Re: Re: Plano B: Finalizar o Federal em Qu

#47361
jujunogueira
Participante

Olá a todos

Estamos em Montreal e ainda não recebemos o visto de residente permanente. Viemos com o visto de turismo que dá direito a estudar por até 6 meses, e assim como várias outras pessoas que conhecemos aqui e vieram na mesma situação, conseguimos fazer algumas coisas e outras não. É preciso ter um bom planejamento financeiro e, no nosso caso, o foco foi melhorar o idioma. E como estamos aqui, queremos “desmitificar” algumas coisas.

– Conta bancária: É possível abrir conta e ter cartão de crédito aqui sim. Fazemos transferencias de R$ para a nossa conta do Canadá sempre que necessário e usamos muito inclusive o cartão de débito.

– Francisação: Nos matriculamos num curso de francês particular de 30 dias, mas em novembro começaremos a francisação parcial, que é aquela que não dá direito à ajuda de custo do governo. Para ter a ajuda de custo tem que ser residente mesmo. E só não começamos a francisação antes por que o horário era o mesmo do curso que pagamos e ainda não terminamos.

– Aluguel: Também é possível e pelo mesmo preço que todo mundo aluga. É claro que em alguns imóveis os proprietários pedem enquete de crédito, garantias e etc, mas tendo referências aqui as coisas mudam. Estamos com 2 apartamentos para alugar e ainda não decidimos em qual vamos ficar, pois cada um fica em uma cidade.

– Celular: Compramos um celular com plano pré-pago sem nenhum problema. Se você quiser um plano pós pago com contrato de 2 ou 3 anos, você tem que ou ser residente, ou ter um cartão de crédito aqui para deixar um valor bloqueado ou ainda deixar um depósito. Mas, nos planos pre-pagos não tem nenhuma exigência.

Saúde: Somente com o CSQ não é possível utilizar o sistema de saúde, portanto é necessário incluir no orçamento um seguro saúde para emergências. É possível fazer esses seguros por um preço razoável e renova-lo por mais tempo caso seja necessário.

Bom, acho que é isso. Espero ter ajudado.