Re: Re: Reformas leis Cidadania e Imigração

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Reformas leis Cidadania e Imigração Re: Re: Reformas leis Cidadania e Imigração

#51246
Familia Tanganelli
Participante

Mari e Jonas é bem válido essa discussão. Marcos, muito bom o texto enviado por você. Obrigado Sandro pela informação. Aliás segue um link muito bom que estava na reportagem enviada pelo Marcos.

http://www.cbc.ca/news/canada/story/2012/03/02/birth-immigration-citizenship.html

Quando o assunto é imigração o Canadá é uma mãe pra falar a verdade. Imagina você receber o mundo inteiro e todo tipo de cultura. O país que mais recebe legalmente. Neste ano uma família afegã foi condenada à prisão perpétua no Canadá. Isso por que o pai, que junto com uma de suas esposas e o filho, mandou matar as proprias filhas e a segunda esposa por que elas queriam namorar. Pelo que vejo no perfil, os brasileiros que resolvem migrar possuem boa formação, se integram muito bem, possuem valores parecidos ao dos canadenses no que diz respeito ao direito da mulher, ao valor ao próximo, entre outras coisas. O mundo passa por transformações, países desenvolvidos vivem atualmente uma crise econômica e precisam de reformulações.
Não só o Canadá, como a Europa, Estados unidos estão revendo a política de imigração. Na verdade o erro deles está lá atrás. Vivi um ano na França e seis meses nos EUA e via muita gente ilegal. Não acho nada bacana você invadir um país. É como alguém invadir a nossa casa e querer ter direitos. Outra coisa ruim é alguém chegar em um país/casa e querer impor as próprias regras, como a família afegã.

http://www.guardian.co.uk/world/2012/jan/30/honour-killings-jury-afghan-family

Obviamente nessa discussão os humanistas/esquerdas só pensam em acolher todo mundo e esquecem o lado econômico/prático. Eu particularmente estou mais pro lado humanista/esquerda que pro econômico/prático, mas não posso ignorar que é preciso reformular regras para evitar abusos. Tudo gera um custo a nação. Na França, muita gente trabalha ilegal pra pegar os benefícios do desemprego do governo.
Quem está por aí no Candá pode nos confirmar quantas pessoas não se aproveitam da boa vontade do governo. Como no link enviado acima sobre britânicos e estrangeiros que vão ao país ter filhos só para ganhar cidadania. Não defendi a reformulação proposta pelo governo canadense, asim como acredito ( e aqui é realmente um achismo ), que ela não deve atingir em cheio os brasileiros que se enquadram no melhor do perfil da imigração.

Minha avaliação é distante, Não conheço a cultura canadense tão bem e estou descobrindo aos poucos por informações como essas. Mas estou certo que no mundo de hoje, é preciso sim filtrar, e nenhum país pode ser responsabilizado pelo problema dos outros. Acho plausível o que a Nova Zelândia fez e até o que o Canadá quer fazer. Afinal, a projeto de imigração não é econômico? Ou o Canadá quer ter imigrantes por que é bonzinho? Não há nada de errado nisso e foi asim que os EUA se tornaram a maior potência mundial.

Abraços amigos e boa sorte a todos nós ….