Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Cotidiano › Primeiros 28 dias em Montréal!
- Este tópico contém 29 respostas, 17 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos atrás por mksf.
-
AutorPosts
-
-
28 de junho de 2008 às 23:40 #5988PessoaParticipante
Criei este tópico para deixar o meu relato dos 28 primeiros dias em Montréal.
-
28 de junho de 2008 às 23:42 #30065PessoaParticipante
Como os relatos de outros membros sempre me interessou e ajudou, agora que já estou aqui vou fazer a minha parte.
Este relato dos meus primeiros 28 dias em Montréal não é um guia e sim uma imagem do que EU descobri e passei.
Cada caso é um caso e o melhor é ler vários relatos para se ter uma idéia de tudo que possa acontecer por aqui.Vamos lá…
Já saímos (eu e esposa) do Brasil com conta no HSBC Canadá e também com um apart alugado por 1 mês.
No aeroporto de Montréal vc passa pela imigração e ganha formulários, guias e recebe a sua confirmação de residência. Logo depois você passa pela imigração do Québec. Vale a pena fazer esta segunda etapa direto no aeroporto, pois assim vc já sai com sua primeira entrevista marcada. Se não fizer isto vc vai ter de fazer depois, então, melhor fazer na hora. A imigração Québec só abre após as 11:00am.
Na primeira semana já fizemos o processo de obtenção do seguro saúde e de remédio que só vai ter validade depois de 3 meses. Este você tem de fazer logo e existe uma retroatividade de 15 dias. Ou seja, se vc chegou no dia 1, se vc fizer até o dia 15, seu prazo de 3 meses começa no dia 1. Vc vai precisa do BAIL – contrato de locação de um imóvel, mas se não tiver (não tínhamos) eles te dão 45 dias para apresentar.
Fizemos também o nosso NAS (digamos que seja o CPF daqui) e pedimos para irmos buscar o NAS no mesmo local, pois ainda não tínhamos um endereço nosso.
Conseguimos também alugar um apartamento na primeira semana. Vimos MUITAS opções de aluguel, muitas placas nos prédios. Mas é preciso visitar e imaginar se no inverno ter escada alta, ter varanda etc vão valer a pena. Tentem pensar em tudo. Como chegamos no verão, tudo é lindo, mas é preciso imaginar se no inverno com 1m de neve vai ser lindo também.Para nós a melhor coisa foi reservar um lugar provisório por um mês. Reservar algo para um ano pela internet, ao meu ver, é furada.
A primeira entrevista com um agente do Governo foi ridícula. A mulher falava um francês horrível (vinha de Alberta) e não sabia nada! Tudo que ela queria nos explicar, a gente já tinha feito e quando eu perguntava algo ela não sabia responder. Enfim, saí de lá decepcionado.
A segunda entrevista foi BEM melhor. A funcionária tinha 1h para nos explicar sobre o mercado de trabalho etc e acabou ficando 2:30 conversando, explicando etc. Ufa… desta vez valeu muito a pena.
Já saímos com uma reunião de grupo agendada para conhecer um pouco mais sobre o Québec.
Todas estas reuniões são de graça e por isto vale a pena fazer TUDO! Não é perda de tempo, faça tudo!Um pouco da vida aqui:
A primeira compra no supermercado fez a gente cair para trás. Depois descobrimos que os preços podem variar de mais de 100% de uma loja para outra.
DICA: pegar os jornais semanais das lojas e verificar o que está em promoção e só comprar o que está em promoção. Tudo bem, dá um pouco mais de trabalho, mas vc pode ter uma economia de mais de CAD50,00 por compra.Exemplo: 4L de água custavam fora da promoção CAD3,99, na promoção eu comprei por CAD0,99. E por aí vai…
Best Buy e Futureshop:
Para quem for comprar TV, laptop etc vale a pena verificar nestas duas lojas qual o melhor preço. A verdade é que ambas pertencem ao mesmo dono.
No nosso caso decidimos pela Best Buy e compramos TV, laptop, Impressora etc com eles. SÓ QUE, alguns itens na FutureShop estavam mais baratos.
Falamos isto e não somente os valores foram reduzidos, como ganhamos mais 10% de desconto nestes itens que tinha o preço mais elevado.Depois de fazer a soma total, conversamos e ainda conseguimos CAD100,00 de desconto por termos comprado tudo na Best Buy e ainda FREE SHIPPING (frete de graça) para a nossa casa. O frete custava CAD50,00.
Ou seja, conversar e pedir desconto não mata e ajuda.
Que lingua se fala mais em Montréal francês ou inglês???
Acreditem se quiser, mas eu tenho falado 99% de francês em todos os lugares. Eu já chego na loja falando francês e fazendo perguntas em francês e nisso recebo a resposta em francês também. Algumas vezes eu vejo que a pessoa tem dificuldade em falar francês, mas eu não quero nem saber, só falo em francês com as pessoas aqui. Sendo assim, o meu inglês eu não tenho usado.
Mas isto não quer dizer que o inglês não será usado. Para o trabalho ele pode ser a única língua usada, mas na rua, nas lojas, best buy, futurshop, farmacia, provigo, metro etc etc etc eu só falo francês e todos me respondem em francês.
Li muitos relatos de pessoas dizendo que o francês não é muito usado em Montréal, mas fiquei surpreso em ver que eu não tenho usado o inglês para nada. Sei lá, cada caso é um caso. NO meu caso, MEU pessoal, só uso o francês.Celular, telefone fixo, internet etc….
Mesma coisa, vale a pena pesquisar muito e pedir desconto.
Não vamos ter telefone fixo, para evitar este custo. Até pelo fato de passarmos quase o dia todo fora de casa.
Optamos pela BELL no plano família e novamente conversando conseguimos: celular de graça, exclusão da taxa de ativação CAD35,00 por celular (CAD 70,00).Sobre compras:
Comprou o produto e não gostou, volte na loja com a nota fiscal e peça para trocar ou devolver. Na mesma hora eles devolvem o dinheiro.
Para compra de móveis: IKEA é uma espécie de Tok Stock com preços ótimos e de qualidade. Mas você que vai montar tudo sozinho, por isto compre algumas ferramentas. Usar as ferramentas enviadas junto dos móveis é furada.Loja que eu recomendo onde vc encontra de tudo e com excelentes preços:
Canadian Tire
WALL MART
Winners – para lençol e roupa de cama (qualidade excelente e preços bons)
Dollarama – loja de CAD1,00, tudo custa 1 dólar. VALE MUITO a pena para pequenas coisas. Procure bem que vc acha algo interessante que vc precisa. Agora não espere qualidade de primeira e algumas coisas vale a pena pagar mais para ter qualidade. Mas não deixem de ir.Até pouco tempo a Canadian Tire estava com promoções que chegavam a 75% de desconto. Só vendo para acreditar, MUITO bom mesmo.
Transporte:
Faço tudo a pé, metro ou ónibus. Não estou vendo necessidade de ter carro por agora. As vezes é chato carregar peso e sacolas enormes dentro do metro e ónibus, mas faz parte! É bom que já vai fazendo musculação e aeróbico! :lol:
Como eu falei no início este é um relato dos meus primeiros 28dias aqui. Estas foram as MINHAS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS! EU passei por isto. Quero deixar isto bem claro para que não venha alguém aqui dizer que não é bem assim, que Montréal se fala mais inglês etc… EU não falo inglês aqui. Talvez até seja pelo fato do meu francês ser fluente, tendo em vista que eu estudei francês desde os meus 5 anos de idade.
Espero que este relato ajude em alguma coisa, como outros relatos me ajudaram. Se eu lembrar de algo interessante eu volto a postar aqui.
Ainda não comecei a procurar emprego, pois estou focando em estudar. Este primeiro mês também não pude calcular quanto será o meu custo mensal, mas chutaria que deva ficar por volta dos CAD1.500,00 incluíndo TUDO, ou seja, aluguel, internet, celulares, comida, passagens, academia, etc…Antes de terminar gostaria de dizer que para quem gosta de vinho e queijo francês, aqui é fantástico. Nas lojas SAQ vc encontra bons vinhos franceses por CAD13,00 e não há taxa sobre vinhos. Nada melhor que um bom vinho com um queijo Brie e queijo de cabra! Afinal de contas, um pouco de diversão é preciso!
-
29 de junho de 2008 às 00:15 #30066Carlos_SantosParticipante
Bacana Pessoa pelo seu relato.
Mais saiba que sobre vinhos a taxa nao aparece na nota , mas o governo cobra uma fortuna de taxas na bebida aqui no Québec, infelizmente!
Veja bem se o vinho frances que vc esta pagando nao é engarrafado aqui no Quebec e nao na França. Se tiver algo em ingles no rotulo, mal sinal….. eles (franceses raramente fazem isso).
Boa continuação!
-
29 de junho de 2008 às 00:17 #30067Carlos_SantosParticipante
Bacana Pessoa pelo seu relato.
Mais saiba que sobre vinhos a taxa nao aparece na nota , mas o governo cobra uma fortuna de taxas na bebida aqui no Québec, infelizmente!
Veja bem se o vinho frances que vc esta pagando nao é engarrafado aqui no Quebec e nao na França. Se tiver algo em ingles no rotulo, mal sinal….. eles (franceses raramente fazem isso).
Boa continuação!
-
29 de junho de 2008 às 00:22 #30068Patinha11Participante
Valeu Pessoa :) pelas informações,preciosíssimas…
Patinha -
29 de junho de 2008 às 00:32 #30069PessoaParticipante
Eu vi que na nota vem o valor da TAX embutido, mas pelo menos o valor que vc vê na garrafa é o valor que vc paga, sem TAX extra!
Eu já comprei alguns vinhos no SAQ sendo a grande parte franceses, 1 italiano e 1 sul africano. Até o momento perfeitos.
O mais caro custou CAD 28,55 foi um Baron de Rothschild (Lafite) Reserve 2003. Muito bom, mas o Chateau La Lieue de CAD 13,65 foi melhor! Vinho bom é aquele que você gosta, independente do preço. Sendo assim minha busca é sempre por vinhos que não ultrapassem os CAD15,00. Futuramente quem, sabe eu aumente este limite.
Até o momento os vinhos franceses que eu comprei não tinham nada de inglês e tudo com: Produit de France escrito! Sei disso pois ainda não joguei as garrafas e fui verificar agora! heheheheheh
Mas achei bem interessante este monopólio do Governo sobre as bebidas alcoólicas. Os impostos podem até ser pesados, mas fui procurar o mesmo vinho no Brasil e vi que o preços ficava 3 vezes maior. Ou seja, mesmo com esta TAX “pesada” o custo Brasil ainda é MUITO maior.
Agora o que eu ainda não consigo entender é a cobrança da TAX para alimentos. Várias vezes eu faço compras nos supermercados e quando vou ver, não cobraram TAX nenhuma. Outras vezes cobram. Ainda não entendi este sistema.
-
29 de junho de 2008 às 00:36 #30070PessoaParticipante
@Patinha11″;p=”24134 wrote:
Valeu Pessoa :) pelas informações,preciosíssimas…
Patinha & Marcelo.A intenção é ajudar, como eu fui ajudado lendo os relatos de outros que partiram do Brasil.
Como eu falei, cada caso é um caso, mas é sempre bom ler relatos de todos!
-
29 de junho de 2008 às 02:59 #30071RafaCalangoParticipante
Muito obrigado, Pessoa!
Estamos chegando em Montréal em alguns dias e teus relatos realmente ajudam a compor um plano geral do que podemos esperar da vida aí.
Mas como cada caso é um caso, vamos ver o que acontece!
Daqui a pouco colocamos aqui a NOSSA experiência… =)
Boa sorte e sucesso para vocês! Valeu!Abraços,
Rafael e Tininha
-
29 de junho de 2008 às 13:13 #30072gmirandamgParticipante
Muito bom o relato.
Essa cadeia de “ser ajudado” e “vir ajudar” é algo impressionante entre o pessoal que imigra para o canada.
Podem ter certeza, se chegar lá vou fazer o mesmo. :D
-
29 de junho de 2008 às 13:35 #30073akcastroParticipante
-
29 de junho de 2008 às 18:57 #30075julianomgaParticipante
Pessoa, obrigado pelo seu relato, muito bom saber desses detalhes antes de cegar ai.
sucesso em sua jornada
abraços
Juliano
-
29 de junho de 2008 às 19:01 #30076HantonParticipante
Parabéns Pessoa pela nova vida e pelas conquistas!
Da mesma forma que o Rafael e Tininha estamos chegando em alguns dias e seu relato veio em um excelente momento . Em breve se Deus quiser estaremos também dando nossa contribuição aqui na comunidade que tanto nos ajudou.
Boa Sorte Pessoa e ficaremos no aguardo de novas postagens.
Abs
-
29 de junho de 2008 às 19:43 #30077marcelogodoisParticipante
Ótimo relato! Estamos aqui a 20 dias e pelo que temos vivido, é isso mesmo!!!
-
29 de junho de 2008 às 20:31 #30078PessoaParticipante
A dica principal é PESQUISAR ANTES DE COMPRAR.
Peguem todos os jornais das lojas, levem para casa e comparem preços. Depois compre em cada loja o que estiver mais barato. Dá mais trabalho, mas a economia é enorme.
Eu já fazia isto no RJ, entre o supermercado Zona Sul e Sendas. Pq não fazer isto em Montréal!
garanto que vai sobrar um dinheiro para um vinho!
Se a Best Buy e Wall Mart for longe de onde vc estiver, como foi o meu caso, visite o site dos serviços de transporte em http://www.stm.info/ e depois vá em AZIMUT.
Neste serviço AZIMUT vc coloca o seu endereço de partida e endereço de chegada. O programa vai dizer quais as alternativas para se chegar e voltar, seja usando ónibus ou metro ou os 2 ao mesmo tempo.
Lembrando que este programa pede ainda o dia da semana, pois finais de semana e horários de pico possuem horários de ónibus diferentes.
Lembrando de mais alguma coisa eu vou postando aqui!
-
30 de junho de 2008 às 12:05 #30100canonmarquesParticipante
Excelente, Pessoa.
Essas informações realmente são bem úteis!!!
Aleás, informação nunca é demais… -
30 de junho de 2008 às 13:44 #30102BeatrizMParticipante
Pessoa,
também achei o seu relato muito rico e agradeço!
Eu e minha familia também pretendemos alugar um apto mobiliado antes de partir, você poderia dar dica de qual site você achou?
Estamos querendo alugar em outremont.
Abs,
BeatrizM -
30 de junho de 2008 às 17:16 #30106lfantoniosiParticipante
Pessoa,
Que mercados vc tem ido ? O Metro é uma facada!
Eu tenho ido no Maxis, tem sido a melhor opcao para mim, ainda nao conheco o Wall-mart. Uma compra de mes para 2 pessoas sai em torno de 400 dolares. Dai eu uso taxi para voltar, porque é muita coisa!
Uma dica boa é vc comprar aquelas sacolas azuis que tem na ikea, custa 1 dolar cada e sao fantasticas. Cabe muita coisa e sao muito resistentes. Dai as levo ao supermercado e nem uso sacola plastica. Uso 3 sacolas e cabe tudo!
Outra dica boa é vc pegar as ofertas Club’s. Vai comprar carne moida, pega o pacote club’s de 2kg e nao a bandejina de 500g. O preco por kilo é bem menor, vc acaba usando o mesmo pacote o mes inteiro, mas a economia ao longo do mes é bem maior.
Quanto ao TAX este varia de alimento para alimento. Nao é igual ao brasil onde se paga 18% sobre tudo, isso so de ICMS.
Em que regiao vc esta aqui ? Uma coisa que eu tenho percebido é que mandam os coitados dos brasileiros tudo para o leste da ilha, nao tem nada la, e tem muito problema de gangs de rua…
-
30 de junho de 2008 às 17:47 #30109Carlos_SantosParticipante
Pessoa,
em Montreal vc alugou pela internet no mesmo endereço do Felipe, que também chegou ha pouco em Montreal ??
Tem um pessoal em outro forum querendo dicas de aluguel à distancia em Montreal, vc tem alguma dica ?
atenciosamente
-
1 de julho de 2008 às 00:22 #30128vgaramParticipante
@lfantoniosi”;p=”24171 wrote:
Em que regiao vc esta aqui ? Uma coisa que eu tenho percebido é que mandam os coitados dos brasileiros tudo para o leste da ilha, nao tem nada la, e tem muito problema de gangs de rua…
Felipe, em que sentido os brasileiros são mandados para o leste da ilha? O pessoal da imigração sugere que vão morar lá ou algo deste tipo?
Agradeço se puder esclarecer.Pessoa,
obrigado pelo relato. Quando vcs chegaram em Montreal vcs declararam qual endereço? Pelo que entendi vcs reservaram um apto. antes de partir e ficaram apenas uma semana. Aliás, se puder informar o site seria útil também.Vicente.
-
1 de julho de 2008 às 00:58 #30131PessoaParticipante
Vamos por parte.
lfantoniosi,
Eu estou bem no centro, perto da McGill (5m a pé). Aqui perto tem tudo. Eu estive andando por uns bairros aqui e putz… to fora. Tem de ver “in loco” antes de alugar mesmo. Ver bairro por foto é muito legal, mas é preciso ver a freqüência do lugar. Muitos mendigos, muitas pixações etc… Como estamos querendo iniciar uma nova vida e como tudo é mais difícil é sempre bom estar em um lugar agradável, no qual vc chega em casa e se sente bem. Talvez vc tenha de pagar um pouco mais, mas este pouco mais vai te dar mais ânimo para lutar.
Ficar num lugar só pq é barato e vc fica triste em chegar em casa pois é feio, mendigos etc… fala sério. Por isto digo que é melhor chegar aqui para procurar um lugar. 1 ano é muito tempo para se lamentar por um aluguel mal feito.Sim, eu tenho 2 sacos da IKEA! heheheh levei um susto quando fui lá pela primeira vez e foram me cobrando os sacos plásticos, tudo bem que é 5 centavos, mas como estava acostumado a sempre usar 2 para não arrebentar, optei pelos sacos azuis mesmo.
Tive de pagar o frete e levei algumas peças comigo. Sinceramente fiz uma boa musculação carregando peso todos os dias de cima para baixo, no ónibus, metro hehheheSobre os supermercado Metro, realmente é caro, mas eu só compro o que está em promoção.
Tenho feito 3 supermercados: metro, Provigo e IGA (este último eu esqueci de dizer, mas é o melhor ao meu ver) Mas sempre fazendo pesquisa com os jornais.
Wal Mart é MUITO bom, mas é longe demais de onde estou, uns 30 minutos de metro.
Maxis ainda não vi por aqui. E vou pesquisar este Club’s.
-
1 de julho de 2008 às 01:11 #30133PessoaParticipante
Eu aluguel no http://www.mystudiomontreal.com
MAS já vou avisando que as fotos enganam MUITO.
O pessoal é esforçado e até buscam no aeroporto por uma taxa de 48,00 dolares, MAS, EU, pessoalmente, NUNCA mais voltaria lá. Ante eu tinha pensando em usar este apart para familares que pudessem querer vir para cá, mas já tirei isto da cabeça.Quem quiser é uma boa opção para ficar bem no centro, MAS não é barato.
É realmente algo provisório para quem NUNCA veio aqui e precisa chegar com calma para procurar.
A Ducha é boa, a cama é confortável, mas é cublico.
Durante uns 3 dias meu quarto foi invadido por cheiro de maconha que vinha do visinho.
Me deram uma cartão de lavadora, recarreguei o cartão e quando fui usar, ele não funcionava. tentei achar alguém para trocar, mas a mulher me disse que EU tinha de ligar para a empresa responsável pelas máquinas. Liguei (gastando do meu celular), tive que enviar o cartão para Toronto e recebi um novo 6 dias depois. Ou seja, lavar roupa em outro lugar.Tudo bem que depois o responsável pediu milhares de desculpas, mas na hora H que eu precisava, fiquei na mão.
Teve mais uma. Iam instalar ar condicionado nos quartos e o responsável me falou que ia me avisar com 24h de antecedência. Eu disse ótimo.
Qual não foi a minha surpresa em ser acordado às 08:00 da matina com o concierge querendo entrar no quarto para colocar o ar. Eu de pijama, mal estava de olhos abertos, disse que não ia abrir a porta e ele disse que tinha de entrar. Fui educado e falei para ele voltar mais tarde.
Na mesma hora pego meu celular e ligo pro responsável e digo o que aconteceu. Ele disse que ia resolver e que pediria para o concierge voltar a tarde, mas ia me ligar informando a hora.ACREDITEM, estou eu voltando com minha esposa no nosso andar e vejo 2 pessoas saindo do nosso quarto!
ELES ENTRARAM SEM ME AVISAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Não preciso dizer que fiquei PUTO!!!!!!!!!!!!!!!
e foi assim que eu tirei da minha cabeça este lugar.
Mas para outras pessoas este lugar pode ter sido bom. Para mim…
-
1 de julho de 2008 às 01:36 #30135PessoaParticipante
Pessoa,
obrigado pelo relato. Quando vcs chegaram em Montreal vcs declararam qual endereço? Pelo que entendi vcs reservaram um apto. antes de partir e ficaram apenas uma semana. Aliás, se puder informar o site seria útil também.Vicente.
Não declarei nenhum endereço. Sendo assim recebi um formulário para preencher e depois enviar por FAX quando já tivesse um endereço. Se não me engano vc tem 180 dias para fazer isto, depois tem de pagar uma taxa. Eu não enviei o FAX e fiz pela internet, mas até o momento nada de carteira. Vou dar mais um tempo e vou enviar o FAX por via das dúvidas.
Agora deixa eu explicar uma coisa sobre o apart que eu aluguei.
Tirando estes eventos chatos, o pessoal responsável é bem educado e quando estão presentes fazem de tudo para ajudar. Mas este vacilo de entrar no meu quarto sem me avisar, me deixou muito chateado e fui conversar com eles. Obviamente que nada foi mexido, entraram para instalar o ar, mas podiam ter me avisado.
De qualquer forma, para quem acaba de chegar é um opção, pois chega e já pode tomar um banho e dormir numa boa cama.
Também teve o fato da minha chegada ter sido bem na semana do GP de Montréal, então tinha muita gente de passagem e por isto houve uma grande rotatividade nesta semana, tanto que o problema do cheio não ocorreu mais depois do GP.
Mas enfim, falei dos pontos positivos e negativos. Cada caso é um caso e isto não quer dizer que vá acontecer com outros.
A principal vantagem deles é a localidade, super perto de onde se faz o seguro saúde, perto de onde se faz o NAS, do Boulevard St Laurent, do centro etc…
Agora eu deveria ter alugado por menos tempo, pois no primeiro sábado da minha chegada eu já estava com o BAIL assinado.
-
1 de julho de 2008 às 13:38 #30177Patinha11Participante
Obrigada Pessoa!!
Alguém mais pode indicar aluguel a distância ??
Valeu pessoal!!
:) -
1 de julho de 2008 às 14:35 #30178FamiliaRBGParticipante
Pessoa,
Seus relatos são realmente excelentes! Se você puder, me responde uma coisa: eu estou indo prá ficar nos primeiros dias com uma prima minha que mora em Saint Leonard. Pensei em informar o endereço dela prá enviarem os documentos. Será que vai ser aceito? É claro que assim que chegar vou procurar apartamento prá mim, mas vou ficar com ela até encontrar o meu apto.
Estaremos chegando no inicio de setembro e espero também poder ajudar a todos com o relato das minhas experiências.
Sucesso pra você e sua familia :D
Suzane -
1 de julho de 2008 às 17:24 #30182PessoaParticipante
Se a sua prima não for mudar de endereço e não tiver problema em receber as suas correspondências, eu não vejo problema em dar o endereço dela. Eu já li aqui que algumas pessoas fizeram isto.
Mas lembre-se de mudar depois quando já tiver o seu endereço. Ou então espere ter o endereço. Vc tem 180 dias para fazer isto depois da sua chegada.
-
6 de julho de 2008 às 13:48 #30267FamiliaRBGParticipante
Obrigada pela dica. E muito sucesso na sua nova vida! :D
-
8 de julho de 2008 às 03:33 #30280AnonymousParticipante
Para quem está precisando alugar ap. provisório, deixarei aqui meus 2 cents:
Alugamos por 1 mês um studio na Rue Cherrier, bem perto do metro Sherbrook, em frente ao La Fontaine.
Super bem localizado, no Plateau Mont Royal, o que é importante para quem tem tanta coisa para resolver no primeiro mês.
Não foi barato, mas como ja conhecia um casal que havia alugado com esta agencia, fiquei mais segura em alugar com eles pela internet ainda no Brasil. Tenho certo receio de pagar para quem não conheço por internet principalmente. O deposito/reserva é via cartão de crédito.
Deu tudo certo. a unica coisa que me desagradou um pouco, foi que na chegada a agencia me disseram que o apartamento estava faxinado, e aquilo pra mim estava longe de ser uma limpeza. Mas depois descobri o que ja tinha lido nos blogs, padrão de limpeza daqui é outro.
Para quem se interessar, tem mais detalhes no blog, e a empresa é http://www.ragq.comAbraços
Erika
http://www.leslapins.wordpress.com -
11 de julho de 2008 às 20:25 #30330rcsmeloParticipante
oi o pessoal aqui é a esposa do robson, ele esta 16 dias em saint jerôme, fisemos contato com uma igreja evangelica em mirabel durante nosso processo, e foi melhor do que podiamos imaginar, o pastor foi buscar o robson no aeroporto, estão preparando td par minha chegada com as crianças , inclusive o pastor ajudar escolher o lugar para moramos, o robson ficou hospedado na casa de uma senhora durante 14 dias, me falou que ela tratava ele como um filho, agora ele esta na casa do pastor, pois ele viajou com a esposa, ele esta só lá, e inclusive ajudaram o robson a fazer o cv , vou colocar trechos de imails que lel tem mBonjour Simone,
Ici les choises marchent, mais moins vite que je souhete, pendant leté les services publiques sont en premier marche, les fonctineur sont la plus part en vacance, aujourdhui je suis chez emploi laurentides a un rendez-vous avec M. Richard Paradis, il mai dit que va partir en vacance et me recoi seulement en septembre, apres ma insistance il a changèe par le mois de aout, maintnant en portugais, estou na casa do pastor enquanto ele esta de ferias, comeco a trabalhar no sabado, a noite, o M Paradis me disse que meu CV esta muito bom, que eu devo continuar com o trabalho de reconhecimento de diploma, que leva cerca de 45 dias, mais agora os setores de RH das empresas estao em compasso de espera, por a cause de vacances dete,
Vou relatar varios aspectos curiosos :
Mercado- a comida e cara, mais e como se um dolar fosse um real, dois paes de forma, 675g cada, custa de 5 a 6 dolares, no walmart promocao 1,50 cada, Pao artesanal e de 2 dol para cima, a farinha custa 1,50 dolares o kg, leite e quase uma agua, quanto menos gordura, mais barato, o mais gorduroso 3,25por cento, custa cerca de 6 dolares 4 litros, 5,20 no walmart, o Marcos Santana compra uma garrafinha pequena para por no cafe, biscoito e caro, mas encontrei pacote de waffer a 0.79, o biscoito daqui deixa no chinelo qualquer biscoito do brasil, custa cerca de 1,50 200g, encontrei no dolarama 400 g por 1,99, falando em chinelo comprei chinelo no comptoir de centraide por0,25, parece havaiana, o casaco longo para homem, de couro, 15 d, o curto 10 dol, televisao antiga pequena 15 dol, bicicleta 45, torradeira, sanduicheira e cafeteira, novas no walmart a partir de 9 dol, as mais baratas, nao vi panetla de pressao, mais frigideira de aluminio nova 10dol, aqquela panela eletronica de cozinhar lentamente a partir de 20 dol, liqidificador 19 dol, ferro de passar 9 dolares, os vegetais sao mais caros que no brasil, mas nada de assustar, tendo um real como um dolar, aqui nao da para comer fora, e muito caro, um sousmarine custa 5 dol, um cafe no tim hurton 2 dol, ha uma casa de sanduiche que o hot dog e 1 dol, o hamburguer 2 dol, mas ainda nao esperimentei, os sucos sao baratos, 1,29 a garrafa de 1l, as garrafas maiores valem mais a pena, no wal mart eles dao o preco por grama na etiqueta da gondola, e um meio de ver o que e mais barato, o queijo e muito caro, comprei meio quilo para fazer sanduiche a 2,68 , 300 g de mortadela de frango a 1,47, mais foram super ofertas, o papel higienico e caro, mas comprando em fardo de 20 ou mais sai uns 0,35, o kilo do sabao em po em grande quantidade sai de 2 a 3 dol, os mais baratos, o refrigerante e barato, garrafa de 2 lt a 0,95 coca ou pepsi, a garrafa e depois vendida no mercado por 5 cent, todo mundo junta garrafa,
Moveis existem matelas de todo o preco, de 75 dol ate 500 dol, usado de 15 a 20 dol, mesas cadeiras etc, tem muito anuncio, 75 dol, 45 dol, etc, e questao de verificar a qualidade, o pastor me apresentou a um irmao que vende moveis usados de boa qualidade e que nao vao custar caro. Ele disse que nos devemos ganhar muita coisa, o canadense nao e orgulhoso como no brasil, se alguem poe algo na rua, os carroes param para pegar, a madame gervaise pegou varios eletrodomesticos para o neto que vai mudar, ela disse que se ele nao quiser, vai me dar, ela pegou um joga de cozinha de madeira e vai reformar, lixar e envernizar para o neto, ela cuida de um homen com problemas mentais, mais o governo paga tudo que ele consome, cerca de 20mil por ano.
Coriosidades da televisao- ha canais em frances e ingles, a televisao nao tem tanta nudez como no brasil, tem um canal de desenho mais adulto que passa series como os simpsons, os telefones de atendimento de clientes de empresas so falam ingles, o frances e muito diferente, eles falam muito rapido, muito argot, muito ingles, o sataque puxando para o ingles, quando eles comecam a conversar eu fico boiando, entendo uns 50 a 70 porcento, mas finge rir quando eles contam uma piada, o importante e estar no meio para assimilar o mais rapido possivel. Na televisao passou que no quebec a lei que impedia a margarina de ter a cor amarela como a manteiga foiderrubada, sera como no resto do canada, os produtores de manteiga estavam furiosos, vi o mesmo jornal em ingles e a jornalista falava em tom ironica a respeito do quebec querrer ser sempre diferente, rsss. Existe uma briga velada, agora so se fala no preco da essence, 1,39 dol o lt, o precos dos carros e baixo, ja vi carro novo, um Kia Rio, como um fox a 10 mil dol, o leasing, aluguel em 48 meses a uns 160 dolares sem juros (interese), carrro 2000 a 3,4,5 mil. Ha muito caro detonado, em frente as casas, mensmo em bairros ricos, muitos carros apodrecendo, muitos carros com a lataria com buracos de ferrugem rodando nas ruas, as pessoas deixam os carros debaixo da neve o inverno inteiro, o sal acaba com a carroceria.
Ha carros de todo tipo, americanos, sao espacosos mais bebem muito, os japonese e coreanos sao mais economicos, ha ingleses smarts e aqueles do mister bean, voks, e ate franceses daqueles antigos que nos vemos nos filmes, vi um voks que parece um golmais mais antigo, aqui tem muito golf, igual ao brasileiro, o rogerio tinha um,.
Outra noticia, trabalhadores temporarios mexicanos que vieram fazer a colheita, e que as esposas, que ficaram nomexico, tiveram filhos, os trabalhadores tem direito a um bonus de 10mil dolares, os canadenses estao furiosos, mais e a lei, se o trabalhador para a assurance tem direito, como no caso de acidente de automovel em qualquer parte do mundo o governo paga a vitima seja o canadense o culpado ou a vitima, o governo paga.
.aqui a internet e cara tambem, cerca de 35 a 50 dol, o pastor tem internet discada, nao estou reclamando, e mais lenta que em tanabi, custa 10 dol e ocupa a linha. Aqui tudo e separado, a internet, o telefone, o celular.
Tem a Bell, Roger, Tellus e outros, o cellular e barato ou gratis se voce pega um contrato de 3 anos, se nao o aparelho custa uns 150 dol o mais barato e os minutes sao mais caros, este aparelho que eu peguei custa 30 dol o mes, mais o aparelho e dado e vai ser compensado na fatura, tem 250 min mes, mas ligacoes locais liberadas apos 1900 ate 0600 sabado e domingos liberados, porem todo o srvico tem preco, para saber o numero de quem esta ligando, mais 5 dolares, caixa postal, 5 dol, etc. Para pegar ele foin uma dificuldade, tentei por internet varias vezes , mas quando ia terminar, sempre dava um problema, tive que ir nom walmart para fazer la, mas tudo correu bem.
Aqui ha o problema do credito, para tudo e preciso um cartao de credito canadense, mas ele so e dado apos que voce trabalha, para alugar uma casa eles exigem que voce tenha um emprego estavel, mas gracas a ajuda do pastor, no nosso caso isto ja esta resolvido. Para alugar, voce tem que ligar para o telefone, quando eles veem que e um estrangeio eles ciam dificuldade ou ate mesmo desligam.
o correio aqui e caro, mandei uma carta para a francisation, 1,30 dol, a encomenda para o brasil, o kilo em uma caixa de tamanho de uma caixa de sapato, 30 dol de aviao e leva seis a 10 jours ouvables, uteis, por navio, 30 a 45 dias e custa 13 dol,
Vi no walmart pratos a 1 dol cada, as casas aqui sao luxuosas como a de madame gervaise, muito bem cuidado, ou simples como a do pastor, os eletrodomesticos sao bem antigos, e so para ilustrar, a madame gervaise tem laveveseille, amulher do pastor lava como nos, com um pano e deixa escorrendo na pia, mais tem uma bandeija que lanca a agua dentro da pia. A madame gervaise ficou triste pore u sair de la, ela esta muito curiopsa em te conhecer,disse que vai te ensinar muita coisa, e tem uma amiga, mad Lise, de uns 50 anos que parece a tua amiga , madame gervaise disse que ela dorme ate meio dia, nao faz qualquer exercicio e so fala em doenca,
Quanta ao apartamento, e um 4 e meio localizado na rue saint ignace, no Segundo andar, mais os donos sao um casal novo, o pastor me levou na rua , perguntou a um senhor se havia algum apartamento para alugar, mas a dona, madame isabele ouviu a conversa e nos chamou, quando opastor disse que era para um casal com 3 criancas ela disse que nao era possivel, que queria silencio, mnas mesmo assim mostrou o apart, pra mim e um pouco feio, mas o pastor falou que para nos sera o ideal, proximo ao centro, perto do comercio, com armarios , salvo um quarto, porem a rua e calme e sem transito, tem vizinhos simpaticos e quebecoises, levamos a esposa do pastor para dar uma olhada ela gostou,pois e uma construcao antiga mas solida, ela so estranhou o nervosismo da dona, ela emuito dramatica, tem so uma filha de 5 anos, mas e superprotetora, mas mesmo assim ja guardou uma mesa antiga para nos. Nos voltamos no outro dia, ela ja estava mais acessivel, ja disse que estava vendo com sua mae material para as criancas, bem como roupas, voltamos um terceiro dia ela propos de fazer um bail mensal, o mesmo que a esposa do pastor tinha pensado antes, para verificar se nos e ela ficaremoa satisfeitos, o pastor esplicou que e dificil um locador se preocupar com o bem estar do locatario e disse que nos nao temos nada a perder, os outros apartamentos sao maiores, mas a vizinhanca e escola nao sao tao boas, devo falar com madame Isabella amanha para propor que eu faca a reforma, ela ofereceu mesmo um emprego para mim, kakaka,.
Para ir a Montreal tem o onibus 4 dol ate o metro montmorencymais 2,75 dol, è ir ate la custa 12,75 avulso, so fui 3 veses ate agora, sendo que uma vez peguei carona com o filho de madame gervaise, Gino, ele trabalha em Alberta, me disse que ganha 3mil dolares por semana, foi por isso que foi para la, mas nao tem lugar melhor que o Quebec para viver, em Alberta, as pessoas so se importam com dinheiro, me mostrou o Mercado de montreal, parece o Mercado da cantareira, voce encontra tudo de todo mundo, fui na rua Ontario mas nao encontrei o bar mexicano com as ofertas de emprego, estava com fome, pedi uma poutine grande veio quase um quilo e meio de fritas com molho e muito queijo derretido, foi um esforco para comer tudo.
O metro aqui roda sobre pneus,da pra acreditar.
No aviao vim conversando com uma brasileiraque veio a turismo, nao e que eu encontro ela justo no metro, da para acreditar. Ela falou que ja esta pensando em emigrar apos conhecer o Quebec e olha que ela ja viajou o mundo inteiro.
, para nao ficar deprimido, hoje comprei uma barra de meio kilo de chocolate belga, sou chique,viu….custou 4 dol, tem coisa melhor para me levantar o astral que chocolate, acho que perdi uns bons quilso, a comida e muito diferente, foi uma delicia quando eu comi um pouco de feijao com arroz na casa do marcos, o cafe nao tem gosto, mas a gente se acpostuma, aos poucos vai descobrindo as coisas.
Aqui e muito limpo, tem muitas atividades,muita gente fazendo esporte, um problema que eu vi en montreal nestes dias de festival de jaz e 400 anos, foi que ha muitos jovens drogados e bebados, o marcos me disse que o problema e nas escolas, ja sao jerome parece um pouco mais tranquila. Os canadenses estao indo em massa en vacance para os eua, aproveitando o dolar baixo, nao se ve muito americano por aqui, para eles esta caro aqui, mesmo o preco da gasolina e mais alto
Robson. -
14 de julho de 2008 às 21:50 #30378Carlos_SantosParticipante
merci Pessoa
-
1 de dezembro de 2008 às 15:56 #32954mksfParticipante
Valeeeeuuu Pessoa!
Nota 10 o relato!
boa sorte ae!
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.