Apresentação e algumas perguntas

Home Fórum Comunidade Brasil-Québec Apresente-se!!! Apresentação e algumas perguntas

Visualizando 7 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #6141
      Lupaladini
      Participante

      Olá para todos!!!
      Ainda estou aprendendo a navegar nesta comunidade…aos poucos vou postando nos tópicos corretos…rsrs
      Fiz minha apresentação em outro tópico, mas copio para este:

      Gostaria de me apresentar:
      Sou Luciana e estou começando a me preparar para dar entrada no processo de imigração, mas só no final de 2009 ou em 2010.
      Por enquanto estou fazendo semente pesquisas, juntando informações e começo o curso de francês em 9 de agosto, na Aliança.
      Acabei de ver a entrevista através do link e gostei muito. Obrigada para os que dividem informações. Tenho lido os tópicos do fórum e eles são bem exclarecedores. As pessoas daqui estão realmente dispostas a ajudar!!! Muito legal!! Mais uma vez, obrigada!
      O processo de imigração não parece ser tão assustador como eu estava pensando…rsrs. É uma questão de objetivo, preparação e planejamento!
      Só estou com um pouco de receio quanto a área profissional, pois minha formação é Relações Internacionais (Comércio Exterior) mas por circunstâncias da vida hoje trabalho com Assistente de Diretoria e não sei se isso dificultará meu processo…estou aguardando a palestra para fazer esta pergunta.
      Tenho algumas perguntas…se alguém puder ajudar:
      1. Vamos apenas eu e minha filha de 10 anos (terá 12 na época), quanto ($) devo levar?
      2. Os que foram com filhos, como foi a preparação deles? Como foi a adptação no colégio?
      3. Pretendo me estabelecer em Montréal. É divido em bairros? Qual o melhor lugar para morar?
      4. Onde tem boas escolas? Achei a St. Georges, alguém conhece?
      5. Qual é a média de gasto mensal?

      Gostaria de contribuir com alguma coisa para os que estão se preparando como eu:

      http://endirect.canoe.tv/

      clicar em “TV en direct”

      Para quem ainda não conhece: site de tv quebequense ao vivo. Bom para treinar o ouvido com o francês quebequense. Tenho assistido direto!

      Um grande bj

    • #30704
      BeatrizM
      Participante

      Lupaladini,
      seja bem vinda!

      Tenho uma filha da mesma idade que a sua vai ter quando você se mudar e estamos indo em breve para Montreal.
      Vou te falar da minha experiência, talvez ajude, pois tive duvidas bem parecidas com a sua, principalmente em relação a escola dos filhos. Como eu já conheço a cidade e já tinha uma preferência por um bairro específico, verifiquei neste bairro quais eram as escolas primarias e secundarias (pois tenho 2 filhas, cada uma vai entrar em uma escola diferente por causa da idade e de como o sistema escolar do quebec é estruturado) públicas francofônicas e depois entrei neste site indicado aqui pela comunidade que tem o boletim das escolas da provincia de quebec, com um rankink de todas:

      http://www.iedm.org/main/main_fr.php

      De posse destas informações entrei no site da comissão escolar de montreal e fui cruzando as informações de bairro e escolas bem pontuadas até escolher as escolas das minhas filhas. Mas é importante lembrar que assim que nossos filhos chegam no canadá ficam numa ” classe d´accueil” até terem o dominio do idioma e serem transferidas para as escolas definitivas.

      http://www.csdm.qc.ca/Csdm/etablissements/default.asp?etablissements=secondaire)

      Se você quiser trocar informações mais detelhadas sobre minha busca e escolha, meu e-mail é o bmbras@hotmail.com
      Estou a disposição.
      Abs,
      BeatrizM

    • #30706
      BeatrizM
      Participante

      Complementando:

      entranso neste site você poderá ter todas as informações referentes ao Quebec: sistema escolar, saude, vida cultural, bairros, etc.

      http://www.gouv.qc.ca/portail/quebec/pgs/commun/plansite/portailquebec/?lang=fr

      Boa pesquisa!
      Abs,
      BeatrizM

    • #30708
      mrodolfo
      Participante

      Lupaladini, Bienvenue!

      Vou dar meus 2 cents:

      1- Leve o máximo de dinheiro que conseguir.
      2- Nem dei entrada no processo ainda (falta só preparar o CV da minha esposa) e meu filho já está estudando francês com professor particular (ele tem 7 anos). No geral, o pessoal fala que o accueil é tranquilo e a mulecada tira de letra (bem mais que a gente…).
      3- Estive em viagem de reconhecimento em junho e passei alguns dias em Montréal. Se para essa região fôssemos, ficaríamos ou em Laval ou em Brossard/Longueil. Os bairros me pareceram mais calmos e as cidades mais bonitas, ligadas à Montréal por métro. Mas essa é a minha opinião face ao padrão de vida que pretendemos ter…
      4. Várias pessoas que têm filhos por volta dos 10 – 11 anos recomendam as escolas internacionais (consulte http://www.sebiq.ca/ ou http://www.ibo.org). A escola internacional de Laval é uma das melhores do Québec, mas ela seleciona seus alunos (não sei dizer como).
      5. O gasto mensal vai depender do padrão de vida que você quiser manter. Cada caso é um caso. Pesquise quanto custaria o aluguel de um apartamento onde você gostaria de morar, simule compras em supermercados (por exemplo no Iga), essas coisas… Em minhas avaliações, com um salário inicial de CAD 50 k por ano daria para a minha família viver bem, mesmo abrindo mão de algumas coisas que temos hoje em SP. Para você ter uma idéia, abriria a mão de CAD 18 k por ano comparando o quanto ganho no Brasil. É o quanto pagaria pela minha qualidade de vida…

      Bien, mon nouvelle amie, bonne chance!

      À la prochaine,

      Marcos

    • #30713
      Patinha11
      Participante

      Boa sorte e seja bem vinda a comunidade !
      :D

    • #30774
      danisergio
      Participante

      Lu,

      Recebi o conselho de um amigo antes ainda de entrar com meu processo: entre o mais rápido que puder. Conselho a gente não dá, vende, mas esse repasso a você de graça   :lol:

      Leia, sem alarme o post do querido Rafa Possível mudança no processo Québec em 2009

      Se tiver condições, entre logo. Parece que quem entrar esse ano só terá o processo avaliado a partir do ano que vem. Se o que você quer é estender o processo, isso não é problema. Difícil é o contrário   :wink:

      Entrando de uma vez, você garante a análise do seu dossiê de acordo com as regras vigentes à época de abertura do processo. Pense nisso, seja bem-vinda à comunidade e boa sorte!

      Dani Mello

    • #30792
      Lupaladini
      Participante

      Caros,
      Não sei como agradecer tantas informações valiosíssimas!!!!
      Muito obrigada, Beatriz, Marcos, Patinha11 e Dani.

      Bjs

    • #30821
      marcocanada
      Participante

      Lu,

      Realmente é melhor entrar o mais rápido possível no processo, pois mudanças estão acontecendo em todos os processos e a tendência é dificultar.

      Bonne chance!

Visualizando 7 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.