Re: Re: Carteira de Motorista para imigrantes

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Carteira de Motorista para imigrantes Re: Re: Carteira de Motorista para imigrantes

#14719
lucienep
Participante

Olá, pessoal

Pelo que eu vi no site do detran o Canada não está na lista dos paises que aceitam a carteira internacional (convensão de Viena)
Sei também que em cada provincia pode ser diferente da outra.
Vou repassar as informações que recebi do grupo canada imigration

Como falei antes vou passar a info sobre carteira de motorista.

O processo total para quem tira a primeira carteira aqui ‘e o seguinte: vc tem que fzer um teste escrito e 2 testes em roads. O primeiro teste d’a direito a carteira G2 – dirigir dentro da cidade e a pessoa tem que passar em torno de 8 m a 1 ano com esta carteria ante de psartir para a outra. O segundo teste ‘e feito em torno de 8 a 12 meses deposi do primeiro e d’a direito a carteira G1 que permite dirigir em roads.

PAra poder fazer a prova pra tirar a carteira qui “pulando” o primeiro road test (portanto fazer apeans o teste escrito e o teste 2 que permite dirigir em road) vc tem que provar que dirige ha mais de 2 anos no seu pa’is.

Importante: n’ao deixa passar os 2 meses em que sua carteira continua v’alida aqui, mais por uma quest’ao de praticidade.

PAra isso vc tem que se dirigir ao consulado ou enviar o material para eles por e-mail. Abaixo est’a copiado o e-mail que eles me mandaram explicando o que eu teria que fazer. Claro que algumas coisas podem mudar ent’ao ‘e sempre bom entrar em contato com eles antes. A vantagem de ter logo a carteria ‘e:

– ‘e uma identidade, vc n’ao precisa ficar carregando passaporte (ou passaportes no meu caso) o tempo todo.
– traz informa’c~ao do seu endere’co aqui no Canada. E isso ‘e a unica coisa que me falata pra poder aplicar para o Health insurance. O health insurance em Ont’ario (e mais 2 ou 3 outras provincias) leva at’e 3 meses para ficar pronto. E para quem recem chega ao pa’is tem duas forma que eu achei poss’iveis de comprovar residencia: 1. conta em banco e pedindo para eles mandarem o extrato no fim do mes (vc tem que esperar 1 mes pelo menos – essa foi a opcao que acabei fazendo) ou 2. carteira de motorista (so n’ao sei quanto tempo leva para fazer o road test posi tenho que ver se existe lista) Ou seja, vou ter que ficar pagando health insurance privado at’e eu ter todos os documentos que me permitem aplicar para o health card aqui.
-aumenta sua chance de arranjar emprego uma vez que algumas posi’coes pedem que a pessoa possa dirigir.

NOTA: recebi o SIN number e tanb’em o PRcard – permanent resident card ) em casa com meu nome e endereco impressos no envelope mas essas n’ao sao provas de endereco aceitas pelo health aqui em Ontario. Outras provas s’ao: conta de luz, agua, telefone, mortgage essas coisas que recem chegado nenhum tem.

PRa finalizar sobre a carteira – o money order vc pode fazer em qualquer banco ou nos correios. Se vc tiver conta em algum banco pagar’a em torno de 5 dolares se fizer nos correios pagar’a 4,00 dolares pelo servi’co. Eu pedi para eles me devolverem o documento pelo correio ent’ao tive que comprar um envelope expresso nos correios e entregar junto com os documentos – outrs 7,00

Para fazer a prova escrita, t’ao logo eu tenha esse documento do consulado eu posso ir no centro de drive licence test (nao precisa marcar hora), e fazer a prova. A prova ‘e feita no computador e vc sabe o resultado na hora e vc marca o road test.
Os Fees:
teste escrito – $10,
road test $45,
emissao da carteira 75 (ou 45 n’ao lembro bem)

Boa sorte,
Adri