Re: Re: Eleições em QC

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Eleições em QC Re: Re: Eleições em QC

#56713
RonaldoMaciel
Participante

O que ouço dos québécois anglófonos é justamente tudo isso que o Wangomes falou, sobre restrições de direitos, desvalorização de imóveis e em razão do maior nacionalismo, aumento do ódio em relação a outros povos e culturas.

O Québec parece ir contra toda esta questão de imigração no Canadá. Isso mais parece ter sido engolido à força que realmente sentido como necessidade econômica. Aqui no Québec, o francês é uma coisa sagrada e tem de ser falada perfeitamente (e obviamente com sotaque québécois) porque senão vc é como disse o Wangomes, um potencial anglófono e por isso inimigo. Estamos cansados da seguinte situação: um québécois fala algo em francês e daí vc faz uma cara de um segundo de hesitação (não porque não entendeu, mas pq vc está só pensando em que resposta dar ou qualquer outra coisa) e daí eles repetem a mesma frase em inglês – pois vc zero à esquerda demonstrou não saber falar a sagrada língua de Jacques Cartier. Isso é uma coisa insuportável aqui. Em inglês isso nunca acontece. Pq o inglês pode ser falado errado ou com sotaque – o francês, não e nunca pode ser falado sem o sotaque québécois. Nem na França senti tamanha hostilidade. Lá na verdade acontece justamente o contrário – eles valorizam quem se esforça para falar o francês, no Québec eles desestimulam.

Caso o PQ ganhe e estas ideias marcadas pela intolerância ganhem força, eu serei um dos primeiros a deixar a já muito antes chamada Belle Province e vou pro Canadá evoluído, cosmopolita e verdadeiramente de primeiro mundo (civilizado).

Conheço um pouco da história québécoise e respeito muito tudo o que se passou e entendo este ressentimento em relação aos anglófonos de que eles sempre insistem em dizer que “Je me souviens” mas este nacionalismo antiquado só vai colocá-lo mais pra baixo e torná-lo cada vez mais como uma sociedade intolerante.

Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.