, Inglês Fluente. Acompanhante, 28 anos, graduado em Ciência da Computação com mais de 8 anos de Experiência na área de TI, Inglês avançado e Francês Intermediário (Não fiz o TCF-Q, pois quando enviamos não era necessário, a esposa fez para ver se ajudava em algo no processo).

Ficamos hospedados no hotel onde estão sendo feitas as entrevistas no Rio, aproveitamos o feriadinho do dia 20/11 em São Paulo para embarcar com dois dias de antecedência, conhecer o território e tentar relaxar um pouco antes do grande dia.
Nossa entrevista estava programada para as 11h do dia 20/11, descemos às 10h e não havia ninguém na recepção do hotel e o elevador estava no 5º andar, presumimos que se houvesse alguma entrevista às 10h, a pessoa tinha acabado de subir, passa tudo pela cabeça nesta hora.
A esposa foi ao banheiro umas 10:15h e eis que o elevador desce com um casal sorrindo e o M. Leblanc junto, com uma cara de interrogação e me perguntou se eu estava esperando a entrevista, eu disse que sim e ele perguntou: “mas cadê sua esposa?” apontando para o sofá. Eu expliquei que ela havia ido ao banheiro e ele ficou com cara aliviado e riu. 1 min depois a Camila saiu do banheiro, disse que ouviu alguém falar em francês no corredor, duvidou que adiantaria o horário da entrevista mas saiu toda afobada.

Salutacions à parte, checagem de todos os documentos, cert. de nascimento, primeiro uma pausa pois ele ficou impressionado em como nosso sobrenome é extremamente quebecoise, o nome de meu pai também, depois a cert. de casamento, número da nossa profissão no Emploi Quebec, carteira de trabalho e comprovantes dos empregos anteriores, diplomas, comprovantes de inglês e francês e CV mais uma olhadela nas ofertas de emprego da Camila, nas milhas ele olhou todas no detalhe e perguntou sobre as certificações exigidas, outro parênteses que ele elogiou muito a quantidade de ofertas que levamos (10 para o plano A). Neste meio tempo enquanto digitava umas coisas perguntou por que escolhemos o Quebec, a Camila começou a responder, pediu um help com o olhar para mim, eu terminei a resposta. Logo depois perguntou para a Camila se ela usa o inglês no trabalho e já pediu para ela explicar em inglês se usava ou não, ela trocou a chave rápido e conseguiu responder na lata. Depois ele digitou por mais uns minutos e colocou a impressora para funcionar, saiu o CSQ da Camila, 3 vias, e saiu o meu, 1 via e eis que a impressora deu pau! Pois é! Ele pediu minha ajuda e depois de checa daqui e de lá consegui fazer a impressora funcionar de novo e saíram minhas outras 2 vias.Ele foi super simpático, paciente, riu muito quando comentamos algo sobre algumas diferenças entre o Rio e SP, e ao entregar o CSQ da Camila falou que o nome dela é muito quebecois depois de ter adicionado meu sobrenome. Foi isso, tudo durou cerca de he10min, ao sair encontramos um casal que iria fazer a entrevista as 13:30h. Na hora da empolgação esquecemos de perguntar seu nome, mas sabemos que é o casal de Barretos, como nosso táxi já estava nos esperando tivemos que sair correndo. Se puderem compartilhar conosco como foi a experiência de vocês, ficamos curiosos e na torcida! Queremos manter contato.

Logo postaremos no nosso blog (http://www.caecanocanada.blogspot.com.br/) como organizamos nosso dossiê e se lembrarmos de mais detalhes sobre a entrevista. Boa sorte a todos que vão fazer a entrevista ou estão aguardando convocação/CSQ em casa.

Abraços

Carlos e Camila
Timeline:
18/09/11 - Envio DSC
15/10/11 - Abertura Provincial
11/10/12 - Convocação entrevista
20/11/12 - Entrevista e CSQ
27/11/12 - Envio do Federal
17/01/13 - Abertura do Federal conforme e-cas
14/01/14 - Solicitação de exames médicos
20/01/14 - Exames médicos realizados
07/02/14 - Solicitação de envio de Passaportes
13/02/14 - Retirada dos passaportes