Home › Fórum › Off-Topic › Literalmente Off topic › Nova mensagem do ministério
- Este tópico contém 8 respostas, 8 vozes e foi atualizado pela última vez 10 anos, 7 meses atrás por rodrigocwb.
-
AutorPosts
-
-
19 de agosto de 2012 às 18:46 #8295marcelosousaParticipante
Sexta passada o ministério de imigração lançou uma mensagem falando sobre as novas prioridades para o processo.
Náo se tratam de novidades já que a algum tempo esses fatores estão cada vez mais evidentes, porém serve para provar o que sempre falamos aqui outras listas onde eu e a Marcia participamos: O estudo do idioma e a boa qualificação profissional.Estamos observando uma metamorfose no processo de imigração que pode até não agradar a muitos que foram pegos no meio do caminho. Hoje um bom atalho para quem pensa em imigrar e esta começando o processo talvez seja o PEQ, que além de construir a tão desejada experiencia canadense contribui também para a integração na nova cultura, tudo isso dentro do novo idioma, seja ele françes ou ingles. As empresas hoje tem o apoio do ministério de imigração para buscar profissionais fora ou mesmo se um interessado tiver condições de terminar uma graduação ou um curso de formação esta apto a participar do programa.
Aqui esta o link da mensagem do ministerio:
http://www.cic.gc.ca/english/department/media/releases/2012/2012-08-17.asp
-
20 de agosto de 2012 às 01:01 #56309VitorVGParticipante
Realmente a peneira vai ficar “mais fina” a partir de 2013… a publicação deixa isso bem claro.
Embora essa seja uma mensagem do CIC, é bastante provável que o processo de Quebec se alinhe a essas novas diretrizes.Pode até ser que fique mais difícil para certos perfis, porém creio que as mudanças sugeridas sejam perfeitamente coerentes com a proposta do programa de imigração.
Por outro lado acredito que ficará até mais fácil para certos perfis, basicamente eles darão mais pontos para quem é mais jovem e fluente em um dos idiomas.
PEx. Pontos por fluência passarão de um máximo de 16 para um máximo de 24.
O mínimo para ter o processo aceito será de: “adequate intermediate proficiency.”Outra mudança interessante é que não valerá muito a pena aprender os dois idiomas, pois o máximo de pontos para o segundo idioma falado passará de 8 para 4 por “falta de evidências de que o conhecimento do segundo idioma contribua positivamente para resultados econômicos”
No fim das contas, o conhecimento do idioma passará a ter o maior peso na pontuação, mais até do que experiência profissional.
Outro “sarrafo que deverá subir” é o da idade. Hoje quem tem idade entre 21 e 49 recebe pontuação máxima, com as mudanças, esta faixa irá encolher para 21 a 35, por “evidências demonstradas pela taxa de desemprego que sugerem que imigrantes mais jovens se integram mais rápido”.
Sofrerá modificação também a quesito “experiência profissional”. O máximo de pontos no federal cairá de 21 para 15 e para atingir pontuação máxima o candidato deverá ter 6 anos de experiência ao invés dos atuais 4.
UMA INOVAÇÃO: o CIC irá credenciar organizações com expertise na avaliação de diplomas para conduzir a checagem e equivalência dos graus concedidos aos candidatos fora do Canadá.
A primeira coisa que isso representará na minha opinião é o aumento de custos, certamente nós é que pagaremos por esta validação. Em segundo, quem não possui formação em uma universidade média ou de ponta dificilmente conseguirá emigrar, pois este critério terá um caráter muito mais eliminatório.Por fim, a habilidade com o idioma do acompanhante também terá peso maior do que a sua experiência profissional (no quesito adaptabilidade).
Bom, lembrando mais uma vez que esta mensagem é do CIC e que como todos sabem o Quebec tem autonomia para selecionar seus imigrantes.
Acredito que a metodologia e pontuação própria deverá continuar, mas acho MUITO provável que as linhas gerais das mudanças sejam adotadas.Sim, teremos grandes mudanças em 2013.
Para quem quiser ler tudo:
http://gazette.gc.ca/rp-pr/p1/2012/2012-08-18/html/reg2-eng.html
Abs,
VG
Abertura Provincial: 06/06/2013
CSQ: 11/09/2014
Envio docs Federal: 15/09/2014
Abertura federal: 23/01/2015
Pedido de exames médicos: 18/02/2015
Pedido de passaportes: 27/02/2015
Vistos recebidos: 30/03/2015 -
20 de agosto de 2012 às 12:21 #56313Carlos_SantosParticipante
Um aspecto importante à destacar aqui é que estas mudancas previstas para 2013 sao para o “Programme des travailleurs qualifiés (fédéral)” que nao é o mesmo do Qc.
“…a publication finale est prévue pour la fin de 2012 et la nouvelle grille d’évaluation du PTQF entrera en vigueur fort probablement en janvier 2013….”
É claro que ele pode influenciar o processo do Qc, como ja foi dito, possui seu proprio processo de selecao de candidatos.
É sempre bom estar informado. Obrigado Marcelo.
-
20 de agosto de 2012 às 19:03 #56326marcelosousaParticipante
Olá Carlos e Vítor,
Gostei muito da análise do Vítor, comentários bem colocados e lúcidos mas quero acrescentar um ponto sobre o processo do Québec.
Em um passado não muito distante, o candidato com CSQ em mãos só poderia ser recusado na parte federal por dois motivos: Exame médico ou antecedentes criminais.
Após o início das mudanças no processo de imigração (Federal e Provincial) onde os processos deveriam ser enviados para Sidney, um dos fatores alterados foi justamente a ampliação de exigências na parte Federal em relação ao candidato. Hoje qualquer candidato além do já citado pode ser necessário também em alguns casos a comprovação de proficiência no idioma como também experiencia profissional.
Claro que após o congelamento dos processos tudo ficou confuso e sem muito parâmetro, pois ainda estão sendo analisados processos de final de 2010, início de 2011, mas para quem esta iniciando agora um projeto de imigração deve-se ficar atento a todas novidades.
-
20 de agosto de 2012 às 20:12 #56327RonaldoMacielParticipante
Outra mudança interessante é que não valerá muito a pena aprender os dois idiomas, pois o máximo de pontos para o segundo idioma falado passará de 8 para 4 por “falta de evidências de que o conhecimento do segundo idioma contribua positivamente para resultados econômicos”
Este ponto é exclusivo para o resto do Canadá, eu espero. Isso é um contra-senso em se falando de Québec, sobretudo de Montreal. Falar o segundo idioma, o inglês, é fator primordial para se conseguir uma boa posição de trabalho.
Certamente (espero) que o Quebec adapte cuidadosamente estas mudanças conforme suas necessidades. Muito embora, caso um souverainiste ganhe esta eleição, ele pode achar num minuto de nacionalismo exacerbado que para um imigrante somente saber o francês seja suficiente para ele se colocar no mercado de trabalho. Tomara que tudo seja feito para o Québec com cuidado…
Abs.
RonaldoResidente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.
-
23 de agosto de 2012 às 15:09 #56388SANDROMSParticipante
@marcelosousa wrote:
Em um passado não muito distante, o candidato com CSQ em mãos só poderia ser recusado na parte federal por dois motivos: Exame médico ou antecedentes criminais.
Após o início das mudanças no processo de imigração (Federal e Provincial) onde os processos deveriam ser enviados para Sidney, um dos fatores alterados foi justamente a ampliação de exigências na parte Federal em relação ao candidato. Hoje qualquer candidato além do já citado pode ser necessário também em alguns casos a comprovação de proficiência no idioma como também experiencia profissional.
Marcelo,
isso é novidade para mim, você poderia nos fornecer a fonte oficial dessa informação?
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
23 de agosto de 2012 às 18:52 #56397MarcosAlvimParticipante
SANDROMS,
Concordo com vc, no link do Marcelo só vi alterações no federal SW.
A parte federal do QUEBEC ´pelo que sabemos só passaram a solicitar alguns formulários novos e traduções (coisas burocráticas). Mais que isso, penso que seja até este momento, especulação.
Me corrijam caso eu esteja errado.
-
25 de abril de 2014 às 21:50 #121418flopesParticipante
Pessoal,
não sei se esse é o tópico mais adequado, mas eu gostaria de saber onde consigo mais informações sobre tentar o federal direto?
Abriram para algumas profissões e suspeitamos que o meu marido se enquadre (no inglês tbm).
Muito obrigada!
FernandaEnvio do dossiê: 06/2012
Recebimento do e-mail de abertura do processo: julho/2012
E-mail Intention de Rejet: 13/05/2014
E-mail dizendo que o dossie estava em espera para decisão: 12/09/2014
Recebimento dos CSQ`s prioritários pelo correio: 14/10/2014.
Processo Federal: Chegada dos documentos em Sidney: 12/11/2014Perfil: casal com menos de 35 anos, ambos engenheiros de alimentos, dois filhos
-
26 de abril de 2014 às 01:41 #121419rodrigocwbParticipante
No site do CIC: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.