Re: Re: Quem ficaria como principal ?

#56944
sergiobnu
Participante

Olá,

Rapaz, estou na mesma situação que você! Eu estou na área de informática (programação e administração de servidores Linux) e tenho experiência de anos na área, mas possuo superior incompleto.

Já vi muitas pessoas que moram no Canadá falarem que para certas área, e presumo que informática seja o caso, não há necessidade de diploma universitário. Brasileiros que moram lá falam que eles valorizam mais a pessoa (comportamento, postura etc) e a experiência dela (em resumo o que você realmente sabe fazer) do que seus diplomas, como é aqui no Brasil.

Porém, e aí vem minha dúvida, no processo de imigração do Quebec não sei se isso é considerado. Na palestra que eu fui, a palestrante deixou claro que é obrigatório:

1- Formação acadêmica (quanto mais melhor)
2- Área de formação
3- Capacidade financeira
4- Domínio do idioma

Considerando na lista de equivalência (http://www.form.services.micc.gouv.qc.ca/epi/pdf/fr/TC-BRESIL.pdf) que você apenas ter o ensino médio completo já pontua, o fato de não ter ensino superior não te impedirá de enviar seus documentos e ser aceito, mas acredito que como a pontuação seja mais baixa, você possa ter que fazer a entrevista de adaptabilidade (segundo os novos critérios) ou no pior dos casos não ser aprovado.

Na minha opinião pessoal e sendo um iniciante nisso, eu sugeriria deixar sua esposa como requerente principal.