Home › Fórum › Processo de Imigração › Processo Québec – 1ª Parte – CSQ › Entrevista › Relatos Entrevistas Oct e Nov 2007 › Re: Re: Relatos Entrevistas Oct e Nov 2007
Olá a todos!
Meu nome é Mauro tenho 23 anos, sou analista financeiro e estou indo sozinho mas minha namorada é canadense (da parte inglesa).
Bom gostaria de falar que há menos 40 minutos recebi meu CSQ engordando a lista dos aprovados. Bom como sou de SP não peguei hotel nem nada só cheguei lá uns 40 minutos antes e 5 minutos antes fui na recepção e ela ligou pra M. e ela pediu pra eu subir.
Quando cheguei ela me falou oi e tal. Um dica aqui é use vous e votre, NUNCA o tu ou toi!
Aí ela pediu meu passaporte e colocou os dados no computador e depois foi seguindo a ordem do formulário. Ela falou: Nossa! Você viajou muito! E eu disse que sim e de todos os lugares que fui o Quebec é meu preferido (hahahaha)
Pediu os certificados de formação e eu disse que tinha estudado 6 meses no Canadá numa faculdade que é parceira da minha lá. (acho que isso contou pontos pra mim)
Depois perguntou das experiências de trabalho e eu mostrei as cartas da empresa que estavam em inglês. Ela nem olhou minha carteira de trabalho!
Depois me perguntou dos meus estudos de francês. Mostrei os três certificados e ela ficou satisfeita. Fiz um curso no Canadá e acho que ganhei uns pontos por isso também. Também fiz na escola Quebec aqui em São Paulo. Ela me perguntou se era boa e eu disse que sim e é muito boa mesmo.
Depois ela passou a falar inglês e aí foi só alegria. Falei que inglês para mim é como português e que minha namorada é canadense. Aí ela perguntou se eu ia pro Canadá só por causa dela e eu disse que não só. Estou indo porque procuro uma qualidade de vida melhor e o mercado de trabalho é muito bom na minha área.
Depois ela ficou digitando, digitando e disse que eu tinha sido aceito. E passou a falar do processo. Imprimiu os documentos e saí de lá feliz da vida somente 30 minutos depois que havia chegado.
Minhas dicas são as seguintes:
1. Não falei mais que você precisa. Só responda as perguntas. Ninguém aqui é um expert em francês e falar muito expõe suas fraquezas e erros.
2. Ela é simpática sim, mas não está lá pra ser sua amiga então não fique contando histórias e coisas fora da entrevista. Responda as perguntas e mostre os documentos em seguida. Para tudo que você vai falar na entrevista tenha um documento.
3. O francês e o inglês dela são muito fáceis e claros. Ela fala devagar para você entender.
4. Se você puder peça a sua empresa para fazer as cartas em inglês ou em francês facilita muito porque ela não precisa ficar perguntando coisas pra você.
5. Meu francês não é grande coisa, mas ela me elogiou várias vezes e falou que eu falo muito bem. Acho que foi porque eu falei devagar e respondendo diretamente às perguntas.
6. Faço o cálculo dos seus pontos antes só para ter certeza. A entrevista é feita para você ser aprovado e não reprovado. Então, tenha tudo pronto para provar o que você escreveu nos formulário.
7. Sempre fale do seu mercado de trabalho que você vai arrumar emprego na sua área mas que você é flexível para trabalhar em outras profissões.
Agora é só comemorar. Se Alguém tiver alguma duvida ou precisar de ajudar é só entrar em contato comigo. Estou indo pra Montreal agora em dezembro pra estudar francês.
Abraço a todos e valeu pela força.
Agora é o federal! (que ela disse que demora de 7 a 8 meses) :o