Re: Opini

#8813
Dri_Torres
Participante

Olá,

Alguns materiais sobre o assunto:

Avaliação Comparativa de Estudos

Você realmente tem necessidade da Avaliação Comparativa de Estudos?

Utilidade

Documentos Exigidos

Tradução  dos Documentos

Tratamento da Demanda

Formulário
de Demanda de Avaliação Comparativa de Estudos Realizados fora de Québec

Em conversa com o Sr Roch Paquette, ele mesmo me aconselhou a fazer o seguinte:

Se vc pretende entrar para uma faculdade pra estudar ou continuar os estudos, não há a necessidade de fazer esta avaliação, pois cada faculdade adota um sistema proprio de avaliação dos estudos…a não ser que a faculdade exija este documento mas não é via de regra.

Dependendo do empregador ele pode exigir este documento mas é muito raro esta exigência… pois em Québec a sua palavra e experiencia contam mais que um simples papel, ou seja, se vc diz que sabe fazer aquilo e demonstra que sabe, não é um papel que irá fazer a diferença.

Em relação às profissões regulamentadas cada conselho tem a sua norma de documentos exigidos, então vc terá que analisar se esta Avaliação é solicitada.

Fim da história: acho que só é interessante fazer esta Avaliação se ela foi solicitada… senão não vejo a necessidade… agoar se vc tem $$$ sobrando também pode fazer a Avaliação só para se ter noção que como eles te “classificam” mas como o próprio site diz:

L’Évaluation comparative des études effectuées hors du Québec a une portée indicative. Cette opinion d’experts n’engage ni les employeurs, ni les ordres professionnels, ni les établissements d’enseignement qui peuvent évaluer votre formation selon des méthodes et des critères qui leur sont propres.

L’Évaluation comparative délivrée par le ministère de l’Immigration et des
Communautés culturelles (MICC) n’est pas un diplôme. Elle n’engage aucune
personne, aucun établissement d’enseignement, aucun ordre professionnel
ou autre organisme de réglementation d’une profession ou d’un métier.
Ceux-ci établissent leurs propres critères d’évaluation.

Espero que tenha ajudado…

Abraços,