Responder a: Qualidade do sistema de saúde

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Qualidade do sistema de saúde Responder a: Qualidade do sistema de saúde

crodrigues
Participante

Em resumo: é uma porcaria. E explico o porquê da minha opinião.
O Brasileiro que obtém o visto de residência permanente aqui no Canadá já é de uma classe favorecida, se comparado à grande maioria do povo Brasileiro.
As chances que tal pessoa tenha um plano de saúde particular é enorme. Isso já seria motivo para uma outra enquete. Quantos de vocês aplicando para o tal visto Canadense tem plano de saúde particular no Brasil?
E é aí que está o problema todo. Nos mudados do Brasil para cá acostumados com um sistema onde quem tem condições é extremamente bem atendido. Ao chegarmos aqui nos deparamos com um sistema de saúde feito para todos, ricos ou pobres. De modo geral, o atendimento para a população de classe baixa ou de classe média baixa no Canadá é infinitamente superior ao atendimento oferecido às mesmas classes sociais no Brasil.
Mas para quem estava acostumado ao sistema de saúde privado, o Canadense está MUITO atrás. Em caso de emergência sem risco de vida, pelo menos em Ottawa, espera-se tranquilamente de quatro a seis horas para ser atendido. Presenciei isso por diversas vezes tanto para mim quanto para meus filhos e nos mais diversos hospitais.
Dependendo do exame a coisa é ridícula. Leva-se MESES até conseguir fazer o exame. Absurdo mesmo.
Nesses casos o que fazemos normalmente é ir até Toronto e realizar os exames por lá (muito menor a fila de espera). Claro que isso adiciona todo o custo de gasolina, alimentação, hotel etc. No fim um exame que deveria ser gratuito me custa $400-500 toda vez…
Sem comentários…