Re: Re: Relatos entrevistas 2009

gugagreen
Participante

Olá, pessoal,

nossa entrevista foi na quinta (09/abril) em Salvador. Fomos bem preparados, conforme pesquisas que fizemos, dicas da nossa professora de francês, Cécile, e de amigos que já passaram pelo processo, e, apesar de um certo stress que tivemos, correu tudo bem.

A entrevista começou uns 10 min antes do previsto (éramos a 1a da tarde, mas assim que M. Leblanc chegou, nos chamou), e durou uns 40, 50 min.

Basicamente, M. Leblanc pediu comprovantes da documentação que enviamos, e viu apenas rapidamente outras pesquisas que fizemos (aluguel, feira, outros custos, empregos, localização de tudo isso em Montréal). Eu tive um pequeno problema porque troquei de emprego após enviar documentação, e o meu atual não é carteira assinada, é PJ. Como só tinha scan dos documentos (contrato e notas fiscais), não tinha os originais, ele não gostou muito, mas acredito que aceitou a experiência após minhas explicações. Minha esposa teve um pequeno stress também porque ela é fisioterapeuta, e, apesar de ter pesquisado sobre a validação do diploma, não levou ofertas de emprego em outra área (o plano B). Ela citou que poderia trabalhar com vendas, pois já teve experiência na área, mas ele aconselhou bastante que ela pesquisasse emprego de auxiliar em fisio, ou algo dentro de hospital que não precisasse de validação de diploma, pra começar uma rede de relacionamento na área, enquanto espera a validação. De resto, foi bem tranquilo, ele pedindo os documentos, e a gente entregando, muito pouco de conversa em francês. Só fomos conversar mais em francês após receber o CSQ, que ficamos mais descontraídos. De pergunta fora do comum, ele só perguntou o que conhecíamos do Québec, que, apesar de estar na famosa lista de perguntas, a maioria das pessoas diz que não está mais sendo pedido. Falei de população, clima, principais cidades, economia, Montréal em especial, enfim, coisas que dá pra encontrar numa pesquisa básica na wikipedia.

Bom, agora é partir pro federal, e esperar a hora de arrumar as malas.

Boa sorte a todos que ainda vão fazer a entrevista.

[]´s