Por favor me orientem. Há alguma exceção?

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Requisitos Por favor me orientem. Há alguma exceção?

Visualizando 9 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5439
      juedemattos
      Participante

      Olá pessoal, boa noite! Meu nome é Juliana e tenho 28 anos e meu marido André tem 35 anos. Estamos envolvidos nesse projeto de imigração há 3 anos, mas até agora não conseguimos dar a  entrada no processo. Vou explicar para vocês o que aconteceu e queria opiniões do que pode ser feito nesse caso. Desde que ficamos sabendo desse processo, nós fizemos o teste on line e passamos com Francês intermediário (teste feito nos novos parâmetros) e zerado no Inglês. Eu já faço o Francês há um bom tempo com professor particular, e posso dizer que estou a caminho do intermediário avançado, mas o meu marido até hoje não conseguiu começar por que ele tem 2 empregos e trabalha até 18 horas por dia. E se calcularmos, veremos que o pouco tempo que sobra dá somente para comer e dormir. Aos finais de semana ele tbm trabalha algo em torno de 12 horas e o pouco que sobra é para descansar e resolver as pendências da semana. Como temos um apartamento que será vendido tão logo passemos no processo, mais as verbas rescisórias e mais o que temos em mãos, conseguiríamos viver mais de 2 anos sem trabalhar. É claro que não ficaremos esse tempo fora do mercado de trabalho, mas esse tempo seria utilizado pelo meu marido para fazer um curso pago, um curso do governo e eu, como meu Francês fluente, ficaria responsável por colocar filhos na escola, tirar documentos, alugar um apto e etc. Não posso ser a solicitante principal, por que não tenho universidade, apenas o nível técnico. Escrevi essa semana para o Escritório de imigração, colocando minha situação, expondo a minha dificuldade. Não sei se eles estiveram de recesso essa semana, mas ainda não responderam e estou muito ansiosa e com esperança que me respondam essa semana. Meu marido não poder sair desses empregos agora, mas tem planos para depois do CSQ, sair de pelo menos um deles e estudar Francês, para não chegar tão zerado no Québec.
      É claro que tem mais detalhes, mas não quero encher a paciência de vocês.
      Queria saber o que vocês acham? Existe alguma exceção? Vocês conhecem algum caso semelhante? Conhecem alguém a quem devo me reportar? Li recentemente um caso do Casal Patrick e Valéria, mas pelo que entendi eles estudaram pouco, não sei por que motivo.
      Desejo um ano novo cheio de realizações e saúde.
      Aguardo respostas e sugestões. Beijos Ju.

    • #24257
      pablo111
      Participante

      Oi Juliana,

      O Francês é muito importante na entrevista da etapa do Québec. Acho que talvez seja importante ele conseguir um tempinho para estudar pelo menos o básico para passar na entrevista. Fiz a entrevista da primeira etapa no mesmo dia que uma amiga. O nível de francês dela era um pouco mais baixo do que o meu e ela não passou. O que aconteceu no caso: emitiram um CSQ com uma observação para que em seis meses ela enviasse um documento mostrando que o nível dela estava melhor (no caso um diploma da Aliança Francesa comprovando nível CB3 ou Intermediário 1). Isso tudo foi em 2005 e sei que a partir de 2006 eles estão pegando um pouco mais no pé com relação ao francês.
      Acho que o ideal é arrumar um tempinho e dar uma estudada básica. Existem vários cursos orais na internet que dão uma pequena ajuda. Vale gravar um cd e ir escutando no carro no caminho para o trabalho, etc…

      Já vi a decepção da minha amiga uma vez, então acho que vale mesmo estudar pra não correr o risco de ir tudo por água abaixo.

    • #24258
      carol.
      Participante

      Olá Juliana,
      Infelizmente não tem jeito, se ele tem que ser o requerente principal, tem que falar francês. A final de contas a entrevista vai ser toda em francês e ele vai ser o foco. Lembrem-se que após 35 anos as coisas ficam bem mais difíceis, vocês teriam que se apressar e avaliar bem o que é mais importante e começar a investir nisso.
      Abraços
      Carol

    • #24259
      Carlos_Santos
      Participante

      Mesmo você tendo o nível técnico, você pode ser a requerente principal!

      refaça o seu teste online e coloque VOCÊ como requerente principal e veja as suas chances: é o unico meio além do que os demais colegas ja falaram!

      Quanto ao escritório de Buenos Aires, sugiro não esperar uma resposta diferente das formais, aonde eles te mandam para o teste online ver suas chances!

      Nunca ouvi dizer que alguém recebeu uma resposta pessoal neste tipo de questão. Estou errado fórum?

      Abraços e boa sorte no seu processo!

    • #24313
      Malaman
      Participante

      Salut !

      Juliana, acredito que o sucesso de um projeto é uma questão de objetivo e foco. A minha opinião sobre isto é que vocês tem o objetivo de imigrar, mas não estão completamente focados nele, pois o estudo do Francês é indispensável, acho que isso é unânime para todos aqui.

      Eu sou consultor de marketing autônomo e atendia o ano passado 2 empresas que me consumiam totalmente meu tempo durante a semana. Por este motivo só conseguia estudar Francês na Aliança aos sábados, mas por outro lado consegui me capitalizar o suficiente para ter uma tranqüilidade financeira de passar um bom tempo no Québec sem emprego, apenas estudando Francês e fazendo cursos de especialização na minha área.

      Este ano pretendo entrar com a documentação, e para isso sei que preciso estudar muito mais Francês, e portanto decidi em ficar com apenas 1 cliente.

      Meu raciocínio foi o seguinte: Se já tenho dinheiro suficiente para o meu objetivo e o que me falta agora é apenas o estudo da língua, não pensei duas vezes e entrei de cabeça no Francês (irei investir em aulas particulares além das aulas da Aliança Francesa). Minha receita caiu 40% em relação ao ano passado, também reduzi meu padrão de vida, mas estou contente pois estou focado em fazer aquilo que julgo que é mais importante, pois estou focado no objetivo da minha vida neste momento.

      Pense também no seguinte: Quanto mais você estudar Francês aqui, provavelmente menos tempo desempregados ficarão no Québec. Eu disse provavelmente.  

      Minha sugestão:

      Façam contas, analisem todos os pontos, façam um planejamento e tenham foco nos objetivos que desejam !

      Bonne Chance !

    • #24315
      AleBHZ
      Participante

      Concordo com o que os demais colegas disseram.
      Vale a pena, alias, é imprescindivel que todos os candidatos estudem frances antes de vir para ca.
      Se a gente que estudou bastante antes de vir ja tem dificuldade, imagine quem nao tem nocao nenhuma?
      Chegar aqui sem falar nem entender nada seria terrivel, assim como chegar no Japao, China, algum pais Arabe, etc. Seria de enlouquecer…
      E nao somente estudar para passar na entrevista… O idioma frances nao é um trampolim para o Québec, mas uma ferramenta que sera utilizada pro resto da vida aqui.
      Quando a gente quer muito alguma coisa, a gente corre atras e faz o impossivel para conseguir.
      Nao é facil, nunca foi e nunca sera…
      Mas se vcs têm mesmo interesse no Québec, arrumem um horario para o estudo do frances (no caso do marido), nem que seja comecando auto-didata (como eu fiz, pela internet), partindo depois para uma escola ou prof. particular.
      Nao desistam do sonho.
      Batalhem, porque sera uma grande mudanca, mas que com o tempo sera recompensada!

      Abracos e boa sorte,

      Alê

    • #24371
      fabio75
      Participante

      E digo mais… dependendo da área em que trabalham, a falta do inglês poderá dificultar bastante a conquista de um bom emprego.

    • #24373
      viniciusmarc
      Participante

      Ola Juliana,

      Eu fui, o rerquerente principal, como tecnologo, e não tive problemas

    • #24375
      svdesouza
      Participante

      Olá Juliana,

      Sendo mais realista, mesmo vc sendo o requernte principal, seu marido terá que apresentar um nível bom de Francês, pois vc não terá uma pontuação máxima no quesito ( qualificação acadêmica e idade ).
      Se o cônjuge for qualificado, e isso inclui a lingua francesa, ele será de grande ajuda para se conseguir a pontuação necessária, mas se não for, ele será um peso, pois a pontuação requerida do casal é maior.
      Na minha modesta opinião, é imprescindível um bom nível de francês do casal.

      Sérgio

    • #24393
      RickSimon
      Participante

      Juliana,

      No nosso caso eu também não tenho nível superior completo, sou técnico em Marketing e como meu Francês está um pouco melhor fiquei como requerente principal.

      Entretanto como já foi dito aqui no fórum é importante sim, mesmo não sendo o requerente principal, o seu marido estudar Francês pois soma pontos à favor na entrevista.

      Um casal amigo nosso, que recentemente foi aprovado na etrevista, estava numa situação similar, o marido fala menos Francês do que a esposa, mas conseguiu se sair bem na entrevista, isso faz a diferença.

      Então vocês terão que arrumar um tempinho para ele estudar o Francês se quiserem realmente imigrar, ok?

      Um grande abraço e até breve.

Visualizando 9 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.