Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Profissões e Mercado de Trabalho › Ciências Exatas e de Tecnologia › Técnico / Engenheiro de Controle e Automação › Re: Re: T
Bem, sobre o processo de registro na OIQ, sugiro o próprio site da Ordem (http://www.oiq.qc.ca) e também o tópico sobre o tema (http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/33/389.html).
Eu acabei de me tornar ing. jr e posso explicá-los um pouco melhor o processo. Peço apenas que as dúvidas sejam postadas no tópico que eu mencionei (e onde day_turismo havia postado a mesma dúvida em maio/2011) acima para não bagunçar o forum…
Quanto ao reconhecimento de disciplinas, uma pesquisa rápida no site da ETS (http://www.etsmtl.ca) encontrei o seguinte documento: Réglément des études de premier cycle. O item 4 trata do reconhecimento de formações anteriores à entrada na ETS e diz o seguinte:
“4.8 Nombre maximum de crédits reconnus
La reconnaissance des acquis ne peut conduire à l’obtention de plus de la moitié des
crédits d’un certificat ou de plus des deux tiers des crédits d’un baccalauréat.”
Ou seja, na ETS, pode-se pedir reconhecimento de até 2/3 dos créditos desde que a nota obtida na aprovação tenha sido superior a C ou equivalente (veja o item 4.4.a) do referido documento – o que dá mais ou menos 6,5 fazendo uma conta de padaria, numa escala em que 0 a 10 , em que a média para aprovação seja 5.0 como no caso da EPUSP.
Aguardo as dúvidas sobre o processo da OIQ no outro tópico!