Re: Re: Relatos entrevistas 2009

#34748
carolmarjorie
Participante

Oie pessoal ,

Desculpem a demora, mas eu estava correndo com algun documentos….mas segu o relato da nossa entrevista.

Bom vou tentar relatar aqui os detalhes de nossa entrevista, que no ultimo dia 24/03.
Ela estava marcada para as 13h30, então saímos de casa 12:00 ( sou meio neurótica com horário..rs) muito cedo pois moramos próximo do Bureau d’immigration du Québec e nao tinha necessidade, mas melhor previnir do surtar caso algo dê errado.

Chegamos no prédio as 12:30…uma hora antes….sem comentários rs…..nos dirigimos a recepção do prédio e lá o segurança nos informou que não poderíamos subir ainda pois nosso entrevista estava marcada para as 13:30, teríamos que esperar até que o pessoal do escritório voltasse do almoço.

Estávamos lá tentando nos distrair um pouco com um Joginho de SUDOKU do jormal quand, por volta de umas 13:05, de repente se aproxima um Senhor e me pergunta: Est-ce que vous êtes-vous mme. Caroline??.. Aí eu parei olhei e ele na hora , “Chui Monsieur LeBlanc”, AÍ Meu Deus era ele mesmo… nosso entrevistador…!! e na recepcão do prédio…Ali mesmo ele nos perguntou se poderíamos começar mais cedo, por que assim teríamos mais tempo para conversarmos…ah sim otimo..rs

A todo momento ele foi muito gentil, como outras pessoas já haviam nos falado, subimos juntos no elevedor e ele nos perguntou de onde éramos, e dissemos que éramos de São Paulo mesmo (tudo em francês, claro!!) ele sorriu e nos encaminhou até sua sala.

Chegando lá ele já foi pedindo nossa certidão de casamento e passaporte, e foi digitar em seu computador, en suite pediu os diplomas e historicos escolares, depois me perguntou o que eu fazia no meu trabalho, e eu expliquei, então ele se voltou para o computador …mais digitação….pediu minha carteira e trabalho verificou detalhadamente as datas em que trabalhei cada empresa, conferindo sempre se batiam com as informações colocadas no formulário que enviamos junto com os documentos em setembro.

Conselho: Ao preencherem o formulário coloquem sempre as informações idênticas a carteira de trabalho (se vc trabalhar em regime de CLT) .
Aí ele se voltou para o Renato e começou a fazer as mesmas perguntas à ele. No começo foi tranquilo, mas como ele saiu da última empresa em setembro, Msr. Leblanc comecou a perguntar o que ele fazia “maintenant” , aí tentamos explicar que ele estava trabalhando em uma empresa em um novo projeto com um amigo, mas que os documentos dessa nova empresa não estavam prontos, aí ele questionou um pouco e acabou decidindo nao contar essa experiência dele; acho que esse foi o momento mais tenso da entrevista pois sabíamos que não tínhamos o comprovante da experiência dele, pois desde que começou a trabalhar foi sempre como PJ e ele nao tinha todos os contrato, Msr. Leblanc não gostou muito, mas aí explicamos tudinho e ele foi super gentil e aceitou nossas explicações.

Aí veio a parte mais legal ele começou a ver nosso projeto de imigração, primeiro ele me perguntou se eu tinha feito alguma pesquisa na minha área, mostrei todas as opotunidades que eu tinha pesquisado e ele pegou uma e disse que eu deveria seguir esta linha e deu vários conselhos e ficamos conversando como se nos cnhecessémos a muito tempo. Realmente Monsieur Daniel Leblanc é um muito simpático, nos deixou super a vontade a todo momento, nas vezes que nao entendiamos o que ele dizia, ele nos explicava…Sem problemas

No final depois de falar sobre a minha área e a do Renato , nos deu várias dicas e nos cumprimentou dizendo “Felicitations !!!”
E foi isso, tudo como esperávamos…
Bem agora eh so preparar os documentos do federal e attendre mais um pouquinho….

Boa sorte a todos aqueles que ainda irão fazer a entrevista e áqueles que estão se preparando para a etapa federal….

Carol e Renato
http://avidacomoelaseraquebec.blogspot.com/