Re: Re: Relatos de uma amiga que mora no Canad

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Relatos de uma amiga que mora no Canadá a algum tempo… Re: Re: Relatos de uma amiga que mora no Canad

#26958
maurorepacci
Participante

Acho que ela exagerou bastante nas conclusões. Antes de fazer o programa de imigração do Quebec estava pensando em morar em Calgary, Alberta e fui para lá umas 4 vezes. Fiz várias entrevistas de emprego e falei com muita gente sobre o mercado de trabalho e as condições de vida lá.
É fato que lá os salários são mais altos que no Quebec e que a economia esta crescendo mais. Mas por outro lado existem algumas coisas que devem ser pensadas:
1 – A economia de Alberta depende de dois produtos: petróleo e gás natural. A economia do Quebec é bem diversificada com destaques para os setores de TI, bancário, serviços, aero-espacial, madereiro, etc.
2 – O custo de vida em Alberta é bem maior. O preço médio de um apartamento em Calgary é 380 mil dólares e em Montreal é de 230 mil dólares.
3 – Em termos de carreira, oportunidades de crescimento, chances de estudar e aprimorar os conhecimentos o Quebec esta bem na frente de Alberta. Só em Montreal, temos 5 universidades incluindo a McGill que esta entre as 20 melhores universidades do mundo. Em Calgary só tem uma grande universidade.
4 – A província de Alberta não tem um programa de imigração como o de Quebec. Para voce imigrar lá, voce precisa ser apadrinhado por uma empresa.
5 – A maior demanda para trabalhoes lá é para profissões com baixa qualificação enquanto no Quebec existe demanda para profissionais com nível técnico e universitário.

Agora se alguém quer ganhar dinheiro rápido (mais que os 80 mil dólares por ano que ela falou) pode arrumar um emprego fácil em Fort McMurray (norte de Alberta) soldando os gaseodutos no meio do compo de petróleo. O salário é de 12 mil dólares mensais mas quero ver quando tempo voce dura.

Esses foram os pontos que pesaram pra mim na escolha do Quebec. Agora nem vou perder compararando o Canadá com o Brasil porque não tem graça.