CSQ – Tambem consegui o meu !

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Entrevista CSQ – Tambem consegui o meu !

Visualizando 37 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5077
      FabioSCS
      Participante

      Oi pessoal,

      Também consegui o CSQ, nesse 14 de agosto.
      Minha entrevista também foi com o Carl Teixeira.
      Segue o relato :
      Minha entrevista começou exatamente no horário marcado. Estou fazendo o processo sozinho.
      Como muitos disseram aqui, ele realmente fala bem rápido. Mas, apesar disso, e de meu frances não ser lá muito bom, consegui compreender uns 80% do que ele disse na entrevista.
      Porem, logo no começo, ele me fez uma pergunta, que não consegui compreender (Acho que porque estava nervoso),  e pedi para ele repetir 2 vezes, e mesmo assim não consegui compreender. Aí achei a entrevista ia pra outro lado, porque ele começou a me alertar que eu deveria estar com um francês intermediario, e disse que isso estava bem claro na documentação de Quebec, e etc… Pedi desculpas, falei que estava estudando francês a apenas 1 ano, que tinha apenas 150hs, e etc… Então ele fez a pergunta em portugues, e daí respondi em frances,  e começou a fase da conferência de documentos. Continuamos a falar em frances. Ele fazia pequenas perguntas simples, e conseguia entender e responder numa boa.
      Daí veio a parte do trabalho. Disse que tinha trabalhado um pequeno periodo (Cerca de 1,5 anos) como pessoa juridica, que tinha uma empresa, mas ela já estava fechada. Dai ele pediu comprovantes de pagamento de impostos (Como outros relatos também haviam dito). Comecei a procurar na minha pasta, porem, logo ele percebeu que, no total, tinha mais de 5 anos de registro na carteira de trabalho nos ultimos 7 anos, aí ele disse que não era mais necessário eu mostrar a documentação.
      Do trabalho ele só viu minha carteira, não pediu mais outros tipos de comprovante, como holerite, extrato do FGTS, IR, nada disso.
      Depois ele me fez uma pergunta em ingles sobre qual tipo de emprego eu iria procurar em Quebec. Respondi rapidamente (Em ingles eu tenho uma boa fluencia) e depois voltamos para o frances. Em seguida, perguntou se já tinha pesquisado o mercado de trabalho em Quebec, e Mostrei algumas pesquisas que fiz no Joboom e no Monster.
      Depois ele pediu para assinar um termo que eu estou ciente que não posso exercer a profissão de engenheiro em Quebec sem passar pelo exame da ordem de lá. (Eu me formei em engenharia, mas trabalho a 7 anos como analista de sistemas). Ele disse que seria necessário assinar o termo, mesmo que não tenha intenção de exercer essa profissão lã em Quebec. Nessa hora, deu branco, e não sabia como se escrevia Engenheiro em Frances. Perguntei a ele, e ele me escreveu num papel. hehehe ! Que saia justa !
      Depois ele pediu para ver o contrato de capacidade financeira. Olhou, viu o valor, e disse que estava bom, mas não pediu nenhuma compravação que eu tivesse essa valor aqui.
      Em seguida, disse que a entrevista formal estava terminada, e pediu para que esperasse ele fazer a analise do meu perfil para saber se eu estaria ou não aprovado.
      Daí, depois de alguns instantes, antes de dar a resposta, ele começou a passar um sermão, falando que eu tenho um bom perfil, mas meu frances deixa a desejar, e que não conseguiria um emprego com esse nivel de frances que apresentei, e etc… Mas, que mesmo assim eu fui aprovado, por pouco.
      Nossa ! Daí fiquei aliviado !
      Aí ele imprimiu o CSQ, e começou a explicar quais os proximos passos no processo federal. E a dar conselhos que os outros relatos falam, falou sobre fazer um seguro saude privado para os 3 primeiros meses que for passar lá, e pra continuar estudando frances e também quais os primeiros passos quando chegar a Quebec.
      No total, a entrevista durou pouco menos de meia hora, bem rápido.

      O que percebi é que o entrevistador realmente não é tão simpatico como outros que já fizeram entrevistas aqui (como pude ler em alguns relatos), mas é uma pessoa justa, uma pessoa direta, que veio só pra fazer o seu trabalho. Ele não veio pra reprovar ninguem.
      Outra coisa é verdade, essa entrevista é muito mais focada na verificação de documentos. Eu fiz 150hs de frances, mas tenho muita dificuldade pra falar corretamente a lingua, e mesmo assim fui aprovado nessa fase. Então, quanto a isso, fiquem tranquilos.
      Bom, pra quem ainda vai fazer, meu conselho é trazer toda a sua documentação direitinho, e estar preparado para responder perguntas sobre ela e alguma coisa sobre trabalho.

      É isso aí ! Nunca tinha escrito nada aqui no forum, mas agradeço a todos, pois essa comunidade tem me ajudado muito no processo.
      Voltarei a escrever quando tiver outros detalhes que possam ser uteis.
      Boa sorte a todos, e rumo ao processo federal !

      Fabio

    • #19621
      viniciusmarc
      Participante

      Fabio,
      Parabens, e obrigado por seu relato

      Marcus

    • #19623
      lfantoniosi
      Participante

      Parabens Fabio,

      Como diria a Penelope: A fila tem que andar!

    • #19626
      danielcasas
      Participante

      É isso aí, Fábio! Passei também pela entrevista com o Carl Teixeira e você o definiu muito bem! Ele não é de forma alguma antipático, nem acho justo chamá-lo de “carrasco”. Simplesmente não fica se abrindo em sorrisos o tempo todo, o que acho normal, se formos analisar a responsabilidade de sua função. Ainda assim ele brincou comigo e foi muito simpático ao final da entrevista quando fiquei perguntando sobre seu sobrenome e suas origens. Achei-o muito justo em minha entrevista, em sua análise e em suas observações a meu respeito, assim como fez com você. Quem vier a fazer a entrevista por agora e estiver com tudo certo, sabendo mostrar e comprovar tudo o que preparou para o dia, vai conseguir o CSQ, pois ele não está aqui para ficar reprovando ninguém. Também, achei ótimo o fato de ele ser direto. Em várias vezes, quando eu começava a falar demais, ele me dizia que já tinha se dado por satisfeito com a resposta, tal fato fez minha entrevista durar somente 28 minutos! O que me deixou muito satisfeito, pois quanto mais rápido melhor, não é? PORTANTO NÃO SE ASSUSTEM, O CARA É SÉRIO, MAS JUSTO!

      Ah, e parabéns pelo CSQ!

      Daniel

    • #19627
      apgois
      Participante

      Fábio,

      Parabéns  :clap2:

      E boa sorte na parte federal. Qualquer novidade não deixe de postar aqui no forum.

      Abços

      Ana e Eliseu

    • #19629
      mariangela
      Participante

      Aí Fábio

      Valeu, teu relato está ótimo.
      Parabéns  :clap2:

      ariangela

    • #19631
      Carlos_Santos
      Participante

      Seja Bem vindo à CBQ e PARABéns pelo CSQ!

      boa sorte nas próximas etapas!   :wink:

    • #19634
      Tromons
      Participante

      É isso aí Fábio…!
      Parabéns e obrigado pelo depoimento!
      Eu farei minha entrevista nesta sexta-feira e p falar a verdade, estou meio apreensivo….!
      Não sei se reviso o passé composé, o imperfeito, tento ensaiar em casa um vocabulário sobre minhas experiências profissionais, minha viagem à Árica e França, sabe? Eu estou meio noiado…. mas seu depoimento já me ajudou a ficar mais calmo….
      Depois da minha entrevista, vou vir correndo p cá e dar meu testemunho também…..seja ele positivo ou negativo….!

      Valeu fera e parabéns!!!

    • #19635
      fabiana
      Participante

      Fabio: Parabens pelo CSQ! Boa sorte na parte federal!

      Tromos: Tente manter a calma na hora da entrevista, vou torcer por vc. Boa sorte!!!!

      Abraços,
      Fabiana

    • #19636
      Daniele
      Participante

      Parabéns Fábio e MUITO obrigada pelo seu relato!!

      A minha entrevista será na próxima sexta-feira e não penso em outra coisa.  Qdo penso no momento, já começa a me dar aquela típica dor de barriga do nervosismo.  :cry2:

      Abraços, Daniele.

    • #19640
      Hanton
      Participante

      Parabéns Fábio,

      Obrigado pelo seu relato, acho que seu relato e o reforço do DanielCasas foram fundamentais para acalmar os ânimos daqueles que farão entrevista a seguir, parabéns mais uma vez :clap2:

      Boa Sorte na segunda etapa,

      Hamilton e Dani

    • #19641
      akcastro
      Participante

      Parabéns Fábio !  :clap: Boa sorte na etapa federal !
      Eu mandei uma mensagem privada pra vc.

      Tromos e Daniele boa sorte na entrevista !

    • #19642
      AleBHZ
      Participante

      Parabéns pelo sucesso Fábio!

      Que venha a parte federal.

      Tromons,

      boa sorte na ewntrevista!!!

      Abraços,

      Alê

    • #19645
      Diogo
      Participante

      beleza fábio…

      parabéns, e bem vindo à comunidade… rsrsrs  já que só agora te apresentastes…

      e já chegou como um CSQuois!!! auhauahauauauaaua  bem credenciado…

      boa sorte na sequência…

      db

    • #19646
      Godo
      Participante

      Fábio, meus parabéns pelo CSQ e sucesso durante todo o processo.

      Godo.

    • #19649
      Felipewise
      Participante

      Ei Fábio!!
      Parabéns pelo CSQ!!
      Obrigado pelo relato!!

      Tromons e Daniela, bonne chance!

      Abs.,
      Felipe

    • #19650
      LucasLacerda
      Participante

      Oi pessoal,

      Primeiramente, parabéns a todos que já conseguiram o CSQ.
      Fiz minha entrevista na última sexta-feira, dia 10 de agosto. Bom, eu nunca postei nada aqui na comunidade, mas me sinto na obrigação de fazê-lo por causa das impressões sobre o M. Carl Teixeira. Minha entrevista foi exatamente às 11:00. Ele me pediu, de acordo com o dossie, todos os documentos já conhecidos.

      Ele realmente pede o imposto de renda e carteira de trabalho. Como não tenho carteira de trabalho, ele aceitou um contrato de estágio. Sobre o imposto de renda, eu apresentei uma certidão negativa de imposto. Para quem não sabe onde encontrar é só entrar em http://www.pgfn.fazenda.gov.br, clicar em serviços, certidão conjunta, pessoa física ou jurídica e dar o CPF. Essa declaração foi satisfatória.

      Ele também fez a famosa pergunta em inglês: por que se mudar para o Quebec? E eu respondi em inglês (meio mal falado) que eu gostaria muito de trabalhar na minha área. Não falei de qualidade de vida, nem de segurança. A imigração do Quebec quer pessoas para trabalhar e, portanto, ela espera de todos nós que queiramos trabalhar. Daí falei que havia um instituto em Montréal que cuidava das questões da minha profissão e que ela estava em pleno desenvolvimento no Quebec. Duas coisas me ajudaram muito nessa hora. A primeira é o fato da minha profissão ser de demanda. Eu sou Designer e no Canadá o design não é regulamentado, portanto, será mais fácil conseguir um emprego. Não precisarei validar diploma. A segunda foi uma viagem que fiz a Montreal, em março desse ano. Conheci bastante coisa sobre a cidade e o mercado de trabalho. A verdade é que Carl Teixeira já conhecia todos os programas dos quais falei e me disse que eu não teria muitos problemas com emprego.

      Ele perguntou se eu tinha portifólio. Entreguei a ele meus trabalhos e ele olhou rapidamente a maioria e deu atenção a outros que o interessavam mais. Fez algumas correções no francês escrito no portifólio e eu agradeci, é claro. Daí o clima ficou um pouco mais descontraído. Nesse momento, ele disse que toda a minha documentação e pesquisa eram satisfatórias e que provavelmente eu já estava aprovado. Disse que eu sou francófono, com nível intermediário autônomo, ou seja, não tenho problemas em me comunicar. Antes de fazer o cálculo das pontuações ele me pediu o contrato de autonomia financeira.
      Disse que as minha intenções eram boas, que eu tinha um objetivo claro e tudo mais. Alívio! Ele começou a imprimir o CSQ e me passou instruções sobre a próxima etapa. Nesse momento eu já não prestava mais atenção. Só queria ir embora.

      Pessoal, fiquem tranqüilos! Carl Teixeira não assusta. Ele só é bastante sério e direto, objetivo. A entrevista é tranqüila e rápida. Eles não querem desclassificar ninguém, pelo contrário. A entrevista serve simplesmente para conferir a documentação enviada e saber a intenção real do candidato.

      Espero ter contribuído.
      Abraço a todos e sucesso no processo!

      Lucas
      lucaslacerda@terra.com.br

    • #19654
      55021
      Participante

      Nossa! parabéns primeiramente!
      A minha é na quarta que vem! estamos super nervosos e rezando muito, todos os docs estão na mão! tudo certo, só falta completar nossa documentação com o CSQ rs!
      Deus nos ajude!
      Abraço

    • #19659
      julianomga
      Participante

      oi Fabio parabens pelo CSQ e obrigado pelo relato,
      continua estudando frances para chegar no quebec falando bem

      abraços

      Juliano

    • #19660
      Marcus
      Participante

      Fábio e Lucas, parabéns pela conquista!!! E bem-vindos à comunidade!!!

      Boa sorte na etapa federal!

      Tromos e Daniele, fiquem tranqüilos! Vai dar tudo certo!

      Abração!!!

      Marcão.

    • #19663
      AleBHZ
      Participante

      Parabéns Lucas!

      Boa sorte no restante do processo…

      Abraços,

      Alê

    • #19669
      jqline
      Participante

      Oi pessoal

      primeiramente: PARABÉNS Fábio!!

      E a coisa mais legal EU TAMBÉM PASSEI. Minha entrevista foi dia 14 (ontem), será que nos vimos por lá? hah

      Eu nunca tinha escrito aqui no fórum, mas agora que eu relaxei resolvi escrever e contar um pouco da minha entrevista, como forma de retribuir já que os relatos de vocês me ajudaram muito.

      Concordo com o Fábio, também fui entrevistada pelo Carl Teixeira, e ele não é muito amistoso.  Mas, muito direto mesmo… eu cheguei na sala ele já pediu o passaporte de cara para comparar com a “demanda”  enviada a Buenos Aires e pediu o e-mail de com a confirmação da entrevista (o mesmo que a Valéria Godoy mandou) para anotar os números dos documentos.

      Ele foi tão direto que dizia “agora vamos falar dos seus estudos, por favor seus diplomas”, eu entregava ele conferia, anotava alguma coisa no computador devolvia e pedia outro doc em seguida…. tudo muito muito rápido. Aí ele fez uma cara de dúvida e disse “vamos testar seu inglês”, achei q ele estava duvidando que eu soubesse…. me perguntou com o que exatamente eu trabalhava (sou administradora, trabalho numa multinacional), mal comecei a falr ele me cortou e disse “agora continue em francês”  (malvado, é difícil trocar de idioma no meio de uma explicação numa situação de pressão dessas). Conferiu todos os documentos…. na verdade percebi que ele se dividiu assim : doc mais importantes de estudo, comprovação de trabalho (só me pediu a carteira de trabalho para checar), testou o inglês e por último me pediu para em uma frase dizer pq escolhi ir ao Canadá e ao Québec (isso para testar o francês) e comparou com os certificados de horas de estudo do idioma.

      [fade]Trommos[/fade] vc disse q está preocupado com o passado em francês, mas nem fique…. ele quer saber se vc sabe se expressar, errinhos desses nem contam…. eu falei um negócio beeemm errado e ele sorriu e me corrigiu.

      E só! Nem 20 minutos! Demorou mais para imprimir o CSQ do q a entrevista.

      O que eu notei: francês do Québec é beeeemmm diferente do francês da França quanto ao sotaque, demora uns segundos até que a gente se acostume (exemplo: não falam bien (biã), mas biEIn (isso mesmo EI). O Carl Teixeira testa mesmo o francês falado, se ele vê que vc fala um pouquinho melhor no começo ele acelera no final. Detalhe que ele fala bem baixo, e acho q o Fábio disse que pode não ter entendido bem pq estar nervoso, mas o rapaz lá fala baixo mesmo.

      Dicas: levem tudo organizado e fácil de achar, evitem colocar em plásticos individuais, fiz isso e só atrapalhou pq tem que ficar tirando. Levem carteira de trabalho, e-mail com o número do dossier e imprimir algumas ofertas de trabalho (ele me pediu se eu fiz uma pesquisa, ainda bem que eu tinha).

      No final ele me deu umas dicas como daquelas de pai que parece um sermão (mais ameno), ele disse que o mercado canadense é tão difícil ou agressivo quanto o brasileiro ou qualquer outro do mundo, e para quem não nasceu lá pode ser pior. Quem quer ir mesmo, deve ser flexível e ter mais disposição e ânimo, para começar devagar e estar sempre atento para melhorar e entender as diferenças (são nelas que a gente evolui).

      Falou sobre as próximas etapas e foi isso.

      Estou muito feliz, e queria compartilhar com todos!

      Muito obrigado pelos relatos anteriores   :D

      qq dúvida, me escrevam

    • #19673
      55021
      Participante

      Maravailha Jqline! Adorei seu relato, principalmente quando chamou ele de malvado! ri muito!
      Agora minhas dores de barriga são mais constantes! dia 22 está chegando! rs! Abraço

    • #19676
      apgois
      Participante

      Parabéns a todos os conquistadores do CSQ!!

      :clap2:

      55021

      Te desejamos muuuuuita sorte e estamos torcendo para que tudo dê certo. Confie em vc mesmo e leve todos os documentos bem organizados. Com certeza dará tudo certo.

      Abços

      Ana e Eliseu

    • #19678
      akcastro
      Participante

      55021

      Te desejo boa sorte. Fique tranquilo e leve tudo organizado, assim tudo vai dar certo.

      abraço,

      Karol

    • #19679
      julianomga
      Participante

      Parabens Jqline pela aprovação e tbem gostei do seu relato.

      Lucas, parabens a vc tbem, e obrigado pela indicação do link para retirar a certidao negativa  junto a receita federal

      55021, estamos parecidos hein, tbem estou ancioso nos ultimos dias, minha entrevista é dia 28, boa sorte para vc
      e vamos tentar relaxar né

      abraços

      Juliano

    • #19681
      AleBHZ
      Participante

      Diogo,

      Adorei o CSQuois… rsrsrs

      Abraços,

      Alê

    • #19683
      Tromons
      Participante

      Jakeline, obrigado mesmo pelas dicas…..!
      A minha é amanhã, as 14:30hs……! Depois, venho o mais breve possível vir aki contar p vcs!!
      :))

    • #19686
      FabioSCS
      Participante

      É isso aê !
      Parece que tá chovendo CSQ aqui em SP.
      Parabens aos que conseguiram ! Boa sorte para os proximos que vão ser entrevistados, E obrigado pela força !
      Vamos ter muitos brasileiros novos ano que vem em Quebec

      Jaqueline,
      Não sei se a gente se viu, pra falar a verdade estava tão ancioso que nem prestei atenção em ninguem no saguão do hotel. rsss.

      Abraços !

    • #19690
      55021
      Participante

      Valeu pelo apoio a todos e espero colocar um feliz comentário sobre nossa entrevista aqui para todos compartilharmos e preparar a galera que irá fazer a entrevista!

      Tromons

      boa sorte amanhã! estamos rezando por todos nós!
      Abraço

    • #19691
      55021
      Participante

      Valeu pelo apoio a todos e espero colocar um feliz comentário sobre nossa entrevista aqui para todos compartilharmos e preparar a galera que irá fazer a entrevista!

      Tromons

      boa sorte amanhã! estamos rezando por todos nós!
      Abraço

    • #19693
      otto
      Participante

      Parabéns a todos…. Paciência na parte Federal agora….

      Otto.

    • #19700
      Marcus
      Participante

      Jqline, parabéns!!! Felicidades e sucesso na parte federal!!!

      Tromos, Daniele e 55021, fique tranqüilo! Vai dar tudo certo!

      Abração a todos!!!

      Marcão.

    • #19701
      jqline
      Participante

      Trommons e 55021… (e demais que como eu não comentaram nada antes da entrevista)

      BOA SORTE!!! Vai dar tudo certo vamos nos encontrar em breve em Québec tentando entender o sotaque…. ainda não me conformei com o biEIN! heheh

      contem-nos como foi, beleza??

      Até mais

    • #19719
      RafaCalango
      Participante

      hahahahahaha…  :lol2:

      biEIN é foda, mesmo…

      félicitations à tous ceux qui ont réussi!!!  :up:  :beer2:

      vamo que vamo!

      rafael e tininha

    • #19725
      rguareschi
      Participante

      Pessoal, fiz a entrevista no dia 16/08 (quinta-feira). Cheguei no hotel às 10:10, me apresentei na recepção e fui informado para me anunciar 5 minutos antes. Feito isto, subi para o 15º andar. Chegando lá o Monsieur Carl Teixeira veio me receber. Pessoal, entrei as 11:00 na sala e sai as 11:25, isso mesmo, 25 minutos de entrevista, não sei se ele tinha algum outro compromisso ou o que, mas foi muito rápido, rsrs.

      Verificou minha carteira de trabalho, perguntou onde trabalhava e o que fazia, qual o ramo da empresa onde trabalhava.
      Não perguntou nada, isso mesmo NADA!!! sobre o porque escolhi o Québec, ou Montréal. Simplesmente fez a conferência dos documentos e ao imprimir o bendito CSQ.. a impressora não imprimiu.. travava, então ele me olhou e disse, bom já que você trabalha com informática poderia tentar arrumar, rsrs.. dei risada e tentei, mas não teve jeito.. aquela &%^& de impressora CANON não teve jeito de imprimir. Enfim, ele me olhou, levantou os braços e disse em francês é claro: “Mais vous êtes accepté!!!” naquela hora não sabia se eu dava risada ou chorava, pois o momento foi emocionando com uma cena engraçada.. rsrs

      Enfim, organizei meus documentos enquanto ele conferia meu endereço e me informava que estaria enviando por correio o CSQ.
      Nessa hora falou mais algumas coisas, mas só vinha em minha cabeça “Merci beaucoup!, Merci!!!, Oui!!!

      Enfim, sai anestesiado.

      Alguns pontos que acho importante ressaltar:
      – M. Carl Teixeira é muito profissional, espera que todos os documentos estejam 100%.
      – Confere minusciosamente os documentos apresentados e faz muitas, muitas anotações em seu Laptop.
      – É todo um conjunto, mas creio que o francês vale muito. Como eles partem do princípio da credibilidade, informei que meu Francês era intermediário, durante o bate papo, ele provavelmente conferiu isso, sendo que me classificou como Fluente.
      – E realmente, posso ser um caso a parte mas não precisei responder nada sobre o Québec, ou Canadá ou Montréal ou minhas escolhas, por incrivel que pareça.
      – Uma dica, aquele hotel é muito requisitado, e é normal encontrar pessoas conversando em outra língua, o que no meu caso, enquanto estava no lobby, chegou uns 15 americanos, e não paravam de tagarelar.. gente, tive que começar a ler algo em francês para chamar a atenção do tico e teco, rsrsrs.
      – E por ultimo, se você declarou tudo corretamente e todos os dados são verdadeiros, além de ter informado sinceramente seu nível de francês, vá com calma, eles não estão lá para reprovar ninguém!!!
      Grande abraço a todos, muito sucesso nessa caminhada e agora vou para a 2º e mais demorada parte.

      A bientôt!!!

    • #19730
      AleBHZ
      Participante

      Parabéns pela entrevista Rodrigo!!!

      Seja bem vindo à parte federal!!! Pegue uma cadeira e sente-se conosco… rsrsrs

      Abraços,

      Alê

    • #19731
      Diogo
      Participante

      @AleBHZ”;p=”12495 wrote:

      Diogo,

      Adorei o CSQuois… rsrsrs

      Alê

      acho até que podemos sugerir aos web developers de incluir este termo no perfil de cada participante…
      quem tem o CSQ, ou seja, é um CSQois ou uma CSQuoise, seta ali…   rsrs

      parabéns a todos novos CSQoises!!!

      um dia eu chego lá… rs
      tá mais perto do que nunca
      db

Visualizando 37 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.