Re: Re: Relatos de Entrevistas SP 2008

#28088
marcelomanzo
Participante

Marcelo, 24 anos, Analista de Sistemas
Joseane, 27 anos, Gerente de Vendas

Entrevistador: Daniel Leblanc
Data/Hora: 10/04 – 11hs

Partimos de Campinas às 8:15, chegamos no Escritório de Québec, às 10:30.
O Estacionamento custa R$ 10 primeira hora e R$ 3 as demais.

O Escritório está tinindo em folha, é zero bala, ainda com cheiro de tinta.
Na recepção fomos orientados e aguardar na sala de espera.

Muito cuidado com o que vocês fazem na sala de espera pois a recepcinista fica vendo tudo pela camera.

A Joseane estava muito nervosa, ficava tentando lembrar das perguntas x respostas do questionários que todos vocês já devem ter visto, caso não tenham o feito façam o quanto antes.

Obs.: Quem estudar o questionário, esqueça as perguntas, sobre cultura, quantidade de provincias, história, etc se preocupem com as perguntas relacionadas ao nível de educação e emprego.

Aguardamos 40 minutos, confesso que esses 40 minutos pareceram uma eternidade, passou um flashback na minha cabeça, desde quando meu tio partiu para Montreal, quando meu foi para lá em 1993 e também sobre a minha ida para lá em 1999.

Enfim, um casal terminou a entrevista as 11hs, e logo o M. Daniel Leblanc se apresentou. Ele nos encaminhou até a sala e foi buscar seus óculos e finalmente a nossa tão aguardada entrevista começou.

1) Ele perguntou para mim o qual era a minha profissão e a da Joseane e também questionou quantos anos de estudo no total eu tenho (Minha resposta: 15 anos).

2) Logo em seguida ele perguntou se eramos casados, eu disse que não e disse que estamos em União Estável, ele pediu contrato de união estável, eu apresentei o nosso registrado no cartório e também mostrei faturas no mesmo endereço, uma cópia do cheque que mostra nossos nomes na conta conjunta e também uma carta do gerente do banco dizendo que são os titulares da conta.

Dica: No caso de apresentar as faturas no mesmo nome, ele quer uma fatura que apareça o nome dos dois no mesmo documento!!! Apesar de eu nuncar ter visto nada assim.

Ele foi fazer uma cópia do contrato e da folha cheque.

3) Logo em seguida ele pediu os passaportes e as certidões de nascimento. Conferiu tudo e rapidamente devolveu.

4) Ele questionou para qual cidade nós iriamos e por que? Eu comentei que iriamos para Montréal porque meu tio mora lá.

5) Ele pediu nossos diplomas, certificados, eu mostrei os meus diplomas, 1o. grau, 2o. grau, Colégio Técnico e Universitário. A Joseane a mesma coisa, detalhe ela está cursando o curso de gestão em Comércio Exterior (2 anos), ainda não terminou, ele pediu para completar isso no documento original que enviamos para quebec. Creio que ele tenha considerado o curso mesmo sem terminar.

Nesse momento eu perguntei para ele, se eu não teria no total 18 anos de estudo, já que eu tenho 8 (1o. grau) + 3 (2o. grau) + 3 (Técnico) + 4 (Universtário), ele fez as contas e disse que era isso mesmo e iria alterar.

6) Ele pediu os comprovantes de trabalho, eu mostrei a minha Carteira de Trabalho e logo em seguida o contrato social, contratos de prestação de serviço, notas fiscais e o mais importante as cópias dos impostos pagos. Para a Joseane ele viu a carteira dela e deu uma checada em cada um dos trabalhos, comparando a carteira com o formulário.

7) -“Por que você quer imigrar para o Québec?”…

8) Ele perguntou se eu já havia ido para Quebéc, eu peguei o album de fotos, e mostrei para ele os lugares que eu visitei com o Meu tio, tia e primos.

Eu aproveitei para mostrar também uma cópia da carta de residente permanente do meu tio para ele.

9) Ele pediu os comprovantes de français, ambos cartas do professor particular, sinceramente ele não muita bola para isso. Eu também aproveitei e mostrei o meu diploma do Fisk – Curso completo.

10) Ele perguntou o que eu sabia do mercado de trabalho no Canadá, eu tirei um jornal de Montréal que mostrar uma reportagem dizendo que o Canada está com deficiente em mão-de-obra qualificada para TI. Também mostrei um e-mail com as propostas que eu recebi do meu curriculum que está no Monster.ca em francês.

Mostramos também as ofertas de trabalho para a Joseane em Comércio Exterior e Gerente de Vendas, ele ficou impressionado com uma proposta de empresa Quantum para trabalhar com exportação.

Por fim, ele começou contar os nossos pontos, ele e falou você obteve muitos pontos, muitos mesmo… (eu imagino que seja pelos 18 anos de educação)

E finalmente Parabéns!!!

Ele também comentou com a Joseane que ela vai ter que fazer a equivalência de estudos do diploma dela no Canadá!!!
E por fim só, ele comentou do cheiro de tinta fresca no novo escritório!!!

Comentários:
1) Organize as documentações leve tudo, principalmente comprovantes de impostos
2) Não deixe de levar ofertas de trabalho e saber como é o trabalho na sua profissão em Québec
3) Ele é extremamente simpático e deixa as pessoas a vontade.
4) Eu ajudei bastante a Joseane (com Francês) e ele não reclamou!!!

Gostaria de agradecer todos os moderadores e mantenedores do Site, porque sem o forum ia faltar muita coisa!!! E em especial meu amigo e moderador Felipe Antoniosi que já está lá em Montréal!!!