Re: Re: Relatos entrevistas 2009

sabrinaxgimene
Participante

bom vamos lá….
Cheguei ao escritório umas 08:30 e fiquei esperando na recepção. Logo em seguida subi, creio qu que uns 10 minutos depois. A entrevista foi com o Daniel Leblanc, ele é super tranquilo, gosta de projetos bem feitos e bem organizados (isso ele mesmo me disse, disse ainda que os brasileiros costumam levar os melhores projetos de imigração). Eu começei preenchendo uma ficha (em português) sobre as palestras, se eu já tinha ido, quando, aonde e quem foi o palestrante e quando dei entrada no precesso. Ele me pediu o passaporte e a certidão de nascimento, depois começou a conferir os dctos pela ordem do formulário que enviamos. Ele só ficou com uma duvída quanto ao meu ensino médio que foi junto com um curso profissionalizante, ai expliquei e ficou tudo certo, ele elogiou minha notas da faculdade. E foi conferindo item e documento um a um. Perguntou qual era a minha motivação… sempre que ele estava virado para o computador eu tentava puxar um assuntou, ou acrescentar algum comentário sobre algo, para ele ver que podia conversar bem e não deixar aquele silêncio na sala. Depois falei sobre o meu mercado de trabalho (trabalho com moda e sou formada em Design de Moda) sobre as possíveis vagas que posso exercer lá (ele olhou bem por cima na pasta mesmo as ofertas) ai ele me indicou de ir tentar entrar em contato com o Cirque du Soleil para trabalhar com o figurino dos espetáculos, ai ficamos conversando sobre o dono do circo e sua esposa brasileira. Mostrei os dctos do meu namorado que já está lá, contrato de trabalho, bail e o cartão de residente permanente, ele me perguntou quando ele tinha ido, quando deu entrada no processo e quem foi o entrevistador na época. Ele ficou no computador e o sistema caiu, ele teve que fazer tudo de novo no sistema, ai ele começou a imprimir umas folhas…. ele virou para a minha pesquisa e viu que eu tinha levado fotos de quando estive lá…. ai ele falou que ia querer ver…. depois ele imprimiu meu csq e virou, estendeu a mão e com a outra me entregou o csq…. e disse Felicitacion!…. me deus os papéis de como devo proceder agora…. ele olhou todas as minhas fotos e toda a minha pesquisa na area de moda, me deu dicas, disse que eu estava bem preparada e que tinha certeza que eu logo iria entrar no mercado de trabalho quebecois. Me deu parabéns, desejou sorte e logo sai da sala.

Tudo correu muito bem, por incrível que pareça não fiquei nervosa na hora, ele faz questão de te deixar a vontade, super simpático, gosta de pessoas bem preparadas e com tudo muito organizado, ele disse que logo ia para Salvador fazer umas entrevistas por lá. Para aqueles que como eu tiveram que passar por uma entrevista de visto esta é fichinha…..

Dicas: Tentem falar o máximo possível, eu falei e sei que cometi alguns erros, mas nem por isso me acanhei…. errando vamos aprendendo, ali é o momento para falar, mesmo com os erros se você o fizer entender é o mais importante. Leve tudo que você tiver, se tiver levando algo que vc considere muito importante fale para ele que você levou e gostaria de mostrar. Ele vai ter interesse em ver.

Assim que sai da entrevista que durou cerca de 1 hora, fui para o banco HSBC (que fica a umas 4 quadras dali) paguei o valor referente ao processo federal e já levei pessoalmente os formulários, ela me informou que o processo a data de abertura seria hoje mesmo.

Bom aqueles que ainda farão a entrevista desejo muita sorte! Se preparem, não precisa decorar nada, pois a entrevista toma o ritmo automaticamente, basta saber falar sobre seu projeto.

Bisous et au revoir!!!!  :D