Re: Re: PQ quer limitar n

#47274
csleite
Participante

Pelo que estou acompanhando está havendo uma certa crise no sistema educacional no Québec. Estou lendo muitas notícias e ouvindo programas de rádio que debatem o tema. Muitos alunos que não conseguem compreender textos, enunciados, fazer contas, e por aí vai. Principalmente entre os meninos (no caso do ensino de base). Fora ainda o aumento da décrochage scolaire…
O que eu sempre me perguntei era se eles estavam fazendo tempestade em copo d’água ou se a situação estava realmente crítica.
Bom, pelo que o Carlos relatou, parece que eles realmente tem com o que se preocupar.
Mas até onde isso pode ser fruto do aumento do número de imigrantes é muito relativo. Mesmo pq, segundo as estatísticas, os maiores grupos de imigrantes que entram no Québec são originários do Magreb e da França e portanto já falam francês.
Ouvi um debate num programa da Radio-Canada em que o vilão eleito foi o inglês. Os québécois falaram basicamente que quem fala inglês tem muito mais chances no mercado de trabalho, e que o inglês já dominou Montréal e seus arredores, e portanto ninguém tem interesse em estudar francês.
Inclusive vi que na região de Gatineau estavam querendo criar uma lei que pagaria um acréscimo de salário para os empregados que falam inglês como segunda língua. Não sei se é bem isso, tenho que pesquisar direito.
Mas resumindo, acho que o problema todo começa na base do ensino no Québec… é um assunto para se passar dias discutindo.

À bientôt!
Camila