Home › Fórum › Ainda no Brasil › Documentos › Visto de Trabalho aberto p/ cônjuge de estudante full-time
- Este tópico contém 31 respostas, 8 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos, 3 meses atrás por Carolbeca.
-
AutorPosts
-
-
22 de abril de 2013 às 04:02 #8645CarolbecaParticipante
Salut mes amis!
Estou indo para Québec como estudante (full-time) mas de um curso de Francês.
Sei que meu marido pode ter um Visto de Trabalho Aberto desde que eu seja uma estudante full-time.Minha duvida é: Ele só poderá solicitar este visto se eu for estudante de Universidade, Collège, CEGEP’s ou sendo estudante de Francês ele já pode fazer esta solicitação?
PS: A escola onde pretendo fazer o curso será a Collège Canada (http://www.collegecanada.com/) será que ela seria considerada por ser Collége?
Merci.
Carol
-
22 de abril de 2013 às 15:44 #61820gabi-infirmiereParticipante
nao sei se a regra vale para estudantes de linguas…
detalhe importante = para programas de até 24 semanas nao é obrigatorio o CAQ, mas sem o CAQ, nao ha como pedir visto para o marido.
Porque ao invés de escolher uma escola privada, vc nao foca as atençoes nos CEGEPs e Universidades ?
-
22 de abril de 2013 às 16:03 #61823CarolbecaParticipante
Pretendo entrar posteriormente, mas preciso de um nível de francês mais avançado para conseguir entrar… As aulas que fiz aqui no Brasil só me renderam o básico e não quero esperar ter um nível melhor para ir ao Québec e lá eu poderei obter esse nível com maior facilidade e rapidez.
Se for possível eu dar entrada no visto de trabalho para meu marido desde o momento em que estou no curso de línguas seria bem melhor. Por isso eu vou fazer um curso com mais de 24 semanas, justamente para poder ter o visto de estudante! Mas se não poder, paciência vamos ter que esperar… Mas se alguém souber essa resposta concreta… Nem as escolas me deram uma resposta certa com relação a isso. Por isso já estamos nos preparando para ele só ir quando eu entrar na Universidade… ou a turismo! Mas vou continuar tentando esclarecer até lá!
Merci.
Carol -
22 de abril de 2013 às 17:42 #61830gabi-infirmiereParticipante
Nao digo de voltar pra universidade, mas de fazer um curso de linguas num CEGEP ou faculdade :-)
É uma alternativa :mrgreen:
-
22 de abril de 2013 às 18:24 #61831CarolbecaParticipante
Ahhh… Entendi, é bom saber disso! Será que é certo eu conseguir estando em um curso de línguas em uma Universidade ou CEGEP’s?? Será que o Collège que pretendo não servirá??
Você sabe me dizer isso??Obrigada desde já pelo apoio!
Carol -
22 de abril de 2013 às 18:50 #61832gabi-infirmiereParticipante
Dai nao posso ajudar, o melhor é entrar em contato com os CEGEPs e faculdades e verificar.
Bonne chance
-
22 de abril de 2013 às 19:49 #61836CarolbecaParticipante
OK! Vou verificar com as instituições.
Espero que alguém possa me ajudar tendo essa informação!
À Bientôt;
Carol
-
23 de abril de 2013 às 16:43 #61847ClaudiaParticipante
Oi Carol
Até onde eu sei, vale apenas para os cursos pós secundário, ou seja, CEGEP para cima.
Ano passado, antes de aplicar pensamos em fazer desta forma, no entanto para poder estudar e depois poder aplicar para o programa de experiência no Québec ficaria inviável (para a gente), até pq os custos são altíssimos para estrangeiros (cursos de línguas não enquadram para poder aplicar para o programa)
Você já aplicou e está aguardando o CSQ?
Senão, deveria ver o que mais vai ajudar vcs na imigração depois.
Vou tentar achar o link que eu li sobre o curso de línguas e te passo, ok?!Claudia
-
23 de abril de 2013 às 17:44 #61848Tissot_au_QuebecParticipante
OI Pessoal,
Vou enviar meu currículo com documentações pertinentes para o CEGEP de St Foy. Decidimos optar por esse caminho uma vez que o curso demora em torno de 2 a 3 anos e o processo de imigração tem demorado muito mais.
Sabemos que vamos investir muito dinheiro, mas temos nos preparado há algum tempo e enxergamos que será importante para nossa adaptação.
Algumas pessoas comentaram que após a emissão do CSQ, a aprovação do CAQ fica mais complicada. Alguém aqui já passou por isso?
Abraços,
Stefânia -
23 de abril de 2013 às 17:50 #61849ClaudiaParticipante
Oi Stefânia
Mas a idéia de vcs é ir estudar depois de receber o CSQ ou ir agora e aguardar lá?
Realmente eu já li sobre uma maior dificuldade de receber o visto de estudante depois de ter aplicado para a imigração, pois na verdade o processo de imigração é para trabalhador qualificado ou seja, não é para estudante. Então fica “Tá, vc quer visto para estudar ou trabalhar?”
Estamos tbém pensando o que podemos fazer para agilizar de certa forma nosso processo.Claudia
-
23 de abril de 2013 às 18:29 #61850Tissot_au_QuebecParticipante
OI Claudia!
Na verdade queremos ir ainda esse ano, ou seja, bem antes de recebermos o CSQ ou de fazer entrevista. Se tudo correr como o planejado, estaremos pousando lá por volta de agosto ou setembro desse ano. O CEGEP pediu mais ou menos 20 dias para me dar um retorno sobre a candidatura, mas pelo que andei conversando com o pessoal que estuda lá, devo ser aceita sim. O processo para obtenção do CAQ tem um prazo médio de 20 dias úteis, ou seja,acredito que tudo isso deve acontecer muito antes do meu processo ser tratado pelo BIQ.
Nossa idéia é trabalhar, mas apenas depois do status de residente permanente for definitivo. Estudar nesse momento é uma forma de melhorar o currículo, fazer contatos e antecipar nossa adaptação lá.
Você está olhando alguma escola?
Abraços!
-
23 de abril de 2013 às 19:22 #61852CarolbecaParticipante
Salut Cláudia;
Eu já imagino que não poderei aplicar o visto para ele antes de entrar em uma CEGEP ou Universidade… Paciência… Mas já tenho meu Plano B, já entrei em contato com algumas CEGEP’s (assim como a Stefânia), existem duas (Cégep Beauce-Appalaches e Cégep Limoilou) que possuem um tipo de programa que me interessou muito:
DEC-BAC en génie civil (DEC en technologie du génie civil + baccalauréat en génie civil) entre le Cégep et l’Université Laval
Trocando em miúdos: Elimino 1 ano na Universidade de Laval , com o diploma de uma das CEGEP’s acima.
Estou providenciando a equivalência de diploma, pois já sou Técnica aqui no Brasil, pediram que fosse fornecida para verificar-se possibilidade de eliminação de matérias, etc. (Pois tenho quase certeza que para entrar na Ordem, vou precisar estudar mais um pouquinho).
Enfim, já estou pondo em prática o Plano B, o problema é que tenho apenas o básico do francês, e não consigo mais terminar as aulas aqui no Brasil (Sou muito imediatista. Rs), e pra entrar na CEGEP preciso melhorar o francês, e não queria que meu marido esperasse tanto para conseguir ir a Québec. Já que os custos serão altos ele terá que ficar no Brasil para me ajudar financeiramente até ele obter a possibilidade de trabalho lá e sair do emprego aqui.
Obrigada pela ajuda,
Vou olhar seu blog… :mrgreen:Á Bientôt;
Carol -
23 de abril de 2013 às 22:04 #61856CarolbecaParticipante
Salut Stefânia;
Qual área vc vai cursar na CEGEP?
À Bientôt;
Carol -
23 de abril de 2013 às 22:13 #61857Tissot_au_QuebecParticipante
OI Carol,
Vou cursar na área de finanças. Mas vou fazer o Técnico e não o pré bac.
Você está pensando em ir quando?
Abraços,
Stefânia -
23 de abril de 2013 às 22:30 #61858ClaudiaParticipante
Então Carol e Stefânia,
meu marido é formado em economia. Ele estava olhando cursos de engenharia mecânica, ou seja, mudança total. Nosso “plano” era enquanto ele estudava full-time eu poderia trabalhar também full-time. O problema era agora de cara conseguir um emprego bom que conseguisse nos sustentar. Tenho francês C1 mas nenhuma confiança. Estudamos os custos e decidimos aplicar de uma vez antes que tirassem administração de empresas da lista (minha formação).
Mas mesmo assim ainda ficamos tentando achar alguma maneira de podermos ir antes. A princípio estamos ambos empregados aqui, economizando e continuando no francês.Claudia
-
23 de abril de 2013 às 23:31 #61859CarolbecaParticipante
Oi Stefânia;
Estou me organizando para ir em Agosto, pois vou dar entrada no processo do visto de estudante e dura em torno de uns 2 meses… De qualquer forma, se por ventura eu não conseguir ir em Agosto, tenho até Dezembro para estar em Québec! (Se não eu enlouqueço! Risos)
É mais ou menos na época que eu vi que você esta pretendendo ir, néh?
A Cegep que você está aplicando é em Montreal?Vamos trocar figurinhas… :lol:
Abraços;
Carol -
23 de abril de 2013 às 23:35 #61860CarolbecaParticipante
Oi Cláudia!
Mandei até uma MP pra vc sobre seu blog!
Vou continuar acompanhando-o… Espero que tudo dê certo para todos nós!
E com certeza daqui a algum tempo (meses ou quem sabe anos, não importa!) Vamos todas nos encontrar em Québec, e rirmos muito dessa angústia que estamos passando! RisosAbraço forte!
Carol -
24 de abril de 2013 às 02:16 #61862manueyargoParticipante
Fui aceita pela Bishop’s e meu marido pedira o visto de trabalho aberto por estar me acompanhando. Quantos CAQs precisamos mandar?? apenas um ou dois (um de etsudante pra mim e um de trabalho pra ele)???
Obrigada
-
24 de abril de 2013 às 03:49 #61864CarolbecaParticipante
Salut Manu;
Quando você efetivar sua admissão na Bishop’s, eles vão te mandar uma Carta de Aceitação, que será necessária para dar entrada ao CAQ, pois sem ele você não conseguirá dar entrada no visto de estudante (o CAQ só é dispensável quando solicitado um visto de turismo – estadia menor que 6 meses).
Quanto a necessidade do CAQ para o visto de trabalho aberto para seu marido, eu realmente não tenho certeza, pois você apresentará seu visto de estudante para ele poder pedir o dele, e como você já apresentou o CAQ… Enfim, acho que não será necessário, mas não quero afirmar com relação a solicitação do visto dele, pois não tenho certeza absoluta! Mas vou procurar essa resposta pra te informar e me atualizar! :D
Caso você obtenha primeiro, me informe! Ficarei muito grata, detesto esse sentimento de dúvida! (Risos)
Abraços;
Au Revoir… -
24 de abril de 2013 às 13:13 #61868Tissot_au_QuebecParticipante
OI Carol!
Vou começar o curso apenas na temporada de inverno, em janeiro/2014, e no CEGEP de Ste Foy…em Ville de Quebec.
Estamos pretendendo ir antes para eu fazer uns 3 meses de curso de língua antes para já entrar mais tranquila…apesar de ter um nível que já é aceito, não me sinto confiante com o idioma para estudar.
Bom, estamos aguardando a resposta da entidade…assim que tiver novidades eu te aviso.
Como meu marido vai poder trabalhar de lá via home office, e fizemos uma boa economia ao longo dos anos, estamos mais tranquilos…mas confesso que as vezes bate um friozinho em ficar sem trabalhar e tudo mais, mas é um passo atrás para depois andar alguns para frente, né?
Você vai para Montréal?
Beijos!
-
25 de abril de 2013 às 01:57 #61897manueyargoParticipante
Hi Carolbeca (Je ne parle pas français rs)
Obrigada pela ajuda. Esse CAQ já está me deixando de cabelo em pé. :bangwall:
Não sei mais a quem recorrer. Estou com muitas dúvidas. Postei algumas cúvidas na comunidade,mas não tive respostas =/Espero que tudo se resolva, pois morro de medo de algo dar errado por conta de um descuido no formulário =/
Obrigada
Beijos 8) -
25 de abril de 2013 às 13:17 #61902CarolbecaParticipante
Olá Stefânia!
Sim pretendo ir a Montreal, as escolas que encontrei e que estou em contato são de lá, vou até fazer uma busca em Instituições em Ville de Québec para ver se encontro algo bacana. Seria até melhor pra mim, pois Ville de Québec é minha 2ª opção de moradia, a 1ª é Laval, assim eu poderei me decidir finalmente, só vai depender dos preços! :mrgreen:
Se vc já tiver visto esse contato com alguma escola de linguás, me passe, já que você irá fazer uns 3 meses de aulas de francês poderíamos ver se encontramos algo bacana… Já que suas aulas começam em Janeiro/2014, quando vcs estão pretendendo ir para as aulas de francês?
Abraços Carol!
-
25 de abril de 2013 às 13:21 #61903CarolbecaParticipante
Hi Manu! (Risos!)
Realmente essa questão de preencher formulários deixa qualquer um de cabelo em pé!
Ainda não cheguei nesta parte, pois ainda não recebi a carta de admissão da escola, mas tem muita gente (experiente) aqui no blog, que já estão cracks em preencher formulários, talvez elas seriam a melhor opção a recorrer! Abri um novo post, com sua pergunta que muita gente vai entrar e tentar de ajudar! E assim eu também já fico sabendo como será meu procedimento! :mrgreen:Bjos,
Carol -
25 de abril de 2013 às 21:08 #61916Tissot_au_QuebecParticipante
OI Carol!
Pois é, ano passado nós visitamos o Quebec (Ville de Quebec, Montréal, Ottawa e Gatineau) e decidimos por Ville de Quebec por alguns motivos:
1 – Cidade menor e mais organizada;
2 – Boas oportunidades em emprego;
3 – Custo de vida menor. Isso quer dizer que com o dinheiro que temos hoje disponível, já poderíamos comprar um imóvel muito bom;
4 – Amigos que moram lá.Gostamos das outras cidades também, mas esses pontos acima foram os que mais pesaram em nossa decisão.
Em relação a escola, estou na dúvida entre duas. Estou aguardando o orçamento final e imagino que até o fim da semana que vem eu já terei decidido. Assim que receber eu te passo tudo, ok?
Nossa intenção é ir em agosto desse ano. Farei as aulas de setembro a dezembro e em janeiro inicio as aulas no CEGEP…isso é claro…se o consulado assim quiser também!
Beijocas!
-
26 de abril de 2013 às 00:32 #61923CarolbecaParticipante
Oi Stefânia;
Fico no aguardo então dos seus orçamentos… Vou dar uma olhada melhor para Ville de Québec, você foi convincente! (Risos!)
Quando estiver com novidades me fala!
E-mail: carolbeca@gmail.com
Facebook: http://www.facebook.com/lisenoah.lagoBjos;
Carol
-
17 de julho de 2013 às 18:52 #62828rpvalentimParticipante
Olá pessoal, estou em um situação parecida.
Minha esposa recebeu uma proposta para fazer um curso de pós-doutorado de 2 anos em Quebec. O visto que ela precisa é o de estudante? Será que eu conseguiria um visto de trabalho full-time atrelado ao visto dela? Não sei se para pos-doutorado o esquema seria diferente. Alguém com mais experiência teria essa informação?
Abraços!
Rodrigo
-
17 de julho de 2013 às 20:11 #62831yuricostalimaParticipante
Rodrigo,
A minha situação foi igual a sua, passei um ano no Canadá,porém na parte inglesa. A minha esposa fez o Pós-doutorado na Universidade de alberta. Por sorte tinhamos tanto eu como ela o visto de trabalho o dela restrito a Universidade e o meu um visto aberto que me permitia trabalhar em qualquer área. A vantagem deste visto é que você consegue realizar abertura de conta corrente com mais facilidade e consegue pegar o social security number, este documento é importante para vc conseguir emprego, caso contrário eles não lhe empregam.
Espero ter contribuido de alguma forma, observe que eu estava em outra provincia, não sei se a regra muda de provincia para provincia neste caso.Boa sorte,
Yuri Lima
-
17 de julho de 2013 às 22:25 #62833rpvalentimParticipante
Yuri,
Muito obrigado pelas informações. Foram realmente muito úteis. Acho que vamos aceitar a proposta e prosseguir com mais essa aventura.
Um grade abraço!
Rodrigo
-
21 de agosto de 2013 às 05:16 #63187williamanaParticipante
Galera, uma pergunta:
Quando se tem um conjugue, um indo fazer o CEGEP por mais de um ano, e o outro tendo o visto de trabalho livre, o estudante tem direito ao visto de trabalho também? Ou é só de estudante mesmo? :?:
-
21 de agosto de 2013 às 17:57 #63194CarolbecaParticipante
Olá William e Ana;
Apenas o conjugue tem direito ao visto de trabalho aberto, após o estudante obter a carta de aceitação da Cégep, dar entrada no CAQ, e no visto de estudante, o conjugue entra com o processo de obtenção do visto de trabalho mostrando ser casado com um estudante, e como o mesmo não pode trabalhar (nos 6 primeiros meses só dentro do Campus e após 6 meses, com a carga horária reduzida de 20 hrs) teoricamente não tem como manter os custos pessoais apenas “estagiando”.
E pelo que percebo, eles são bem enfáticos (exigentes mesmo!) com relação a “Estudante tem que estudar!” que dão esse “privilégio” ao conjugue de ter o visto de trabalho aberto pelo mesmo tempo que o curso do estudante para este manter os custos do casal.
Abraços;
Carol -
21 de agosto de 2013 às 19:10 #63195williamanaParticipante
Entendi! E quanto à questão de ser casado, pode ser união estável tambem?
-
21 de agosto de 2013 às 22:31 #63196CarolbecaParticipante
Pode sim!!!
Eu mesma tenho união estável, e pretendo fazer o mesmo que vcs, ir como estudante (Cégep) e meu marido com o visto de trabalho aberto!Abraços;
Carol
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.