Re: Re: prova Alian

#20561
rcsmelo
Participante

Permitam-me dar a minha opinião. Apos enviarmos os papeis,6 meses depois recebemos um telefonema e email avisando que a entrevista será em novembro exigindo 350 horas de françês:
“Attention vous devrez présenter par ailleurs une attestation officielle à jour concernant votre
niveau de français (un niveau de français équivalent ou supérieur à 350 heures de cours.”(é tudo).
Após postar para várias pessoas no grupo, um amigo me disse que poderia ser o TCF Quebec, porém fui à sede
da Aliança Francesa em São Paulo, falei com a Sra. Daniele Bonini, responsável pela aplicação dos teste da AF, ela falou que o TCF Quebec não foi implantado no Brasil, ela havia falado pessoalmente com a Soraia Tandel, e esta explicou que basta um teste de  avaliação de nível aplicado pela AF (especifíco para imigração Quebec).
Este teste consiste numa entrevista e um teste escrito, pode ser marcado em qualquer época na secretaria da AF (11-30175685 ou 30175699 ou 0800550000) , custa r$85.00 por pessoa e AF dá uma declaração de números de horas e envia um documento para BA (informação da AF).
Marquei um teste por telefone, no dia 01/08 fui à SP, na unidade Higienópolis e conversando com a coordenadora, expliquei que repetiria o teste no final de outubro ou início de novembro, só faria agora para me posicionar,  verificar o que é necessário melhorar.
Ela achou por bem fazer somente uma avaliação de nível, como se eu fosse estudar na AF, similar ao teste aplicado na imigração Quebec, constando de uma breve entrevista em que ela avaliou o meu nível e a partir daí me passou a prova escrita de nível correspondente. Nesta prova caiu “questions pour remplir sur le passé composé, l’imparfait, le subjonctif, le cause et conséquence, le conditionnel, les hypothèses, un texte pour remplir “Le interrogatoire d’un témoin”, lequel à la fin, je dois écrire pour expliquer comme le criminel est entré dans le maison.”
Após este teste ela me disse que eu estava em um nível correspondente a 300hs, CP1 para o CP2.
O custo do teste foi “apenas” R$ 50,00, tendo em vista que a AF é uma instituição sem fins lucrativos, rsss.
Aconselho o uso do método Pimsleur, rosseta stone, guide de la conversation française didier, ouvir as musicas françaises, junto com o winamp existe um programa chamado minilyrics que busca na internet as “paroles”, buscar sites de ensino de francês, se possivel escutar a RFI.FR, tv5 e outros.
No RFI.FR há o jounal français facile, com arquivo MP3 para download, com atrancrição, no site há varios teste de ecoute com questôes similares aos teste aplicados pela AF, para download.