Re: Re: Sistema de Saude – Quebec

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Sistema de Saude – Quebec Re: Re: Sistema de Saude – Quebec

#57005
Mariana Helder
Participante

Realmente essa questão de saúde privada X pública é um pouco ilusória. Minha avó está numa novela com o plano de saúde que cobra 1500 reais por mês. Ela precisa fazer uma cirurgia séria na coluna e o plano não quer aprovar.

Meu avô de 82 anos (que não tem plano de saude) caiu e quebrou o quadril. Liguei para a SAMU, ninguem atendia…liguei para os bombeiros que vieram dentro de 15 minutos e o levaram para um hospital (que não podemos escolher) onde não existia estrutura pra realizar a cirurgia dele. Teve que dormir na ala da psiquiatria, numa enfermaria que não tinha travesseiro e nem papel higiênico. Como todo idoso tem direito a acompanhante e um enfermeiro disse em off pra minha mãe passar a noite la por conta dos pacientes psiquiátricos, minha mãe “dormiu” numa cadeira de madeira no corredor. A transferência ia ser para um hospital bem pior no qual eu já trabalhei (sou enfermeira) e por isso quando soubemos do destino, fomos desesperadamente ligar pra todos os médicos que conhecemos e felizmente um primo meu conseguiu vaga pra um hospital menos ruim. Lamentavelmente meu avô não resistiu à cirurgia devido ao seu quadro geral e sua idade.

Por tudo que li sobre o sistema de saúde do Québec, me parece que realmente existe uma visão distorcida por parte dos novos imigrantes de como um sistema de saude deve funcionar. Plano de saude é algo que não deveria existir em lugar algum. Tratamento VIP em hospital que mais parece hotel 5 estrelas é completamente fora da realidade e muitos brasileiros que tem condições de juntar dinheiro pra realizar o processo de imigração acabam ficando mal-acostumados com uma maquiagem no atendimento que não garante qualidade e nem justiça no atendimento quando realmente se precisa dele. Outro detalhe que percebo enquanto enfermeira é que muita gente procura o serviço de saude somente porque está com uma dor de garganta ou febre. Quem faz parte do staff sabe bem como vemos esse tipo de coisa: o paciente só deveria procurar o serviço se realmente nao pode solucionar o problema em casa. Uma simples gripe é algo perfeitamente administrável, salvo raras exceções. O atendimento é e deve ser prioritário conforme o nivel de urgência e em muitos casos o paciente (e os demais envolvidos) ganharia mais se ficasse de molho em casa.

Mas o que eu gostaria mesmo é de perguntar sobre a abordagem alternativa. Como é essa área no Quebec? Sei que não existe médico homeopata, por exemplo. Mas deve haver um profissional de homeopatia. Eu gostaria de entender melhor como funciona e quais são as possibilidades pra quem gosta dessa linha (meu caso). Minha família costuma se consultar com profissionais homeopatas, meus filhos dificilmente ficam doentes e quando precisamos utilizamos florais, homeopatia e fitoterapia e estamos muito felizes dessa forma. Como devemos proceder pra continuar seguindo essa abordagem no Québec?